Diretrizes para os Textos de Divulgação

21/10/2019

Essas diretrizes foram elaboradas a partir das orientações de texto de divulgação científica utilizada na disciplina PRG0002 – Tópicos de Pesquisas nas Ciências Contemporâneas da Universidade de São Paulo. As reformulações das diretrizes foram discutidas coletivamente pela Equipe Editorial da BALBÚRDIA ao longo dos últimos anos.

O texto de divulgação científica (TDC), que possui como característica ser do gênero textual notícia, deve ser enviado pelo formulário (link) em arquivo no formato .odt, .doc ou .docx.

Linguagem do texto: Por se tratar de um texto de divulgação, a linguagem deve ser acessível ao público não-especializado. Dessa forma, podem ser utilizadas figuras de linguagem, como metáforas, analogias e comparações, para facilitar a compreensão. Não utilize termos técnicos antes de explicar o seu significado. Evite palavras e expressões em outras línguas. Tente utilizar uma linguagem mais simples utilizando a norma padrão da língua portuguesa. A linguagem, de forma geral, deve ser leve, fluida e acessível.

Tamanho do texto: O texto não deve ultrapassar o limite de 3 páginas. Utilize letra Arial, tamanho 12, espaçamento 1.5 (veja modelo de template disponível no site). Tente ao máximo ser objetivo(a) e sucinto(a). É difícil passar todas as informações de uma tese de doutorado, por exemplo, ao(à) leitor(a). Assim, pode ser necessário escolher quais informações se quer passar. Evite desviar o assunto para outros temas, evite repetições, apresente apenas as informações necessárias e importantes dentro do tema trabalhado. Tente “enxugar” o texto ao máximo, exercitando previamente o seu poder de síntese.​

Texto chamativo: O texto deve ser chamativo para pessoas que não são da área específica. As informações devem ser passadas de forma atrativa. Pede-se que o(a) divulgador(a) (autor(a) do texto de divulgação científica) selecione três pequenos trechos que mereçam destaque na publicação. Evite rodeios, evite deixar as informações importantes e interessantes apenas no final do texto. O texto deve ser chamativo logo no início! Escolha um título envolvente, que convide o leitor a ler.

Figuras e imagens: Para facilitar a comunicação com os leitores, é imprescindível que o texto tenha pelo menos uma imagem. Figuras e imagens devem ser enviadas em um arquivo separado e não devem violar copyrights. Há algumas base de imagens gratuitas que poderão ser acessadas, como: freepik.com; nappy.co; wikimedia commons; pixabay.com; entre outras. As imagens também podem ser de produção própria.

Fundamento científico: O texto deve ser fundamentado em pesquisa(s) científica(s). Não utilize achismos e informações de senso comum. Utilize e cite conceitos científicos, explicando-os de forma clara e simples.​ Recomendamos que as referências sejam dadas ao final do texto (seguindo normas da ABNT) com um estímulo para que o(a) leitor(a) interessado(a) possa aprofundar seus conhecimentos lendo a(s) publicação(ões) original(is).

Público-alvo: Tenha sempre em mente que o público-alvo pode não ter o mesmo grau de instrução e conhecimento da área que você.

Estrutura do texto: Em caso de dúvidas sobre como organizar um TDC, acesse os textos já publicados na revista. O formato do texto é livre, entretanto sugere-se que o texto contenha: um título chamativo, pequenos trechos em destaque, apresentação da notícia, desenvolvimento da notícia, implicações da pesquisa apresentada na sociedade.

Por fim, o divulgador deve indicar em qual (ou quais) das seguintes áreas o texto está inserido: Recursos Didáticos para o Ensino de Ciências; História, Filosofia e Sociologia da Ciência no Ensino de Ciências; História da Biologia; História da Física; História da Química; Ensino-Aprendizagem de Ciências; Formação de Professores; Divulgação Científica e Educação Não Formal; Alfabetização Científica; Abordagens CTS/CTSA; Currículo e Políticas Públicas; Diferença, Multiculturalismo, Interculturalidade; Ensino de Química; Ensino de Biologia; Ensino de Física; Educação Ambiental; Ensino durante a Pandemia; Gênero e Ensino de Ciências; entre outras que poderão ser sugeridas no formulário de submissão.

Ao submeter um texto à BALBÚRDIA, o(a) divulgador(a) atesta que a notícia submetida é de sua autoria.

Como guia, nós da Equipe Editorial da Revista BALBÚRDIA, apresentamos os vídeos da nossa oficina de divulgação científica, que podem te auxiliar na construção do texto.