- ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. Dissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização. Horizontes. v.39, nº1, 2021, publicação contínua. p. 1-19. https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/112
- ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. Sons da alfabetização no Brasil Império: atualidade de Castilho e Jacotot. Cadernos de História da Educação, v.20, p.1-14, e018, 2021. ISSN: 1982-7806 (on line); https://doi.org10.14393/che-v20-2021-18.
- ALCÂNTARA, Wiara Rosa. Por terras e mares: os nós e os links do lucrativo mercado francês de objetos escolares (século XIX-XX). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, v. 23, p. e268-1, 2023. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/65256
- ALCÂNTARA, Wiara Rosa; PALMA, Raquel Santos. Breve biografia cultural do patrimônio científico-educativo: a fase mercantil dos aparelhos Bohnenberger e Odstrcil. MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO, v. 16, p. 16-39, 2023. Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/view/1007
- ALCANTARA, Wiara, VIDAL, Diana. The Syndicat Commercial du Mobilier et du matériel d’Enseignement and the transnational trade of school artefacts (Brazil and France in the late 19th and early 20th centuries). Paedagogica Histórica, 2021.
- ALCÂNTARA, Wiara. Cultura material escolar e comércio local: uma abordagem da história econômica sobre a escola urbana (São Paulo, 1894-1902). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 7, p. e021021-24, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15603
- ALCÂNTARA, Wiara. Eduardo Waller & Comp: a emergência da indústria de mobiliário escolar em São Paulo (1895-1924). Cadernos de História da Educação,21(Contínua), e138. Disponível em: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-1382
- ALDANA BAUTISTA, Alexander; MUNAKATA, Kazumi; PINEAU, Pablo. ¿Cómo se enseñó a sentir en América Latina? Un balance historiográfico sentido. Historia y Memoria de la Educación 20 (2024)
- AMARAL, Giana; CASTRO, Renata Brião de. Interview with Professor Diana Gonçalves Vidal: Teacher, Researcher and Activist in (History of) Education. Encounters in Theory and History of Education, v. 25, p. 362-375, 2024. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters. Acesso em: 17 jun. 2025.
- AQUINO, Julio Groppa; BOTO, Carlota. Inovação pedagógica: um novo-antigo imperativo. Educação, sociedade e culturas. Dossiê Temático: Epistemologia, ensino e inovação. Editora CIEE/Edições Afrontamento. nº 55, 2019, 195p., p.13-30. ISSN: 0872-7643. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/04.JulioAquino%26CarlotaBoto.pdf
- BARBOSA, Raquel L.L.; SILVA Mariana M. O romance Canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho. Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-15, e074, 2022 ISSN: 1982-7806 (on-line) https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-74
- BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; SILVA, Mariana Montanhini da. O romance canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho. Cadernos de História da Educação, v. 21, p. 1-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/64753
- BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas.; BARBOSA Raquel Lazzari Leite (orgs) Formação de Educadores – Inovação e Tradição: preservar e criar na formação docente, São Paulo: Editora Unesp, 2020. ISBN:9788595463868, 200pp.
- BARRETO, R. A. Dias Navarro; SOUZA-CHALOBA, Rosa F. 200 años de Independencia de Brasil: el balance de una Historia con muchas caras. Araucaria, 24(51), (2022). https://doi.org/10.12795.araucaria.2022.i51.10
- BARRETO, R. A. Dias Navarro; SOUZA-CHALOBA, Rosa F.; (2022). Public Education in Brazil: an incomplete democratization: Educação Pública no Brasil: a democratização inconclusa. Araucaria, 24(51). https://doi.org/10.12795.araucaria.2022.i51.17. Disponivel em: Public Education in Brazil: an incomplete democratization | Araucaria (us.es)
- BICCAS, Maurilane; VIDAL, Diana. A invisibilidade galega no Brasil e a produção de uma identidade social híbrida nas novas terras (São Paulo, 1880-1910). Historia y memoria de la educación, 12 (2020), 57-80. https://doi.org/10.5944/hme.12.2020.25979
- BITTENCOURT, Circe. Apresentação da conferência “Contexto Científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial”, de Alain Choppin. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 46, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100301
- BITTENCOURT, Circe; BIANCHINI, Paolo; VAGLIANI, Pompeo. La bellezza comme strumento di accesso alla conoscenza storica. La mostra Scuole come capanne. Libri come opera d’arte. Dal Brasile all’Agro romano. In Bandini, Gianfranco; Oliviero, Stfano. Public History of Education: una proposta operativa per construire une comunità educante – Firenze: Firenze University Press, 2019, p.223-252. INSS 2704-6478 (print) INSS2704-5919 (on line) https://www.fupress.com/catalogo/ipublic-history-of-education-i-riflessioni-testimonianze-esperienze/3799
- BITTENCOURT, Circe; SILVA, Carolina Mostaro Neves; BOTO, Carlota. A Faculdade de Educação pela clivagem dos livros: Biblioteca do Livro Didático e Biblioteca Paulo Bourroul. Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico Educativo. Campinas (SP), v.7, p.1-15. e021035. DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16026 ISSN: 2447-746X. 2021
- BONTEMPI Jr., B. (2021). O Manifesto dos Educadores de 1959 revisitado: Evento, narrativas e discursos. Cadernos de Pesquisa, 51, Artigo e07278. https://doi.org/10.1590/198053147278 Link: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7278
- BONTEMPI Jr., B. (2021). The 1959 Educator’s Manifesto Revisited: Event, Narratives and discourses. Cadernos de Pesquisa, 51, Article, e07278. https://doi.org/10.1590/198053147278
- BONTEMPI Jr., Bruno. Laerte Ramos de Carvalho: além do homem petrificado. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, 2023, v. 08, n. 23, p. 01-11, e1118. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525426X.2023.v8.n23.e1118
- BONTEMPI Jr., Bruno. Pensamento educacional e intelectuais na história da educação brasileira, Quaestio, v. 22, n. 1, p. 145-166, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p145-166
- BONTEMPI Jr., Bruno. Uma nova-velha História das Ideias: “Pensamento Educacional” no 1º Congresso Brasileiro de História da Educação (2000). SciELO Preprints, 15 de março de 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5586
- BONTEMPI JR., Bruno; ALMEIDA, N. F. Território Livre: a ocupação estudantil do Colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo (São Paulo, outubro de 1967). Revista Brasileira de História da Educação, 2025. (no prelo, se não houver volume/páginas ainda).
- BONTEMPI JUNIOR, Bruno. The History of Education in Antiquity and its Teaching: Epistemological Problems. Qeios, p. 1-7, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.32388/UR0EPU
- BONTEMPI JUNIOR, Bruno. Uma nova-velha história das ideias: pensamento educacional no I Congresso Brasileiro de História da Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 50, e272750, 2024. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/5586/10773/11389
- BONTEMPI JUNIOR, Bruno. Uma nova-velha história das ideias: pensamento educacional no I Congresso Brasileiro de História da Educação. Scielo Preprints. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/5586, 2023.
- BOTO, Carlota. A intelectualidade paulista, o Manifesto dos Pioneiros e a Universidade de São Paulo em sua primeira missão. Estudos Avançados. vol. 33. nº 95. São Paulo. Jan/abril 2019. versão impressa ISSN: 0103-4014. versão on line ISSN: 1806-9592. p.19-33. http://www.scielo.br/pdf/ea/v33n95/0103-4014-ea-33-95-00019.pdf
- BOTO, Carlota. A universidade e os intelectuais em dias de desencanto. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 56. Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. pp.1-22. https//doi.org/10.14195/1647-8614_56_07. ISSN: 0870-418X. https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/10023
- BOTO, Carlota. As crianças e a guerra através dos olhos de um pedagogo da Escola Nova en Portugal. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 24, p. 101-113. https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7122. ISSN-e:2659-9589. Disponível https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2020.24.0.7122/g7122_pdf
- BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogia y Saberes. nº 54. Universidade Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. p. 37-54. 2021. Disponível em: https//doi.org/10.17227/pys.num54-11521. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/11521/9148
- BOTO, Carlota. Faria de Vasconcelos e a Escola Nova em Portugal: do self-government à educação científica. Revista Brasileira de História da Educação. vol.19, e092, 2019. p.1-20. ISSN: 2238-0094. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e092
- BOTO, Carlota. Liberdade bem regrada: uma leitura pedagógica da filosofia do Emílio. Cadernos de Pesqisa. São Paulo, v.52, e9284, 2022, p.1-6. https://doi.org/10.1590/198053149284
- BOTO, Carlota. Liberdade bem regrada: uma leitura pedagógica da filosofia do Emílio. Cadernos de Pesqisa. São Paulo, v.52, e9284, 2022, p.1-6. https://doi.org/10.1590/198053149284
- BOTO, Carlota. O Fedro na obra de Platão: amor, retórica e educação em diálogo. International Studies on Law and Education. nº. 36, p. 5-20, set-dez 2020, CEMOrOc-Feusp. Disponível em: http://www.hottopos.com/isle36/CarlotaB.pdf
- BOTO, Carlota. Os nenos e a guerra a través dos ollos dun pedagogo da Escola Nova en Portugal. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 24, p. 101-113. https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7122. ISSN-e:2659-9589. Disponível https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2020.24.0.7122/g7122_pdf
- BOTO, Carlota. Rascunhos da história da leitura escolar: entre Portugal e Brasil. Educação e Sociedade. vol.40. Campinas 2019. Epub July 04, 2019. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302019000100314&script=sci_arttext&tlng=pt ISSN: 0101-7330.
- BOTO, Carlota. The Age of Enlightenment and Education. In: Oxford Research Encyclopedias. Education. Oxford University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.1469
- BOTO, Carlota; BREYMAIER, Sophia Calil. O século XVIII e a leitura como ato político: Iluminismo e Revolução. Educação e Sociedade, Campinas, v. 45, e284631, 2024, p. 1-16. DOI: http://doi.org/10.1590/ES.284631.
- BOTO, Carlota; FERRERO, Tiziana. O letramento das crianças pela história dos livros de leitura. Revista Brasileira de Alfabetização, n. 19, p. 1-16, 30 jun. 2023. https://doi.org/10.47249/rba2023693. ISSN: 2446-8584 Disponível em: https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf/article/view/693
- BOTO, Carlota; GIARDINO, Júlia Souza Santos; FERRERO, Tiziana. Educar para o progresso da nação: recortes de livros didáticos de português do ensino primário e secundário brasileiro (1930-1971). Revista Teias, [S. l.], v. 25, n. 76, p. 267–279, 2024. DOI: 10.12957/teias.2024.73217. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/73217
- BOTO, Carlota; GUIRAO, Nathália Campelo Ferraz. A Cartilha Maternal, a Cartilha do Povo e a Caminho Suave: três perspectivas sobre a alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização. Número 12. 2020. p.192-211. ISSN: 2446-8584.
- BOTO, Carlota; ROCHA, Juliano Guerra; ALBUQUERQUE, Suzana Lopes. Jão Vicente Martins e o ensino da leitura e da escrita para crianças no Brasil do século XIX. Revista História da Educação, v. 28, e133542, jan./mar. 2024, p. 1-18. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-3459/133542.pt.
- BOTO, Carlota; SANTOS, Vinício de Macedo; SILVA, Vivian Batista; OLIVEIRA, Zaqueu Vieira (orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física & Portal de Livros Abertos da USP, 2020. ISBN: 978-65-5563-026-8. 385 pp.
- BOTO, Carlota; SOUZA, Leonardo Marques. A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudes. Revista Brasileira de Educação. v. 26. e260052, 2021. p. 1-19. https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260052
- BREYMAIER, Sophia Calil; BOTO, Carlota. A pedagogia como alicerce da teoria política em Rousseau: um traçado do Iluminismo na educação. Revista Educação em Questão, Natal, v.58, nº57, p.1-24, e-21484, jul/set 2020. E-ISSN: 1981-1802. DOI 10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21484
- BRUNO-JOFRÉ, ROSA; VIDAL, Diana G.. Visions and practices of education as transformative tools. CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 22, p. 1-4, 2023. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/download/70066/36419/317056
- BUENO, Manuela e VALDEMARIN, Vera Teresa. A formação de professores primários nas dissidências entre o velho e o novo (São Paulo, 1936-1941). Educação: Teoria e prática. Rio Claro, SP, v. 33, n. 66/2023. eISSN 1981-8106 e13[2023] Periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/17456/1287 – http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17456
- CÂNDIDO, Renata M.; AMORIM, Pedro H. G. Educação, política e propaganda: o Ministério da Educação e Saúde na Exposição Nacional do Estado Novo (1938-1939). Revista Humanidades e Inovação, v. 11, n. 2, p. 151-168, 2024. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/9480. Acesso em: 2 jun. 2025.
- CARVALHO, José Sérgio Fonseca; BOTO, Carlota. Mestres ignorantes e professores explicadores em tempos de pandemia e de cultura digital. Dossiê Democracia, Escola e Mudança Digital: desafios da contemporaneidade, Educação e Sociedade. v. 42, e250432, 2021, p. 1-18. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MytdNmBhwkgFLbzN8J94w4v/
- CASTRO, César Augusto; BOTO, Carlota. As contribuições de Castilho para as artes em São Miguel (1847-1850). Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, v.53, e1061, 2023, eISSN: 19805314. p.1-16. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10161
- CASTRO, César Augusto; BOTO, Carlota. O método de Castilho nas páginas da Revista da Instrução Pública para Portugal e Brasil (1857-1858). Educar em Revista, Curitiba, v.39, e86995, 2023. DOI: 10.1590/1984-0411.86995. .1-22
- CASTRO, César Augusto; BOTO, Carlota; CASTELLANOS, Samuel Luis Velazquez. Antonio Feliciano de Castilho: um autor, seus escritos e um método de leitura. Cadernos de Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Educação / EDUFMA, São Luís, v.30, nº 4, out/dez 2023. p.31-51. ISSN: 2178-2229. Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/22927
- CASTRO, César Augusto; BOTO, Carlota; MAGALHÃES, Justino. O espaço escolar e as “alfaias” para o ensino inicial da leitura pelo Método Português de António Feliciano de Castilho. Revista Brasileira de Alfabetização. ISSN-e: 2446-8584. nº 18, p.1-17, 2022. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf
- CASTRO, César Augusto; SALOMÃO, Kathia BOTO, Carlota. Os paratextos nas edições do Método Português de António Feliciano de Castilho. Revista Brasileira de História da Educação. e-ISSN: 2238-0094. v. 24, 2024, p.1-20. https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e312
- CASTRO, Renata B. Pesquisa histórico educativa e a imigração italiana: uma revisão dos estudos. História da Educação, v. 27, p. 01-29, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/issue/view/4782
- CASTRO, Renata B.; BARAUSSE, Alberto. Il percorso professionale del Docente Umberto Ancarani nelle scuole italiane all’estero e la figura dei maestri-agenti. Revista History of Education and Children’s Literature.
- CASTRO, Renata Brião de; WEIDUSCHADT, Patrícia. A imigração italiana em Pelotas: italianidade, representatividade e inserção social. Métis: história & cultura, v. 23, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/view/11356. Acesso em: 17 jun. 2025.
- CATANI, Julia; LIMA, Ana Laura G. A dedicação de um ‘tempo de qualidade’ aos filhos – análise de um enunciado recorrente. Revista Estilos da Clínica, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178088
- CORBUCCI, G. S.; VIDAL, Diana G.. ANÍSIO TEIXEIRA, MÁRIO DE ANDRADE: “exílios” e (des)encontros. REVISTA CIÊNCIAS HUMANAS, v. 16, p. 1-12, 2023. https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/1023
- DA SILVA, Vivian Batista.; GODINHO LIMA, Ana Laura. (2024). A psicologia nos manuais de didática, a didática dos manuais de psicologia: inovações pedagógicas na fronteira entre as disciplinas (Brasil, 1900-1960). Revista História Da Educação, 28, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/131892
- ECAR, A. L.; CRUZ, C. A. B. O uso de ferramentas digitais na educação pós-pandemia: uma análise bibliométrica. Práxis Educacional (online), v. 20, p. 1-17, 2024. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792024000100118&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 17 jun. 2025.
- ECAR, Ariadne L.; CAMARA, S. The Spanish flu epidemic in the press: health and education in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo (Brazil) in the years 1918-1919. Paedagogica Historica, p. 1-16, 2022. Disponível em: http://https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00309230.2022.2069472
- ECAR, Ariadne Lopes.; FRANCHINI, Fernanda.; RABELO, Rafaela Silva. Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930).
- FARIAS, B. M.; CAZETTA, V.; LIMA, Ana Laura G. The dematerialization of school in the yet to come education: an analysis of contemporary discourses [Internet]. SciELO Preprints. 2021 [cited 2022 Apr. 4]. Available from: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2505
- FEITOZA, Joanízia.; ECAR, Ariadne L. Democracia racial nas obras de autoras e autores negros. África (USP). , v.1, p.149 – 181, 2023. Referências adicionais: Português. Meio de divulgação: Meio digital. Home page: https://www.revistas.usp.br/africa/article/view/204088/195602
- FERRO, M. E.; VIDAL, Diana G.. O ENSINO DE DATILOGRAFIA EM ITAPORÃ (MT) NA DÉCADA DE 1960 cultura material e educação não formal. Revista Comunitas, v. 7, p. 50-66, 2023. https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6579
- GALLEGO, Rita de Cassia; VICENTINI, Paula Perin; SILVA, Vivian Batista da. Reimaginar prácticas, tiempos y espacios de la escuela: proyecto club de lectura y escritura de la Escuela de Aplicación de la FEUSP. Historia de la Educación (Universidade de Salamanca), v. 43, p. 175-191, 2024.
- GARCIA, Tânia Maria Braga; SILVA, Vivian Batista da. De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). Educar em revista, v. 35, p. 135-158, 2019. https://doi.org/10.1590/0104-4060.69326
- GIL, Natália de Lacerda; LIMA, Ana Laura Godinho. A formação das subjetividades em uma escola profissional feminina: análise de uma ficha social. Educação e Pesquisa, v. 50, p. e271093, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450271093por.
- GODINHO LIMA, Ana Laura; SILVA, Vivian B. Experiências e sentidos da aula na universidade: alguns apontamentos. Cadernos de Pesquisa (São Luís), v. 31, p. 1-22, 2024.
- GORDO, Nívia; BOTO, Carlota. História da Escola de Aplicação da FEUSP (1976-1986): a contribuição de José Mário Pires Azanha para a cultura escolar. Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico Educativo. Campinas (SP), v.7, p. 1-13. e021024. ISSN: 2447-746X. 2021 DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16026
- GUEDES MOURÃO MACEDO, Renata; VICENTINI, Paula; GALLEGO, Rita; SANTOS, Clarissa; TOLEDO, Gabriel. Gênero e sexualidade em tela. Revista Diversidade e Educação, v. 12, p. 1374-1386, 2024.
- KAWACHI, E.; ECAR, Ariadne L. Saúde, fake news e a docência na formação profissional e tecnológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, p. 1327-1340, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15312
- LEME, Andressa C. F.; LIMA, Ana Laura G. Alfabetizar ou não as crianças de seis anos? uma análise dos discursos especializados no contexto da ampliação do ensino fundamental. Revista Educação & Emancipação, v. 14, n. 2, p. 348-374, 2021. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17233
- LEME, Andressa Caroline Francisco; LIMA, Ana Laura Godinho. A materialidade do ambiente adequado à alfabetização: uma análise dos discursos pedagógicos (1930-1990). Revista Brasileira de História da Educação (RBHE), v. 23, p. e276, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/DHHjsfsX6Sbs6t5zp6cStCj/?format=pdf&lang=pt
- LIMA, Ana Laura G.; TEIXEIRA, Érica S.; MARIN, Lara C. P. Uma proposta de educação midiática para as licenciaturas. Jornal da USP, São Paulo, 17 fev. 2025. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/uma-proposta-de-educacao-midiatica-para-as-licenciaturas/. Acesso em: 7 maio 2025.
- LIMA, Ana Laura Godinho. Educação, Saúde e Progresso: discursos sobre os efeitos do ambiente no desenvolvimento da criança (1930-1980). Estudos Avançados, 37(109), 57–70, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2023.37109.005. Link: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7278/4137
- LIMA, Ana Laura Godinho. La ‘voluntad de psicologia’ com a voluntat de veritat i de poder en la formació docent. Temps d’Educació, v. 66, p. 101-120, 2024. Disponível em: https://raco.cat/index.php/TempsEducacio/article/view/430531. Acesso em: 17 jun. 2025.
- LIMA, Ana Laura Godinho; BIAZOTTO, Nathalia Marques; OLIVEIRA, Viviane Santos. Ser mãe na primeira metade do século XX: atribuição natural, aprendizado científico e dever cívico. Revista Estudos Culturais, v. 1, p. 54-77, 2024. Disponível em: https://revistas.usp.br/revistaec/article/view/232073. Acesso em: 17 jun. 2025.
- LIMA, Ana Laura Godinho; SILVA, Vivian Batista da. Experiências e sentidos da aula na universidade: alguns apontamentos. Cadernos de Pesquisa, v. 31, p. 1-22, 2024. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/23828. Acesso em: 17 jun. 2025.
- LOPES, B. P.; VIDAL, Diana G. Os usos e usuários de arquivos literários femininos: uma análise a partir dos acervos custodiados pelo Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Revista CPC, 17(34), p. 54-78, 2022. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p54-78. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/186697
- MACEDO, Renata G. M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, v. 34, p. 262-280, mai/ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/
- MACEDO, Renata G. M.; TOLEDO, Gabriel D. de; SILVA, Vivia B. da. Memórias do debate sobre gênero e sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP (1990-2020). Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 1, p. 243-258, 2021.
- MACEDO, Renata G. M.; VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; TOLEDO, Gabriel; SANTOS, Clarissa. Gênero e sexualidade em tela: o projeto da escola de aplicação da FEUSP e a experiência de produção de vídeos. Revista Diversidade e Educação, v. 12, p. 1-20, 2024. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/16952/11250. Acesso em: 17 jun. 2025.
- MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio?: Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Revistas Estudos Históricos, v. 34, p. 262-280, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210203
- MACEDO, Renata Mourão; PARREIRAS, Carolina. Digital inequalities and education in Brazil during the COVID 19 pandemic. Digital Culture & Education, v. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.digitalcultureandeducation.com/reflections-on-covid19/digital-inequalities-and-education-in-brazil
- MACIEL, R. A.; SOUZA-CHALOBA, R. F.; SOUSA, M. P.. “Lá em cima [da mangueira] o sinal é melhor”: representações das materialidades escolares em tempos de pandemia da COVID-2019 na Amazônia Paraense. Revista Communitas, v. 7, n. 15, 2023. https://doi.org/10.29327.268346.7.15-1 [pp. 3-17, ISSN: 2526-5970]
- MANO, Amanda de Mattos Pereira; CARVALHO, Nathália Gabriela de Souza; ORIANI, Angélica Pall. A cultura escolar em aulas de Ciências e Biologia: reflexões a partir do estágio supervisionado. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 137–150, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp. v14i30.617. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/617.
- MARIN, Lara C. P. O futuro dos professores sob uma perspectiva histórica: modos de projeção da profissão docente no discurso pedagógico. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA EDUCAÇÃO, 5., 2025, Braga. Anais […] Braga: Universidade do Minho, 2025. p. 269-283. Disponível em: https://eu-central-1.linodeobjects.com/evt4-media/documents/ATAS_V_CICSE_4MAR.pdf. Acesso em: 7 maio 2025.
- MENEZES, Roni Cleber; SILVA, Vivian Batista da. Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier. Estudos Avançados, v. 36, p. 321-335, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/198604/182713
- MONÇÃO, Vinicius de Moraes. PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM FRONTEIRAS E INTERSECCIONALIDADE. Revista Ciências Humanas, [S. l.], v. 16, n. 2, 2023. Disponível em: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/1044.
- MONTENEGRO, N. R; SOARES, C. L; PAULILO, André L. Festa da Árvore (décadas de 1920-1930). Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, p. e233, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/qFmrppDpfXtzrGrtV7dznGj/?format=pdf&lang=pt
- MOREIRA, Vinícius dos Santos; BOTO, Carlota; FREIRE, Elisabete dos Santos. A renovação da educação brasileira à luz das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira. Revista de História e Historiografia da Educação. v. 5, nº 11, p. 230-250agosto/dezembro de 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.86461. https://revistas.ufpr.br/rhhe/article/view/86461/48014
- MOURA, Ian Gottberg; BOTO, Carlota. A concepção educacional de John Dewey: objetivos e metas. Revista Sem Aspas. Araraquara (SP), v.10, nº00, p.1-16, jan/dez 2021, e021013. e-ISSN: 2358-4238. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15693.
- MOURÃO, Renata; TOLEDO, Gabriel; SILVA, Vivian Batista da. Memórias do debate sobre gênero e sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP (1990-2020). Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 38, p. 20-30, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12711
- MUNAKATA, Kazumi. O microscópio na escola e a observação. Historia de la Educación. Anuario, Ciudad Autonoma de Buenos Aires. vol. 22, n. 2, dic. 2021. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2313-92772021000200071&lng=es&nrm=iso
- OLIVEIRA, J. P. G., & SOUZA-CHALOBA, Rosa F. “Com o mar por meio”: patrimonialização escolar em instituições educativas luso-brasileiras. Revista História Da Educação, 27, 2023. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/128695 . [pp. 1-23; ISSN: 2236-3459]
- OLIVEIRA, J. P. G.; SOUZA-CHALOBA, Rosa F. O patrimônio educativo em tela: incursões pelos Anais dos Congressos Brasileiros de História da Educação (2011-2019). Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 55, p. 339–367, 2023. DOI: 10.5965/1984723824552023339. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/21925 . Acesso em: 4 janv. 2024. [v. 25, n. 55, ISSN: 1984-7238]
- OLIVEIRA, Janete; SILVA, Vivian Batista da. Livros para professores de Geografia: alguns apontamentos sobre a constituição da geografia escolar. Signos geográficos, v. 3, p. 2-23, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/69662
- ORIANI, Angélica Pall. Higiene para as escolas primárias: a produção escrita de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e238999, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195612/180615
- ORIANI, Angélica Pall. Hygiene in Primary Schools: Perspectives on The Writings of Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939). Encounters on Education (Canadá), v. 23, p. 223-240, 2022. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters/article/view/15699
- PARREIRAS, C.; MACEDO, Renata G. M. Desigualdades digitais e educação. Ciência Hoje, p. 1 – 4, 20 dez. 2021. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/desigualdades-digitais-e-educacao/
- PAULILO, A. L. A memória através dos livros: o livro na biblioteca e a biblioteca na escola. Leitura: teoria e prática. Campinas, vol. 37, p. 13-26, 2019. Ago./set. 2019. https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p13-26
- PAULILO, A. L. Casos e Histórias da Profissionalização docente no Brasil. Revista História da Educação, v. 24, 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/2236-3459/87354
- PAULILO, André L; TREVISAN, A. R. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de História da Educação, vol. 22, p. e-165, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/68199
- PAULILO, André Luiz. Acervos regionais em arquivos sem fronteiras. Acervo, v. 37, p. 1-22, 2024.
- PAULILO, André Luiz. Educação para o progresso paulista: as escolas sob as lentes da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas de São Paulo. Revista Momento – diálogos em educação, v. 33, nº 1, p. 24-47, jan./abr. 2024. Disponível: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/16264
- PAULILO, André Luiz; CONCEIÇÃO, Joaquim Tavares. Veredas do patrimônio histórico educacional: historiografia e memória. Resgate – Revista Interdisciplinar de Cultura, v. 31, p. e023008-e023008, 2023. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8670473
- PAULILO, André Luiz; TREVISAN, Anderson Ricardo. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de História da Educação (online), v. 22, p. e165-e165, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/68199
- POLACHINI, B. A coleção de gramáticas oitocentistas da biblioteca da Escola Normal de São Paulo. Confluência: revista do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português (Rio de Janeiro), 2023: Número em homenagem a Leonor Lopes Fávero. https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/1357/1118
- POLACHINI, B. A trajetória da Gramática (trans)Nacional de Caldas Aulete: livros em viagem. Cadernos do Arquivo Municipal, Lisboa, 2.ª Série N.º 18 (jul./dez. 2022), p. 1-16. Disponível em:https://cadernosarquivo.cm-lisboa.pt/index.php/am/article/view/33
- POLACHINI, B. O engenho didático na gramática brasileira oitocentista. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 52, n. 3, p. 819–838, 2024. DOI: 10.21165/el.v52i3.3672. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/estudos-linguisticos/article/view/3672. Acesso em: 31 maio 2025.
- RABELO, R. S. Isaac Kandel e a constituição de redes entre Brasil e EUA. Revista de Ciências da Educação, n. 43. doi: https://doi.org/10.19091/reced.vi0.770
- RABELO, R. S. O ensino de matemática em um número especial da revista The New Era, 1934. Bolema, v. 33, n. 65, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a07
- RABELO, Rafaela S. Perspectivas Transnacionais em História da Educação Matemática: entrelaçamentos com a New Education Fellowship. Transnational Perspectives in the History of Mathematics Education: entanglements with the New Education Fellowship. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, p. 112-139, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/48353
- RABELO, Rafaela S. The New Education Fellowship, the Progressive Education Association, and the US Department of State: South America as part of a complex entanglement. Paedagogica Historica, v. 57, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230.2021.1872660
- RABELO, Rafaela. S.; ALMEIDA, D. H. . Trajetória e contribuições de Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) na educação brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 6, p. 1084-1103, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10289
- RAMOS do Ó, Jorge; BOTO, Carlota. Organização e editorial de Dossiê dos Cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa. Cadernos do Arquivo Municipal: Câmara Municipal de Lisboa. Lisboa, 2ª série, nº 18, p. 1-3, julho/dezembro 2022, e202210. ISSN: 2183-3176. https//doi.org/10.48751/CAM-2022-1870. Disponível em: https://journals.openedition.org/arquivomunicipal/
- RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. “Imagens de escola nos livros didáticos e fotografias do começo do século XX”. revista History of Education & Children’s Literature, da Università di Macerata (Itália), p. 233-255, 2023. DOI: 10.48219/1176 Disponível em: in: https://www.torrossa.com/en/resources/an/5496820?digital=true
- RIBEIRO , Jonatas Roque; GONÇALVES, Wellington Carlos. A invenção do Brasil negro: intelectuais negros e sua produção cultural no pós-abolição. PerCursos, Florianópolis, v. 25, p. 1-35, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5965/19847246252024e0101.
- RIBEIRO, Jonatas Roque. As ideias pedagógicas de Antonieta de Barros: uma contribuição à história da educação. Revista História da Educação, n. 28, p. e137019, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-3459/137019. Acesso em: 17 jun. 2025.
- RIBEIRO, Jonatas Roque. José Eutrópio, cronista da alma dos homens, das conjunturas e das pequeninas coisas. Revista Pesquisa & Educação à Distância, Niterói, v. 20, supl. esp., p. 1-26, 2024. Disponível em: http://revista.universo.edu.br. Acesso em: 17 jun. 2025.
- RIBEIRO, Jonatas Roque. Letras políticas: produção cronística de um intelectual negro na imprensa dos anos 1920. História Social, v. 19, n. 27/28, p. 412-445, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.53000/hs.v19i27/28.5284. Acesso em: 17 jun. 2025.
- RIBEIRO, Jonatas Roque. O construir-se de sujeitos negros: José Eutrópio, trajetórias e agências negras no pós-abolição. Afro-Ásia, Salvador, n. 69, p. 259-310, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.9771/aa.v0i69.58775. Acesso em: 17 jun. 2025.
- RIBEIRO, Jonatas Roque. Os clubes negros como espaços educadores. Revista Brasileira de História da Educação, v. 25, n. 1, p. e347, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v25.2025.e347. Acesso em: 17 jun. 2025.
- RIBEIRO, Jonatas Roque. Rethinking Centre-Periphery Assumptions in the History of Education: Exchanges among Brazil, USA, and Europe. History of Education, v. 53, n. 4, p. 1-3, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1080/0046760X.2024.2371103. Acesso em: 17 jun. 2025.
- RIBEIRO, Jonatas Roque. Subalternidade e opressão sociorracial. Revista Brasileira de História da Educação, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e283
- RIBEIRO, Jonatas Roque; COSTA, Aline Guerra da; MONTEIRO, Lívia Nascimento. Dossiê Emancipações e pós-abolição: histórias de experiências negras. Revista Escrita da História, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 9-16, 2024.Disponível em: https://zenodo.org/badge/DOI/10.5281/zenodo.10701139.svg
- SILVA, Alexandre Ribeiro e. O julgamento de si no outro: a viagem de Victor Cousin da França a países alemães e suas implicações pedagógicas. Cadernos do Arquivo Municipal, Lisboa, n. 18, p. 1-12, jul./dez. 2022. Disponível em: https://journals.openedition.org/arquivomunicipal/304
- SILVA, C. M. N. da. (2021). História da Educação em perspectiva transnacional. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e032. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-32. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/60380
- SILVA, Carolina M.; POLACHINI, Bruna. Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências em Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887). Cadernos de História da Educação, v. 22, p. 1-18, e189, 2023. – Artigo Bilíngue: Português e Inglês. Link: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/69448/36105
- SILVA, Carolina Mostaro Neves da. A biblioteca da Escola Normal de São Paulo: organização do acervo e do espaço. Revista História da Educação, 26, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/113976
- SILVA, Carolina Mostaro Neves da. As propostas educacionais do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903). Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, p. e183, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/56753
- SILVA, Carolina Mostaro Neves da. Ensino profissional entre -especialistas- e -produtores-. Educação em Foco, v. 24, p. 34-58, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6064
- SILVA, Juliana de Souza; MENEZES, Roni Cleber; SILVA, Vivian Batista da. Professores e suas bibliotecas: histórias de peregrinações. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 6, p. 47-64, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9773
- SILVA, Luciana V. S.; BONTEMPI Jr., Bruno. Gleb Vassilievich Wataghin: Physics, University and Politics in Brazil (1934–1949), RUDN Journal of Russian History 19, n. 4, 965-978, 2020. Disponível em: http://journals.rudn.ru/russian-history/article/view/25090
- SILVA, V.; LIVÉRIO, A. A educação comparada e seus caminhos na RBEP desde 1944: entre espaços, tempos e questões. Educação: teoria & prática. V.30, n.63, 2020, 13 p.
- SILVA, Vivian B. Liçons per aprendre dels manuals que ensenyen a ensenyar: rutes d’ultramar (Portugal i Brasil, 1870-1970). Temps d’Educació (Barcelona), v. 66, p. 73-85, 2024. Disponível em: https://raco.cat/index.php/TempsEducacio/article/view/430530. Acesso em: 17 jun. 2025.
- SILVA, Vivian B.; VIDAL, Diana G.; GODINHO LIMA, Ana Laura; BONTEMPI JR., Bruno. Rethinking readings about the past of school and education between worlds. Encounters in Theory and History of Education (Queen’s University), v. 15, p. 351-361, 2024. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters. Acesso em: 17 jun. 2025.
- SILVA, Vivian Batista da. Fora do lugar: por uma compreensão do sofrimento na escola. Revista USP, v.137, p.33-44, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9036.i137p31-44.
- SILVA, Vivian Batista da; CATANI, Denice Barbara. Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909). História da educação. v. 23, p. 193-223, 2019. https://doi.org/10.1590/2236-3459/93223
- SILVA, Vivian Batista da; VIEIRA, Keila da Silva. Diário de escola: narrativas de heranças e metamorfoses do trabalho docente. Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 587-608, 2021. Disponível em: ufma.br
- SOUZA-CHALOBA, R.; PINHEIRO, R. M. A ampliação da cultura material escolar pelos recursos audiovisuais: itinerários da renovação e modernização do ensino. Revista Cocar, n. 32, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9654. Acesso em: 23 maio 2025.
- SOUZA-CHALOBA, Rosa F. A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970). Educar em Revista, v. 38, 2022. Available from: https://doi.org/10.1590/1984-0411.84533 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4fTRXs39nytW6yYktHhTFPs/
- SOUZA-CHALOBA, Rosa F.; MORAES, Agnes Iara Domingos. 200 anos de Educação Rural no Brasil: histórias de exclusão, abandono e discriminação. Educação em Foco, ano 25, n. 46 – Mai./Ago. 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6627
- TOLEDO, Maria Rita de Almeida; CARVALHO, Marta. “Fontes para o estudo da cultura escolar: o caso da imprensa periódica educacional paulista e suas estratégias textuais de ordenamento da profissão docente (1893-1927)”. Revista de fontes, Guarulhos, v. 8, n. 15. dez. de 2021 – ISSN 2359-2648 Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/fontes/article/view/13387/9818
- TOLEDO, Maria Rita de Almeida; VIDAL, Diana. Plantar, traduzir, minerar: Anísio Teixeira (1935-1947). Educação em Revista (online), v. 40, p. 1-26, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/NVd5cMm8cMLLn7FzwzhBNCK. Acesso em: 17 jun. 2025.
- VALDEMARIN, Vera T. A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-19120). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e244750, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ZrpH6KWHKJB6qBZLPk39Cnx/?lang=pt. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750por
- VALDEMARIN, Vera T. Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e83321, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83321/46339. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.83321
- VALDEMARIN, Vera Teresa. Circulação de modelos para o ensino de Ciências Naturais: o método de ensino intuitivo na transição entre Império e República. Cadernos de História da Educação, v. 19, n. 3, p. 1033-1050, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10/14393/che-v19n3-2020-22
- VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; BOTO, Carlota. A educação domiciliar como alternativa a ser interrogada: problemas e propostas. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.15, e2014654, p.1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.14654.019 eISSN: 1809-4309. Disponível em revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
- VENTURA, Raíssa Wihby; BOTO, Carlota. Imaginações políticas para o século XXI. Lua Nova: revista de cultura e política, Dossiê Imaginações políticas para o século XXI, ISSN: 0102-6445, CEDEC, nº 117, p. 13-54, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/F8Qsww7ssFqDBZM9hFNKrvm/abstract/?lang=pt
- VERZOLLA, B.; ECAR, Ariadne L. Os conceitos de “normal” e “anormal” em publicações científicas e educacionais da década de 1930. Revista Educação Especial, v. 35, p. 1-18, 2022. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/69253
- VICENTINI, P.; GALLEGO, R.; SILVA, V. Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. n. 8, v. 3, 2018, p. 462-485.
- VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; LUGLI, Rosario Genta; SILVA, Vivian B. Vivências iniciais no magistério e formação para a sensibilidade na sala de aula. Práxis Educacional (Online), v. 17, p. 1-29, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8023
- VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; SILVA, Vivia B. da. Histoire de vie d’enseignantes, mémoires, genre et innovation (Brésil, 1870-1985). Penser l’éducation, n° 49, p. 105-124, 2021
- VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia; LUGLI, Rosario Genta e SILVA, Vivian Batista. Vivências iniciais no magistério e formação para a sensibilidade na sala de aula. Revista práxis educacional, v. 17, n. 44, p. 1-29, jan./mar, 2021.
- VICENTINI, Paula Perin; SILVA, Thays Fernandes Flor da; GALLEGO, Rita de Cassia. O ensino diferenciado nos anos iniciais da Escola de Aplicação da FEUSP: espaço, sujeitos e práticas. Primus Vitam, v. 2, n. 17, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://delphos-gp.com/primus_vitam/primus_17/paula.pdf
- VIDAL, Diana G. ALMEIDA-FILHO, Naomar. Guest Editors’ Introduction to The Thematic Section. Encounters on Education, v. 23, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters/article/view/16152
- VIDAL, Diana G. Comentários sobre o painel III, intitulado a plataforma brasil: sua estrutura, sua lógica e abertura para acolher pesquisas das ciências humanas. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 9, p. 609-612, 2021. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/512
- VIDAL, Diana G. Humanidades digitais e cultura material (escolar). History of education in Latin America HistELA, v. 5, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/30136/16081
- VIDAL, Diana G. Musei e patrimonio storico-didattico per l’internazionalizzazione della ricerca: un caso di studio che intreccia Brasile ed Europa nell’Ottocento. History of Education & Children’s Literature (Online), v. 17, p. 689-699, 2022. Disponível em: https://www.torrossa.com/it/authors/goncalves-vidal-diana.html
- VIDAL, Diana G. Teachers’ Practices and Teacher Models: Anísio Teixeira and Initial Teacher Training (Rio de Janeiro, 1932-1935). Encounters on Education, v. 23, p. 24-47, 2022. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters/article/view/15662
- VIDAL, Diana G.; ALCÂNTARA, Wiara. The material turn in the History of Education. Educació i Història: Revista D’història de L’educació, v. 38, p. 11-32, 2021. Disponível em : http://revistes.iec.cat/index.php/EduH/article/view/149231/146921
- VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S. Fórmula e utopia: o movimento internacional da educação nova. Sarmiento (Vigo), v. 25, p. 23-50, 2021. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2021.25.0.8600
- VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela Silva; MONÇÃO, Vinicius de Moraes. A New Education Fellowship e a América do Sul: um panorama da constituição de redes (1920-1930). CADERNOS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (ONLINE), v. 22, p. 1-19, 2023. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/70068
- VIDAL, Diana Gonçalves e BONTEMPI JR, Bruno. Um intelectual cosmopolita: trajetórias de Noah Sobe na (história da) educação. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46 [citado 2020-10-03], e201946002002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100201&lng=pt&nrm=iso>. Epub 30-Set-2020. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046002002
- VIDAL, Diana. Cultura materiale della scuola e scolarizzazione. History of education & children’s literature (online), XIV, p. 765-778, 2019 http://eum.unimc.it/it/catalogo/640-hecl-xiv-1-2019
- VIDAL, Diana; PAULILO, Andre L. Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329
- VIDAL, Diana; RABELO, Rafaela S. A criação de Institutos de Educação no Brasil como parte de uma história conectada da formação de professores. Cadernos de História da Educação (online), v. 18, p. 208-220, 2019. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-12
- VIDAL, Diana; SILVA, José Cláudio S. Interpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. History of Education in Latin America – HistELA, 3, e20951, 2020. https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20951