Artigos

30/09/2021

Artigos

  1. ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. Sons da alfabetização no Brasil Império: atualidade de Castilho e Jacotot. Cadernos de História da Educação, v.20, p.1-14, e018, 2021. ISSN: 1982-7806 (on line); https://doi.org10.14393/che-v20-2021-18.
  2. ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. Dissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização. Horizontes. v.39, nº1, 2021, publicação contínua. p. 1-19. https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1125
  3. ALCANTARA, Wiara, VIDAL, Diana. The Syndicat Commercial du Mobilier et du matériel d’Enseignement and the transnational trade of school artefacts (Brazil and France in the late 19th and early 20th centuries). Paedagogica Histórica, 2021.
  4. ALCÂNTARA, Wiara. Cultura material escolar e comércio local: uma abordagem da história econômica sobre a escola urbana (São Paulo, 1894-1902). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 7, p. e021021-24, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15603
  5. AQUINO, Julio Groppa; BOTO, Carlota. Inovação pedagógica: um novo-antigo imperativo. Educação, sociedade e culturas. Dossiê Temático: Epistemologia, ensino e inovação. Editora CIEE/Edições Afrontamento. nº 552019, 195p., p.13-30. ISSN: 0872-7643. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/04.JulioAquino%26CarlotaBoto.pdf
  6. BARBOSA, Raquel L.L.; SILVA Mariana M.  O romance Canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho.  Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-15, e074, 2022 ISSN: 1982-7806 (on-line) https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-74
  7. BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas.; BARBOSA Raquel Lazzari Leite (orgs) Formação de Educadores – Inovação e Tradição: preservar e criar na formação docente, São Paulo: Editora Unesp, 2020. ISBN:9788595463868, 200pp.
  8. BICCAS, Maurilane; VIDAL, Diana. A invisibilidade galega no Brasil e a produção de uma identidade social híbrida nas novas terras (São Paulo, 1880-1910). Historia y memoria de la educación, 12 (2020), 57-80. https://doi.org/10.5944/hme.12.2020.25979
  9. BITTENCOURT, Circe. Apresentação da conferência “Contexto Científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial”, de Alain Choppin. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 46, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100301
  10. BITTENCOURT, Circe; SILVA, Carolina Mostaro Neves; BOTO, Carlota. A Faculdade de Educação pela clivagem dos livros: Biblioteca do Livro Didático e Biblioteca Paulo Bourroul. Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico Educativo. Campinas (SP), v.7, p.1-15. e021035. DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16026 ISSN: 2447-746X. 2021
  11. BITTENCOURT, Circe; BIANCHINI, Paolo; VAGLIANI, Pompeo. La bellezza comme strumento di accesso alla conoscenza storica. La mostra Scuole come capanne. Libri come opera d’arte. Dal Brasile all’Agro romano. In Bandini, Gianfranco; Oliviero, Stfano. Public History of Education: una proposta operativa per construire une comunità educante – Firenze: Firenze University Press, 2019, p.223-252. INSS 2704-6478 (print)  INSS2704-5919 (on line) https://www.fupress.com/catalogo/ipublic-history-of-education-i-riflessioni-testimonianze-esperienze/3799
  12. BONTEMPI Jr., Bruno. Pensamento educacional e intelectuais na história da educação brasileira, Quaestio, v. 22, n. 1, p. 145-166, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p145-166
  13. BONTEMPI Jr., B. (2021). O Manifesto dos Educadores de 1959 revisitado: Evento, narrativas e discursos. Cadernos de Pesquisa, 51, Artigo e07278. https://doi.org/10.1590/198053147278 Link: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7278
  14. BONTEMPI Jr., B. (2021). The 1959 Educator’s Manifesto Revisited: Event, Narratives and discourses. Cadernos de Pesquisa, 51, Article, e07278. https://doi.org/10.1590/198053147278
    Link: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7278/4137
  15. BOTO, Carlota; SOUZA, Leonardo Marques. A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudes. Revista Brasileira de Educação. v. 26. e260052, 2021. p. 1-19. https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260052
  16. BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogia y Saberes. nº 54. Universidade Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. p. 37-54. 2021. Disponível em: https//doi.org/10.17227/pys.num54-11521. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/11521/9148
  17. BOTO, Carlota; GUIRAO, Nathália Campelo Ferraz. A Cartilha Maternal, a Cartilha do Povo e a Caminho Suave: três perspectivas sobre a alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização. Número 12. 2020. p.192-211. ISSN: 2446-8584.
  18. BOTO, Carlota. A intelectualidade paulista, o Manifesto dos Pioneiros e a Universidade de São Paulo em sua primeira missão. Estudos Avançados. vol. 33. nº 95. São Paulo. Jan/abril 2019. versão impressa ISSN: 0103-4014. versão on line ISSN: 1806-9592. p.19-33. http://www.scielo.br/pdf/ea/v33n95/0103-4014-ea-33-95-00019.pdf
  19. BOTO, Carlota. Rascunhos da história da leitura escolar: entre Portugal e Brasil. Educação e Sociedade. vol.40. Campinas 2019. Epub July 04, 2019. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302019000100314&script=sci_arttext&tlng=pt ISSN: 0101-7330.
  20. BOTO, Carlota. Faria de Vasconcelos e a Escola Nova em Portugal: do self-government à educação científica. Revista Brasileira de História da Educação. vol.19, e092, 2019. p.1-20. ISSN: 2238-0094. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e092
  21. BOTO, Carlota. As crianças e a guerra através dos olhos de um pedagogo da Escola Nova en Portugal. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 24, p. 101-113. https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7122. ISSN-e:2659-9589. Disponível https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2020.24.0.7122/g7122_pdf
  22. BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogia y Saberes. nº54. Universidade Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. 2021. pp.37-54. https//doi.org/10.17227/pys.num54-11521. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/11521/9148
  23. BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogia y Saberes, Universidade Pedagógica Nacional, Facultad de Educación, nº 54, p. 37-54, 2021. https//doi.org/10.17227/pys.num54-11521. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/11521/9148
  24. BOTO, Carlota. O Fedro na obra de Platão: amor, retórica e educação em diálogo. International Studies on Law and Education. nº. 36, p. 5-20, set-dez 2020, CEMOrOc-Feusp. Disponível em:  http://www.hottopos.com/isle36/CarlotaB.pdf
  25. BOTO, Carlota. Os nenos e a guerra a través dos ollos dun pedagogo da Escola Nova en Portugal. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación24, p. 101-113. https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7122. ISSN-e:2659-9589. Disponível https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2020.24.0.7122/g7122_pdf
  26. BOTO, Carlota. The Age of Enlightenment and Education. In: Oxford Research Encyclopedias. Education. Oxford University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.1469
  27. BOTO, Carlota; SANTOS, Vinício de Macedo; SILVA, Vivian Batista; OLIVEIRA, Zaqueu Vieira (orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física & Portal de Livros Abertos da USP, 2020. ISBN: 978-65-5563-026-8. 385 pp.
  28. BREYMAIER, Sophia Calil; BOTO, Carlota. A pedagogia como alicerce da teoria política em Rousseau: um traçado do Iluminismo na educação. Revista Educação em Questão, Natal, v.58, nº57, p.1-24, e-21484, jul/set 2020. E-ISSN: 1981-1802. DOI 10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21484
  29. CARVALHO, José Sérgio Fonseca; BOTO, Carlota. Mestres ignorantes e professores explicadores em tempos de pandemia e de cultura digital. Dossiê Democracia, Escola e Mudança Digital: desafios da contemporaneidade, Educação e Sociedade. v. 42, e250432, 2021, p. 1-18. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MytdNmBhwkgFLbzN8J94w4v/
  30. CATANI, Julia; LIMA, Ana Laura G.  A dedicação de um ‘tempo de qualidade’ aos filhos – análise de um enunciado recorrente. Revista Estilos da Clínica, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178088
  31. ECAR, Ariadne L.; CAMARA, Sonia. The Spanish flu epidemic in the press: health and education in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo (Brazil) in the years 1918-1919. Paedagogica Historica, p. 1 – 16, 2022.
  32. FARIAS, B. M.; CAZETTA, V.; LIMA, Ana Laura G. The dematerialization of school in the yet to come education: an analysis of contemporary discourses [Internet]. SciELO Preprints. 2021 [cited 2022 Apr. 4]. Available from: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2505
  33. GARCIA, Tânia Maria Braga; SILVA, Vivian Batista da. De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). Educar em revista, v. 35, p. 135-158, 2019. https://doi.org/10.1590/0104-4060.69326
  34. GORDO, Nívia; BOTO, Carlota. História da Escola de Aplicação da FEUSP (1976-1986): a contribuição de José Mário Pires Azanha para a cultura escolar. Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico Educativo. Campinas (SP), v.7, p. 1-13. e021024. ISSN: 2447-746X. 2021 DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16026
  35. LEME, Andressa C. F.; LIMA, Ana Laura G. Alfabetizar ou não as crianças de seis anos? uma análise dos discursos especializados no contexto da ampliação do ensino fundamental.  Revista Educação & Emancipação, v. 14, n. 2, p. 348-374, 2021. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17233
  36. MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio?: Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Revistas Estudos Históricos, v. 34, p. 262-280, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210203
  37. MACEDO, Renata G. M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, v. 34, p. 262-280, mai/ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/
  38. MACEDO, Renata G. M.; TOLEDO, Gabriel D. de; SILVA, Vivia B. da. Memórias do debate sobre gênero e sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP (1990-2020). Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 1, p. 243-258, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/renat/Downloads/12711-Texto%20do%20artigo-48914-2-10-20220112%20(2).pdf
  39. MACEDO, Renata Mourão; PARREIRAS, Carolina. Digital inequalities and education in Brazil during the COVID 19 pandemic. Digital Culture & Education, v. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.digitalcultureandeducation.com/reflections-on-covid19/digital-inequalities-and-education-in-brazil
  40. MENEZES, Roni; SILVA, Vivian Batista da. Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier. Estudos avançados. 36 (105), mai/2022. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142022000200321&script=sci_arttext
  41. MOURA, Ian Gottberg; BOTO, Carlota. A concepção educacional de John Dewey: objetivos e metas. Revista Sem Aspas. Araraquara (SP), v.10, nº00, p.1-16, jan/dez 2021, e021013. e-ISSN: 2358-4238.  Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15693.
  42. MOURÃO, Renata; TOLEDO, Gabriel; SILVA, Vivian Batista da. Memórias do debate sobre gênero e sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP (1990-2020). Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 38, p. 20-30, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12711
  43. MUNAKATA, Kazumi. O microscópio na escola e a observação. Historia de la Educación. Anuario, Ciudad Autonoma de Buenos Aires. vol. 22, n. 2, dic. 2021. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2313-92772021000200071&lng=es&nrm=iso
  44. OLIVEIRA, Janete; SILVA, Vivian Batista da. Livros para professores de Geografia: alguns apontamentos sobre a constituição da geografia escolar. Signos geográficos, v. 3, p. 2-23, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/69662
  45. ORIANI, Angélica Pall. Higiene para as escolas primárias: a produção escrita de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e238999, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195612/180615
  46. PARREIRAS, C.; MACEDO, Renata G. M. Desigualdades digitais e educação. Ciência Hoje, p. 1 – 4, 20 dez. 2021. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/desigualdades-digitais-e-educacao/
  47. PAULILO, A. L. A memória através dos livros: o livro na biblioteca e a biblioteca na escola. Leitura: teoria e prática. Campinas, vol. 37, p. 13-26, 2019. Ago./set. 2019. https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p13-26
  48. PAULILO, A. L. Casos e Histórias da Profissionalização docente no Brasil. Revista História da Educação, v. 24, 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/2236-3459/87354
  49. RABELO, Rafaela. S.; ALMEIDA, D. H. . Trajetória e contribuições de Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) na educação brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 6, p. 1084-1103, 2021. Disponível em:  https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10289
  50. RABELO, R. S. O ensino de matemática em um número especial da revista The New Era, 1934. Bolema, v. 33, n. 65, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a07
  51. RABELO, R. S. Isaac Kandel e a constituição de redes entre Brasil e EUA. Revista de Ciências da Educação, n. 43. doi: https://doi.org/10.19091/reced.vi0.770
  52. RABELO, Rafaela S. Perspectivas Transnacionais em História da Educação Matemática: entrelaçamentos com a New Education Fellowship. Transnational Perspectives in the History of Mathematics Education: entanglements with the New Education Fellowship. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, p. 112-139, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/48353
  53. RABELO, Rafaela S. The New Education Fellowship, the Progressive Education Association, and the US Department of State: South America as part of a complex entanglement. Paedagogica Historica, v. 57, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230.2021.1872660
  54. SILVA, Carolina Mostaro Neves da. As propostas educacionais do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903). Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, p. e183, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/56753
  55. SILVA, Carolina Mostaro Neves da. Ensino profissional entre -especialistas- e -produtores-. Educação em Foco, v. 24, p. 34-58, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6064
  56. SILVA, C. M. N. da. (2021). História da Educação em perspectiva transnacional. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e032. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-32. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/60380
  57. SILVA, Luciana V. S.; BONTEMPI Jr., Bruno. Gleb Vassilievich Wataghin: Physics, University and Politics in Brazil (1934–1949), RUDN Journal of Russian History 19, n. 4, 965-978, 2020. Disponível em: http://journals.rudn.ru/russian-history/article/view/25090
  58. SILVA, Juliana de Souza; MENEZES, Roni Cleber; SILVA, Vivian Batista da. Professores e suas bibliotecas: histórias de peregrinações. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 6, p. 47-64, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9773
  59. SILVA, Vivian Batista da; VIEIRA, Keila da Silva. Diário de escola: narrativas de heranças e metamorfoses do trabalho docente. Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 587-608, 2021. Disponível em: www.periodicoseletronicos.ufma.br
  60. SILVA, Vivian Batista da; CATANI, Denice Barbara. Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909). História da educação. v. 23, p. 193-223, 2019. https://doi.org/10.1590/2236-3459/93223
  61. SILVA, V.; LIVÉRIO, A. A educação comparada e seus caminhos na RBEP desde 1944: entre espaços, tempos e questões. Educação: teoria & prática. V.30, n.63, 2020, 13 p.
  62. TOLEDO, Maria Rita de Almeida; CARVALHO, Marta. “Fontes para o estudo da cultura escolar: o caso da imprensa periódica educacional paulista e suas estratégias textuais de ordenamento da profissão docente (1893-1927)”. Revista de fontes, Guarulhos, v. 8, n. 15. dez. de 2021 – ISSN 2359-2648 Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/fontes/article/view/13387/9818
  63. VALDEMARIN, Vera T. Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e83321, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83321/46339. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.83321
  64. VALDEMARIN, Vera T. A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-19120). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e244750, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ZrpH6KWHKJB6qBZLPk39Cnx/?lang=pt. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750por
  65. VALDEMARIN, Vera Teresa. Circulação de modelos para o ensino de Ciências Naturais: o método de ensino intuitivo na transição entre Império e República. Cadernos de História da Educação, v. 19, n. 3, p. 1033-1050, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10/14393/che-v19n3-2020-22.
  66. VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; BOTO, Carlota. A educação domiciliar como alternativa a ser interrogada: problemas e propostas. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.15, e2014654, p.1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.14654.019 eISSN: 1809-4309. Disponível em revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
  67. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; LUGLI, Rosario Genta; SILVA, Vivian B. Vivências iniciais no magistério e formação para a sensibilidade na sala de aula. Práxis Educacional (Online), v. 17, p. 1-29, 2021. Disponível em:  https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8023
  68. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; SILVA, Vivia B. da. Histoire de vie d’enseignantes, mémoires, genre et innovation (Brésil, 1870-1985). Penser l’éducation, n° 49, p. 105-124, 2021
  69. VICENTINI, P.; GALLEGO, R.; SILVA, V. Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. n. 8, v. 3, 2018, p. 462-485.
  70. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia; LUGLI, Rosario Genta e SILVA, Vivian Batista. Vivências iniciais no magistério e formação para a sensibilidade na sala de aula. Revista práxis educacional, v. 17, n. 44, p. 1-29, jan./mar, 2021.
  71. VIDAL, Diana G. Comentários sobre o painel III, intitulado a plataforma brasil: sua estrutura, sua lógica e abertura para acolher pesquisas das ciências humanas. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 9, p. 609-612, 2021. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/512.
  72. VIDAL, Diana G.; ALCÂNTARA, Wiara. The material turn in the History of Education. Educació i Història: Revista D’història de L’educació, v. 38, p. 11-32, 2021. Disponível em : http://revistes.iec.cat/index.php/EduH/article/view/149231/146921
  73. VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S. Fórmula e utopia: o movimento internacional da educação nova. Sarmiento (Vigo), v. 25, p. 23-50, 2021. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2021.25.0.8600
  74. VIDAL, Diana Gonçalves  e  BONTEMPI JR, Bruno. Um intelectual cosmopolita: trajetórias de Noah Sobe na (história da) educação. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46 [citado  2020-10-03], e201946002002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100201&lng=pt&nrm=iso>.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046002002.
  75. VIDAL, Diana; PAULILO, Andre L. Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329
  76. VIDAL, Diana; RABELO, Rafaela S. A criação de Institutos de Educação no Brasil como parte de uma história conectada da formação de professores. Cadernos de História da Educação (online), v. 18, p. 208-220, 2019. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-12
  77. VIDAL, Diana; SILVA, José Cláudio S. Interpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. History of Education in Latin America – HistELA3, e20951, 2020. https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20951
  78. VIDAL, Diana. Cultura materiale della scuola e scolarizzazione. History of education & children’s literature (online), XIV, p. 765-778, 2019 http://eum.unimc.it/it/catalogo/640-hecl-xiv-1-2019