Cronograma de atividades da parceria do Projeto Temático com a Cátedra de Educação Básica
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Segundo semestre de 2021
17 de agosto: Cultura Escolar e História da Educação – Diana Vidal
Ementa: Nos últimos anos, a cultura escolar tem se constituído em importante ferramenta para o estudo das relações entre escola e cultura. Sem pretender inventariar os vários entendimentos existentes, gostaria de discorrer, neste minicurso, sobre três questões concernentes à maneira como compreendo os aportes oferecidos pela categoria à investigação acadêmica e ao trabalho do professor em sala de aula.
São elas:
- a) a reflexão acerca da conservação e da inovação em educação;
- b) a atenção à cultura material como elemento constitutivo das práticas escolares;
- c) a valorização dos sujeitos escolares como agentes sociais.
Para tanto, pretendo entretecer a discussão teórica à análise de fotografias e recorrer a exemplos tomados do estudo histórico sobre a escola pública em São Paulo no século XIX.
Disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=xV_VTzlDpW4&t=5s
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5 de outubro: Escolas em Fronteiras: Ambientes Escolares – Ana Laura Godinho
Ementa: O minicurso propõe-se a refletir sobre as condições e os efeitos dos ambientes escolares sobre o desenvolvimento da criança. Analisa uma amostra de discursos especializados sobre essa questão produzidos no âmbito da psicologia, pedagogia, medicina e arquitetura entre 1930 e 1980, quando a preocupação com a criação de boas condições para o
desenvolvimento das crianças tornou-se uma preocupação central do governo, ao ser associada ao progresso da nação. Em vista dos discursos selecionados, considera o ambiente escolar não apenas em sua dimensão espacial, mas também afetiva, social, moral e política.
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7 de outubro: Escolas ao Ar Livre: Experiência de Inovação Pedagógica – Diana Vidal e Ariadne Ecar
Ementa: O minicurso visa discutir a relação entre espaços abertos e espaços fechados de ensino a partir de uma perspectiva histórica. Retorna às primeiras experiências surgidas na Bélgica e na Alemanha em 1904 no âmbito do combate à epidemia de tuberculose e traça iniciativas atuais, relacionadas à educação ambiental. O curso explora soluções
arquitetônicas e modelos de escolarização propostos ao longo de mais de um século, a partir de imagens e diálogo com a literatura. Apresenta também experiências que emergiram no Brasil.
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23 de novembro: Livros que Ensinam a Ensinar: Metáforas do Magistério – Vivian Batista da Silva
Ementa: O minicurso intitulado Livros que ensinam a ensinar: metáforas do magistério atenta para um tipo específico de leituras entre os professores, feitas nas aulas de pedagogia, didática, metodologia e prática de ensino. Percorrendo alguns títulos escritos desde 1870, será possível dar visibilidade aos saberes, valores e fazeres “ideais” do magistério sugeridas em
“metáforas”. Analisando as metáforas usadas para orientar os professores, é possível identificar imagens a partir das quais os saberes pedagógicos são definidos e apresentados como objetos de leitura para o magistério.
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25 de novembro: Leituras de Formação: Biblioteca de Professores – Carlota Boto e Carolina Mostaro
Ementa: O minicurso intitulado Leituras de Formação: biblioteca de professores será centrado na reflexão sobre o significado da leitura em bibliotecas. A partir dessa temática, abordará a construção social da acepção de biblioteca de professores. Em seguida, trabalhará a biblioteca Paulo Bourroul, à luz de sua história e dos conteúdos pedagógicos de seu acervo. Sendo assim, trata-se de problematizar o debate sobre a história do livro e da leitura, estabelecendo um diálogo com a metodologia da pesquisa em história da educação.
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