Teleodontologia no cuidado híbrido em Odontopediatria

O Projeto TeleDental-Ped implementado pela Disciplina de Odontopediatria no 2º semestre de 2020 incorporou o uso da teleodontologia, para realizar telemonitoramento, teleorientação e Teletriagem aos pacientes da clínica de Odontopediatria. Por meio de duas plataformas de teleconsulta, a teleodontologia foi incorporada ao ensino da graduação da disciplina, permitindo que os estudantes de Odontologia da FOUSP realizassem a avaliação da saúde bucal do paciente. 

Sempre orientados e acompanhados por docentes ou pós-graduandos o serviço iniciou-se pelo telemonitoramento e teleorientação dos pacientes de 0 a 3 anos da clínica de bebês. Após a bem sucedida experiência, passou-se a realizar a Teletriagem dos pacientes precedendo o atendimento clínico presencial.  Desde julho de 2020, 199 alunos de graduação receberam a formação em teleodontologia, permitindo que as duplas de alunos atendessem 104 pacientes, em um total de 180 teleconsultas, entre teletriagem, telemonitoramento e teleorientação. Os alunos foram acompanhados por 34 preceptores (6 docentes, 1 pós-doutoranda e 27 pós-graduandos). 

A implementação da Teleodontologia foi motivada pela interrupção dos atendimentos presenciais no início da pandemia pela COVID-19. Por meio do cuidado híbrido, o objetivo do TeleOdonto-Ped é manter o vínculo com os pacientes e incorporar a Teleodontologia ao processo de ensino-aprendizagem, bem como à experiência clínica a ser desenvolvida.  

Os estudantes desenvolvem habilidades e competências norteadas pelos objetivos, normas vigentes, requisitos de segurança, de forma a compreenderem os riscos, benefícios e limitações da teleodontologia. O serviço utiliza plataformas de teleconsulta que estão em conformidade com as resoluções do CFO bem como com a legislação vigente – LGPD). 

PORTAL SAÚDE BUCAL DA CRIANÇA

Portal Saúde Bucal da Criança

Além do telemonitoramento, teleorientação e teletriagem, os pacientes recebem teleorientação em saúde bucal, com a educação do paciente sendo personalizada de acordo com os dados do telemonitoramento e apoiada pelo material educacional do Portal Saúde Bucal da Criança. O portal foi desenvolvido de junho a agosto de 2020, em uma iniciativa dos professores Marcelo Bonecker e Ana Estela Haddad e seus respectivos pós-graduandos, que produziram conteúdos para o site, podcasts e vídeos. Coube à equipe do Núcleo de Telessaúde FOUSP-SAITE o desenvolvimento do portal. Durante os atendimentos virtuais, os cuidadores e pacientes são apresentados ao portal estimulando-os a que acessem e naveguem pelos materiais produzidos. A cada novo atendimento virtual, as orientações são reforçadas com o intuito de educar, conscientizar e despertar o interesse para a importância da manutenção da saúde bucal.