Recursos educacionais resultantes da parceria entre o Núcleo de Telessaúde FOUSP-SAITE e a UNASUS-UFMA


E-Books


§  Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico: doença renal crônica, Diabetes mellitus, hipertensão arterial [versão em português].
Organizadoras: Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; Ana Estela Haddad. São Luís: EDUFMA, 2018. 83 p

§  Odontología para pacientes com enfermidades crónicas no transmisibles: Hipertensión Arterial, Diabetes Mellitus, Enfermidad Renal Crónica [versión en español].
Organizadoras: Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; Ana Estela Haddad. EDUFMA: São Luis, 2018. 62p.

§  Dentistry for patients with noncommunicable chronic disease: Arterial Hypertension, Diabetes Mellitus, Chronic Kidney Disease [English version].
Organizadoras: Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; Ana Estela Haddad. EDUFMA: São Luis, 2018. 59p.

§  Saúde Bucal da Gestante: acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera.
Organizadoras: Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; Ana Estela Haddad. EDUFMA: São Luis, 2018. 117p.

§  Atención a la Salud de la Gestante y de la Puérpera: consideraciones sobre la Salud Bucal.
Organizadoras: Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; Ana Estela Haddad. EDUFMA: São Luis, 2018. 90p.

§  Health Care for Pregnant and Postpartum Women: notes on oral health.
Organizadoras: Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; Ana Estela Haddad. EDUFMA: São Luis, 2018. 86p.

 

Aplicativos Móveis


1. Cuidados odontológicos de pacientes com doença renal crônica (DRC).

Conteudistas: Deise Garrido; Ana Estela Haddad.
Revisão Técnica: Marina Helena Cury Gallotini.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico: Doença renal crônica, Diabetes Mellitus; Hipertensão Arterial, 2018.

 

2. Cuidados odontológicos de pacientes com enfermidad renal crónica (ERC).

Conteudistas: Deise Garrido; Ana Estela Haddad.
Revisão Técnica: Marina Helena Cury Gallotini.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Odontología para pacientes com enfermidades crónicas no transmisibles: Hipertensión Arterial, Diabetes Mellitus, Enfermidad Renal Crónica, 2018.

 

3. Dental care for patients with Chronic Kidney Disease (CKD).

Conteudistas: Deise Garrido; Ana Estela Haddad.
Revisão Técnica: Marina Helena Cury Gallotini.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Dentistry for patients with noncommunicable chronic disease: Arterial Hypertension, Diabetes Mellitus, Chronic Kidney Disease, 2018.

 

4. Acompanhamento integral da gestante e da puérpera.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Saúde Bucal da Gestante: acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, 2018.

 

5. Alterações fisiológicas, emocionais e doenças orais mais frequentes na gestação.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Saúde Bucal da Gestante: acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, 2018.

 

6. Assistência à saúde bucal da gestante e da puérpera – Parte III.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Saúde Bucal da Gestante: acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, 2018.

 

7. Pré-natal odontológico e educação em saúde bucal na gestação e puerpério.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Saúde Bucal da Gestante: acompanhamento integral em saúde da gestante e da puérpera, 2018.

 

8. Monitoreo integral de mujeres embarazadas y mujeres que han dado a luz recentemente.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Atención a la Salud de la Gestante y de la Puérpera: consideraciones sobre la Salud Bucal, 2018.

 

9. Trastornos fisiológicos, emocionales y orales más frecuentes en el embarazo.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Atención a la Salud de la Gestante y de la Puérpera: consideraciones sobre la Salud Bucal, 2018.

 

10. Prescripción de medicamentos y examen radiográfico oral durante el embarazo.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Atención a la Salud de la Gestante y de la Puérpera: consideraciones sobre la Salud Bucal, 2018.

 

11. Cuidado prenatal dental y educación en salud bucal durante el embarazo y el puerperio.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Atención a la Salud de la Gestante y de la Puérpera: consideraciones sobre la Salud Bucal, 2018.

 

12. Comprehensive health monitoring of pregnant and puerperal women.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Health Care for Pregnant and Postpartum Women: notes on oral health, 2018.

 

13. Phyisiological, emotional and more frequent oral disorders in pregnancy.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Health Care for Pregnant and Postpartum Women: notes on oral health, 2018.

 

14. Drug prescription and oral radiographic exams during pregnancy.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Health Care for Pregnant and Postpartum Women: notes on oral health, 2018.

 

15. Prenatal dental care and oral health education in pregnancy and puerperium.

Conteudista: Judith Rafaelle Oliveira Pinho.
Revisão Técnica: Ana Estela Haddad; Sandra Echeverria; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva.
Disponível em acesso aberto e gratuito pelas Apple Store e Google Play, como parte da coleção: Health Care for Pregnant and Postpartum Women: notes on oral health, 2018.

 

16. Planejamento Educacional para Cursos EAD: o processo de ensino-aprendizagem e as tendências pedagógicas para o planejamento educacional na EAD

Conteudistas: Stephanie Matos Silva; Steffi Greyce de Castro Lima; Regimarina Soares Reis.
Revisão Técnica: Débora de Castro e Lima Baesse; Ana Estela Haddad.
Revisão Pedagógica: Paola Trindade Garcia.
Design Instrucional: Steffy Greyce de Castro Lima; Isabelle Aguiar Prado.
Design Gráfico: Priscila Penha Coelho.

 

17. Planejamento Educacional para Cursos EAD: planejamento didático de cursos auto-instrucionais para EAD.

Conteudistas: Stephanie Matos Silva; Steffi Greyce de Castro Lima; Regimarina Soares Reis.
Revisão Técnica: Débora de Castro e Lima Baesse; Ana Estela Haddad.
Revisão Pedagógica: Paola Trindade Garcia.
Design Instrucional: Luis Gustavo Sodré; Isabelle Aguiar Prado; Stephanie Matos Silva.
Design Gráfico: Priscila Penha Coelho.

 

18. Principais correntes epistemológicas do processo de ensino-aprendizagem.


Conteudistas: Stephanie Matos Silva; Steffi Greyce de Castro Lima; Regimarina Soares Reis.
Revisão Técnica: Débora de Castro e Lima Baesse; Ana Estela Haddad.
Revisão Pedagógica: Paola Trindade Garcia.
Design Instrucional: Luis Gustavo Sodré; Isabelle Aguiar Prado; Stephanie Matos Silva.
Design Gráfico: Juliane Santos Aires de Oliveira. Revisão textual: Mizraim Nunes Mesquita.

 

Serious Games


1. Aedes Game

Descrição: O jogo tem o intuito de informar as principais medidas que devemos tomar para a eliminação do mosquito. O objetivo do jogador é eliminar os focos de proliferação do mosquito, e para isso deve acertar o maior número de respostas e ganhar o maior número de estrelas, 2016. A participação do Núcleo de Telessaude e Teleodontologia FOUSP-SAITE foi na revisão técnica, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Público Alvo:
Realização:
 O Aedes Game é uma iniciativa da UNA-SUS/UFMA e UNA-SUS/UFCSPA em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a FOUSP (Núcleo de Telessaude e Teleodontologia), para auxiliar a população no combate ao Aedes Aegypti.
Disponível em: 
http://www.aedesgame.com.br/

 

2. Saúde Bucal da Gestante

Descrição do Jogo: “O presente game destaca aspectos fundamentais sobre as alterações bucais que podem estar presentes na gestação, suas repercussões ao bebê e as condutas próprias de um plano de tratamento eficiente à mãe e à criança, com a eficácia e a atenção necessárias aos dois, principalmente com o intuito de destacar a possibilidade de tratamento odontológico nesse momento da vida da mulher e a importância do acompanhamento odontológico da criança. Este game têm como objetivo contribuir, de modo interativo, com a qualificação do cirurgião-dentista na atenção pré-natal e puerperal”.
Público-alvo: cirurgiões-dentistas inseridos nas equipes de Atenção Básica em Saúde
Realização (2017): UNASUS / Universidade Federal do Maranhão (UNASUS-UFMA) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Elaboração: Denise Regina Pontes Vieira; Rômulo Martins França; Fernanda Ferreira Lopes.
Validação Pedagógica: Ana Carolina Uruçu Rego Fernandes; Cadija Dayane Sousa do Carmo; Paola Trindade Garcia
Validação Técnica: Ana Estela Haddad; Cecília Claudia Costa Ribeiro; Deise Garrido; Elza Bernardes Monier
Coordenação: Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; Márcia Rendeiro; Paulo Roberto Volpato Dias
Tecnologia da Informação: Aldrea Malheiros Oliveira Rabelo; Dilson Lins Rabelo Jr
Desenvolvimento: Ruy Guilherme Silva Gomes de Oliveira; Hedvan Fernandes Pinto
Design Gráfico: João Gabriel Bezerra de Paiva

3. Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico

Descrição do jogo: O game Odontologia para pacientes com comprometimento sistêmico (pacientes especiais) visam complementar os conhecimentos de profissionais e acadêmicos de odontologia sobre os problemas especiais de saúde com repercussão na cavidade bucal e estruturas anexas, bem como das doenças bucais que possam ter repercussões sistêmicas. De forma interativa e dinâmica, o game aborda aspectos importantes sobre três doenças: diabetes, doença renal crônica e hipertensão.
Público-alvo: cirurgiões-dentistas, acadêmicos de Odontologia e demais profissionais de saúde da área pública e privada.
Realização (2017): UNASUS / Universidade Federal do Maranhão (UNASUS-UFMA) e Faculdade de Odontologia da USP – Núcleo de Telessaude FOUSP-SAITE
Elaboração: Deise Garrido
Validação Técnica: Marina Helena Cury Gallottini; Ana Lídia Ciamponi: Levy Anderson
Coordenação: Ana Emilia Figueiredo de Oliveira; Ana Estela Haddad
Tecnologia da Informação: Aldrea Malheiros Oliveira Rabelo; Dilson Lins Rabelo Jr
Desenvolvimento: Luann Marques Luna;
Design Gráfico: Katherine Marjorie Mendonça de Assis; Camila Santos de Castro e Lima 

 

Canal do YouTube

Digital Health FOUSP-SAITE: O canal hospeda a coleção de vídeos do Núcleo de Telessaude FOUSP-SAITE, eventos e cursos relacionados.

Criação, edição e gestão de conteúdos: Leandro Dias Sampaio; Leandro Costa; Larissa Lemme; Camila Maldonado Huanca; Deise Garrido Silva; Ana Estela Haddad.

Acesse pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCkLyEVHyrALbMPQYG8wVdQA                

 

———————————————————————————————

 

Recursos educacionais resultantes da parceria com a disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP


Projeto Homem Virtual


1. Anestesia Pterigomandibular: técnica modificada em Odontopediatria.
Cássio José Fornazzari Alencar; Ana Estela Haddad; Chao Lung Wen, 2007.
Disponível em:

§  e-aulas USP

§  YouTube

Trabalho premiado em 3º lugar, na categoria ‘Novos Talentos’, no 26º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (2008).

2. Técnica de Exodontia de Molar Decíduo.
Cássio José Fornazzari Alencar; Ana Estela Haddad; Chao Lung Wen. 2007.
Disponível em:

§  e-aulas USP

§  YouTube

Trabalho premiado em 1º lugar, na categoria Ensino, na 25ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (2008).

3. Curso Tratamento Restaurador Atraumático (ART): conceito, filosofia, aplicações e técnica.
Doutorado de Lucila Basto de Camargo; Orientação: Ana Estela Haddad, Chao Lung Wen, 2010. [Com a participação e colaboração dos docentes da Disciplina de Odontopediatria da FOUSP].
   
Disponível em:

§  Tratamento restaurador Atraumático (ART – Atraumatic Restorative Treatment): Histórico e conceitos

§  Lesão de Cárie: Anatomia Dentária e Desenvolvimento da Lesão de Cárie

§  ART: Técnica I

§  ART: Técnica II

§  Manipulação do cimento de ionômero de vidro

§  ART: Participação do paciente

§  ART: Educação do paciente e Políticas Públicas

curso EAD foi oferecido pela primeira vez em 2010, para aproximadamente 60 cirurgiões-dentistas. Em 2018 e 2019, foram oferecidas três edições para toda a as equipes de saúde bucal – cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares de saúde bucal – da rede municipal de São Paulo, somando aproximadamente 2.400 participantes. O desempenho dos participantes está sendo analisado em um estudo quanti-qualitativo, projeto de doutorado do orientando Carlos Javier Arauzo Sinchez (Peru).

4. Formação de lesões de cárie em superfície oclusal e estágios de severidade segundo o ICDAS [versão em português].
Juan Sebastian Lara Romero; Ana Estela Haddad; Chao Lung Wen, 2013.
Disponível em:

§  e-aulas USP

§  YouTube 

Trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado e aperfeiçoado na tese de doutorado de Juan Sebastian Lara Romero (Colômbia). Orientação: Profa. Dra. Ana Estela Haddad e co-orientação Prof. Dr. Chao Lung Wen. Em quatro anos disponibilizado em acesso aberto pelo Youtube, alcançou 72.000 visualizações.

5. Formación de lesiones de caries em superfície oclusal y estadíos de severidad de acuerdo al ICDAS [versión en español].
Juan Sebastian Lara Romero; Ana Estela Haddad; Chao Lung Wen, 2013.
Disponível em:

§  e-aulas USP

§  YouTube

Trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado e aperfeiçoado na tese de doutorado de Juan Sebastian Lara Romero (Colômbia). Orientação: Profa. Dra. Ana Estela Haddad e co-orientação Prof. Dr. Chao Lung Wen. Em quatro anos disponibilizado em acesso aberto pelo Youtube, alcançou 28.000 visualizações.

6. Caries lesion formation and severity stages according to ICDAS [English version].
Juan Sebastian Lara Romero; Ana Estela Haddad; Chao Lung Wen, 2013.
Disponível em:

§  e-aulas USP

§  YouTube

 

Trabalho desenvolvido na dissertação de mestrado e aperfeiçoado na tese de doutorado de Juan Sebastian Lara Romero (Colômbia). Orientação: Profa. Dra. Ana Estela Haddad e co-orientação Prof. Dr. Chao Lung Wen. Em quatro anos disponibilizado em acesso aberto pelo Youtube, alcançou 33.000  visualizações.