Capítulos de livros

30/09/2021

Capítulos de livro

  1. ABDALA, Rachel Duarte. Mundos conectados pelo movimento pictorialista: a fotografia como artefato. In: VIDAL, Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.
  2. ABDALA, Rachel Duarte. Remedica Falco: uma mulher entre a docência e a atividade como fotógrafa em Taubaté-SP. In: SILVA, Cleonice Elias da; EVANGELISTA, Marcela Boni; RIBEIRO, Suzana Lopes Salgado (org.). Histórias de Mulheres: entre lutas políticas e subjetividades. 1ª ed. Rio de Janeiro: Ape’Ku, 2020, p. 134-151.
  3. ALCÂNTARA, Wiara Rosa. A Escola Normal do Brás: cultura material e cultura empírica (São Paulo, 1913-1924). In: BRESSANIN, César Evangelista Fernandes; DIAS, Kamila Gusatti; ALMEIDA, Maria Zeneide C. M. de. (org.). Instituições Escolares: História, memória e narrativas. 1ed. Cruz Alta: Ilustração, 2022, v. 1, p. 39-54.
  4. ALCANTARA, Wiara Rosa. A difusão mundial da carteira escolar: Brasil e Estados Unidos da América no âmbito de uma história transnacional (final do século XIX). Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Traço Fino, 2020, p. 131-160.
  5. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; ANNIBAL, Sergio Fabiano; BOLDARINE, Rosaria F.; NICACIO, Rosemary Trabold. O percurso formativo na narrativa de professores. Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil. In: CATAPAN, Edilson Antonio (org.). Discussões sobre os aspectos educacionais no Brasil.: Brazilian Journals Editora, 2020, p. 182-193.
  6. BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; BARBOSA Raquel Lazzari Leite (orgs) Formação de Educadores – Inovação e Tradição: preservar e criar na formação docente. São Paulo: Editora Unesp, 2020.
  7. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático de História enquanto objeto e fonte de investigação histórica. In: SQUINELLO, Ana (org.). Livro didático e paradidático de História em tempos de crise e enfrentamentos: Sujeitos, Imagens, Leitura. Campo Grande, MS: Life Editora, 2021, p. 473-498.
  8. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Memórias que a vida de uma professora de história lembra. In: Paulo Freire Vive: Cem anos de Paulo FreireCem Vozes de Corações. São Paulo: Coletivo Paulo Freire, 2021, p. 89-96.
  9. BONTEMPI Jr., Bruno. Em defesa da universidade, dos cientistas e das ciências humanas. In: BOTO, Carlota.; SANTOS, Vinicius M.; SILVA, Vivian B.; OLIVEIRA, Zaqueu V. (org.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020, p. 155-168.
  10. BOTO, Carlota. O Fedro na obra de Platão: amor, retórica e educação em diálogo. In: PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei; ALMEIDA, Rogério. O mundo antigo, o livre falar e o livre pensar. São Paulo: Portal de Livros Abertos da USP (FEUSP), 2021. p. 59-78. DOI: 10.11606/9786587047126. ISBN: 978-65-87047-12-6 (e-book).
  11. BOTO, Carlota. Tendências investigativas no campo da história da educação. In: BRESSANI, César Evangelista Fernandes; BALDINO, José Maria; ALMEIDA, Maria Zeneide Carneiro Magalhães (orgs.). Educação, história, memória e cultura em debate: história da educação e suas abordagens. vol. I. Porto Alegre: Editora Fi, 2021. p. 17-35.
  12. BOTO, Carlota. The Age of Enlightenment and Education. In: Oxford Research Encyclopedias. Education. Oxford University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.1469
  13. BOTO, Carlota. A construção social da civilização escolar: excertos de leituras de formação do magistério. In: BOTO, Carlota; AQUINO, Julio Groppa (orgs.) Democracia, escola e infância. São Paulo: FEUSP, 2019. 210 p. ISBN: 978-85-60944-99-6 (e-book). p.183-205. https://doi.org/10.11606/9788560944996
  14. BOTO, Carlota. Trilhas de um mestre: o legado político e pedagógico de José Mário Pires Azanha. In: BOTO, Carlota (org.). Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados. Uberlândia: EDUFU, 2019. p.319-343.
  15. BOTO, Carlota. Rousseau e Kant no imaginário da pedagogia das Luzes. In: FAÇANHA, Luciano da Silva; CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana. Rousseau, Kant & Diálogos. São Luís: EDUFMA, 2019. p.508-528. ISBN: 978-85-7862-847-5.
  16. BOTO, Carlota. A Escola Nova e a educação republicana em Portugal e no Brasil: Faria de Vasconcelos e Lourenço Filho. In: BOTO, Carlota; SANTOS, Vinício de Macedo; SILVA, Vivian Batista; OLIVEIRA, Zaqueu Vieira (orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. ISBN: 978-65-5563-026-8. p.327-354.
  17. BOTO, Carlota. The Age of Enlightenment and Education. In: Oxford Research Encyclopedias. Education. Oxford University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.1469
  18. CALÇA, Robson Pereira; BOTO, Carlota. Condorcet: instrução pública para a liberdade. In: SARTÓRIO, Lucia aparecida Valadares; CALÇA, Robson Pereira; SANTOS, Rodison Roberto. Escola pública: duzentos anos de história. Curitiba: Brazil Publishing, 2019. P.65-77. ISBN: 978-655016262-7.
  19. ECAR, Ariadne L. Noêmia Saraiva de Mattos Cruz (1894-1987): Legítima e incansável ruralista In: MENEZES, Lis Angelis Padilha de (org.). Educadores paulistas: histórias de vida e ações no âmbito educacional. Campinas – SP: Autores Associados, 2022, v. 1, p. 271-282.
  20. ECAR, Ariadne. L.; VIDAL, Diana. Grupo escolar rural de Butantan: uma experiência de ensino rural na capital paulista (SP). In: SILVA, Alexandra Lima da; LIMEIRA, Aline de Morais; LEONARDI, Paula. (org.). Um mar de escolas: mergulhos na história da educação (1850-1980). 1ed. Curitiba: Appris, 2021, v. 1, p. 241-254.
  21. ECAR, Ariadne L.; ORIANI, Angelica P. Propaganda activa e segura, em prol do saneamento do Brasil: ações médico-sanitárias e educativas nas zonas rurais paulistas e o combate ao tracoma. In: MOTA, Andre. (org.). Os sertões paulistas: medicina, saúde pública e a invenção do território. São Paulo: Alameda, 2021.
  22. ECAR, Ariadne L.; VIDAL, Diana . Vertentes da Escola Nova em São Paulo: o “caso microscópico” do Grupo escolar rural de Butantan (1930-1940) (. In: Diana Vidal; Rafaela Rabelo. (Org.). Movimento Internacional da Educação Nova. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, v. 1, p. 91-112.
  23. FERREIRA, A. E.; BARBOSA, Raquel L. L. A leitura como prática cultural, sob o olhar dos multiletramentos e metodologias ativas. In: GARCIA, D. N. M.; ALEXANDRE FILHO, P.; SANT’ANNA, D. V. Tecnologias e metodologias ativas: (res)significando percursos educacionais. Marília: Oficina Universitário; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2021. p. 37-58. DOI: https://doi.org/10.36311/2021.978-65-5954-210-9.p37-58
  24. FERREIRA, Ana Estela; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Professora, já é pra responder as perguntas? Reflexões sobre as práticas de leitura na escola a partir de uma atividade do livro didático de português no Ensino Fundamental. In: CORREA, Anderson Borges; COVANE, Lourenço Alfredo; LOZANO, Natália de Oliveira (org.). A linguagem como prática social: conceitos e práticas pedagógicas. 1ed. São Carlos: Pedro e João, 2020, v. 1, p. 119-146.
  25. GARCIA, T.; SILVA, V. Manuals for teacher education in Brazil. In: Rodríguez, J.; Garcia, T.; Bruillard, E. (org.). IARTEM 1991-2016. Santiago de Compostela: Andavira Editora, 2019, p. 257-274.
  26. LIMA, Ana Laura Godinho. The development of the child and national progress: behaviorism and cultural deprivation in Brazil. In: POPKEWITZ, Thomas S.; PETTERSSON, Daniel.; HSIAO, Kai-Jung. The international emergence of educational sciences in the post-world war two years: quantification, visualization and making kinds of people. New York: Routledge, 2021.
  27. MACEDO, Renata Mourão; PARREIRAS, Carolina. Desigualdades digitais e educação: breves inquietações pandêmicas. In: TONIOL, Rodrigo; GROSSI, Miriam (org.). Cientistas Sociais e o Coronavírus. 1ed. Florianópolis: Tribo da Ilha Editora, 2020, p. 485-491.
  28. MONÇÃO, Vinicius de Moraes. Apontamentos sobre a(s) história(s) da formação de professoras pré-escolares na primeira metade do século XX. In: ECAR, Ariadne Lopez; BARROS, Surya Aaronovich P. de. (org.). História da Educação, formação docente e a relação teoria-prática. São Paulo: FEUSP, 2022, p. 234-255.
  29. MONÇÃO, Vinicius. Trajetórias da família Loureiro de Andrade na educação da infância: um debate transnacional. In: VIDAL, Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Traço Fino, 2020, p. 23-49.
  30. MONÇÃO, Vinicius. Uso de software na pesquisa em história da educação: a revista The New Era sob a ótica da história digital. In: RABELO, Rafaela Silva; VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 89-111.
  31. PERIOLI JÚNIOR, Eduardo; SILVA, Vivian Batista da. O primeiro livro de educação comparada no Brasil (1938). In: RODRÍGUEZ, Jesús Rodríguez; GARCIA, Nilson Marcos Dias; GARCIA, Tania Maria F. Braga. (org.). Investigaciones sobre libros de texto y medios de enseñanza: contribuciones desde América Latina. 1ed. Curitiba / Buenos Aires: UFPR / Universidad Nacional de Luján, 2021, v. 1, p. 627-643.
  32. RABELO, Rafaela S. A educação sul-americana nas narrativas de Carleton Washburne: uma análise sob a lente da política de boa vizinhança. In: VIDAL, Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.
  33. RABELO, Rafaela S.; VIDAL, Diana . A seção brasileira da New Education Fellowship; (des) encontros e (des) conexões. In: Diana Vidal; Rafaela Rabelo. (Org.). Movimento Internacional da Educação Nova.Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, v. 1, p. 25-48.
  34. RABELO, Rafaela S. As redes a partir dos rastros: entrelaçamentos entre Brasil, Estados Unidos e a New Education Fellowship. In: RABELO, Rafaela Silva; VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 19-44.
  35. RABELO, Rafaela S.; MONÇÃO, Vinicius. Sumários da revista The New Era (1920-1939). In: RABELO, Rafaela Silva; VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 112-239.
  36. REZENDE, F.; ROCHA, Heloisa H. P. Lições de Higiene para leitores iniciantes. In: CARBONE, G. M. Carbone; RODRÍGUEZ, J.; GARCIA, N. M. D.; GARCIA, T. M. F. B. (org.). Investigaciones sobre libros de texto y medios de enseñanza: contribuciones desde América Latina. Curitiba: Universidade Federal do Paraná/NPPD, 2021, v. 2.
  37. ROCHA, Heloisa H. P. “Instruir as crianças nos princípios da higiene”: notas sobre viagens, livros e conexões entre Brasil e Estados Unidos. In: ECAR, Ariadne.; BATISTA, R.; MOTA, A. (org.). Educação sanitária: fontes, ambientes escolares, ações estatais e intelectuais mediadores. São Paulo: Hucitec, 2022.
  38. SILVA, V. Magistério, missão e santidade: a história de madre Ninetta Jonata (1887-1976). In: VIDAL, D.; VICENTINI, P. (org.). Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, séculos XIX e XX). Belo Horizonte: Fino Traço Editora, 2019, p. 189-202.
  39. SILVA, V. O único e melhor tempo de ensinar na escola: reverberações da avaliação (1870-1970). In: BOTO, C.; SANTOS, V.; SILVA, V.; OLIVEIRA, Z. (org.) A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física Editorial, 2020. p.271-288.
  40. SILVA, Vivian; VIEIRA, Keila. Luiz Alves de Mattos e suas redes: viagens e conexões no campo educacional (1917-1990). In: VIDAL, Diana. Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020.
  41. TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Escola para quê? Notas sobre o discurso da escola para o trabalho. In: FRANZINI, Fábio; LIMA, Luis Filipe S. (org.). Olhar o abismo: visões sobre o passado e o presente do Brasil atual. 1ed. Vitória: Milfontes, 2021, v. 1, p. 85-103.
  42. VIDAL, Diana. Cem anos da New Education Fellowship. RABELO, Rafaela. S.; VIDAL, Diana. G. (org.). Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, v. 1, p. 9-18.
  43. VIDAL, Diana. A circulação internacional de artefatos escolares: a Bibliotheca do Povo e das Escolas, de David Corazzi (Portugal, Brasil, 1881-1896). In: PAIXÃO, Fernando; TONI, Flavia. Estudos brasileiros em 3 tempos: 1822 – 1922 – 2022 – pensar o brasil: desafios e reflexões – Volume 1 [e-book] . Belo Horizonte: Fino Traço, 2021.
  44. VIDAL, DIANA. Em viagem: educadoras brasileiras partem aos Estados Unidos da América em 1930. In: VIDAL, Diana (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. 1ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, v. 1, p. 75-104.
  45. VIDAL, Diana. História transnacional da educação: (des)conexões entre Brasil e a New Education Fellowship (1920-1948). In: Nicolás Arata; Pablo Pineau. (Org.). Latinoamérica: la educación y su historia Nuevos enfoques para su debate y enseñanza. 1ed.Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2019, v. 1, p. 119-134. http://publicaciones.filo.uba.ar/sites/publicaciones.filo.uba.ar/files/Latinoam%C3%A9rica%20la%20educaci%C3%B3n%20y%20su%20historia.pdf
  46. VIDAL, Diana. The failure of a pedagogical innovation: learning to write in Brazil and France at the end of the nineteenth century. In: Gary McCullock, Ivor Goodson e Mariano González-Delgado. (Org.). Transnational Perspectives on Curriculum History. 1ed.Londres: Routledge, 2019, v. 1, p. 181-197. (https://www.taylorfrancis.com/books/e/9780429468384)
  47. VIDAL, Diana; RABELO, Rafaela S. Movimento Internacional da Educação Nova: um problema de pesquisa. In: Diana Gonçalves Vidal; Rafaela Silva Rabelo. (Org.). Movimento Internacional da Educação Nova. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2020, v. 1, p. 11-24.
  48. VIDAL, Diana. Cem anos da New Education Fellowship. In: RABELO, Rafaela Silva; VIDAL, Diana Gonçalves. Escola nova em circuito internacional: cem anos da New Education Fellowship. 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 9-18.
  49. VIEIRA, Keila da Silva; SILVA, Vivian B. Luiz Alves de Mattos e suas redes: viagens e conexões no campo educacional (1917-1990). In: VIDAL, Diana. (org.). Sujeitos e artefatos: territórios de uma história transnacional da educação. 1ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021, p. 51-74.
  50. VIEIRA, Keila da Silva; SILVA, Vivian Batista da. O magistério na sala de aula: reflexões sobre os manuais pedagógicos de Luiz Alves de Mattos (décadas de 1950 e 1960). In: RODRÍGUEZ, Jesús Rodríguez; GARCIA, Nilson Marcos Dias; GARCIA, Tania Maria F. Braga. (org.). Investigaciones sobre libros de texto y medios de enseñanza: contribuciones desde América Latina. 1ed. Curitiba / Buenos Aires: UFPR / Universidad Nacional de Luján, 2021, v. 2, p. 119-134.