A Clínica Odontológica da Superintendência de Saúde (SAU) presta serviços odontológicos a toda comunidade USP, composta por docentes, servidores técnicos e administrativos, alunos e dependentes.  A pandemia de COVID-19 ocasionou considerável diminuição de atendimentos odontológicos na Clínica Odontológica da Superintendência de Saúde (SAU) da Universidade de São Paulo. Como consequência desse empecilho a fila de espera por um atendimento gira, atualmente, em torno de 2500 pessoas. Além de possíveis agravos nas condições bucais prévias. 

Diante disso, está sendo implementado um serviço de teleodontologia na Clínica Odontológica da SAU em parceria com o Núcleo de Telessaúde (NuTes) da FOUSP-SAITE, com foco em uma estratégia de cuidado híbrido e efetiva na diminuição da demanda do atendimento presencial e no melhor ordenamento do serviço odontológico.

Será empregado o uso da Teletriagem, Telemonitoramento e Teleorientação, com o objetivo de auxiliar na diminuição da demanda reprimida, ampliar o acesso à saúde, otimizar o serviço, propiciar maior inclusão da comunidade USP ao tratamento ofertado e intensificar estratégias de promoção e prevenção em saúde bucal. 

A equipe da SAU está sendo capacitada para a prática da Teleodontologia pela equipe do NuTes em conformidade com as resoluções do CFO sobre teleodontologia e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) promovendo o contato entre o paciente-profissional de maneira remota, personalizada e inclusiva. Ao final do projeto espera-se que, por meio de orientação do núcleo de Telesaúde da FOUSP/SAITE, o serviço de Teleodontologia seja mantido de maneira autônoma e sustentável. Beneficiando, dessa maneira, toda a comunidade USP que utiliza desses serviços odontológicos.

Recursos Educacionais em Teleodontologia no Projeto NuTes FOUSP-SAITE para o SAU-USP

A equipe do  Núcleo de Telessaúde e Teleodontologia FOUSP-SAITE (NuTes) desenvolveu recursos educacionais dirigidos aos pacientes, para utilização pelos Cirurgiões-Dentistas do Serviço de Odontologia da SAU-USP, em suporte à Teleorientação e ao Telemonitoramento. Foram desenvolvidos dois vídeos e oito cartazes que abordam temas como: higiene bucal para adultos, como cuidar das próteses totais, informações sobre o dente do siso, como se preparar para o teleatendimento entre outros temas geradores de dúvidas nos pacientes da SAU. 

O material educacional produzido teve a validação técnica de docentes das Disciplinas de Prótese, Prof. Dr. Atlas NakamaeProf. Dr. Claudio Sendyk e Prof. Dr. Roberto Chaib Stegun, de Cirurgia, Profa. Dra. Maria da Graça Naclério-Homem e da Dra. Talita Girio Carnaval, Coordenadora do Serviço de Odontologia da SAU.

Ao final, esses conteúdos educativos e informativos serão distribuídos pelos diversos meios digitais e na plataforma de teleatendimento pelos Cirurgiões-Dentistas da SAU. Vale ressaltar, que os vídeos educativos foram desenvolvidos de forma inclusiva, a fim de que a educação seja oferecida a todos de maneira universal.  Os recursos educacionais produzidos  reforçam a  importância de se garantir educação em saúde como ferramenta primordial na promoção e prevenção em saúde oral. O acesso à informação promove a aquisição da literacia em saúde bucal e a autonomia para o autocuidado, tornando o paciente protagonista na manutenção da sua saúde bucal.

Vídeos

Cartazes