Equipe Editorial

03/10/2019

A Equipe Editorial da BALBÚRDIA é formada por discentes de mestrado e de doutorado do PIEC-USP e por Bolsistas PUB (Programa Unificado de Bolsas), que são alunos de graduação da USP. Atualmente é composta por:

 

Membros atuais

Amanda Bastos Ferreira de Arruda – Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (IFUSP) e em Pedagogia. Atualmente, atuo como professora de Física para o ensino médio. Além disso, sou estudante de Pós-graduação Stricto Sensu no Programa de Pós-graduação Interunidades da Universidade de São Paulo (PIEC).

Aurélio Bianco Pena – Doutorando em ensino de ciências pelo PIEC-USP, é bacharel e licenciado em Física pela USP e mestre em Ciências pelo IFSC-USP. Atua também como professor de ciências, matemática e física na educação básica e estuda ensino não formal.

Cristiane dos Santos Bispo – Doutoranda em Ensino de Ciências (modalidade Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Daiane Mendes de Barros – Mestranda em Ensino de Ciências, área de concentração Ensino de Química (PIEC – USP). Possui graduação em Licenciatura em Química (IFSP – SJC) e Técnico em Química (ETEC). Foi bolsista PIBID e Residência Pedagógica durante a graduação. Atualmente participa do grupo de pesquisa Laboratório de Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ).

Eliani Jordana da Silva Moreira – Doutoranda em Ensino de Química (PIEC-USP). Graduada em Química (IFRN), Especialista em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (IFRN), Mestra em Ensino (POSENSINO – UERN/UFERSA/IFRN). 

Gabriel Vitoriano Braga – Graduado em Licenciatura em Química (UFES). Atualmente, mestrando em Ensino de Química no PIEC-USP e integrante do grupo de Pesquisa LiEQui – Linguagem no Ensino de Química.

Jully Ferreira de Araujo – Graduanda em Obstetrícia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Jocemar Regina Cotrim Ribeiro – Doutoranda em Ensino de Física (PIEC-USP). Licenciada em Física (USP) e Pedagogia (UNICSUL). Mestra em Ensino de Física (PIEC-USP). Professora do Colégio Notre Dame Rainha dos Apóstolos.

Kerolayne Liz Garcia Cori – Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade de São Paulo (IFUSP). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e da Comissão organizadora do Encontro de Licenciatura em Física do IFUSP, (2023, 2024). Atualmente faz parte da equipe editorial da Revista Balbúrdia e concluiu uma monografia, orientada pela professora doutora Cristina Leite, intitulada “Multiculturalismo no Ensino de Ciências da Natureza: uma análise da construção de um curso para formação de professores”. Possui interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Interculturalidade, Decolonialidade, Ensino de Ciências e Formação de Professores.

Lívia Dantas de Freitas – Mestranda em Ensino de Física (PIEC-USP). Licenciada em Física (UERN).

Luciene Fernanda da Silva – Doutora e mestra em Ensino de Física (PIEC-USP). Licenciada em Física (FEG-UNESP). Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação à Docência (PIBID). Professora de Física no IFRJ (campus Nilópolis).

Marcos Vinícius Ribeiro Ferreira – Mestrando em Ensino de Ciências 9PIEC-USP). Especialista em Jornalismo Científico (LABJOR-UNICAMP). licenciado em Ciências Exatas, com habilitações em Química e Física (USP). Pesquisador Colaborador (ACO-CPNEM).

Marília Soares – Sou da área de Química e atuo com pesquisa no Ensino de Ciências. Também estou envolvida no projeto de extensão do Podcast Conceituados do Grupo de Pesquisa em Mapas Conceituais. Sou mapeadora certificada e sempre que possível ministro cursos e/ou oficinas para capacitar professores, alunos e interessados na técnica de mapeamento. Desde 2016 atuo como professora da Escola Técnica Estadual sendo professora de Química do Ensino Médio e Técnico.

Pina Di Nuovo Sollero – Mestranda em Ensino de Física (PIEC-USP). Orientada pelo Prof. Dr. Maurício Pietrocola. Licenciada em Física (IFSP).

Rodrigo Castilho Freitas – Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências na Universidade de São Paulo (USP) e integrante do Grupo de Estudos de Educação Não Formal e Divulgação em Ciências (GEENF). Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP.

Rodrigo Fernandes da Mota – Formado em Licenciatura Integrada em Matemática e Física. Mestrando no Programa Interunidades em Ensino de Ciências – PIEC, na modalidade Ensino de Física.

Sarah Stefany Castro de França – Formada em Química Licenciatura na UFES. Mestranda no Programa Interunidades em Ensino de Ciências ( ensino de química). No meu tempo livre sofro por amor.

Sofia Valeriano Silva Ratz – Doutora e mestre em Ensino de Biologia (PIEC-USP). Pós-doutoranda do Programa de Biologia Comparada da FFCLRP-USP, linha de pesquisa Ensino de Biologia. Professora da Educação Básica na disciplina de Ciências da Rede Estadual de São Paulo e da Educação Superior no curso de Pedagogia da Faculdade Euclides da Cunha (FEUC- São José do Rio Pardo).

Walter Mendes Leopoldo – Mestrando em Ensino de Física (PIEC-USP). Orientado pela Profa. Dra. Valéria Silva Dias. Licenciado em Física (IFUSP).

Membros antigos

Allef Gabriel Goncalves da Silva