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NÚMEROS
TEXTOS DE DIVULGAÇÃO
Por um ensino de evolução humana antirracista
Através da abordagem da História das Ciências e permeando a Educação para as Relações Étnico-raciais, o artigo publicado na Revista Brasileira de História da Ciência (RBHC) traz uma abordagem teórica para subsidiar a construção de propostas didáticas no ensino de evolução humana. Anderson Ricardo Carlos Sou biólogo e professor de Biologia pela Unesp Botucatu, com[…]
Podcast de divulgação científica e ensino de ciências: como utilizá-lo ao seu favor?
Análise de podcasts nacionais apresenta uma gama de possibilidades para professores de diferentes níveis de ensino. Sou professora de biologia formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e durante a graduação participei vários projetos de extensão (microbiologia, agroecologia, inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior) e de um projeto de pesquisa que trabalhava com[…]
Implicações do fenômeno cultural do misticismo quântico em contextos sociocientíficos
É importante entender e divulgar a ciência para além do espaço escolar e identificar os seus aspectos constituintes. Bruna Karl Rodrigues da Silva Mestranda em Educação em Ciências e Saúde no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciada em Física pelo Centro Federal de Educação[…]
Trabalho com notícias e fake news na sala de aula: experiências do PIBID no COLTEC/UFMG
Relato de experiência de professoras em formação do PIBID ressalta a importância da discussão sobre notícias e fake news em sala de aula. Olá, pessoal. Meu nome é Rosa Maria Duarte Veloso. Sou Licenciada em Pedagogia com habilitação em Administração e Supervisão Educacional pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), em Ciências Biológicas pelo Centro Federal[…]
RESENHAS
Propostas didáticas para educação antirracista em “Descolonizando saberes: a lei 10.693/2003 no ensino de ciências”
Obra resenhada: PINHEIRO, Bárbara Carine Soares, ROSA, Katemari (orgs). Descolonizando saberes: a lei 10.639/2003 no ensino de ciências. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018. Disponível no site da Livraria da Física. Caio Ricardo Faiad Professor, químico, linguista e, o mais importante, fã da Beyoncé. No doutorado, trabalho na pesquisa de interface Ciência e Literatura[…]
Educação contra a barbárie: um instrumento indispensável para se pensar e lutar por uma educação democrática
Obra resenhada: CÁSSIO, Fernando (Org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. Acesso em: 28 out 2023. Disponível no site da Boitempo. Caian Cremasco Receputi Olá, pessoal. Meu nome é Caian Cremasco Receputi. Sou Licenciado em Química pela UFES e mestre em Ensino de Ciências pelo PIEC-USP.[…]
Sofrimento mental e físico: o ‘novo normal’ das universidades brasileiras
Obra resenhada: MAIA, Heribaldo. Neoliberalismo e sofrimento psíquico: o mal-estar nas universidades. Recife: Ruptura, 2022. Disponível no site da Ruptura Editorial. Caian Cremasco Receputi Olá pessoal. Meu nome é Caian Cremasco Receputi. Sou Licenciado em Química pela UFES e mestre em Ensino de Ciências PIEC-USP. Durante a graduação foi bolsista de Iniciação à Docência no[…]
Universidade sob ataque: a nova onda da direita brasileira
Obra resenhada: LEHER, Roberto. Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da Educação pública. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.
ESPAÇO ABERTO
Educação, Valores e… a barbárie do Novo Ensino Médio
As propostas do Novo Ensino Médio e da Base Nacional Comum Curricular estão em desacordo com a legislação educacional, no que diz respeito aos seus valores educacionais. Lucas Alexandre Mortale Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Especialista em Docência[…]
Coletivo Educartum: ativismo em prol da Educação através do humor gráfico
Coletivo formado por professores e professoras da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro produz conteúdo informativo sobre as consequências negativas da implementação da Reforma do Ensino Médio. Composto por professores e professoras da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro Instagram: @coletivoeducartum Espaço Aberto; Número 6 04 de setembro de 2023 |[…]
NEM nem em Quimárgada.
Wilmo Ernesto Francisco Junior é bacharel e licenciado em Química e mestre em Biotecnologia pelo Instituto de Química da UNESP. É mestre em Educação pela UFSCar e doutor em Química pelo IQ-UNESP. De 2008 a 2012, foi professor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, onde atuou como coordenador de área e coordenador institucional do[…]
ENTREVISTAS
Professora Ivanise Rizzati, atual coordenadora da Área de Ensino da CAPES destaca: “Hoje, um dos desafios da Área é essa relação mais forte com a educação básica”
Professora Ivanise Rizzatti, da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e atual coordenadora de área da Área de Ensino, conversa com a BALBÚRDIA sobre os desafios da área.
“Nós somos o currículo em ação”: Anna Benite (UFG) discute a Lei 10.639/03 e outras resistências no contexto do Novo Ensino Médio
Iniciamos as publicações que comporão a edição de número 7 da BALBÚRDIA, cujo tema será “20 anos da Lei 10.639/2003 e as Relações Etnico-raciais e o Ensino de Ciências” com essa entrevista. As reflexões levantadas pela professora Anna Benite articulam este tema e o da edição de número 6 da BALBÚRDIA (“Ensino Médio: um campo[…]
“A Reforma do Ensino Médio naturaliza a desigualdade educacional”, enfatiza o professor Fernando Cássio.
Em entrevista concedida à Revista BALBÚRDIA, o professor e pesquisador Fernando Cássio fala sobre a naturalização da desigualdade e o cerceamento do direito à educação gratuita evidenciados pelo Novo Ensino Médio, além de defender a revogação da reforma.
“O currículo não resolve os problemas estruturais da Educação Básica”, enfatiza o deputado federal Tarcísio Motta.
Em entrevista concedida à Revista BALBÚRDIA, o professor, militante e Deputado Federal, Tarcísio Motta, fala sobre os desafios e as limitações do Novo Ensino Médio, além de desvelar sobre o que é preciso para realizar uma verdadeira reforma na Educação Básica brasileira.
BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica by Discentes do PIEC – USP is licensed under CC BY-NC 4.0