Livros

13/03/2024

Tiragens De Livros Contam No Currículo Lattes? Devo publicar um livro?

 

  1. ABDALA, Rachel Duarte. Fotografias escolares: práticas do olhar e representações nos álbuns fotográficos da escola Caetano de Campos. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.
  2. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sérgio Fabiano; NICÁCIO, Rosemary Trabold (Orgs.). Formação docente: contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (2007-2022). 1. ed. Curitiba/São Paulo: Editora CRV/Cultura Acadêmica, 2024. v. 1. 180 p.
  3. BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP, 2025. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1598. Acesso em: 3 jun. 2025.
  4. BOTO, Carlota (org.). Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados. Uberlândia: EDUFU, 2019. ISBN: 978-85-7078-472-8. 343 pp.
  5. BOTO, Carlota (org.). Cultura digital e educação. São Paulo: Contexto, 2023. ISBN: 978-65-5541-273-4. 380 pp.
  6. BOTO, Carlota. Educação e ética na modernidade. São Paulo: Edições 70, 2021. 288 p. ISBN: 978-658-66-1825-9.
  7. BOTO, Carlota; AQUINO, Julio Groppa (orgs.) Democracia, escola e infância. São Paulo: FEUSP, 2019. 210 p. ISBN: 978-85-60944-99-6 (e-book). https://doi.org/10.11606/9788560944996
  8. BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo. Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP, Portal de Livros Abertos da USP, 2025. 280 p. ISBN 978-65-87047-82-9. DOI: https://doi.org/10.11606/9786587047829.
  9. BOTO, Carlota; SANTOS, Vinício de Macedo; SILVA, Vivian Batista; OLIVEIRA, Zaqueu Vieira (orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física & Portal de Livros Abertos da USP, 2020. ISBN: 978-65-5563-026-8. 385 pp.
  10. BRUNO-JOFRE, Rosa; VIDAL, Diana (eds.). Teacher education at the crossroads of multiple modernities and internationalities (XIX-XX centuries). São Paulo: FEUSP, Portal de
    Livros Abertos da USP, 2025. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1600. Acesso em: 30 jun. 2025.
  11. CORREIA, António Carlos da Luz; SILVA, Vivian Batista da. Catálogo dos manuais pedagógicos portugueses e brasileiros: 1868-1970. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021. v. 1. 137p.
  12. ECAR, Ariadne L.; BARROS., S. A. P. (orgs.). História da educação: formação docente ea relação teoria-prática. São Paulo: FEUSP, 2022. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/757. Acesso em: 30 jun.2025.
  13. ECAR, Ariadne L.; BATISTA, R. S.; MOTA, A. Educação sanitária: fontes, ambientes escolares, ações estatais e intelectuais mediadores. São Paulo: Hucitec, 2022, 324 p.
  14. LIMA, Ana Laura Godinho; CAZETTA, Valéria (org.). O Ambiente Escolar em Transformação. Campinas: Alínea, 2022
  15. MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. PIBID e Residência Pedagógica/UNESP: forma(a)ação de professores em Ciências Exatas e da Natureza em tempos de pandemia. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2024. v. 1. 401 p.
  16. MENDONÇA, Sueli Guadalupe de Lima; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. PIBID e Residência Pedagógica/UNESP: forma(a)ação de professores em Linguagens em tempos de pandemia. 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2024. v. 1. 196 p.
  17. NICACIO, R. T.; CARDOSO, P. R. M. B.; FERNANDES, E. G. T.; SILVA, C. G. L.; BES, P.; CASTADELLI, G. A. (Orgs.). Currículo e desafios contemporâneos. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2020., v. 1. 252 p.
  18. NICÁCIO, R. T.; DELACALLE, N. P.; BES, P.; TOLEDO, M. E. R. O. (Orgs.). Gestão de Documentos e Registro Escolar. 1. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2020. v. 1. 249 p.
  19. ORIANI, Angélica Pall. A expansão das escolas isoladas pelo estado de São Paulo (1917-1945), Oficina Universitária, Editora Cultura Acadêmica, 2022. ISBN-13 (15)978-65-5954-233-8. https://doi.org/10.36311/2022.978-65-5954-233-8
  20. ORIANI, Angélica Pall. Entre cartilhas e livros de leitura: por uma história da alfabetização no Brasil – a série “Leituras Infantis” (1908-1919), de Francisco Vianna. Marília: Oficina Universitária; Cultura Acadêmica, 2024. ISBN 978-65-5954-525-4 (Digital).
  21. PAULILO, A. L.; HADLER, M. S. D. (Orgs.). História, injúria e difamação: estudos sobre a infâmia e a dignidade. 1. ed. Campinas: CMU Publicações, 2024. v. 1. 228 p.
  22. PAULILO, A. L.; HADLER, M. S. D. (Orgs.); BERTO, J. P. (Org.). Guia do Patrimônio Cultural da UNICAMP. 1. ed. Campinas: CMU Publicações, 2024. v. 1. 138 p.
  23. PAULILO, André L.; CONCEICAO, J. T. (Org.) ; CAMPELLO, L. O. S. (Org.) . A pesquisa em acervos da escola e da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2023. v. 1. 207 p.
  24. PAULILO, André L.; HADLER, M. S. D. (org.). Contra o adverso: histórias da população negra. Campinas: CMU Publicações, 2023. 287 p.
  25. PAULILO, André Luiz. Escola Nova: políticas de reconstrução. Campinas: Ed Unicamp, 2022.
  26. PAULILO, André Luiz; BERTO, João Paulo (org.). Memória, Educação e Difusão de Acervos Culturais. Campinas: CMU, 2022.
  27. PAULILO, André Luiz; HADLER, Maria Silvia Duarte (org.). Sociabilidades Urbanas: História e Memória. Campinas: CMU, 2022.
  28. PAULILO, André Luiz; SOARES, C. L. (Org.); GOIS JUNIOR, E. (org.). Educação e higiene: práticas educativas, cura e divertimento. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. 196p.
  29. POLACHINI, Bruna Soares; SILVA, Carolina Mostaro Neves; MACEDO, Renata Guedes Mourão. Saberes em circulação: histórias transnacionais da educação. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 2025. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1542. Acesso em: 16 maio 2025.
  30. RABELO, Rafaela Silva; VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, v. 1, 241 p.
  31. RIBEIRO, Cintya Regina; BONTEMPI JR, Bruno; NASCIMENTO, Maria Letícia B.P.; POLACHINI, Bruna Soares; DURÃES, Fabíola Alice dos Anjos; YAMAMOTO, Fernanda Aparecida (orgs.). Pesquisas caleidoscópicas: modos de ver e criar. São Paulo: FEUSP/Portal de Livros Abertos da USP, 2023. p.192-207. ISBN: 978-65-87047-51-5 (e-book). Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1064
  32. ROCHA, Heloisa H. P.; DUSSEL, I.; PAULILO, André Luiz (org.). Práticas culturais, práticas escolares: miradas históricas e novas problematizações. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. 305p.
  33. ROCHA, Heloísa H. P.; TORO-BLANCO, Pablo (org.). Infância, juventude e emoções na história da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022, p. 186-215. Disponível em: https://www.finotracoeditora.com.br/infancia-juventude-e-emocoes-na-historia-daeducacao7.
  34. SILVA, V. Saberes em viagem nos manuais pedagógicos: construções da escola em Portugal e no Brasil (1870-1970). São Paulo: Editora UNESP, 2018.
  35. SILVA, Vivian Batista da. Livros que ensinam a ensinar: um estudo sobre os manuais pedagógicos brasileiros (1930-1971). ed. Curitiba: Appris Editora, 2019.
  36. SILVA, Vivian Batista da. Projetos e heranças da escola moderna nos manuais pedagógicos (1870-1970). 1. ed. Curitiba: Appris Editora, 2020.
  37. SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, A. C. V.; VICENTINI, P. P. (Orgs.). Narrativas e corpos em trânsito: resistências e insubordinações. 1. ed. Curitiba: CRV, 2024. v. 1. 250 p.
  38. VIDAL, D Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020. v. 1. 190 p.
  39. VIDAL, Diana G.; ALCANTARA, Wiara. História economica da escola: uma abordagem antropológica em circuito transnacional (1870-1910). São Paulo: EdUNESP, 2024
  40. VIDAL, Diana G. (org). Ciclo 22: uma experiência de extensão e formação na USP. 1. ed. São Paulo: FEUSP, 2023. v. 1. 67p https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1220/1115/4226
  41. VIDAL, Diana G.; SILVA, Vivian Batista da. (Org.). Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: exchanges among Brazil, USA, and Europe. 1. ed. New York: Routledge, 2024. v. 1. 210p. Acessível em Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education … – Google Livros
  42. VIDAL, Diana G.; TONI, F. C. (org.) . Theatrum Rerum Naturalium Brasiliae. 1. ed. São Paulo: Tiknet, 2022. v. 1. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1cW_j9ufCnHHRT2izXncszYgsGgp5NZVL/view
  43. VIDAL, Diana Gonçalves; ABDALA, Raquel Duarte; SILVA, José Cláudio Sooma. Fernando de Azevedo em releituras: sobre lutas travadas, investigações realizadas e documentos guardados. 1. ed. Jundiaí: Paco Editorial, 2020. v. 1.
  44. VIDAL, Diana Gonçalves; RABELO, Rafaela Silva. Brazil and the New Education International Movement: networks and transnational circuits of innovation (1920-1950). Kingston (Canadá): Queen’s University Library’s Monograph Hosting Service, 2025.
  45. VIDAL, Diana; RABELO, Rafaela S. (Org.). Movimento internacional da educação nova. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020. v. 1. 237 p.
  46. VIDAL, Diana; SILVA, José Cláudio S. e ABDALA, Rachel. Fernando de Azevedo em releituras: sobre lutas travadas, investigações realizadas e documentos guardados. Jundiaí: Paco Editoral, 2020.