Capítulos de livros

30/09/2021
  1. ABDALA, Rachel Duarte. Mundos conectados pelo movimento pictorialista: a fotografia como artefato. In: VIDAL, Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.
  2. ABDALA, Rachel Duarte. Remedica Falco: uma mulher entre a docência e a atividade como fotógrafa em Taubaté-SP. In: SILVA, Cleonice Elias da; EVANGELISTA, Marcela Boni; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado (org.). Histórias de Mulheres: entre lutas políticas e subjetividades. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020, p. 134-151.
  3. ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. Antonio Feliciano de Castilho (1800-1875). In VALDEZ, Diane [et. al.] Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX). [e-book]. Goiânia: Cegraf UFG, 2023. ISBN (e-book): 978-85-495-0728-0. p. 106-115.
  4. ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. José da Costa Azevedo (1791-1860). In VALDEZ, Diane [et. al.] Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX). [e-book]. Goiânia: Cegraf UFG, 2023. ISBN (e-book): 978-85-495-0728-0. p. 580-592.
  5. ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios; VIDAL, Diana. Corpo e materia: relazioni (im)prevedibili della cultura materiale della scuola. In: Vera Lucia Gaspar da Silva, Gizele de Sousa, Cesar Augusto Castro. (Org.). Cultura materiale della scuola in prospettiva storica [recurso eletrônico]: scritture e possibilità. 1ed.São Luís: EDUFMA, 2023, v. II, p. 338-373.
  6. ALCANTARA, Wiara Rosa. A difusão mundial da carteira escolar: Brasil e Estados Unidos da América no âmbito de uma história transnacional (final do século XIX). Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Traço Fino, 2020, p. 131-160.
  7. ALCÂNTARA, Wiara Rosa. A Escola Normal do Brás: cultura material e cultura empírica (São Paulo, 1913-1924). In: BRESSANIN, César Evangelista Fernandes; DIAS, Kamila Gusatti; ALMEIDA, Maria Zeneide C. M. de. (org.). Instituições Escolares: História, memória e narrativas. 1ed. Cruz Alta: Ilustração, 2022, v. 1, p. 39-54.
  8. ALCÂNTARA, Wiara Rosa. Network Archaeology and School Material Culture. In: Diana Gonçalves Vidal; Vivian Batista da Silva. (Org.). Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education. Exchanges among Brazil, USA, and Europe. 1ed.New York: Routledge, 2024, v. 1, p. 6-.
  9. ALCÂNTARA, Wiara Rosa; VIDAL, Diana. O mar e a modernidade educativa: o comércio transatlântico de materiais escolares (1880-1910). In: Oriol Brugarolas; Eric Ortega González; Angel Pascual Martín. (org.). Fer-se a la mar. Narratives d’una descoberta pedagògica. 1ed.Madrid: Edicions de la Universitat de Barcelona, 2024, v., p. 205-.
  10. ALCÂNTARA, Wiara.; VIDAL, Diana G. Corpo e matéria: relações (im)previsíveis da cultura material escolar. In: GASPAR da SILVA, V. L.; SOUZA, G.; CASTRO, C. A. (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica [recurso eletrônico]: escrita e possibilidades. 1ed.São Luis (MA): EDUFMA, 2023, v. 1, p. 324-358.
  11. ALMEIDA, Tiago; BOTO, Carlota. A educação da infância como rito de iniciação. In: BOTO, Carlota (org.). Cultura digital e educação. São Paulo: Contexto, 2023. ISBN: 978-65-5541-273-4. p. 89-103.
  12. BARBOSA, Raquel L. L.; SILVA, M. M. História de professoras: a formação para a docência e a literatura. PASSEGGI, Maria da Conceição; FURLANETTO, Ecleide Cunico; Filomena Maria de Arruda Monteiro. (Org.). Vidas Escritas: interrogações sobre narrativas docentes. Curitiba: CRV, 2024, v. 2, p. 113-128. Site da editora:
  13. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sérgio Fabiano. Apropriações dos conceitos de Roger Chartier no âmbito de produções acadêmicas: Geplenp 2007-2022. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sérgio Fabiano; NICÁCIO, Rosemary Trabold (Orgs.). Formação docente: contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (2007-2022). 1. ed. Curitiba; São Paulo: Editora CRV; Cultura Acadêmica, 2024. v. 1, p. 31-50.
  14. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sergio Fabiano; BOLDARINE, Rosaria F.; NICACIO, Rosemary Trabold. O percurso formativo na narrativa de professores. Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil. In: CATAPAN, Edilson Antonio (org.). Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil.: Brazilian Journals Editora, 2020, p. 182-193.
  15. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; FERREIRA, Ana Estela. A leitura como prática cultural, sob o olhar dos multiletramentos e metodologias ativas. In: GARCIA, Daniela Nogueira de Moraes; ALEXANDRE FILHO, Paulo; SANT’ANNA, Daniel Vieira (org.). Tecnologias e metodologias ativas: (res)significando percursos educacionais. São Paulo: Cultura Acadêmica e Oficina Universitária, 2022.
  16. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; FERREIRA, Ana Estela. Táticas de Michel de Certeau em “Nós três” de Lygia Bojunga: saberes de leitura. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sérgio Fabiano; NICÁCIO, Rosemary Trabold (Orgs.). Formação docente: contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (2007-2022). 1. ed. Curitiba; São Paulo: Editora CRV; Cultura Acadêmica, 2024. v. 1, p. 63-76.
  17. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; NASCIMENTO, Marie Clair Moro. O estágio curricular sob a percepção de sujeitos envolvidos no seu cotidiano. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sérgio Fabiano; NICÁCIO, Rosemary Trabold (Orgs.). Formação docente: contribuições do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Linguagem, Ensino e Narrativa de Professores (2007-2022). 1. ed. Curitiba; São Paulo: Editora CRV; Cultura Acadêmica, 2024. v. 1, p. 107-124.
  18. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; NUNES, Jane Daniele Sedrim. Saberes pedagógicos de docentes não-licenciados que atuam no ensino básico, técnico e tecnológico do campus Castanhal no Instituto Federal do Pará. In: MANZINI, Eduardo José (Org.). Educação, ensino e inclusão em diferentes contextos. 1. ed. Marília/São Paulo: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2025. v. 1, p. 7-310.
  19. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; SENNA, Luiz Felipe Garcia. Representações de professores universitários sobre avaliação. In: BERSI, Rodrigo Martins; MIGUEL, José Carlos (Org.). Pesquisas em educação: contribuições de egressos do PPGE. 1. ed. Marília/São Paulo: Oficina Universitária/Cultura Acadêmica, 2025. v. 1, p. 7-353.
  20. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; SILVA, Mariana Montanhini da. História de professoras: a formação para a docência e a literatura. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; FURLANETTO, Ecleide Cunico; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda (Orgs.). Vidas escritas: interrogações sobre narrativas docentes. 1. ed. Curitiba: CRV, 2024. v. 2, p. 113-128.
  21. BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; BARBOSA Raquel Lazzari Leite (orgs) Formação de Educadores – Inovação e Tradição: preservar e criar na formação docente. São Paulo: Editora Unesp, 2020.
  22. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático de História enquanto objeto e fonte de investigação histórica. In: SQUINELLO, Ana (org.). Livro didático e paradidático de História em tempos de crise e enfrentamentos: Sujeitos, Imagens, Leitura. Campo Grande, MS: Life Editora, 2021, p. 473-498.
  23. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Memórias que a vida de uma professora de história lembra. In: Paulo Freire Vive: Cem anos de Paulo Freire- Cem Vozes de Corações. São Paulo: Coletivo Paulo Freire, 2021, p. 89-96.
  24. BITTENCOURT, Circe. Carta 9. Carta à Professora Emília Viotti. In: ALMEIDA. Antonio de; SOARES, Olavo P.; MELLO, Paulo Dias de (org.). Cartas do Ensino de História. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, p. 63-70.
  25. BITTENCOURT, Circe. Memórias de lutas e resistência na construção e preservação de currículos escolares das humanidades. In Munakata, Kazumi; Fulas, Tatiana de Andrade (orgs.) Cultura e Educação. História e Resistência. XI Congresso Brasileiro de História da Educação. (EHPS). Editora Unioeste. p. 85-10.
  26. BITTENCOURT, Circe. Projetos políticos e educação para indígenas da Monarquia à República no Brasil. In: Educación para Indígenas. Experiencias latino-americanas de los siglos XIX y XX. Yamila Lives; Carlos Escalante Fernandez (coord.). Zina-cantepec. Estado do México. El Colegio Mexiquense A.C/, 2024, p.121-156.
  27. BITTENCOURT, Circe; BIANCHINI, Paolo; VAGLIANI, Pompeo. La bellezza comme strumento di accesso alla conoscenza storica. La mostra Scuole come capanne. Libri come opera d’arte. Dal Brasile all’Agro romano. In Bandini, Gianfranco; Oliviero, Stfano. Public History of Education: una proposta operativa per construire une comunità educante – Firenze: Firenze University Press, 2019, p.223-252. INSS 2704-6478 (print)  INSS2704-5919 (on line) https://www.fupress.com/catalogo/ipublic-history-of-education-i-riflessioni-testimonianze-esperienze/3799
  28. BONTEMPI Jr., Bruno. Em defesa da universidade, dos cientistas e das ciências humanas. In: BOTO, Carlota.; SANTOS, Vinicius M.; SILVA, Vivian B.; OLIVEIRA, Zaqueu V. (org.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020, p. 155-168.
  29. BONTEMPI JUNIOR, Bruno. Showing Advances to the World: the Education in the State of São Paulo (1903) Report at Brazil’s Exhibition in St. Louis. In: VIDAL, Diana; SILVA, Vivian Batista da (Org). Rethinking Centre-Perifery Assumptions in the History of Education. Exchanges among Brazil, USA, and Europe. New York: Routledge, 2024, pp. 53-81.
  30. BOTO, Carlota. A construção social da civilização escolar: excertos de leituras de formação do magistério. In: BOTO, Carlota; AQUINO, Julio Groppa (orgs.) Democracia, escola e infância. São Paulo: FEUSP, 2019. 210 p. ISBN: 978-85-60944-99-6 (e-book). p.183-205.
  31. BOTO, Carlota. A escola em tempos de crise sanitária e política: cenários, impasses e perspectivas. In: FERREIRA NETO, Amarílio; SILVA, José Cláudio Sooma; CASSANI, Juliana Martins (org.). Histórias da Educação na Ibéria e na América: fontes, experiências e circulação de saberes. Curitiba: Appris, 2022. p. 465-476. ISBN: 978-65-250-3464-5.
  32. BOTO, Carlota. A Escola Nova e a educação republicana em Portugal e no Brasil: Faria de Vasconcelos e Lourenço Filho. In: BOTO, Carlota; SANTOS, Vinício de Macedo; SILVA, Vivian Batista; OLIVEIRA, Zaqueu Vieira (orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. ISBN: 978-65-5563-026-8. p.327-354.
  33. BOTO, Carlota. História da escola e da cultura escolar. In: LIMA, Ana Laura Godinho; CAZETTA, Valéria (org.). O ambiente escolar em transformação. Campinas: Editora Alínea, 2022. ISBN: 978-65-5755-047-2. p. 23-62.
  34. BOTO, Carlota. Jacotot, o personagem: a igualdade das inteligências como inovação. In: CARVALHO, José Sérgio Fonseca de (org.). Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2022. ISBN: 978-85-513-0436-5. p. 339-360.
  35. BOTO, Carlota. O Fedro na obra de Platão: amor, retórica e educação em diálogo. In: PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei; ALMEIDA, Rogério. O mundo antigo, o livre falar e o livre pensar. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP (FEUSP), 2021. p. 59-78. DOI: 10.11606/9786587047126. ISBN: 978-65-87047-12-6 (e-book).
  36. BOTO, Carlota. O sentido formativo da filosofia da educação. In: DALBOSCO, Claudio A.; MARASCHIN, Renata; DEVECHI, Catia Piccolo V. (org). Educação formadora. Passo Fundo: EDIUPF; Brasília: UNB, 2023. 472 p. ISBN: 978-65-5846-080-0. p. 170-191.
  37. BOTO, Carlota. Rousseau e Kant no imaginário da pedagogia das Luzes. In: FAÇANHA, Luciano da Silva; CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana. Rousseau, Kant & Diálogos. São Luís: EDUFMA, 2019. p.508-528. ISBN: 978-85-7862-847-5.
  38. BOTO, Carlota. Tempos e narrativas para uma educação democrática: o que pode a formação de professores. In: BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício de Macedo (Orgs.). Desafios e reinvenções da escola pública. São Paulo: FEUSP; Portal de Livros Abertos da USP, 2025. 280 p. ISBN 978-65-87047-82-9 (E-book). DOI: 10.11606/9786587047829. p. 85-97.
  39. BOTO, Carlota. Tendências investigativas no campo da história da educação. In: BRESSANI, César Evangelista Fernandes; BALDINO, José Maria; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (orgs.). Educação, história, memória e cultura em debate: história da educação e suas abordagens. vol. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. p. 17-35.
  40. BOTO, Carlota. The Age of Enlightenment and Education. In: Oxford Research Encyclopedias. Education. Oxford University Press, 2021. DOI:
  41. BOTO, Carlota. Trilhas de um mestre: o legado político e pedagógico de José Mário Pires Azanha. In: BOTO, Carlota (org.). Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados. Uberlândia: EDUFU, 2019. p.319-343.
  42. BOTO, Carlota. “Uma ideia de Europa, a escola como contraponto da Revolução e a circulação dos saberes pedagógicos.” In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP, 2025.
  43. BOTO, Carlota; ALBUQUERQUE, Suzana Lopes. João de Deus de Nogueira Ramos (1830-1896). In VALDEZ, Diane [et. al.] Dicionário de autoras(es) de cartilhas e livros de leitura no Brasil (século XIX). [e-book]. Goiânia: Cegraf UFG, 2023. ISBN (e-book): 978-85-495-0728-0. p. 425-435.
  44. BRUNO-JOFRE, Rosa; VIDAL, Diana. Introduction. In: BRUNO-JOFRÉ, Rosa; VIDAL, Diana Gonçalves (Orgs.). Teacher education at the crossroads of multiple modernities and internationalities (XIX-XX centuries). São Paulo: FEUSP, 2025. p. 3-5. Ebook.
  45. CALÇA, Robson Pereira; BOTO, Carlota. Condorcet: instrução pública para a liberdade. In: SARTÓRIO, Lucia aparecida Valadares; CALÇA, Robson Pereira; SANTOS, Rodison Roberto. Escola pública: duzentos anos de história. Curitiba: Brazil Publishing, 2019. P.65-77. ISBN: 978-655016262-7.
  46. CÂNDIDO, R. M.; AMORIM, P. H. G. Imagens da renovação: as fotografias do Album de Photografias da Escola Normal e Annexas de São Paulo em perspectiva comparada (Brasil e Estados Unidos, 1902). In: CÂNDIDO, R. M.; LOURENÇO, A. DA S. (Orgs.). Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da história e da psicologia. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo (Coleção PPGE), 2024. p. 115-132. Disponível em: .
  47. CÂNDIDO, Renata M.; AMORIM, Pedro H. G. Imagens da renovação: as fotografias do ‘Album de Photografias da Escola Normal e Annexas de São Paulo’ em perspectiva comparada (Brasil e Estados Unidos, 1902). In: CÂNDIDO, R. M.; LOURENÇO, A. DA S. (Eds.). Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da história e da psicologia. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo (Coleção PPGE), 2024, p. 115–132.
  48. CASTRO, C. A. (org.). Cultura materiale della scuola in prospettiva storica [recurso eletrônico]: scritture e possibilità. 1ed.São Luis (MA): UFMA, 2023, v. II, p. 338-373.
  49. CATANI, Julia; LIMA, Ana Laura Godinho; BOTO, Carlota. A expansão dos transtornos psiquiátricos e as suas apropriações no discurso educacional: o que a psicanálise teria a dizer? In: RIBEIRO, Cintya Regina; BONTEMPI JR, Bruno; NASCIMENTO, Maria Letícia B.P.; POLACHINI, Bruna Soares; DURÃES, Fabíola Alice dos Anjos;YAMAMOTO, Fernanda Aparecida (orgs.).Pesquisas caleidoscópicas: modos de ver e criar. São Paulo: FEUSP/Portal de Livros Abertos da USP, 2023. p.192-207. ISBN: 978-65-87047-51-5 (e-book).
  50. CORDEIRO, Andrea B.; FRANÇA, Franciele F. “La Escuela Nueva en Acción”: a materialidade escolar para a nova educação na América Latina em revistas para professores no primeiro terço do Século XX. In: SOUZA, G.; GARCIA, G. A.; CORDEIRO, A. B.; BENCOSTTA, M. L. E-book “Fontes, enredos e acervos: cultura material escolar em pesquisa(s)”. Curitiba: Universidade Federal do Paraná – NEPIE. 2024.
  51. ECAR, A. L.; ECAR, A. L.; ORIANI, A. P. Sanitarismo y educación en la lucha contra el tracoma en las zonas rurales (São Paulo, déc. 1910-1940). In: Educación agrícola y de la salud en América Latina. 1. ed. México: El Colegio de San Luis (Colsan); Instituto Nacional de Estudios Históricos, 2024. v. III, p. 231-246. ISBN 9786078906987. Disponível em:
  52. ECAR, A. L.; RABELO, R. S. A Universidade de São Paulo “fora dos muros”: a disseminação do conhecimento pelo portal Ciclo 22 In: Ciclo 22: uma experiência de extensão e formação na USP. 1 ed.São Paulo: FEUSP, 2023, v.1, p. 27-44. Referências adicionais: Brasil/Português. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786587047621, Home page:
  53. ECAR, A. L.; UZUN, J. R. C. F. P.; GAFFO, L.; COELHO, M. A.; SILVA, M. E.; GOUVEA, T. Seres, sujeitos e sentidos da educação. In: Universidade e educação básica: ensaios bosianos. 1. ed. São Paulo: IEA USP, 2024. v. 1, p. 1-394. ISBN 9786587773605. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/1321/1204/4630
  54. ECAR, Ariadne L. Experiências, espaços e distanciamento social. In: SOARES, A. C. E. C.; CIDADE, C. de A. S.; CARDOSO, V. C. (org.). Maternidades plurais: os diferentes relatos, aventuras e oceanos das mães cientistas na pandemia. 1 ed. Goiânia: UFG, 2022.
  55. ECAR, Ariadne L. Noêmia Saraiva de Mattos Cruz (1894-1987): Legítima e incansável ruralista In: MENEZES, Lis Angelis Padilha de (org.). Educadores paulistas: histórias de vida e ações no âmbito educacional. Campinas – SP: Autores Associados, 2022, v. 1, p. 271-282.
  56. ECAR, Ariadne L.; ORIANI, Angelica P. Propaganda activa e segura, em prol do saneamento do Brasil: ações médico-sanitárias e educativas nas zonas rurais paulistas e o combate ao tracoma. In: MOTA, Andre. (org.). Os sertões paulistas: medicina, saúde pública e a invenção do território. São Paulo: Alameda, 2021.
  57. ECAR, Ariadne L.; UZUN, Júlia; GAFFO, Leandro; COELHO, Márcia; SILVA, Maria Edney; GOUVEA, Tathiana. Seres, Sujeitos e Sentidos da Educação In: ALMEIDA FILHO, Naomar de et al. Universidade e Educação Básica Ensaios Bosianos. São Paulo: IEA USP, 2024, v.1, p. 1-394. Referências adicionais: Brasil/Espanhol. Meio de divulgação: Meio digital, ISBN: 9786587773605, Home page:
  58. ECAR, Ariadne L.; VIDAL, Diana. Vertentes da Escola Nova em São Paulo: o “caso microscópico” do Grupo escolar rural de Butantan (1930-1940). In: Diana Vidal; Rafaela Rabelo. (Org.). Movimento Internacional da Educação Nova. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, v. 1, p. 91-112.
  59. ECAR, Ariadne. L.; VIDAL, Diana. Grupo escolar rural de Butantan: uma experiência de ensino rural na capital paulista (SP). In: SILVA, Alexandra Lima da; LIMEIRA, Aline de Morais; LEONARDI, Paula. (org.). Um mar de escolas: mergulhos na história da educação (1850-1980). 1ed. Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 241-254.
  60. ECAR, Ariadne Lopes.; FRANCHINI, Fernanda.; RABELO, Rafaela Silva. Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930). In: VIDAL, Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Traço Fino, 2020.
  61. FERREIRA, Ana Estela; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Professora, já é pra responder as perguntas? Reflexões sobre as práticas de leitura na escola a partir de uma atividade do livro didático de português no Ensino Fundamental. In: CORREA, Anderson Borges; COVANE, Lourenço Alfredo; LOZANO, Natália de Oliveira (org.). A linguagem como prática social: conceitos e práticas pedagógicas. 1ed. São Carlos: Pedro e João, 2020, v. 1, p. 119-146.
  62. FERRERO, Tiziana. Símbolo da cultura escolar: algumas considerações sobre o “Primeiro Livro de Leitura”, de Felisberto de Carvalho (1911). In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP, 2025.
  63. GALLEGO, Rita C.; AMPARO, Patrícia A. Tutoria acadêmica na FEUSP: formação em diálogo pela permanência estudantil. In: BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício M. (Orgs.). Desafios e reinvenções da escola pública. 1. ed. São Paulo: FEUSP, 2025. v. 1, p. 230-253. Disponível em: http://https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1520
  64. GALLEGO, Rita. C.; VICENTINI, Paula P. Histórias de vida que se encontram e se transformam nas telas de cinema: a escrita de si como estratégia pedagógica do filme Escritores da Liberdade. SOUZA, Elizeu C. de; MIGNOT, Ana Chrystina; VICENTINI, Paula P. (orgs.) Narrativas e corpos em trânsito: resistências e insubordinações. Curitiba: CRV, 2024, 187-202.
  65. GARCIA, T.; SILVA, V. Manuals for teacher education in Brazil. In: Rodríguez, J.; Garcia, T.; Bruillard, E. (org.). IARTEM 1991-2016. Santiago de Compostela: Andavira Editora, 2019, p. 257-274.
  66. GIARDINO, Júlia; BOTO, Carlota. Os livros didáticos e a leitura nas aulas de Português do secundário brasileiro (1940-1971). In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP, 2025.
  67. GOIS JUNIOR, E. (org.). Educação e higiene: práticas educativas, cura e divertimento. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. p. 69-84.
  68. LEME, Andressa Caroline Francisco. Circulação internacional de pessoas e perspectivas educacionais sobre a idade mais indicada à alfabetização. In: POLACHINI, Bruna; MOSTARO, Carolina; MOURÃO, Renata (Orgs.). Saberes em circulação: histórias transnacionais da educação. São Paulo: FEUSP, 2025. ISBN 978-65-87047-85-0 (E-book). DOI: 10.11606/9786587047850. Disponível em: https://www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1542
  69. LIMA, Ana Laura Godinho. A Escola como um Ambiente Propício à Educação. In:LIMA, Ana Laura Godinho; CAZETTA, Valéria (org.) O Ambiente Escolar em Transformação. Campinas: Alínea, 2022.
  70. LIMA, Ana Laura Godinho. As tecnologias audiovisuais e a formação das crianças. In BOTO, Carlota (org.). Cultura Digital e Educação. São Paulo: Contexto, 2023.
  71. LIMA, Ana Laura Godinho. Educação, desenvolvimento afetivo e prevenção dos sofrimentos psíquicos: a perspectiva de Emilio Mira y López. In: BOTO, Carlota; CARA, Daniel; SANTOS, Vinício Macedo (Orgs.). Desafios e reinvenções da escola pública. 1. ed. São Paulo: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2025. v. 1, p. 152-168.
  72. LIMA, Ana Laura Godinho. Escola, psicologia e democracia nos discursos pedagógicos. In: CÂNDIDO, Renata Marcílio; LOURENÇO, Arlindo da Silva (Orgs.). Pensar a docência, a escola e sua cultura: contribuições da história e da psicologia. 1. ed. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo, 2024. v. 1, p. 133-150.
  73. LIMA, Ana Laura Godinho. The development of the child and national progress: behaviorism and cultural deprivation in Brazil. In: POPKEWITZ, Thomas S.; PETTERSSON, Daniel.; HSIAO, Kai-Jung. The international emergence of educational sciences in the post-world war two years: quantification, visualization and making kinds of people. New York: Routledge, 2021.
  74. LIMA, Ana Laura Godinho; LIMA, Ana Gabriela Godinho. New Education Movement and Modern Architecture. In: VIDAL, Diana; SILVA, Vivian Batista da (Org.). Rethinking Centre-Perifery Assumptions in the History of Education. Exchanges among Brazil, USA, and Europe. New York: Routledge, 2024, pp. 3-25
  75. LOURENÇO, Arlindo da Silva; CÂNDIDO, Renata Marcílio; AMORIM, Pedro Henrique Gonçalves. O ofício docente na oficina doméstica: o professor em tempos de pandemia. In: COSTA, Luciano Rodrigues; APRILE, Maria Rita; BARONE, Rosa Elisa. (org.). Ofícios e saberes: histórias e resistências de trabalhadores. 1. ed. São Paulo: Gradus, 2022, p. 61-86. Disponível:
  76. MACEDO, Renata Mourão; PARREIRAS, Carolina. Desigualdades digitais e educação: breves inquietações pandêmicas. In: TONIOL, Rodrigo; GROSSI, Miriam (org.). Cientistas Sociais e o Coronavírus. 1ed. Florianópolis: Tribo da Ilha Editora, 2020, p. 485-491.
  77. MONÇÃO, Vinicius de Moraes. Apontamentos sobre a(s) história(s) da formação de professoras pré-escolares na primeira metade do século XX. In: ECAR, Ariadne Lopez; BARROS, Surya Aaronovich P. de. (org.). História da Educação, formação docente e a relação teoria-prática. São Paulo: FEUSP, 2022, p. 234-255.
  78. MONÇÃO, Vinicius de Moraes. Cartas de luto. In: VASCONCELOS, Maria Celi Chaves et al. (Orgs.). Mulheres e educação no século XIX: artefatos e sensibilidades. Fortaleza: Ed. UECE, 2024. Disponível em:
  79. MONÇÃO, Vinicius de Moraes. Trajectories of the Loureiro de Andrade family in childhood education: an analysis from the perspective of the Transnational History of Education. Capítulo no livro intitulado Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: exchanges Among Brazil, the USA and Europe. Routlegde, 2024.
  80. MONÇÃO, Vinicius. Trajetórias da família Loureiro de Andrade na educação da infância: um debate transnacional. In: VIDAL, Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Traço Fino, 2020, p. 23-49.
  81. MONÇÃO, Vinicius. Uso de software na pesquisa em história da educação: a revista The New Era sob a ótica da história digital. In: RABELO, Rafaela Silva; VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 89-111.
  82. MUNAKATA, Kazumi. Livro didático e Ditadura. In ALMEIDA, Gelson Rozentino; CABRAL, Maria Aparecida da Silva; BRANDÃO, Rafael Vaz da Motta (orgs.). 60 anos do golpe de 1964 e a ditadura no Brasil: reflexões sobre passado e presente e novas agendas de pesquisa. Curitiba: CRV, 2025, p. 191-209. Disponível em https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/39380-crv.
  83. MUNAKATA, Kazumi. Um recado para um (jovem) professor de História. In Antonio Simplício de Almeida Neto; Olavo Pereira Soares; Paulo Eduardo Dias de Mello (orgs.). Cartas do Ensino de História. São Carlos: Pedro & João Editores. Disponível em
  84. MUNAKATA, Kazumi. Um recado para um (jovem) professor de História. In:ALMEIDA NETO, Antonio Simplicio; SOARES, Olavo Pereira; MELLO, Paulo Eduardo Dias. Cartas do Ensino de História. São Carlos: Pedro & João Editores, 2023, – 143-149.
  85. NERY, Ana Clara Bortoleto; ORIANI, Angélica Pall. Biblioteca escolar e formação de professores em São Paulo-Brasil (1886-1929): apropriação e circulação do conhecimento pedagógico. In: BRUNO-JOFRÉ, Rosa; VIDAL, Diana (Orgs.). Teacher Education at the Crossroads of Multiple Modernities and Internationalities (XIX-XX Centuries). São Paulo: FEUSP, 2025. p. 48-63. Ebook.
  86. OLIVEIRA, G.; CARVALHO, L.; GALLEGO, R. C.; VICENTINI, P. P. Beyond campuses and across cultures: circles of conversation in postdigital learning spaces. In: CARVALHO, Lucila; LAMB, James (Orgs.). Postdigital Learning Spaces: Towards Convivial, Equitable, and Sustainable Spaces for Learning. 1. ed. Switzerland: Springer, 2024, v. 1, p. 77-98.
  87. ORIANI, Angélica Pall; ECAR, Ariadne Lopes. Sanitarismo y educación en la lucha contra el tracoma en las zonas rurales (São Paulo, déc. 1910-1940). In: PÉREZ, Oresta López; WERLE, Flávia Obino Corrêa; TRIANA, Alba Nidia (Orgs.). Balance y Memoria de un siglo de educación rural en América Latina. Volumen III Educación agrícola y de la salud en América Latina. México: El Colegio de San Luis; Instituto Nacional de Estudios Históricos de las Revoluciones de México, 2024, p. 231-246.
  88. PAULILO, A. L. A memória em acervos da educação e da escola. In: André Luiz Paulilo; Joaquim Tavares da Conceição; Lorena de Oliveira Souza Campello. (Org.). A pesquisa em acervos da escola e da educação. Campinas: Mercado de Letras, 2023, v. 1, p. 67-86.
  89. PAULILO, A. L. Em meio a fontes e acervos: memória local e história da educação. In: CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares da; FERRONATO, Cristiano (Orgs.). Explorando fontes, arquivos e repositórios para a escrita da História da Educação. 1. ed. Aracaju: Criação Editora, 2025, v. 1, p. 91-110.
  90. PAULILO, A. L.; MORAIS, C. R. S. Cartas sobre a sala de aula e a circulação dos afetos em classe. In: ALMEIDA, Dóris Bittencourt; CUNHA, Maria Teresa Santos (Orgs.). Arquivos pessoais, patrimônio e educação: ego-documentos em cena. 1. ed. Curitiba: Appris, 2024, v. 1, p. 103-121.
  91. PAULILO, A. L.; MORAIS, C. R. S. Pesquisa em/com arquivos pessoais e ética. In: Comissão de Ética em Pesquisa da ANPEd. (Org.). Ética e pesquisa em educação. Rio de Janeiro: ANPEd, 2023, v. 3, p. 212-222.
  92. PAULILO, André L. Considerações acerca dos acervos da educação e da escola em Centros de Memória e Documentação. In: FERRONATO, Cristiano; CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares (org.). Compreensões historiográficas da Educação Brasileira. Aracaju: Criação Editora, 2022, p. 17-34.
  93. PAULILO, André L. Estatísticas da saúde na educação pública: educação sanitária e higiene escolar nas reformas do ensino nos anos 1920-30. In: PAULILO, André L.; SOARES, C. L.; Educação e Higiene: práticas educativas, cura e divertimento. Belo  Horizonte: Fino Traço, 2022 (https://www.finotracoeditora.com.br/e-book-educacao-e-higiene-praticas-educativas-cura-e-divertimento)
  94. PAULILO, André L. Serviços escolares auxiliares e suas práticas. In: ROCHA, Heloisa H. P.; DUSSEL, I.; PAULILO, André L. (org.). Práticas culturais, práticas escolares: miradas históricas e novas problematizações. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. p. 225-242.
  95. PERIOLI JÚNIOR, Eduardo; SILVA, Vivian Batista da. O primeiro livro de educação comparada no Brasil (1938). In: RODRÍGUEZ, Jesús Rodríguez; GARCIA, Nilson Marcos Dias; GARCIA, Tania Maria F. Braga. (org.). Investigaciones sobre libros de texto y medios de enseñanza: contribuciones desde América Latina. 1ed. Curitiba / Buenos Aires: UFPR / Universidad Nacional de Luján, 2021, v. 1, p. 627-643.
  96. POLACHINI, B.; VIDAL NETO, J. B. C. “As mulheres nos estudos linguísticos brasileiros (1890-1960): uma primeira aproximação.” In: ALTMAN, C.; LOURENÇO, J. (Orgs.) O feminino e a historiografia linguística: Américas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2023. pp. 171-227.
  97. POLACHINI, Bruna. A circulação transnacional de livros didáticos: o livreiro Nicolau Alves (1854-1879). In: POLACHINI, B.; MOSTARO, C.; MOURÃO, R. (Orgs.). Saberes em circulação: histórias transnacionais da educação. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2025. DOI:. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1542. Acesso em: 31 maio 2025.
  98. POLACHINI, Bruna. Os mais modernos livros da linguística oitocentista na biblioteca da Escola Normal de São Paulo. In: BOTO, C. (Org.). Biblioteca, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2025. DOI:. Disponível em: www.livrosabertos.abcd.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/1598. Acesso em: 31 maio 2025.
  99. POLACHINI, Bruna. Uma classe de palavra mutável: sobre o verbo na gramaticografia brasileira oitocentista. In: ANJOS, M. (Org.). Estudos interinstitucionais em historiografia linguística. São Paulo: Pontes, 2025.
  100. POLACHINI, Bruna; BOTO, Carlota. “Estratégias didáticas em gramáticas portuguesas oitocentistas do acervo biblioteca da Escola Normal de São Paulo.” In: RIBEIRO, Cintya et al. (Orgs.) Pesquisas caleidoscópicas: modos de ver e criar. Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, 2023. DOI: Disponível em:
  101. PORTO, Ana Gomes; ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. Entre Monteiro Lobato e Malba Tahan: algumas notas sobre a história da literatura infantil brasileira. In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: FEUSP, 2025.
  102. RABELO, Rafaela S. A educação sul-americana nas narrativas de Carleton Washburne: uma análise sob a lente da política de boa vizinhança. In: VIDAL, Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.
  103. RABELO, Rafaela S. As redes a partir dos rastros: entrelaçamentos entre Brasil, Estados Unidos e a New Education Fellowship. In: RABELO, Rafaela Silva; VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 19-44.
  104. RABELO, Rafaela S. From Brazil to the United States. From Teachers College, Columbia University to the World: Appropriation, Production, and Circulation of Ideas in the Field of Education. In: Diana Vidal; Vivian Batista. (Org.). Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: Exchanges among Brazil, USA, and Europe: Routledge, 2024
  105. RABELO, Rafaela S.; MONÇÃO, Vinicius. Sumários da revista The New Era (1920-1939). In: RABELO, Rafaela Silva; VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 112-239.
  106. RABELO, Rafaela S.; VIDAL, Diana. A seção brasileira da New Education Fellowship; (des) encontros e (des) conexões. In: Diana Vidal; Rafaela Rabelo. (Org.). Movimento Internacional da Educação Nova.Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, v. 1, p. 25-48.
  107. RAFFAINI, P. T. ; VIDAL, Diana G.. E-investigação em História da Educação. In: Carlota Boto. (Org.). Cultura digital e educação. 1ed.São Paulo: Contexto, 2023, v. 1, p. 231-246.
  108. RAZZINI, Marcia P. G. O patrono da Biblioteca Macedo Soares. In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP, 2025.
  109. RAZZINI, Marcia P. G.; BOTO, Carlota. Biblioteca Macedo Soares: memória, permanência e continuidade de um acervo doado para a Faculdade de Educação. In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP, 2025.
  110. REZENDE, F.; ROCHA, Heloisa H. P. Lições de Higiene para leitores iniciantes. In: CARBONE, G. M. Carbone; RODRÍGUEZ, J.; GARCIA, N. M. D.; GARCIA, T. M. F. B. (org.). Investigaciones sobre libros de texto y medios de enseñanza: contribuciones desde América Latina. Curitiba: Universidade Federal do Paraná/NPPD, 2021, v. 2.
  111. ROCHA, Heloísa H. P. O estudo científico da criança e a “educação da afetividade”. In: ROCHA, Heloísa H. P.; TORO-BLANCO, Pablo (org.). Infância, juventude e emoções na história da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022, p. 186-215.
  112. ROCHA, Heloisa H. P. “Instruir as crianças nos princípios da higiene”: notas sobre viagens, livros e conexões entre Brasil e Estados Unidos. In: ECAR, Ariadne.; BATISTA, R.; MOTA, A. (org.). Educação sanitária: fontes, ambientes escolares, ações estatais e intelectuais mediadores. São Paulo: Hucitec, 2022.
  113. ROCHA, Heloísa H. P. “Instruir as crianças nos princípios da higiene”: notas sobre viagens, livros e conexões entre Brasil e Estados Unidos. In: ECAR, Ariadne; BATISTA, Ricardo S.; MOTA, André (org.). Educação sanitária: fontes, ambientes escolares, ações estatais e intelectuais mediadores. São Paulo: Hucitec, 2022, p. 43-58.
  114. ROCHA, Heloísa H. P.; SILVA, Henrique M. Schooling and medical assistance: the school clinics in Rio de Janeiro. In: BURNS, Kellie; PROCTOR, Helen (Eds.). The curriculum of the body and the school as clinic: Histories of public health and schooling. New York: Routledge, 2024. p. 26-42.
  115. ROCHA, Heloísa Helena Pimenta. As “damas de Toronto”: apontamentos sobre as trajetórias de quatro bolsistas da Fundação Rockefeller. In: BATISTA, Ricardo dos Santos; MARQUES, Rita de Cássia (Orgs.). Trajetórias de bolsistas. São Paulo: Hucitec, 2025.
  116. ROCHA, Heloísa Helena Pimenta; DA SILVA, Vivian Batista. Indícios da circulação internacional dos saberes pedagógicos: as Lições de Faria de Vasconcellos lidas pelos educadores paulistas. In: BRUNO-JOFRÉ, Rosa; VIDAL, Diana Gonçalves (Eds.). Teacher Education at the Crossroads of Multiple Modernities and Internationalities (XIX-XX Centuries). Kingston: Queen’s University Library, 2025.
  117. SANTOS, Rodison Roberto; BOTO, Carlota. Quando começam a escola pública e as declarações de direitos: um olhar sobre a origem da escola na França do século XVIII In: RIBEIRO, Cintya Regina; BONTEMPI JR, Bruno; NASCIMENTO, Maria Letícia B.P.; POLACHINI, Bruna Soares; DURÃES, Fabíola Alice dos Anjos; YAMAMOTO, Fernanda Aparecida (orgs.). Pesquisas caleidoscópicas: modos de ver e criar. São Paulo: FEUSP/Portal de Livros Abertos da USP, 2023. p.301-312. ISBN: 978-65-87047-51-5 (e-book).
  118. SILVA, Alexandre R. e. Imprensa, política e educação no Maranhão Imperial: Sotero dos Reis e a polêmica n’A Revista sobre reformas da instrução pública. In: MATOS, Marcos Fábio Belo; ARAÚJO, Roni César Andrade de; PINHEIRO, Roseane Arcanjo (Orgs.). Imprensa no Maranhão: 200 anos de história. São Luís: EDUFMA, 2023. v. 2. p. 99-125.
  119. SILVA, Alexandre Ribeiro e. Do relato de viagem à viagem do relato: Victor Cousin entre cartas, livros, traduções e debates políticos. In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP, 2025.
  120. SILVA, Alexandre Ribeiro e. Imprensa, política e educação no Maranhão Imperial: Sotero dos Reis e a polêmica n’A Revista sobre reformas da instrução pública. In: MATOS, Marcos Fábio Belo; ARAÚJO, Roni César Andrade de; PINHEIRO, Roseane Arcanjo (orgs.). 200 anos da imprensa no Maranhão: o valor social da imprensa. São Luís: EDUFMA, 2023. v. 2. p. 99-126.
  121. SILVA, Alexandre Ribeiro e. Victor Cousin e a instrução pública no século XIX: traços da circulação anglófona de uma obra. In: POLACHINI, Bruna; MOSTARO, Carolina; MOURÃO, Renata (Orgs.). Saberes em circulação: histórias transnacionais da educação. São Paulo: FEUSP, 2025. p. 34-55. Disponível em:
  122. SILVA, Carolina Mostaro N. da. Da biblioteca ao manual pedagógico: apropriação de livros estrangeiros na Escola Normal de São Paulo. In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras em clivagem transnacional. São Paulo: FEUSP, 2025.
  123. SILVA, Carolina Mostaro N. da. In: POLACHINI, Bruna; MOSTARO, Carolina; MOURÃO, Renata (Orgs.). Saberes em circulação: histórias transnacionais da educação. São Paulo: FEUSP, 2025. p. 34-55. Disponível em:
  124. SILVA, Henrique M.; ROCHA, Heloísa H. P. Higiene e saúde em Araruama: práticas educativas em um balneário de curas marítimas. In: BRUGAROLAS, Oriol; ORTEGA GONZÁLEZ, Èric; PASCUAL MARTÍN, Àngel (Eds.). Fer-se a la mar: Narratives d’uma descoberta pedagógica. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2023. p. 91- 105.
  125. SILVA, V. Magistério, missão e santidade: a história de madre Ninetta Jonata (1887-1976). In: VIDAL, D.; VICENTINI, P. (org.). Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, séculos XIX e XX). Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2019, p. 189-202.
  126. SILVA, V. O único e melhor tempo de ensinar na escola: reverberações da avaliação (1870-1970). In: BOTO, C.; SANTOS, V.; SILVA, V.; OLIVEIRA, Z. (org.) A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física Editorial, 2020. p.271-288.
  127. SILVA, Vivian Batista da: VIEIRA, Keila. From place to place: connections and ruptures of Luiz Alves de Mattos in the educational field (from the 1920s to the 1960s). In VIDAL, Diana: SILVA, Vivian Batista da. (edits) Rethinking centre-periphery assumptions in history of education: exchanges among Brazil, EUA, and Europe. Taylor & Francis, 2024. Acessível em Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education … – Google Livros.
  128. SILVA, Vivian Batista; VIEIRA, Keila da S. From place to place: connections and ruptures of Luiz Alves de Mattos in the educational field (from the 1920s to the 1960s). In: VIDAL, Diana; SILVA, Vivian Batista da (Eds.). Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: exchanges among Brazil, USA, and Europe. 1. ed. Nova York; Londres: Routledge, 2024, v. 1, p. 175-196. E-book: 9781003374091_previewpdf.pdf.
  129. SILVA, Vivian; VIEIRA, Keila. Luiz Alves de Mattos e suas redes: viagens e conexões no campo educacional (1917-1990). In: VIDAL, Diana. Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.
  130. SOUZA-CHALOBA, Rosa F; ESPÍNDOLA, I. R. As potencialidades do acervo do CREFAL para a pesquisa sobre recursos audiovisuais para a educação na América Latina. In: SOUZA, G.; GARCIA, G. A.; CORDEIRO, A. B.; BENCOSTTA, M. L. E-book “Fontes, enredos e acervos: cultura material escolar em pesquisa(s)”. Curitiba: Universidade Federal do Paraná – NEPIE. 2024.
  131. TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Carta 26: Caras E Caros Leitores. In: ALMEIDA NETO, Antonio; SOARES, Olavo Pereira; MELLO, Paulo Dias. Cartas do Ensino de História. São Carlos, 2023. p. 171.
  132. TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Escola para quê? Notas sobre o discurso da escola para o trabalho. In: FRANZINI, Fábio; LIMA, Luis Filipe S. (org.). Olhar o abismo: visões sobre o passado e o presente do Brasil atual. 1ed. Vitória: Milfontes, 2021, v. 1, p. 85-103.
  133. TOLEDO, Maria Rita de Almeida. O lugar de Raymond Williams na Coleção Cultura, Sociedade e Educação (1966-1970). In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras em clivagem transnacional. São Paulo: FEUSP, 2025.
  134. UZUN, J.; VIDAL, Diana. A mística, a ordem e suas margens: aproximações entre Michel de Certeau e o estudo das religiões. In: Ensino de história e religiões: laicidades e coexistências. 1. ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2024, v. 1, p. 49-66.
  135. VALDEMARIN, Vera T. Leituras de Johann F. Herbart no Brasil: modos de circulação das práticas pedagógicas. In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras em clivagem transnacional. São Paulo: FEUSP, 2025.
  136. VICENTINI, P. P. Compreender, sensibilizar e incluir: formação de professores/as em busca da equidade na aprendizagem. In: BOTO, Carlota; CARA, Daniel; MACEDO SANTOS, Vinício de (Orgs.). Desafios e reinvenções da escola pública. 1. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2025, p. 207-229.
  137. VICENTINI, Paula P.; LUGLI, Rosario; GALLEGO, Rita. C.; SILVA, Vivian. B. De como aprender a ser professor na universidade: formação para a sensibilidade e a inclusão na sala de aula. AMORIM, Gabriely C.; GARBIN, Monica C. & ROCHA, Naiara C. Coletânea sobre a inclusão no ensino superior em suas diferentes modalidades, presencial ou à distância. São Paulo: Editora Artesanato Intelectual, 2023.
  138. VIDAL, Diana G. Prefácio. In: BOTO, Carlota (Org.). Bibliotecas, livros e leituras sob clivagem transnacional. São Paulo: FEUSP, 2025, p. 6-7.
  139. VIDAL, Diana G. Ciclo 22: um projeto de formação acadêmica. In: Diana Gonçalves Vidal. (Org.). Ciclo 22: uma experiência de extensão e formação na USP. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2023, v. 1, p. 7-15.
  140. VIDAL, Diana G. For a Polycentric History of Education: The Brazilian School Museum among Brazil, Portugal, and France (Late 19th century). In: Diana Gonçalves Vidal; Vivian Batista da Silva. (Org.). Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: exchanges among Brazil, USA, and Europe. New York: Routledge, 2024, v. 1, p. 154-174.
  141. VIDAL, Diana G.; ABDALA, Raquel D. Práticas escolares e representação fotográfica: os centros de interesse no Álbum do Jardim de Infância (São Paulo, 1931). In: ROCHA, Heloísa H. P.; DUSSEl, Inés; PAULILO, André L. (org.). Práticas culturais, práticas escolares: miradas históricas e novas problematizações. 1ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022, v. 1, p. 145-166.
  142. VIDAL, Diana G.; MONÇÃO, Vinicius; FRANÇA, Franciele F. Educação nova e socialismo: um debate para além das fronteiras nacionais. In: FERREIRA NETO, A.; CASSANI, J.; SILVA, J. C. S. Histórias da educação na Ibéria e na América fontes, experiências e circulação de saberes. Curitiba: Ed. Appris, 2022, p. 47-64.
  143. VIDAL, Diana G.; SILVA, Vivia B.; GODINHO, Ana Laura; BOMTEMPI JUNIOR, Bruno. In: Diana Gonçalves Vidal; Vivian Batista da Silva. (Org.). Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: exchanges among Brazil, USA, and Europe. 1ed.New York: Routledge, 2024, v. 1, p. 1-20.
  144. VIDAL, Diana G.; SILVA, Vivian. Final comments: for an understanding of school beyond delay and copies. In: Diana Gonçalves Vidal; Vivian Batista da Silva. (Org.). Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: exchanges among Brazil, USA, and Europe. 1ed.New York: Routledge, 2024, v. 1, p. 197-199.
  145. VIDAL, Diana G.; TONI, F. C. Uma instituição sexagenária. In: VIDAL, Diana G.; TONI, F. C. (org.). Theatrum Rerum Naturalium Brasiliae. 1ed. São Paulo: Tiknet, 2022, v. 1, p. 5-10.
  146. VIDAL, Diana Gonçalves; RABELO, Rafaela Silva. Gender and intersectionality: female strategies in the teaching profession in Brazil during the first half of twentieth century. In: RAFTERY, Deirdre; SPENCER, Stephanie (Orgs.). Intersectionality, Transnationalism, and the History of Education. 1. ed. Palgrave Macmillan, 2024, p. 177-202.
  147. VIDAL, Diana. A circulação internacional de artefatos escolares: a Bibliotheca do Povo e das Escolas, de David Corazzi (Portugal, Brasil, 1881-1896). In: PAIXÃO, Fernando; TONI, Flavia. Estudos brasileiros em 3 tempos: 1822 – 1922 – 2022 – pensar o brasil: desafios e reflexões – Volume 1 [e-book] . Belo Horizonte: Fino Traço, 2021.
  148. VIDAL, Diana. Cem anos da New Education Fellowship. In: RABELO, Rafaela Silva; VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 9-18.
  149. VIDAL, Diana. Cem anos da New Education Fellowship. RABELO, Rafaela. S.; VIDAL, Diana. G. (org.). Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, v. 1, p. 9-18.
  150. VIDAL, Diana. Cultura(s) y escuela(s): relaciones ambiguas y multifacéticas. In: XIX Jornadas Nacionales y VIII Internacionales de Enseñanza de la Historia: a 40 años de democracia en Argentina: enseñar historia en tiempos de polarización y apatía. 1. ed. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2024, v. 1, p. 19-31.
  151. VIDAL, DIANA. Em viagem: educadoras brasileiras partem aos Estados Unidos da América em 1930. In: VIDAL, Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. 1ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, v. 1, p. 75-104.
  152. VIDAL, Diana. História transnacional da educação: (des)conexões entre Brasil e a New Education Fellowship (1920-1948). In: Nicolás Arata; Pablo Pineau. (Org.). Latinoamérica: la educación y su historia Nuevos enfoques para su debate y enseñanza. 1ed.Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2019, v. 1, p. 119-134.
  153. VIDAL, Diana. Teacher education and the New Education Movement: (Dis)connections between NEF and Brazilian education (1920-1948). In: BRUNO-JOFRÉ, Rosa; VIDAL, Diana Gonçalves (Orgs.). Teacher education at the crossroads of multiple modernities and internationalities (XIX-XX centuries). São Paulo: FEUSP, 2025, p. 9-20. Ebook.
  154. VIDAL, Diana. The failure of a pedagogical innovation: learning to write in Brazil and France at the end of the nineteenth century. In: Gary McCullock, Ivor Goodson e Mariano González-Delgado. (Org.). Transnational Perspectives on Curriculum History. 1ed.Londres: Routledge, 2019, v. 1, p. 181-197.
  155. VIDAL, Diana; RABELO, Rafaela S. Movimento Internacional da Educação Nova: um problema de pesquisa. In: Diana Gonçalves Vidal; Rafaela Silva Rabelo. (Org.). Movimento Internacional da Educação Nova. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, v. 1, p. 11-24.
  156. VIEIRA, Keila da Silva; SILVA, Vivian B. Luiz Alves de Mattos e suas redes: viagens e conexões no campo educacional (1917-1990). In: VIDAL, Diana. (org). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. 1ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 51-74.
  157. VIEIRA, Keila da Silva; SILVA, Vivian Batista da. O magistério na sala de aula: reflexões sobre os manuais pedagógicos de Luiz Alves de Mattos (décadas de 1950 e 1960). In: RODRÍGUEZ, Jesús Rodríguez; GARCIA, Nilson Marcos Dias; GARCIA, Tania Maria F. Braga (org). Investigaciones sobre libros de texto y medios de enseñanza: contribuciones desde América Latina. 1ed. Curitiba / Buenos Aires: UFPR / Universidad Nacional de Luján, 2021, v. 2, p. 119-134.