A Equipe Editorial da BALBÚRDIA é formada por discentes de mestrado e de doutorado do PIEC-USP e por Bolsistas PUB (Programa Unificado de Bolsas), que são alunos de graduação da USP. Atualmente é composta por:
Membros atuais
Amanda Bastos Ferreira de Arruda – Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (IFUSP) e em Pedagogia. Atualmente, atuo como professora de Física para o ensino médio. Além disso, sou estudante de Pós-graduação Stricto Sensu no Programa de Pós-graduação Interunidades da Universidade de São Paulo (PIEC).
Aurélio Bianco Pena – Doutorando em ensino de ciências pelo PIEC-USP, é bacharel e licenciado em Física pela USP e mestre em Ciências pelo IFSC-USP. Atua também como professor de ciências, matemática e física na educação básica e estuda ensino não formal.
Cristiane dos Santos Bispo – Doutoranda em Ensino de Ciências (modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Daiane Mendes de Barros– Mestranda em Ensino de Ciências, área de concentração Ensino de Química (PIEC – USP). Possui graduação em Licenciatura em Química (IFSP – SJC) e Técnico em Química (ETEC). Foi bolsista PIBID e Residência Pedagógica durante a graduação. Atualmente participa do grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ).
Eliani Jordana da Silva Moreira– Doutoranda em Ensino de Química (PIEC-USP). Graduada em Química (IFRN), Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN), Mestra em Ensino (POSENSINO – UERN/UFERSA/IFRN).
Gabriel Vitoriano Braga – Graduado em Licenciatura em Química (UFES). Atualmente, mestrando em Ensino de Química no PIEC-USP e integrante do grupo de Pesquisa LiEQui – Linguagem no Ensino de Química.
Jully Ferreira de Araujo – Graduanda em Obstetrícia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
Jocemar Regina Cotrim Ribeiro – Doutoranda em Ensino de Física (PIEC-USP). Licenciada em Física (USP) e Pedagogia (UNICSUL). Mestra em Ensino de Física (PIEC-USP). Professora do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos.
Kerolayne Liz Garcia Cori– Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (IFUSP). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e da Comissão organizadora do Encontro de Licenciatura em Física do IFUSP, (2023, 2024). Atualmente faz parte da equipe editorial da Revista Balbúrdia e concluiu uma monografia, orientada pela professora doutora Cristina Leite, intitulada “Multiculturalismo no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise da construção de um curso para formação de professores”. Possui interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Interculturalidade, Decolonialidade, Ensino de Ciências e Formação de Professores.
Lívia Dantas de Freitas – Mestranda em Ensino de Física (PIEC-USP). Licenciada em Física (UERN).
Luciene Fernanda da Silva – Doutora e mestra em Ensino de Física (PIEC-USP). Licenciada em Física (FEG-UNESP). Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Professora de Física no IFRJ (campus Nilópolis).
Marcos Vinícius Ribeiro Ferreira – Mestrando em Ensino de Ciências 9PIEC-USP). Especialista em Jornalismo Científico (LABJOR-UNICAMP). licenciado em Ciências Exatas, com habilitações em Química e Física (USP). Pesquisador Colaborador (ACO-CPNEM).
Marília Soares – Sou da área de Química e atuo com pesquisa no Ensino de Ciências. Também estou envolvida no projeto de extensão do Podcast Conceituados do Grupo de Pesquisa em Mapas Conceituais. Sou mapeadora certificada e sempre que possível ministro cursos e/ou oficinas para capacitar professores, alunos e interessados na técnica de mapeamento. Desde 2016 atuo como professora da Escola Técnica Estadual sendo professora de Química do Ensino Médio e Técnico.
Pina Di Nuovo Sollero – Mestranda em Ensino de Física (PIEC-USP). Orientada pelo Prof. Dr. Maurício Pietrocola. Licenciada em Física (IFSP).
Rodrigo Castilho Freitas – Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências na Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo de Estudos de Educação Não Formal e Divulgação em Ciências (GEENF). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP.
Rodrigo Fernandes da Mota – Formado em Licenciatura Integrada em Matemática e Física. Mestrando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências – PIEC, na modalidade Ensino de Física.
Sarah Stefany Castro de França– Formada em Química Licenciatura na UFES. Mestranda no Programa Interunidades em Ensino de Ciências ( ensino de química). No meu tempo livre sofro por amor.
Sofia Valeriano Silva Ratz – Doutora e mestre em Ensino de Biologia (PIEC-USP). Pós-doutoranda do Programa de Biologia Comparada da FFCLRP-USP, linha de pesquisa Ensino de Biologia. Professora da Educação Básica na disciplina de Ciências da Rede Estadual de São Paulo e da Educação Superior no curso de Pedagogia da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC- São José do Rio Pardo).
Walter Mendes Leopoldo – Mestrando em Ensino de Física (PIEC-USP). Orientado pela Profa. Dra. Valéria Silva Dias. Licenciado em Física (IFUSP).