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01/10/2019

A Revista

A BALBÚRDIA (ISSN 2763-8499) é uma revista eletrônica de publicação semestral organizada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP).

O objetivo da BALBÚRDIA é divulgar a produção científica na área do Ensino das Ciências Naturais (Biologia, Física, Química) para qualquer nível de ensino que tenha sido previamente arbitrada (publicações em periódicos, dissertações e teses). A BALBÚRDIA, portanto, divulgará as ações do PIEC-USP e de outros programas de pós-graduação que vêm sendo realizadas no ambiente acadêmico em prol da melhoria da Educação nacional.

Dessa forma, a BALBÚRDIA é uma iniciativa que visa aproximar as comunidades interna e externas à universidade, tendo como meta  a democratização e a popularização do conhecimento científico produzido no meio acadêmico. Assim, toda a produção publicada na Revista BALBÚRDIA pode – e deve – ser reportada no Currículo Lattes, na seção Educação & Popularização de C&T > Texto em jornal ou revista.

Boa leitura a todos!

A BALBÚRDIA quer conhecer VOCÊ!

 

Em 2024, a BALBÚRDIA completa CINCO anos!
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NÚMEROS

TEXTOS DE DIVULGAÇÃO

Gênero e Ciência na TV brasileira: quem protagoniza a produção acadêmica nacional?

Estudo investiga como ocorre a construção jornalística de narrativas sobre gênero e ciência, e como as mulheres cientistas são representadas em programas televisivos nacionais de grande audiência.  Débora Dutra Pinheiro Câmara Mãe de três crianças lindas e espertas, professora da educação básica pública, tento conciliar as demandas e exigências da maternidade e do ser mulher[…]

Por um ensino de evolução humana antirracista

Através da abordagem da História das Ciências e permeando a Educação para as Relações Étnico-raciais, o artigo publicado na Revista Brasileira de História da Ciência (RBHC) traz uma abordagem teórica para subsidiar a construção de propostas didáticas no ensino de evolução humana. Anderson Ricardo Carlos Sou biólogo e professor de Biologia pela Unesp Botucatu, com[…]

Podcast de divulgação científica e ensino de ciências: como utilizá-lo ao seu favor?

Análise de podcasts nacionais apresenta uma gama de possibilidades para professores de diferentes níveis de ensino. Sou professora de biologia formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e durante a graduação participei vários projetos de extensão (microbiologia, agroecologia, inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior) e de um projeto de pesquisa que trabalhava com[…]

Implicações do fenômeno cultural do misticismo quântico em contextos sociocientíficos

É importante entender e divulgar a ciência para além do espaço escolar e identificar os seus aspectos constituintes. Bruna Karl Rodrigues da Silva Mestranda em Educação em Ciências e Saúde no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Física pelo Centro Federal de Educação[…]

RESENHAS

Entre Dúvidas e Certeza: Como Naomi Oreskes defende a Ciência em seu livro “Por que confiar na Ciência?”

Obra resenhada: ORESKES, Naomi. Why trust science? Editado por Stephen Macedo, Princeton University Press, 2019. Disponível para leitura no Kindle, compra pelo site da Amazon. Links para versão em inglês e em espanhol. Tradução em português ainda não disponível. Em “Por que confiar na Ciência?”, a escritora Naomi Oreskes nos convida a refletir sobre como[…]

Propostas didáticas para educação antirracista em “Descolonizando saberes: a lei 10.693/2003 no ensino de ciências”

Obra resenhada: PINHEIRO, Bárbara Carine Soares, ROSA, Katemari (orgs). Descolonizando saberes: a lei 10.639/2003 no ensino de ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. Disponível no site da Livraria da Física. Caio Ricardo Faiad Professor, químico, linguista e, o mais importante, fã da Beyoncé. No doutorado, trabalho na pesquisa de interface Ciência e Literatura[…]

Educação contra a barbárie: um instrumento indispensável para se pensar e lutar por uma educação democrática

Obra resenhada: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. Acesso em: 28 out 2023. Disponível no site da Boitempo. Caian Cremasco Receputi Olá, pessoal. Meu nome é Caian Cremasco Receputi. Sou Licenciado em Química pela UFES e mestre em Ensino de Ciências pelo PIEC-USP.[…]

Sofrimento mental e físico: o ‘novo normal’ das universidades brasileiras

Obra resenhada: MAIA, Heribaldo. Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades. Recife: Ruptura, 2022. Disponível no site da Ruptura Editorial. Caian Cremasco Receputi Olá pessoal. Meu nome é Caian Cremasco Receputi. Sou Licenciado em Química pela UFES e mestre em Ensino de Ciências PIEC-USP. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência no[…]

ESPAÇO ABERTO

Onde estão as elementas…

Você já percebeu a quase ausência do feminino entre os elementos químicos? Maurício Façada  Doce docente entre diversos saberes, da confluência entre as ciências naturais e sociais. Freireano, amorosamente intercultural e transdisciplinar… Licenciado em Química (UFC, 2003), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (UFRN, 2013), ex-aluno de doutorado no PIEC. Recentemente tem se[…]

“Somos uma espécie em viagem”: relatos de educadoras(es) sobre curso em educação das relações étnico-raciais para acolher estudantes migrantes na rede pública

Anderson Ricardo Carlos Sou biólogo e professor de Biologia pela Unesp Botucatu, com período sanduíche na Radboud University (Holanda), mestre em Ensino e História das Ciências (UFABC) e doutorando pelo PIEC-USP, com bolsa FAPESP (Processo no. 2020/10406-8, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Pesquiso sobre a história do racismo científico e[…]

Seis textos para estudar a Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) no Ensino de Ciências da Natureza

Neste texto, os divulgadores que participaram de mesa redonda que discutiu Educação em Ciências e Educação das Relações Étnico-Raciais indicam textos para aprofundamento da temática. Ana Carolina Ferreira Barbara Olá! Sou graduada em Biologia, mas recém-chegada na pesquisa sobre ERER no Ensino de Ciências graças à implementação de ações afirmativas na pós-graduação da USP. Além[…]

ENTREVISTAS

“Nós somos o currículo em ação”: Anna Benite (UFG) discute a Lei 10.639/03 e outras resistências no contexto do Novo Ensino Médio

Iniciamos as publicações que comporão a edição de número 7 da BALBÚRDIA, cujo tema será “20 anos da Lei 10.639/2003 e as Relações Etnico-raciais e o Ensino de Ciências” com essa entrevista. As reflexões levantadas pela professora Anna Benite articulam este tema e o da edição de número 6 da BALBÚRDIA (“Ensino Médio: um campo[…]

“A Reforma do Ensino Médio naturaliza a desigualdade educacional”, enfatiza o professor Fernando Cássio.

Em entrevista concedida à Revista BALBÚRDIA, o professor e pesquisador Fernando Cássio fala sobre a naturalização da desigualdade e o cerceamento do direito à educação gratuita evidenciados pelo Novo Ensino Médio, além de defender a revogação da reforma.

“O currículo não resolve os problemas estruturais da Educação Básica”, enfatiza o deputado federal Tarcísio Motta.

Em entrevista concedida à Revista BALBÚRDIA, o professor, militante e Deputado Federal, Tarcísio Motta, fala sobre os desafios e as limitações do Novo Ensino Médio, além de desvelar sobre o que é preciso para realizar uma verdadeira reforma na Educação Básica brasileira.

BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica by Discentes do PIEC – USP is licensed under CC BY-NC 4.0