Home

Jean Baptiste Debret, Rio de Janeiro, 1808
Augusto Malta, Rio de Janeiro, 1925
Escola atual, anonimo
Escola Caetano de Campos, São Paulo, 1908
Augusto Malta, Rio de Janeiro, 1932
Escola Caetano de Campos, São Paulo, 1908
Ensino monitorial, 1810

 

Com o título “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-…)”, este Projeto Temático tem por foco investigar a circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas educacionais entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais.

Inscreve-se no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências.

Conta com o apoio da FAPESP (processo n.r 2018/26699-4) e consolida o trabalho em rede de pesquisadores e pesquisadoras em história da educação, interligando universidades públicas e particulares no estado de São Paulo a instituições estrangeiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *