Artigos

30/09/2021
  1. ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. Dissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização. Horizontes. v.39, nº1, 2021, publicação contínua. p. 1-19. https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/112
  2. ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. Sons da alfabetização no Brasil Império: atualidade de Castilho e Jacotot. Cadernos de História da Educação, v.20, p.1-14, e018, 2021. ISSN: 1982-7806 (on line); https://doi.org10.14393/che-v20-2021-18.
  3. ALCÂNTARA, Wiara Rosa. Por terras e mares: os nós e os links do lucrativo mercado francês de objetos escolares (século XIX-XX). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. e268-1, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/65256
  4. ALCÂNTARA, Wiara Rosa; PALMA, Raquel Santos. Breve biografia cultural do patrimônio científico-educativo: a fase mercantil dos aparelhos Bohnenberger e Odstrcil. MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO, v. 16, p. 16-39, 2023. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/1007
  5. ALCANTARA, Wiara, VIDAL, Diana. The Syndicat Commercial du Mobilier et du matériel d’Enseignement and the transnational trade of school artefacts (Brazil and France in the late 19th and early 20th centuries). Paedagogica Histórica, 2021.
  6. ALCÂNTARA, Wiara. Cultura material escolar e comércio local: uma abordagem da história econômica sobre a escola urbana (São Paulo, 1894-1902). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 7, p. e021021-24, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15603
  7. ALCÂNTARA, Wiara. Eduardo Waller & Comp: a emergência da indústria de mobiliário escolar em São Paulo (1895-1924). Cadernos de História da Educação,21(Contínua), e138. Disponível em: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-1382
  8. ALDANA BAUTISTA, Alexander; MUNAKATA, Kazumi; PINEAU, Pablo. ¿Cómo se enseñó a sentir en América Latina? Un balance historiográfico sentido. Historia y Memoria de la Educación 20 (2024)
  9. AMARAL, Giana; CASTRO, Renata Brião de. Interview with Professor Diana Gonçalves Vidal: Teacher, Researcher and Activist in (History of) Education. Encounters in Theory and History of Education, v. 25, p. 362-375, 2024. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters. Acesso em: 17 jun. 2025.
  10. AQUINO, Julio Groppa; BOTO, Carlota. Inovação pedagógica: um novo-antigo imperativo. Educação, sociedade e culturas. Dossiê Temático: Epistemologia, ensino e inovação. Editora CIEE/Edições Afrontamento. nº 55, 2019, 195p., p.13-30. ISSN: 0872-7643. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/04.JulioAquino%26CarlotaBoto.pdf
  11. BARBOSA, Raquel L.L.; SILVA Mariana M. O romance Canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho.  Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-15, e074, 2022 ISSN: 1982-7806 (on-line) https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-74
  12. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; SILVA, Mariana Montanhini da. O romance canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho. Cadernos de História da Educação, v. 21, p. 1-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/64753
  13. BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas.; BARBOSA Raquel Lazzari Leite (orgs) Formação de Educadores – Inovação e Tradição: preservar e criar na formação docente, São Paulo: Editora Unesp, 2020. ISBN:9788595463868, 200pp.
  14. BARRETO, R. A. Dias Navarro; SOUZA-CHALOBA, Rosa F. 200 años de Independencia de Brasil: el balance de una Historia con muchas caras. Araucaria, 24(51), (2022). https://doi.org/10.12795.araucaria.2022.i51.10
  15. BARRETO, R. A. Dias Navarro; SOUZA-CHALOBA, Rosa F.; (2022). Public Education in Brazil: an incomplete democratization: Educação Pública no Brasil: a democratização inconclusa. Araucaria, 24(51). https://doi.org/10.12795.araucaria.2022.i51.17. Disponivel em: Public Education in Brazil: an incomplete democratization | Araucaria (us.es)
  16. BICCAS, Maurilane; VIDAL, Diana. A invisibilidade galega no Brasil e a produção de uma identidade social híbrida nas novas terras (São Paulo, 1880-1910). Historia y memoria de la educación, 12 (2020), 57-80. https://doi.org/10.5944/hme.12.2020.25979
  17. BITTENCOURT, Circe. Apresentação da conferência “Contexto Científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial”, de Alain Choppin. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 46, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100301
  18. BITTENCOURT, Circe; BIANCHINI, Paolo; VAGLIANI, Pompeo. La bellezza comme strumento di accesso alla conoscenza storica. La mostra Scuole come capanne. Libri come opera d’arte. Dal Brasile all’Agro romano. In Bandini, Gianfranco; Oliviero, Stfano. Public History of Education: una proposta operativa per construire une comunità educante – Firenze: Firenze University Press, 2019, p.223-252. INSS 2704-6478 (print) INSS2704-5919 (on line) https://www.fupress.com/catalogo/ipublic-history-of-education-i-riflessioni-testimonianze-esperienze/3799
  19. BITTENCOURT, Circe; SILVA, Carolina Mostaro Neves; BOTO, Carlota. A Faculdade de Educação pela clivagem dos livros: Biblioteca do Livro Didático e Biblioteca Paulo Bourroul. Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico Educativo. Campinas (SP), v.7, p.1-15. e021035. DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16026 ISSN: 2447-746X. 2021
  20. BONTEMPI Jr., B. (2021). O Manifesto dos Educadores de 1959 revisitado: Evento, narrativas e discursos. Cadernos de Pesquisa, 51, Artigo e07278. https://doi.org/10.1590/198053147278 Link: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7278
  21. BONTEMPI Jr., B. (2021). The 1959 Educator’s Manifesto Revisited: Event, Narratives and discourses. Cadernos de Pesquisa, 51, Article, e07278. https://doi.org/10.1590/198053147278
  22. BONTEMPI Jr., Bruno. Laerte Ramos de Carvalho: além do homem petrificado. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, 2023, v. 08, n. 23, p. 01-11, e1118. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525426X.2023.v8.n23.e1118
  23. BONTEMPI Jr., Bruno. Pensamento educacional e intelectuais na história da educação brasileira, Quaestio, v. 22, n. 1, p. 145-166, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p145-166
  24. BONTEMPI Jr., Bruno. Uma nova-velha História das Ideias: “Pensamento Educacional” no 1º Congresso Brasileiro de História da Educação (2000). SciELO Preprints, 15 de março de 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5586
  25. BONTEMPI JR., Bruno; ALMEIDA, N. F. Território Livre: a ocupação estudantil do Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo (São Paulo, outubro de 1967). Revista Brasileira de História da Educação, 2025. (no prelo, se não houver volume/páginas ainda).
  26. BONTEMPI JUNIOR, Bruno. The History of Education in Antiquity and its Teaching: Epistemological Problems. Qeios, p. 1-7, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.32388/UR0EPU
  27. BONTEMPI JUNIOR, Bruno. Uma nova-velha história das ideias: pensamento educacional no I Congresso Brasileiro de História da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 50, e272750, 2024. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/5586/10773/11389
  28. BONTEMPI JUNIOR, Bruno. Uma nova-velha história das ideias: pensamento educacional no I Congresso Brasileiro de História da Educação. Scielo Preprints. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5586, 2023.
  29. BOTO, Carlota. A intelectualidade paulista, o Manifesto dos Pioneiros e a Universidade de São Paulo em sua primeira missão. Estudos Avançados. vol. 33. nº 95. São Paulo. Jan/abril 2019. versão impressa ISSN: 0103-4014. versão on line ISSN: 1806-9592. p.19-33. http://www.scielo.br/pdf/ea/v33n95/0103-4014-ea-33-95-00019.pdf
  30. BOTO, Carlota. A universidade e os intelectuais em dias de desencanto. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 56. Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. pp.1-22. https//doi.org/10.14195/1647-8614_56_07. ISSN: 0870-418X. https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/10023
  31. BOTO, Carlota. As crianças e a guerra através dos olhos de um pedagogo da Escola Nova en Portugal. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 24, p. 101-113. https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7122. ISSN-e:2659-9589. Disponível https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2020.24.0.7122/g7122_pdf
  32. BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogia y Saberes. nº 54. Universidade Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. p. 37-54. 2021. Disponível em: https//doi.org/10.17227/pys.num54-11521. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/11521/9148
  33. BOTO, Carlota. Faria de Vasconcelos e a Escola Nova em Portugal: do self-government à educação científica. Revista Brasileira de História da Educação. vol.19, e092, 2019. p.1-20. ISSN: 2238-0094. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e092
  34. BOTO, Carlota. Liberdade bem regrada: uma leitura pedagógica da filosofia do Emílio. Cadernos de Pesqisa. São Paulo, v.52, e9284, 2022, p.1-6. https://doi.org/10.1590/198053149284
  35. BOTO, Carlota. Liberdade bem regrada: uma leitura pedagógica da filosofia do Emílio. Cadernos de Pesqisa. São Paulo, v.52, e9284, 2022, p.1-6. https://doi.org/10.1590/198053149284
  36. BOTO, Carlota. O Fedro na obra de Platão: amor, retórica e educação em diálogo. International Studies on Law and Education. nº. 36, p. 5-20, set-dez 2020, CEMOrOc-Feusp. Disponível em: http://www.hottopos.com/isle36/CarlotaB.pdf
  37. BOTO, Carlota. Os nenos e a guerra a través dos ollos dun pedagogo da Escola Nova en Portugal. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 24, p. 101-113. https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7122. ISSN-e:2659-9589. Disponível https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2020.24.0.7122/g7122_pdf
  38. BOTO, Carlota. Rascunhos da história da leitura escolar: entre Portugal e Brasil. Educação e Sociedade. vol.40. Campinas 2019. Epub July 04, 2019. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302019000100314&script=sci_arttext&tlng=pt ISSN: 0101-7330.
  39. BOTO, Carlota. The Age of Enlightenment and Education. In: Oxford Research Encyclopedias. Education. Oxford University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.1469
  40. BOTO, Carlota; BREYMAIER, Sophia Calil. O século XVIII e a leitura como ato político: Iluminismo e Revolução. Educação e Sociedade, Campinas, v. 45, e284631, 2024, p. 1-16. DOI: http://doi.org/10.1590/ES.284631.
  41. BOTO, Carlota; FERRERO, Tiziana. O letramento das crianças pela história dos livros de leitura. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 19, p. 1-16, 30 jun. 2023. https://doi.org/10.47249/rba2023693. ISSN: 2446-8584 Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/693
  42. BOTO, Carlota; GIARDINO, Júlia Souza Santos; FERRERO, Tiziana. Educar para o progresso da nação: recortes de livros didáticos de português do ensino primário e secundário brasileiro (1930-1971). Revista Teias, [S. l.], v. 25, n. 76, p. 267–279, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.73217. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/73217
  43. BOTO, Carlota; GUIRAO, Nathália Campelo Ferraz. A Cartilha Maternal, a Cartilha do Povo e a Caminho Suave: três perspectivas sobre a alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização. Número 12. 2020. p.192-211. ISSN: 2446-8584.
  44. BOTO, Carlota; ROCHA, Juliano Guerra; ALBUQUERQUE, Suzana Lopes. Jão Vicente Martins e o ensino da leitura e da escrita para crianças no Brasil do século XIX. Revista História da Educação, v. 28, e133542, jan./mar. 2024, p. 1-18. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/133542.pt.
  45. BOTO, Carlota; SANTOS, Vinício de Macedo; SILVA, Vivian Batista; OLIVEIRA, Zaqueu Vieira (orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física & Portal de Livros Abertos da USP, 2020. ISBN: 978-65-5563-026-8. 385 pp.
  46. BOTO, Carlota; SOUZA, Leonardo Marques. A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudes. Revista Brasileira de Educação. v. 26. e260052, 2021. p. 1-19. https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260052
  47. BREYMAIER, Sophia Calil; BOTO, Carlota. A pedagogia como alicerce da teoria política em Rousseau: um traçado do Iluminismo na educação. Revista Educação em Questão, Natal, v.58, nº57, p.1-24, e-21484, jul/set 2020. E-ISSN: 1981-1802. DOI 10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21484
  48. BRUNO-JOFRÉ, ROSA; VIDAL, Diana G.. Visions and practices of education as transformative tools. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 22, p. 1-4, 2023. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/download/70066/36419/317056
  49. BUENO, Manuela e VALDEMARIN, Vera Teresa. A formação de professores primários nas dissidências entre o velho e o novo (São Paulo, 1936-1941). Educação: Teoria e prática. Rio Claro, SP, v. 33, n. 66/2023. eISSN 1981-8106 e13[2023] Periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17456/1287 – http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17456
  50. CÂNDIDO, Renata M.; AMORIM, Pedro H. G. Educação, política e propaganda: o Ministério da Educação e Saúde na Exposição Nacional do Estado Novo (1938-1939). Revista Humanidades e Inovação, v. 11, n. 2, p. 151-168, 2024. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9480. Acesso em: 2 jun. 2025.
  51. CARVALHO, José Sérgio Fonseca; BOTO, Carlota. Mestres ignorantes e professores explicadores em tempos de pandemia e de cultura digital. Dossiê Democracia, Escola e Mudança Digital: desafios da contemporaneidade, Educação e Sociedade. v. 42, e250432, 2021, p. 1-18. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MytdNmBhwkgFLbzN8J94w4v/
  52. CASTRO, César Augusto; BOTO, Carlota. As contribuições de Castilho para as artes em São Miguel (1847-1850). Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v.53, e1061, 2023, eISSN: 19805314. p.1-16. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10161
  53. CASTRO, César Augusto; BOTO, Carlota. O método de Castilho nas páginas da Revista da Instrução Pública para Portugal e Brasil (1857-1858). Educar em Revista, Curitiba, v.39, e86995, 2023. DOI: 10.1590/1984-0411.86995. .1-22
  54. CASTRO, César Augusto; BOTO, Carlota; CASTELLANOS, Samuel Luis Velazquez. Antonio Feliciano de Castilho: um autor, seus escritos e um método de leitura. Cadernos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Educação / EDUFMA, São Luís, v.30, nº 4, out/dez 2023. p.31-51. ISSN: 2178-2229. Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22927
  55. CASTRO, César Augusto; BOTO, Carlota; MAGALHÃES, Justino. O espaço escolar e as “alfaias” para o ensino inicial da leitura pelo Método Português de António Feliciano de Castilho. Revista Brasileira de Alfabetização. ISSN-e: 2446-8584. nº 18, p.1-17, 2022. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf
  56. CASTRO, César Augusto; SALOMÃO, Kathia BOTO, Carlota. Os paratextos nas edições do Método Português de António Feliciano de Castilho. Revista Brasileira de História da Educação. e-ISSN: 2238-0094. v. 24, 2024, p.1-20. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e312
  57. CASTRO, Renata B. Pesquisa histórico educativa e a imigração italiana: uma revisão dos estudos. História da Educação, v. 27, p. 01-29, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/issue/view/4782
  58. CASTRO, Renata B.; BARAUSSE, Alberto. Il percorso professionale del Docente Umberto Ancarani nelle scuole italiane all’estero e la figura dei maestri-agenti. Revista History of Education and Children’s Literature.
  59. CASTRO, Renata Brião de; WEIDUSCHADT, Patrícia. A imigração italiana em Pelotas: italianidade, representatividade e inserção social. Métis: história & cultura, v. 23, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11356. Acesso em: 17 jun. 2025.
  60. CATANI, Julia; LIMA, Ana Laura G. A dedicação de um ‘tempo de qualidade’ aos filhos – análise de um enunciado recorrente. Revista Estilos da Clínica, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178088
  61. CORBUCCI, G. S.; VIDAL, Diana G.. ANÍSIO TEIXEIRA, MÁRIO DE ANDRADE: “exílios” e (des)encontros. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS, v. 16, p. 1-12, 2023. https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/1023
  62. DA SILVA, Vivian Batista.; GODINHO LIMA, Ana Laura. (2024). A psicologia nos manuais de didática, a didática dos manuais de psicologia: inovações pedagógicas na fronteira entre as disciplinas (Brasil, 1900-1960). Revista História Da Educação, 28, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/131892
  63. ECAR, A. L.; CRUZ, C. A. B. O uso de ferramentas digitais na educação pós-pandemia: uma análise bibliométrica. Práxis Educacional (online), v. 20, p. 1-17, 2024. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792024000100118&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2025.
  64. ECAR, Ariadne L.; CAMARA, S. The Spanish flu epidemic in the press: health and education in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo (Brazil) in the years 1918-1919. Paedagogica Historica, p. 1-16, 2022. Disponível em: http://https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00309230.2022.2069472
  65. ECAR, Ariadne Lopes.; FRANCHINI, Fernanda.; RABELO, Rafaela Silva. Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930).
  66. FARIAS, B. M.; CAZETTA, V.; LIMA, Ana Laura G. The dematerialization of school in the yet to come education: an analysis of contemporary discourses [Internet]. SciELO Preprints. 2021 [cited 2022 Apr. 4]. Available from: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2505
  67. FEITOZA, Joanízia.; ECAR, Ariadne L. Democracia racial nas obras de autoras e autores negros. África (USP). , v.1, p.149 – 181, 2023. Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/204088/195602
  68. FERRO, M. E.; VIDAL, Diana G.. O ENSINO DE DATILOGRAFIA EM ITAPORÃ (MT) NA DÉCADA DE 1960 cultura material e educação não formal. Revista Comunitas, v. 7, p. 50-66, 2023. https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6579
  69. GALLEGO, Rita de Cassia; VICENTINI, Paula Perin; SILVA, Vivian Batista da. Reimaginar prácticas, tiempos y espacios de la escuela: proyecto club de lectura y escritura de la Escuela de Aplicación de la FEUSP. Historia de la Educación (Universidade de Salamanca), v. 43, p. 175-191, 2024.
  70. GARCIA, Tânia Maria Braga; SILVA, Vivian Batista da. De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). Educar em revista, v. 35, p. 135-158, 2019. https://doi.org/10.1590/0104-4060.69326
  71. GIL, Natália de Lacerda; LIMA, Ana Laura Godinho. A formação das subjetividades em uma escola profissional feminina: análise de uma ficha social. Educação e Pesquisa, v. 50, p. e271093, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093por.
  72. GODINHO LIMA, Ana Laura; SILVA, Vivian B. Experiências e sentidos da aula na universidade: alguns apontamentos. Cadernos de Pesquisa (São Luís), v. 31, p. 1-22, 2024.
  73. GORDO, Nívia; BOTO, Carlota. História da Escola de Aplicação da FEUSP (1976-1986): a contribuição de José Mário Pires Azanha para a cultura escolar. Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico Educativo. Campinas (SP), v.7, p. 1-13. e021024. ISSN: 2447-746X. 2021 DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16026
  74. GUEDES MOURÃO MACEDO, Renata; VICENTINI, Paula; GALLEGO, Rita; SANTOS, Clarissa; TOLEDO, Gabriel. Gênero e sexualidade em tela. Revista Diversidade e Educação, v. 12, p. 1374-1386, 2024.
  75. KAWACHI, E.; ECAR, Ariadne L. Saúde, fake news e a docência na formação profissional e tecnológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, p. 1327-1340, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15312
  76. LEME, Andressa C. F.; LIMA, Ana Laura G. Alfabetizar ou não as crianças de seis anos? uma análise dos discursos especializados no contexto da ampliação do ensino fundamental. Revista Educação & Emancipação, v. 14, n. 2, p. 348-374, 2021. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17233
  77. LEME, Andressa Caroline Francisco; LIMA, Ana Laura Godinho. A materialidade do ambiente adequado à alfabetização: uma análise dos discursos pedagógicos (1930-1990). Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), v. 23, p. e276, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/DHHjsfsX6Sbs6t5zp6cStCj/?format=pdf&lang=pt
  78. LIMA, Ana Laura G.; TEIXEIRA, Érica S.; MARIN, Lara C. P. Uma proposta de educação midiática para as licenciaturas. Jornal da USP, São Paulo, 17 fev. 2025. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/uma-proposta-de-educacao-midiatica-para-as-licenciaturas/. Acesso em: 7 maio 2025.
  79. LIMA, Ana Laura Godinho. Educação, Saúde e Progresso: discursos sobre os efeitos do ambiente no desenvolvimento da criança (1930-1980). Estudos Avançados, 37(109), 57–70, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37109.005. Link: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7278/4137
  80. LIMA, Ana Laura Godinho. La ‘voluntad de psicologia’ com a voluntat de veritat i de poder en la formació docent. Temps d’Educació, v. 66, p. 101-120, 2024. Disponível em: https://raco.cat/index.php/TempsEducacio/article/view/430531. Acesso em: 17 jun. 2025.
  81. LIMA, Ana Laura Godinho; BIAZOTTO, Nathalia Marques; OLIVEIRA, Viviane Santos. Ser mãe na primeira metade do século XX: atribuição natural, aprendizado científico e dever cívico. Revista Estudos Culturais, v. 1, p. 54-77, 2024. Disponível em: https://revistas.usp.br/revistaec/article/view/232073. Acesso em: 17 jun. 2025.
  82. LIMA, Ana Laura Godinho; SILVA, Vivian Batista da. Experiências e sentidos da aula na universidade: alguns apontamentos. Cadernos de Pesquisa, v. 31, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23828. Acesso em: 17 jun. 2025.
  83. LOPES, B. P.; VIDAL, Diana G. Os usos e usuários de arquivos literários femininos: uma análise a partir dos acervos custodiados pelo Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Revista CPC, 17(34), p. 54-78, 2022. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p54-78. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/186697
  84. MACEDO, Renata G. M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, v. 34, p. 262-280, mai/ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/
  85. MACEDO, Renata G. M.; TOLEDO, Gabriel D. de; SILVA, Vivia B. da. Memórias do debate sobre gênero e sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP (1990-2020). Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 1, p. 243-258, 2021.
  86. MACEDO, Renata G. M.; VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; TOLEDO, Gabriel; SANTOS, Clarissa. Gênero e sexualidade em tela: o projeto da escola de aplicação da FEUSP e a experiência de produção de vídeos. Revista Diversidade e Educação, v. 12, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16952/11250. Acesso em: 17 jun. 2025.
  87. MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio?: Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Revistas Estudos Históricos, v. 34, p. 262-280, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210203
  88. MACEDO, Renata Mourão; PARREIRAS, Carolina. Digital inequalities and education in Brazil during the COVID 19 pandemic. Digital Culture & Education, v. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.digitalcultureandeducation.com/reflections-on-covid19/digital-inequalities-and-education-in-brazil
  89. MACIEL, R. A.; SOUZA-CHALOBA, R. F.; SOUSA, M. P.. “Lá em cima [da mangueira] o sinal é melhor”: representações das materialidades escolares em tempos de pandemia da COVID-2019 na Amazônia Paraense. Revista Communitas, v. 7, n. 15, 2023. https://doi.org/10.29327.268346.7.15-1 [pp. 3-17, ISSN: 2526-5970]
  90. MANO, Amanda de Mattos Pereira; CARVALHO, Nathália Gabriela de Souza; ORIANI, Angélica Pall. A cultura escolar em aulas de Ciências e Biologia: reflexões a partir do estágio supervisionado. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 137–150, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp. v14i30.617. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/617.
  91. MARIN, Lara C. P. O futuro dos professores sob uma perspectiva histórica: modos de projeção da profissão docente no discurso pedagógico. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, 5., 2025, Braga. Anais […] Braga: Universidade do Minho, 2025. p. 269-283. Disponível em: https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ATAS_V_CICSE_4MAR.pdf. Acesso em: 7 maio 2025.
  92. MENEZES, Roni Cleber; SILVA, Vivian Batista da. Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier. Estudos Avançados, v. 36, p. 321-335, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/198604/182713
  93. MONÇÃO, Vinicius de Moraes. PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM FRONTEIRAS E INTERSECCIONALIDADE. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 2, 2023. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/1044.
  94. MONTENEGRO, N. R; SOARES, C. L; PAULILO, André L. Festa da Árvore (décadas de 1920-1930). Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, p. e233, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/qFmrppDpfXtzrGrtV7dznGj/?format=pdf&lang=pt
  95. MOREIRA, Vinícius dos Santos; BOTO, Carlota; FREIRE, Elisabete dos Santos. A renovação da educação brasileira à luz das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira. Revista de História e Historiografia da Educação. v. 5, nº 11, p. 230-250agosto/dezembro de 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.86461. https://revistas.ufpr.br/rhhe/article/view/86461/48014
  96. MOURA, Ian Gottberg; BOTO, Carlota. A concepção educacional de John Dewey: objetivos e metas. Revista Sem Aspas. Araraquara (SP), v.10, nº00, p.1-16, jan/dez 2021, e021013. e-ISSN: 2358-4238. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15693.
  97. MOURÃO, Renata; TOLEDO, Gabriel; SILVA, Vivian Batista da. Memórias do debate sobre gênero e sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP (1990-2020). Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 38, p. 20-30, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12711
  98. MUNAKATA, Kazumi. O microscópio na escola e a observação. Historia de la Educación. Anuario, Ciudad Autonoma de Buenos Aires. vol. 22, n. 2, dic. 2021. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2313-92772021000200071&lng=es&nrm=iso
  99. OLIVEIRA, J. P. G., & SOUZA-CHALOBA, Rosa F. “Com o mar por meio”: patrimonialização escolar em instituições educativas luso-brasileiras. Revista História Da Educação, 27, 2023. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/128695 . [pp. 1-23; ISSN: 2236-3459]
  100. OLIVEIRA, J. P. G.; SOUZA-CHALOBA, Rosa F. O patrimônio educativo em tela: incursões pelos Anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação (2011-2019). Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 339–367, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023339. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/21925 . Acesso em: 4 janv. 2024. [v. 25, n. 55, ISSN: 1984-7238]
  101. OLIVEIRA, Janete; SILVA, Vivian Batista da. Livros para professores de Geografia: alguns apontamentos sobre a constituição da geografia escolar. Signos geográficos, v. 3, p. 2-23, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/69662
  102. ORIANI, Angélica Pall. Higiene para as escolas primárias: a produção escrita de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e238999, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195612/180615
  103. ORIANI, Angélica Pall. Hygiene in Primary Schools: Perspectives on The Writings of Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939). Encounters on Education (Canadá), v. 23, p. 223-240, 2022. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters/article/view/15699
  104. PARREIRAS, C.; MACEDO, Renata G. M. Desigualdades digitais e educação. Ciência Hoje, p. 1 – 4, 20 dez. 2021. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/desigualdades-digitais-e-educacao/
  105. PAULILO, A. L. A memória através dos livros: o livro na biblioteca e a biblioteca na escola. Leitura: teoria e prática. Campinas, vol. 37, p. 13-26, 2019. Ago./set. 2019. https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p13-26
  106. PAULILO, A. L. Casos e Histórias da Profissionalização docente no Brasil. Revista História da Educação, v. 24, 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/2236-3459/87354
  107. PAULILO, André L; TREVISAN, A. R. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de História da Educação, vol. 22, p. e-165, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/68199
  108. PAULILO, André Luiz. Acervos regionais em arquivos sem fronteiras. Acervo, v. 37, p. 1-22, 2024.
  109. PAULILO, André Luiz. Educação para o progresso paulista: as escolas sob as lentes da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo. Revista Momento – diálogos em educação, v. 33, nº 1, p. 24-47, jan./abr. 2024. Disponível: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/16264
  110. PAULILO, André Luiz; CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares. Veredas do patrimônio histórico educacional: historiografia e memória. Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 31, p. e023008-e023008, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8670473
  111. PAULILO, André Luiz; TREVISAN, Anderson Ricardo. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de História da Educação (online), v. 22, p. e165-e165, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/68199
  112. POLACHINI, B. A coleção de gramáticas oitocentistas da biblioteca da Escola Normal de São Paulo. Confluência: revista do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português (Rio de Janeiro), 2023: Número em homenagem a Leonor Lopes Fávero. https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/1357/1118
  113. POLACHINI, B. A trajetória da Gramática (trans)Nacional de Caldas Aulete: livros em viagem. Cadernos do Arquivo Municipal, Lisboa, 2.ª Série N.º 18 (jul./dez. 2022), p. 1-16. Disponível em:https://cadernosarquivo.cm-lisboa.pt/index.php/am/article/view/33
  114. POLACHINI, B. O engenho didático na gramática brasileira oitocentista. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 52, n. 3, p. 819–838, 2024. DOI: 10.21165/el.v52i3.3672. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3672. Acesso em: 31 maio 2025.
  115. RABELO, R. S. Isaac Kandel e a constituição de redes entre Brasil e EUA. Revista de Ciências da Educação, n. 43. doi: https://doi.org/10.19091/reced.vi0.770
  116. RABELO, R. S. O ensino de matemática em um número especial da revista The New Era, 1934. Bolema, v. 33, n. 65, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a07
  117. RABELO, Rafaela S. Perspectivas Transnacionais em História da Educação Matemática: entrelaçamentos com a New Education Fellowship. Transnational Perspectives in the History of Mathematics Education: entanglements with the New Education Fellowship. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, p. 112-139, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/48353
  118. RABELO, Rafaela S. The New Education Fellowship, the Progressive Education Association, and the US Department of State: South America as part of a complex entanglement. Paedagogica Historica, v. 57, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230.2021.1872660
  119. RABELO, Rafaela. S.; ALMEIDA, D. H. . Trajetória e contribuições de Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) na educação brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 6, p. 1084-1103, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10289
  120. RAMOS do Ó, Jorge; BOTO, Carlota. Organização e editorial de Dossiê dos Cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa. Cadernos do Arquivo Municipal: Câmara Municipal de Lisboa. Lisboa, 2ª série, nº 18, p. 1-3, julho/dezembro 2022, e202210. ISSN: 2183-3176. https//doi.org/10.48751/CAM-2022-1870. Disponível em: https://journals.openedition.org/arquivomunicipal/
  121. RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. “Imagens de escola nos livros didáticos e fotografias do começo do século XX”. revista History of Education & Children’s Literature, da Università di Macerata (Itália), p. 233-255, 2023. DOI: 10.48219/1176 Disponível em: in: https://www.torrossa.com/en/resources/an/5496820?digital=true
  122. RIBEIRO , Jonatas Roque; GONÇALVES, Wellington Carlos. A invenção do Brasil negro: intelectuais negros e sua produção cultural no pós-abolição. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. 1-35, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0101.
  123. RIBEIRO, Jonatas Roque. As ideias pedagógicas de Antonieta de Barros: uma contribuição à história da educação. Revista História da Educação, n. 28, p. e137019, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-3459/137019. Acesso em: 17 jun. 2025.
  124. RIBEIRO, Jonatas Roque. José Eutrópio, cronista da alma dos homens, das conjunturas e das pequeninas coisas. Revista Pesquisa & Educação à Distância, Niterói, v. 20, supl. esp., p. 1-26, 2024. Disponível em: http://revista.universo.edu.br. Acesso em: 17 jun. 2025.
  125. RIBEIRO, Jonatas Roque. Letras políticas: produção cronística de um intelectual negro na imprensa dos anos 1920. História Social, v. 19, n. 27/28, p. 412-445, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.53000/hs.v19i27/28.5284. Acesso em: 17 jun. 2025.
  126. RIBEIRO, Jonatas Roque. O construir-se de sujeitos negros: José Eutrópio, trajetórias e agências negras no pós-abolição. Afro-Ásia, Salvador, n. 69, p. 259-310, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.9771/aa.v0i69.58775. Acesso em: 17 jun. 2025.
  127. RIBEIRO, Jonatas Roque. Os clubes negros como espaços educadores. Revista Brasileira de História da Educação, v. 25, n. 1, p. e347, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e347. Acesso em: 17 jun. 2025.
  128. RIBEIRO, Jonatas Roque. Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: Exchanges among Brazil, USA, and Europe. History of Education, v. 53, n. 4, p. 1-3, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0046760X.2024.2371103. Acesso em: 17 jun. 2025.
  129. RIBEIRO, Jonatas Roque. Subalternidade e opressão sociorracial. Revista Brasileira de História da Educação, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e283
  130. RIBEIRO, Jonatas Roque; COSTA, Aline Guerra da; MONTEIRO, Lívia Nascimento. Dossiê Emancipações e pós-abolição: histórias de experiências negras. Revista Escrita da História, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 9-16, 2024.Disponível em: https://zenodo.org/badge/DOI/10.5281/zenodo.10701139.svg
  131. SILVA, Alexandre Ribeiro e. O julgamento de si no outro: a viagem de Victor Cousin da França a países alemães e suas implicações pedagógicas. Cadernos do Arquivo Municipal, Lisboa, n. 18, p. 1-12, jul./dez. 2022. Disponível em: https://journals.openedition.org/arquivomunicipal/304
  132. SILVA, C. M. N. da. (2021). História da Educação em perspectiva transnacional. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e032. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-32. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/60380
  133. SILVA, Carolina M.; POLACHINI, Bruna. Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências em Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887). Cadernos de História da Educação, v. 22, p. 1-18, e189, 2023. – Artigo Bilíngue: Português e Inglês. Link: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/69448/36105
  134. SILVA, Carolina Mostaro Neves da. A biblioteca da Escola Normal de São Paulo: organização do acervo e do espaço. Revista História da Educação, 26, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/113976
  135. SILVA, Carolina Mostaro Neves da. As propostas educacionais do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903). Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, p. e183, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/56753
  136. SILVA, Carolina Mostaro Neves da. Ensino profissional entre -especialistas- e -produtores-. Educação em Foco, v. 24, p. 34-58, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6064
  137. SILVA, Juliana de Souza; MENEZES, Roni Cleber; SILVA, Vivian Batista da. Professores e suas bibliotecas: histórias de peregrinações. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 6, p. 47-64, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9773
  138. SILVA, Luciana V. S.; BONTEMPI Jr., Bruno. Gleb Vassilievich Wataghin: Physics, University and Politics in Brazil (1934–1949), RUDN Journal of Russian History 19, n. 4, 965-978, 2020. Disponível em: http://journals.rudn.ru/russian-history/article/view/25090
  139. SILVA, V.; LIVÉRIO, A. A educação comparada e seus caminhos na RBEP desde 1944: entre espaços, tempos e questões. Educação: teoria & prática. V.30, n.63, 2020, 13 p.
  140. SILVA, Vivian B. Liçons per aprendre dels manuals que ensenyen a ensenyar: rutes d’ultramar (Portugal i Brasil, 1870-1970). Temps d’Educació (Barcelona), v. 66, p. 73-85, 2024. Disponível em: https://raco.cat/index.php/TempsEducacio/article/view/430530. Acesso em: 17 jun. 2025.
  141. SILVA, Vivian B.; VIDAL, Diana G.; GODINHO LIMA, Ana Laura; BONTEMPI JR., Bruno. Rethinking readings about the past of school and education between worlds. Encounters in Theory and History of Education (Queen’s University), v. 15, p. 351-361, 2024. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters. Acesso em: 17 jun. 2025.
  142. SILVA, Vivian Batista da. Fora do lugar: por uma compreensão do sofrimento na escola. Revista USP, v.137, p.33-44, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p31-44.
  143. SILVA, Vivian Batista da; CATANI, Denice Barbara. Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909). História da educação. v. 23, p. 193-223, 2019. https://doi.org/10.1590/2236-3459/93223
  144. SILVA, Vivian Batista da; VIEIRA, Keila da Silva. Diário de escola: narrativas de heranças e metamorfoses do trabalho docente. Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 587-608, 2021. Disponível em: ufma.br
  145. SOUZA-CHALOBA, R.; PINHEIRO, R. M. A ampliação da cultura material escolar pelos recursos audiovisuais: itinerários da renovação e modernização do ensino. Revista Cocar, n. 32, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9654. Acesso em: 23 maio 2025.
  146. SOUZA-CHALOBA, Rosa F. A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970). Educar em Revista, v. 38, 2022. Available from: https://doi.org/10.1590/1984-0411.84533 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4fTRXs39nytW6yYktHhTFPs/
  147. SOUZA-CHALOBA, Rosa F.; MORAES, Agnes Iara Domingos. 200 anos de Educação Rural no Brasil: histórias de exclusão, abandono e discriminação. Educação em Foco, ano 25, n. 46 – Mai./Ago. 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6627
  148. TOLEDO, Maria Rita de Almeida; CARVALHO, Marta. “Fontes para o estudo da cultura escolar: o caso da imprensa periódica educacional paulista e suas estratégias textuais de ordenamento da profissão docente (1893-1927)”. Revista de fontes, Guarulhos, v. 8, n. 15. dez. de 2021 – ISSN 2359-2648 Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/fontes/article/view/13387/9818
  149. TOLEDO, Maria Rita de Almeida; VIDAL, Diana. Plantar, traduzir, minerar: Anísio Teixeira (1935-1947). Educação em Revista (online), v. 40, p. 1-26, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/NVd5cMm8cMLLn7FzwzhBNCK. Acesso em: 17 jun. 2025.
  150. VALDEMARIN, Vera T. A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-19120). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e244750, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ZrpH6KWHKJB6qBZLPk39Cnx/?lang=pt. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750por
  151. VALDEMARIN, Vera T. Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e83321, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83321/46339. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.83321
  152. VALDEMARIN, Vera Teresa. Circulação de modelos para o ensino de Ciências Naturais: o método de ensino intuitivo na transição entre Império e República. Cadernos de História da Educação, v. 19, n. 3, p. 1033-1050, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10/14393/che-v19n3-2020-22
  153. VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; BOTO, Carlota. A educação domiciliar como alternativa a ser interrogada: problemas e propostas. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.15, e2014654, p.1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.14654.019 eISSN: 1809-4309. Disponível em revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
  154. VENTURA, Raíssa Wihby; BOTO, Carlota. Imaginações políticas para o século XXI. Lua Nova: revista de cultura e política, Dossiê Imaginações políticas para o século XXI, ISSN: 0102-6445, CEDEC, nº 117, p. 13-54, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/F8Qsww7ssFqDBZM9hFNKrvm/abstract/?lang=pt
  155. VERZOLLA, B.; ECAR, Ariadne L. Os conceitos de “normal” e “anormal” em publicações científicas e educacionais da década de 1930. Revista Educação Especial, v. 35, p. 1-18, 2022. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/69253
  156. VICENTINI, P.; GALLEGO, R.; SILVA, V. Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. n. 8, v. 3, 2018, p. 462-485.
  157. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; LUGLI, Rosario Genta; SILVA, Vivian B. Vivências iniciais no magistério e formação para a sensibilidade na sala de aula. Práxis Educacional (Online), v. 17, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8023
  158. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; SILVA, Vivia B. da. Histoire de vie d’enseignantes, mémoires, genre et innovation (Brésil, 1870-1985). Penser l’éducation, n° 49, p. 105-124, 2021
  159. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia; LUGLI, Rosario Genta e SILVA, Vivian Batista. Vivências iniciais no magistério e formação para a sensibilidade na sala de aula. Revista práxis educacional, v. 17, n. 44, p. 1-29, jan./mar, 2021.
  160. VICENTINI, Paula Perin; SILVA, Thays Fernandes Flor da; GALLEGO, Rita de Cassia. O ensino diferenciado nos anos iniciais da Escola de Aplicação da FEUSP: espaço, sujeitos e práticas. Primus Vitam, v. 2, n. 17, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://delphos-gp.com/primus_vitam/primus_17/paula.pdf
  161. VIDAL, Diana G. ALMEIDA-FILHO, Naomar. Guest Editors’ Introduction to The Thematic Section. Encounters on Education, v. 23, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters/article/view/16152
  162. VIDAL, Diana G. Comentários sobre o painel III, intitulado a plataforma brasil: sua estrutura, sua lógica e abertura para acolher pesquisas das ciências humanas. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 9, p. 609-612, 2021. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/512
  163. VIDAL, Diana G. Humanidades digitais e cultura material (escolar). History of education in Latin America HistELA, v. 5, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/30136/16081
  164. VIDAL, Diana G. Musei e patrimonio storico-didattico per l’internazionalizzazione della ricerca: un caso di studio che intreccia Brasile ed Europa nell’Ottocento. History of Education & Children’s Literature (Online), v. 17, p. 689-699, 2022. Disponível em: https://www.torrossa.com/it/authors/goncalves-vidal-diana.html
  165. VIDAL, Diana G. Teachers’ Practices and Teacher Models: Anísio Teixeira and Initial Teacher Training (Rio de Janeiro, 1932-1935). Encounters on Education, v. 23, p. 24-47, 2022. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters/article/view/15662
  166. VIDAL, Diana G.; ALCÂNTARA, Wiara. The material turn in the History of Education. Educació i Història: Revista D’història de L’educació, v. 38, p. 11-32, 2021. Disponível em : http://revistes.iec.cat/index.php/EduH/article/view/149231/146921
  167. VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S. Fórmula e utopia: o movimento internacional da educação nova. Sarmiento (Vigo), v. 25, p. 23-50, 2021. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2021.25.0.8600
  168. VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela Silva; MONÇÃO, Vinicius de Moraes. A New Education Fellowship e a América do Sul: um panorama da constituição de redes (1920-1930). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 22, p. 1-19, 2023. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/70068
  169. VIDAL, Diana Gonçalves e BONTEMPI JR, Bruno. Um intelectual cosmopolita: trajetórias de Noah Sobe na (história da) educação. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46 [citado  2020-10-03], e201946002002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100201&lng=pt&nrm=iso>.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046002002
  170. VIDAL, Diana. Cultura materiale della scuola e scolarizzazione. History of education & children’s literature (online), XIV, p. 765-778, 2019 http://eum.unimc.it/it/catalogo/640-hecl-xiv-1-2019
  171. VIDAL, Diana; PAULILO, Andre L. Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329
  172. VIDAL, Diana; RABELO, Rafaela S. A criação de Institutos de Educação no Brasil como parte de uma história conectada da formação de professores. Cadernos de História da Educação (online), v. 18, p. 208-220, 2019. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-12
  173. VIDAL, Diana; SILVA, José Cláudio S. Interpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. History of Education in Latin America – HistELA, 3, e20951, 2020. https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20951