Sociedade Brasileira de Psicologia lança e-book em homenagem ao Prof. César Ades

Coletânia de artigos científicos mostra a contribuição de César Ades para a Psicologia Experimental e para a Etologia

A Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) acaba de lançar o e-book “Para além da dicotomia inato-aprendido: contribuições de César Ades à Psicologia Brasileira“, organizado pelas professoras Patrícia Izar e Paula Inez Cunha Gomide. O livro busca apresentar parte do legado do Prof. César Ades por meio de uma coletânea de artigos publicados por ele.

A intenção das organizadoras foi compilar a essência dos trabalhos de César Ades: a ideia de que a divisão entre comportamentos inatos e aprendidos não faz sentido. O livro contribui para representar a visão integradora entre a Psicologia Experimental e a Etologia que Ades desenvolvia.

Segundo Patrícia Izar, “a pesquisa de César era guiada por sua enorme curiosidade, biológica e psicológica, o que o levou à investigação de muitos diferentes assuntos, de memória a cuidado parental, comunicação, motivação e emoção”. A coletânea segue a evolução do posicionamento de César Ades em seus artigos.

Para ler o livro, acesse o link:
Sobre homenageado

César Ades realizou sua carreira acadêmica no IPUSP. Graduou-se, fez mestrado, doutorado e sua livre-docência no IPUSP e, em 1994, tornou-se professor titular. Ades era referência nacional e internacional na área de etologia e contribuiu de forma expressiva em projetos de pesquisa e várias publicações científicas. Na pós-graduação, sob sua orientação, formaram-se 32 mestres e 23 doutores. Foi coordenador do Laboratório de Etologia do IP, editor da Revista de Etologia e membro do conselho editorial das revistas Behavior and Philosophy Acta Ethologica. No período de 1992 a 2004, foi membro da comissão executiva da revista Psicologia USP. Fundou a Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt), da qual foi presidente e vice-presidente. Foi membro da Federação de Sociedade de Biologia Experimental e da International Council of Ethologists. Em 2008, Prof. César Ades assumiu a cadeira número 19 da Academia Paulista de Psicologia. Foi diretor do IPUSP entre 2000 à 2004 e coordenador do Centro de Memória do IPUSP. O Professor César Ades faleceu no dia 14/3/2012.

Por Islaine Maciel e Mariana Fonseca