Submissão

04/10/2019

ESCOPO DA REVISTA E PERIODICIDADE DE PUBLICAÇÃO

Tem interesse em balburdiar? São considerados para publicação na BALBÚRDIA - Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP, produções textuais alinhadas com o objetivo da divulgação científica, em particular, de tópicos relacionados ao Ensino de Ciências (Física, Biologia e Química).

A revista aceita textos em fluxo contínuo através de formulário (link) e a publicação será feita de forma constante, sendo publicado online assim que aceito. Além disso, a depender da data de publicação, o texto será indexado em um dos dois números organizados anualmente: janeiro-junho ou julho-dezembro.

Os textos são aceitos para publicação nas seguintes seções:

Textos de divulgação científica (TDC):

Refere-se aos textos cujo objetivo é noticiar de forma clara e objetiva pesquisas já validadas na comunidade científica. São elegíveis para ser noticiados: artigos originais de pesquisa, relatos de experiências, ensaios teóricos e dissertações ou teses. Chama-se a atenção para que o(a) autor(a) selecione uma publicação de pesquisa (artigo, tese, dissertação...) que não seja de sua própria autoria. A ideia é divulgar trabalhos de outros(as) pesquisadores(as), e não o próprio. A razão do formato de TDC publicado na BALBÚRDIA ser o de uma notícia é para que se busque dar visibilidade à pesquisas que são consideradas relevantes pela comunidade de pesquisadores da área de Ensino para o desenvolvimento da área e para a sociedade em geral. O texto deve ser de fácil compreensão para pessoas que não possuam qualquer formação acadêmica em áreas relacionadas à pesquisa em Ensino de Ciências, e podem versar sobre temas como: alfabetização científica; formação de professores de ciências; pluralidade cultural e ensino de ciências; história, filosofia e sociologia da ciência; ensino-aprendizagem; recursos didáticos; educação em espaços não formais; Ciência e Cultura; entre outros. Para maiores informações acesse a aba Diretrizes para os Textos de Divulgação (disponível no link).

Orientações para submissão: Sugere-se que os textos de divulgação científica sejam escritos em papel A4, fonte Arial 12 e disposto em 3 (três) a 4 (quatro) páginas ou aproximadamente 6200 caracteres (sem espaço). Modelo de texto: Template (disponível no link).

Resenhas de materiais:

Refere-se à apresentação, de forma crítica, de uma obra relacionada à Educação ou ao Ensino de Ciências mais especificamente (como livros paradidáticos, livros acadêmicos, documentários, filmes). O(a) divulgador(a) poderá apresentar uma obra que não seja diretamente relacionada à Educação e/ou ao Ensino de Ciências, desde que deixe claro na resenha a justificativa da importância da obra para se pensar Educação/Ensino de Ciências. A resenha deve conter uma síntese do conteúdo presente no material, bem como alguma consideração do resenhista a seu respeito. Essa consideração deve ser pensada de modo a convidar o leitor que não tem necessariamente conhecimentos a respeito das pesquisas em Ensino de Ciências, para a leitura da obra original.

Orientações para submissão: Sugere-se que as resenhas sejam elaboradas em papel A4, fonte Arial 12, e não excedam o máximo de 2 (duas) páginas ou aproximadamente 4100 caracteres (com espaço). Para acessar exemplos de resenhas publicados pela BALBÚRDIA acesse o link.

Espaço aberto

Refere-se à divulgação de temas que devido a sua pertinência e relevância no contexto econômico, social, ambiental e/ou político englobam a área do Ensino de Ciências. Assim sendo, embora tais temas não estejam relacionados primariamente com pesquisas na área, busca-se com eles ampliar, junto à população, o debate a respeito das mais variadas temáticas que a aflige diretamente. Indica-se que a relação com o ensino de ciências e suas contribuições sejam explicitadas. O formato do texto dessa seção pode seguir o do TDC ou ser readequado de acordo com as intenções do autor. Assim, o texto poderá ser um relato pessoal, um ensaio crítico do(a) divulgador(a), uma crônica, uma poesia.

Orientações para submissão: Sugere-se que o manuscrito seja escrito em papel A4, fonte Arial 12, e não exceda o máximo de 3 (três) páginas ou aproximadamente 6200 caracteres (com espaço). Para acessar exemplos de textos de espaço aberto publicados pela BALBÚRDIA acesse o link.