EDUCAÇÃO em fronteiras

Saiba mais

Este projeto se inscreve no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências.
Mais especificamente, o projeto foca na circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais. Tem como marco inicial a transferência da Corte portuguesa para o Rio de Janeiro, momento de implantação da primeira imprensa régia em terras brasileiras e de iniciativas que levariam à primeira lei geral do ensino primário, de 1827, e à criação dos cursos secundários e superiores, além das primeiras escolas normais. Desfolha as apropriações, intercâmbios, partilhas e trocas de conhecimentos e de ações em nível internacional que desde então se processaram, procurando compreender como esse universo simbólico inscreveu marcas de inovação nas diferentes tradições que compunham e compõem os saberes e as práticas educacionais ainda na atualidade.

EIXOS

O Projeto constitui-se em torno de quatro eixos temáticos, assim denominados: 1) arquivos digitais e bibliotecas: história do livro e da leitura; 2) sujeitos e artefatos: movimentos e vestígios; 3) inovação e tradição: fugas e contrapontos; 4) material didático para o ensino público e formação docente. Cada um desses eixos é coordenado por dois pesquisadores da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e conta com a colaboração de pesquisadores de outras instituições paulistas e estrangeiras.

COORDENAÇÃO

Diana Vidal e Carlota Boto

SOBRE O LOGO

Inspirado nas gangorras rosa, montadas pela equipe do arquiteto Ronald Rael e da designer Virginia San Fratello, em 30 de julho de 2019, em um trecho do muro que separa os estados Unidos da América do México, na fronteira entre El Paso (EUA) e Ciudad Juárez (México).

ABOUT

The Thematic Project Knowledge and practices at boards: toward a transnational history of education (1810- …), supported by theSão Paulo Research Foundation, FAPESP, is part of contemporary educational literature's transnational history of education. Its purpose is to study the circulation of subjects, artifacts, knowledge, and practices, and understand how, in Brazil, since the beginning of the 19th century, there were appropriations and exchanges at an international level. This symbolic universe thus inscribed marks of innovation in the different traditions that made up and composed knowledge and educational practices until nowadays.

The project is organized into four thematic axes: 1) digital archives and libraries: book and reading history; 2) subjects and artifacts: movements and traces; 3) innovation and tradition: leaks and counterpoints; 4) didactic material for public education and teacher training. Each of these axes is coordinated by two researchers from the School of Education of the University of São Paulo, and the project is led by Diana Gonçalves Vidal e Carlota Boto. It also counts on the collaboration of researchers from other universities of São Paulo State and international institutions in France, Portugal, Mexico, the United States, Italy, and Argentina. In total, it encompasses 23 Brazilian researchers and 8 researchers from abroad.During the last five years, the researchers published over 100 articles in academic journals around the world, more than 50 books, besides chapters. In 2024, Routledge launched the book Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: Exchanges Among Brazil, USA and Europe, edited by Diana Vidal and Vivian Batista da Silva, on the recent results of the research. It is worth mentioning the role the members play in training new researchers by supervising over 20 PhD dissertations and 30 masters, besides undergraduate students’ work, and producing videos for basic schooling

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