Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-…)

Disciplina Artes de Produzir Sentidos para o Passado: acervos e fontes em História da Educação
Foto: Augusto Malta, Rio de Janeiro, 1925, Morro do Pinto
Disciplina História Transnacional da Educação
Foto: Escola masculina Caetano de Campos, 1905
Projeto Arquipélago de memórias
Entrevista com Noah Sobe
Curso de extensão

 

Com o título “Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-…)”, este Projeto Temático tem por foco investigar a circulação de sujeitos, de artefatos, de saberes e de práticas educacionais entre o Brasil e demais países do mundo, no período que se estende do princípio do século XIX aos dias atuais.

Inscreve-se no que a literatura educacional contemporânea vem denominando história transnacional da educação. Por cruzar fronteiras, essa referência historiográfica redefine territórios e dispõe as histórias nacionais no interior de contextos internacionais, apresentando relações transnacionais, conexões, interdependências.

Conta com o apoio da FAPESP (processo n.r 2018/26699-4) e consolida o trabalho em rede de pesquisadores e pesquisadoras em história da educação, interligando universidades públicas e particulares no estado de São Paulo a instituições estrangeiras.

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