Sobre

21/10/2019

Criado em 1973, o Programa Interunidades em Ensino de Ciências da USP (PIEC-USP) é referência em pesquisa e na formação de doutores que ocupam cargos de docentes em diversas universidades brasileiras no campo de Ensino de Ciências. A BALBÚRDIA é uma iniciativa única e exclusiva dos discentes do PIEC-USP, sendo o corpo discente responsável por sua organização.

O termo “balbúrdia” se tornou uma forma simbólica para a resistência das universidades públicas após o ministro Abraham Weintraub tê-la utilizado para justificar os cortes de verbas das universidades federais em 2019. De lá pra cá, houve diversos cortes nos Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que impactaram a USP e o PIEC com perdas de bolsas de pesquisa da CAPES e do CNPq.

Assim, a Revista BALBÚRDIA reinterpreta o termo usado jocosamente e mostra para a sociedade a verdadeira contribuição das pesquisas em Ensino de Ciências. A nossa "balbúrdia" possibilita:

  • a elaboração de materiais didáticos cada vez melhores;
  • intensa reflexão e ação na formação inicial e continuada de professores de Ciências;
  • criação de novos recursos pedagógicos;
  • encaminhamentos para políticas públicas em ensino de Ciências;
  • implementação da educação científica em espaços não formais de ensino;
  • diálogos interdisciplinares entre as Ciências da Natureza e Ciências Humanas, etc. 

Essas, entre outras, serão o tipo de "balbúrdia" apresentadas nas páginas da nossa revista. Assim, BALBÚRDIA simboliza de forma irônica, o grito daqueles que trabalham arduamente pela promoção do bem-estar da Nação.