Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-…)

Disciplina Artes de Produzir Sentidos para o Passado: acervos e fontes em História da Educação
Foto: Augusto Malta, Rio de Janeiro, 1925, Morro do Pinto
Projeto Arquipélago de memórias
Lançamento virtual do livro "Escola nova em circuito internacional"
26/10/2021, 18h (hora de Brasília) no canal da editora Fino Traço no Youtube
Ciclo de minicursos - Cátedra de Educação Básica
dias 23 e 25 de novembro de 2021

 

Com o título “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-…)”, este Projeto Temático tem por foco investigar a circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas educacionais entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais.

Inscreve-se no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências.

Conta com o apoio da FAPESP (processo n.r 2018/26699-4) e consolida o trabalho em rede de pesquisadores e pesquisadoras em história da educação, interligando universidades públicas e particulares no estado de São Paulo a instituições estrangeiras.