História do Núcleo

O Núcleo de Telessaude e Teleodontologia FOUSP-SAITE (NuTes FOUSP-SAITE) é formado por uma equipe de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação, desenvolvendo pesquisa, ensino, extensão e cooperação técnica aplicadas ao cuidado em saúde híbrido e educação mediada por tecnologias digitais. Atua no ensino da Teleodontologia na graduação e na pós-graduação, no desenvolvimento de pesquisa e inovação, no desenvolvimento e implementação de soluções integradas de Telessaude, Teleodontologia e Saúde Digital. Está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas.

O NuTes FOUSP-SAITE foi criado em 2007 na Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), vinculado à Diretoria da Faculdade (gestão do Prof. Dr. Carlos de Paula Eduardo), impulsionado pelo Programa Telessaude Brasil, do Ministério da Saúde, coordenado pela Profa. Dra. Ana Estela Haddad, quando ocupava no Ministério o cargo de Diretora de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DEGES/SGTES). No Departamento de Ortodontia e Odontopediatria as primeiras atividades do NuTes foram conduzidas pelo Prof. Dr. Marcelo Bonecker e no Departamento de Dentística pelo Prof. Dr. João Humberto Antoniazzi.

O primeiro trabalho foi desenvolvido em parceria com a Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), por meio do Projeto Homem Virtual, coordenado pelo Prof. Dr. Chao Lung Wen, resultando na dissertação de mestrado o CD Cássio José Fornazzari Alencar, orientada pela Profa. Dra. Ana Estela Haddad. Os dois primeiros pos- doutorados tiveram a supervisão do Prof. Dr. João Humberto Antoniazzi (Profa. Dra. Mary Caroline Skelton-Macedo) e do Prof. Dr. Marcelo Bonecker (Dra. Luciana Buttini).

Foram criadas as disciplinas de Teleodontologia, na graduação como optativa, e na pós-graduação, a disciplina atualmente denominada Telessaude e Saúde Digital: novas formas de cuidado e de ensino após o advento da pandemia pela COVID-19. Uma linha de fomento da Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade de São Paulo (STI/USP) apoiou a criação do Centro de Produção Digital Edmir Matson na FOUSP em 2013. A FOUSP vem ampliando e fortalecendo suas atividades de pós-graduação, pesquisa, ensino e inovação em telessaude e teleodontologia, envolvendo a teleassistência e a teleducação. Atualmente, dois grupos de pesquisa distintos atuam na teleodontologia na FOUSP, sendo um deles o do Núcleo de Telessaude e Teleodontologia FOUSP-SAITE.