Artigos

30/09/2021

Artigos

  1. ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. Sons da alfabetização no Brasil Império: atualidade de Castilho e Jacotot. Cadernos de História da Educação, v.20, p.1-14, e018, 2021. ISSN: 1982-7806 (on line); https://doi.org10.14393/che-v20-2021-18.
  2. ALBUQUERQUE, Suzana Lopes; BOTO, Carlota. Dissonâncias do Programa Tempo de Aprender (SEALF/MEC/2020) com as pesquisas sobre alfabetização. Horizontes. v.39, nº1, 2021, publicação contínua. p. 1-19. https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1125
  3. ALCANTARA, Wiara, VIDAL, Diana. The Syndicat Commercial du Mobilier et du matériel d’Enseignement and the transnational trade of school artefacts (Brazil and France in the late 19th and early 20th centuries). Paedagogica Histórica, 2021.
  4. ALCÂNTARA, Wiara. Cultura material escolar e comércio local: uma abordagem da história econômica sobre a escola urbana (São Paulo, 1894-1902). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, v. 7, p. e021021-24, 2021. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/15603
  5. AQUINO, Julio Groppa; BOTO, Carlota. Inovação pedagógica: um novo-antigo imperativo. Educação, sociedade e culturas. Dossiê Temático: Epistemologia, ensino e inovação. Editora CIEE/Edições Afrontamento. nº 552019, 195p., p.13-30. ISSN: 0872-7643. https://www.fpce.up.pt/ciie/sites/default/files/04.JulioAquino%26CarlotaBoto.pdf
  6. BARBOSA, Raquel L.L.; SILVA Mariana M.  O romance Canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho.  Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-15, e074, 2022 ISSN: 1982-7806 (on-line) https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-74
  7. BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas.; BARBOSA Raquel Lazzari Leite (orgs) Formação de Educadores – Inovação e Tradição: preservar e criar na formação docente, São Paulo: Editora Unesp, 2020. ISBN:9788595463868, 200pp.
  8. BICCAS, Maurilane; VIDAL, Diana. A invisibilidade galega no Brasil e a produção de uma identidade social híbrida nas novas terras (São Paulo, 1880-1910). Historia y memoria de la educación, 12 (2020), 57-80. https://doi.org/10.5944/hme.12.2020.25979
  9. BITTENCOURT, Circe. Apresentação da conferência “Contexto Científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial”, de Alain Choppin. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 46, nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100301
  10. BITTENCOURT, Circe; SILVA, Carolina Mostaro Neves; BOTO, Carlota. A Faculdade de Educação pela clivagem dos livros: Biblioteca do Livro Didático e Biblioteca Paulo Bourroul. Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico Educativo. Campinas (SP), v.7, p.1-15. e021035. DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16026 ISSN: 2447-746X. 2021
  11. BITTENCOURT, Circe; BIANCHINI, Paolo; VAGLIANI, Pompeo. La bellezza comme strumento di accesso alla conoscenza storica. La mostra Scuole come capanne. Libri come opera d’arte. Dal Brasile all’Agro romano. In Bandini, Gianfranco; Oliviero, Stfano. Public History of Education: una proposta operativa per construire une comunità educante – Firenze: Firenze University Press, 2019, p.223-252. INSS 2704-6478 (print)  INSS2704-5919 (on line) https://www.fupress.com/catalogo/ipublic-history-of-education-i-riflessioni-testimonianze-esperienze/3799
  12. BONTEMPI Jr., Bruno. Pensamento educacional e intelectuais na história da educação brasileira, Quaestio, v. 22, n. 1, p. 145-166, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.22483/2177-5796.2020v22n1p145-166
  13. BONTEMPI Jr., B. (2021). O Manifesto dos Educadores de 1959 revisitado: Evento, narrativas e discursos. Cadernos de Pesquisa, 51, Artigo e07278. https://doi.org/10.1590/198053147278 Link: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7278
  14. BONTEMPI Jr., B. (2021). The 1959 Educator’s Manifesto Revisited: Event, Narratives and discourses. Cadernos de Pesquisa, 51, Article, e07278. https://doi.org/10.1590/198053147278
    Link: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/7278/4137
  15. BOTO, Carlota; SOUZA, Leonardo Marques. A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudes. Revista Brasileira de Educação. v. 26. e260052, 2021. p. 1-19. https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260052
  16. BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogia y Saberes. nº 54. Universidade Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. p. 37-54. 2021. Disponível em: https//doi.org/10.17227/pys.num54-11521. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/11521/9148
  17. BOTO, Carlota; GUIRAO, Nathália Campelo Ferraz. A Cartilha Maternal, a Cartilha do Povo e a Caminho Suave: três perspectivas sobre a alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização. Número 12. 2020. p.192-211. ISSN: 2446-8584.
  18. BOTO, Carlota. A intelectualidade paulista, o Manifesto dos Pioneiros e a Universidade de São Paulo em sua primeira missão. Estudos Avançados. vol. 33. nº 95. São Paulo. Jan/abril 2019. versão impressa ISSN: 0103-4014. versão on line ISSN: 1806-9592. p.19-33. http://www.scielo.br/pdf/ea/v33n95/0103-4014-ea-33-95-00019.pdf
  19. BOTO, Carlota. Rascunhos da história da leitura escolar: entre Portugal e Brasil. Educação e Sociedade. vol.40. Campinas 2019. Epub July 04, 2019. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302019000100314&script=sci_arttext&tlng=pt ISSN: 0101-7330.
  20. BOTO, Carlota. Faria de Vasconcelos e a Escola Nova em Portugal: do self-government à educação científica. Revista Brasileira de História da Educação. vol.19, e092, 2019. p.1-20. ISSN: 2238-0094. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/rbhe.v19.2019.e092
  21. BOTO, Carlota. As crianças e a guerra através dos olhos de um pedagogo da Escola Nova en Portugal. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación, 24, p. 101-113. https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7122. ISSN-e:2659-9589. Disponível https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2020.24.0.7122/g7122_pdf
  22. BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogia y Saberes. nº54. Universidade Pedagógica Nacional. Facultad de Educación. 2021. pp.37-54. https//doi.org/10.17227/pys.num54-11521. https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/11521/9148
  23. BOTO, Carlota. Comenius e a educação universal para ensinar todas as coisas. Pedagogia y Saberes, Universidade Pedagógica Nacional, Facultad de Educación, nº 54, p. 37-54, 2021. https//doi.org/10.17227/pys.num54-11521. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/PYS/article/view/11521/9148
  24. BOTO, Carlota. O Fedro na obra de Platão: amor, retórica e educação em diálogo. International Studies on Law and Education. nº. 36, p. 5-20, set-dez 2020, CEMOrOc-Feusp. Disponível em:  http://www.hottopos.com/isle36/CarlotaB.pdf
  25. BOTO, Carlota. Os nenos e a guerra a través dos ollos dun pedagogo da Escola Nova en Portugal. Sarmiento. Revista Galego-Portuguesa de Historia da Educación24, p. 101-113. https://doi.org/10.17979/srgphe.2020.24.0.7122. ISSN-e:2659-9589. Disponível https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2020.24.0.7122/g7122_pdf
  26. BOTO, Carlota. The Age of Enlightenment and Education. In: Oxford Research Encyclopedias. Education. Oxford University Press, 2021. DOI: https://doi.org/10.1093/acrefore/9780190264093.013.1469
  27. BOTO, Carlota; SANTOS, Vinício de Macedo; SILVA, Vivian Batista; OLIVEIRA, Zaqueu Vieira (orgs.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Editora Livraria da Física & Portal de Livros Abertos da USP, 2020. ISBN: 978-65-5563-026-8. 385 pp.
  28. BREYMAIER, Sophia Calil; BOTO, Carlota. A pedagogia como alicerce da teoria política em Rousseau: um traçado do Iluminismo na educação. Revista Educação em Questão, Natal, v.58, nº57, p.1-24, e-21484, jul/set 2020. E-ISSN: 1981-1802. DOI 10.21680/1981-1802.2020v58n57ID21484
  29. CARVALHO, José Sérgio Fonseca; BOTO, Carlota. Mestres ignorantes e professores explicadores em tempos de pandemia e de cultura digital. Dossiê Democracia, Escola e Mudança Digital: desafios da contemporaneidade, Educação e Sociedade. v. 42, e250432, 2021, p. 1-18. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/MytdNmBhwkgFLbzN8J94w4v/
  30. CATANI, Julia; LIMA, Ana Laura G.  A dedicação de um ‘tempo de qualidade’ aos filhos – análise de um enunciado recorrente. Revista Estilos da Clínica, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178088
  31. ECAR, Ariadne L.; CAMARA, Sonia. The Spanish flu epidemic in the press: health and education in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo (Brazil) in the years 1918-1919. Paedagogica Historica, p. 1 – 16, 2022.
  32. FARIAS, B. M.; CAZETTA, V.; LIMA, Ana Laura G. The dematerialization of school in the yet to come education: an analysis of contemporary discourses [Internet]. SciELO Preprints. 2021 [cited 2022 Apr. 4]. Available from: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2505
  33. GARCIA, Tânia Maria Braga; SILVA, Vivian Batista da. De como ensinar: traços paradigmáticos nos manuais pedagógicos e perspectivas de investigação (1870-2015). Educar em revista, v. 35, p. 135-158, 2019. https://doi.org/10.1590/0104-4060.69326
  34. GORDO, Nívia; BOTO, Carlota. História da Escola de Aplicação da FEUSP (1976-1986): a contribuição de José Mário Pires Azanha para a cultura escolar. Revista Ibero-Americana do Patrimônio Histórico Educativo. Campinas (SP), v.7, p. 1-13. e021024. ISSN: 2447-746X. 2021 DOI: https://doi.org/10.20888/ridpher.v7i00.16026
  35. LEME, Andressa C. F.; LIMA, Ana Laura G. Alfabetizar ou não as crianças de seis anos? uma análise dos discursos especializados no contexto da ampliação do ensino fundamental.  Revista Educação & Emancipação, v. 14, n. 2, p. 348-374, 2021. Disponível em: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17233
  36. MACEDO, Renata Mourão. Direito ou privilégio?: Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Revistas Estudos Históricos, v. 34, p. 262-280, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210203
  37. MACEDO, Renata G. M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, v. 34, p. 262-280, mai/ago. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/SGqJ6b5C4m44vh8R5hPV78m/
  38. MACEDO, Renata G. M.; TOLEDO, Gabriel D. de; SILVA, Vivia B. da. Memórias do debate sobre gênero e sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP (1990-2020). Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 1, p. 243-258, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/renat/Downloads/12711-Texto%20do%20artigo-48914-2-10-20220112%20(2).pdf
  39. MACEDO, Renata Mourão; PARREIRAS, Carolina. Digital inequalities and education in Brazil during the COVID 19 pandemic. Digital Culture & Education, v. 1, p. 1-10, 2020. Disponível em: https://www.digitalcultureandeducation.com/reflections-on-covid19/digital-inequalities-and-education-in-brazil
  40. MENEZES, Roni; SILVA, Vivian Batista da. Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier. Estudos avançados. 36 (105), mai/2022. Disponível em: http://old.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142022000200321&script=sci_arttext
  41. MOURA, Ian Gottberg; BOTO, Carlota. A concepção educacional de John Dewey: objetivos e metas. Revista Sem Aspas. Araraquara (SP), v.10, nº00, p.1-16, jan/dez 2021, e021013. e-ISSN: 2358-4238.  Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/15693.
  42. MOURÃO, Renata; TOLEDO, Gabriel; SILVA, Vivian Batista da. Memórias do debate sobre gênero e sexualidade da Escola de Aplicação da FEUSP (1990-2020). Fronteiras: Revista Catarinense de História, v. 38, p. 20-30, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/12711
  43. MUNAKATA, Kazumi. O microscópio na escola e a observação. Historia de la Educación. Anuario, Ciudad Autonoma de Buenos Aires. vol. 22, n. 2, dic. 2021. http://www.scielo.org.ar/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2313-92772021000200071&lng=es&nrm=iso
  44. OLIVEIRA, Janete; SILVA, Vivian Batista da. Livros para professores de Geografia: alguns apontamentos sobre a constituição da geografia escolar. Signos geográficos, v. 3, p. 2-23, 2021. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/69662
  45. ORIANI, Angélica Pall. Higiene para as escolas primárias: a produção escrita de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e238999, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/195612/180615
  46. PARREIRAS, C.; MACEDO, Renata G. M. Desigualdades digitais e educação. Ciência Hoje, p. 1 – 4, 20 dez. 2021. Disponível em: https://cienciahoje.org.br/artigo/desigualdades-digitais-e-educacao/
  47. PAULILO, A. L. A memória através dos livros: o livro na biblioteca e a biblioteca na escola. Leitura: teoria e prática. Campinas, vol. 37, p. 13-26, 2019. Ago./set. 2019. https://doi.org/10.34112/2317-0972a2019v37n76p13-26
  48. PAULILO, A. L. Casos e Histórias da Profissionalização docente no Brasil. Revista História da Educação, v. 24, 2020. DOI: http://doi.org/10.1590/2236-3459/87354
  49. RABELO, Rafaela. S.; ALMEIDA, D. H. . Trajetória e contribuições de Alfredina de Paiva e Souza (1905-1999) na educação brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 6, p. 1084-1103, 2021. Disponível em:  https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/10289
  50. RABELO, R. S. O ensino de matemática em um número especial da revista The New Era, 1934. Bolema, v. 33, n. 65, 2019. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n65a07
  51. RABELO, R. S. Isaac Kandel e a constituição de redes entre Brasil e EUA. Revista de Ciências da Educação, n. 43. doi: https://doi.org/10.19091/reced.vi0.770
  52. RABELO, Rafaela S. Perspectivas Transnacionais em História da Educação Matemática: entrelaçamentos com a New Education Fellowship. Transnational Perspectives in the History of Mathematics Education: entanglements with the New Education Fellowship. Educação Matemática Pesquisa, v. 23, p. 112-139, 2021. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/48353
  53. RABELO, Rafaela S. The New Education Fellowship, the Progressive Education Association, and the US Department of State: South America as part of a complex entanglement. Paedagogica Historica, v. 57, p. 1-17, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00309230.2021.1872660
  54. SILVA, Carolina Mostaro Neves da. As propostas educacionais do Congresso Agrícola, Industrial e Comercial de Minas Gerais (1903). Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, p. e183, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/56753
  55. SILVA, Carolina Mostaro Neves da. Ensino profissional entre -especialistas- e -produtores-. Educação em Foco, v. 24, p. 34-58, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6064
  56. SILVA, C. M. N. da. (2021). História da Educação em perspectiva transnacional. Cadernos De História Da Educação, 20(Contínua), e032. https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-32. Link: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/60380
  57. SILVA, Luciana V. S.; BONTEMPI Jr., Bruno. Gleb Vassilievich Wataghin: Physics, University and Politics in Brazil (1934–1949), RUDN Journal of Russian History 19, n. 4, 965-978, 2020. Disponível em: http://journals.rudn.ru/russian-history/article/view/25090
  58. SILVA, Juliana de Souza; MENEZES, Roni Cleber; SILVA, Vivian Batista da. Professores e suas bibliotecas: histórias de peregrinações. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, v. 6, p. 47-64, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9773
  59. SILVA, Vivian Batista da; VIEIRA, Keila da Silva. Diário de escola: narrativas de heranças e metamorfoses do trabalho docente. Cadernos de Pesquisa, v. 28, p. 587-608, 2021. Disponível em: www.periodicoseletronicos.ufma.br
  60. SILVA, Vivian Batista da; CATANI, Denice Barbara. Metáforas e comparações que ensinam a ensinar: a razão e a identidade da pedagogia nos manuais para professores (1873-1909). História da educação. v. 23, p. 193-223, 2019. https://doi.org/10.1590/2236-3459/93223
  61. SILVA, V.; LIVÉRIO, A. A educação comparada e seus caminhos na RBEP desde 1944: entre espaços, tempos e questões. Educação: teoria & prática. V.30, n.63, 2020, 13 p.
  62. TOLEDO, Maria Rita de Almeida; CARVALHO, Marta. “Fontes para o estudo da cultura escolar: o caso da imprensa periódica educacional paulista e suas estratégias textuais de ordenamento da profissão docente (1893-1927)”. Revista de fontes, Guarulhos, v. 8, n. 15. dez. de 2021 – ISSN 2359-2648 Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/fontes/article/view/13387/9818
  63. VALDEMARIN, Vera T. Uma biblioteca para os professores. A pedagogia prática e científica de origem norte-americana na Escola Normal de São Paulo, na década de 1880. Educar em Revista, Curitiba, v. 38, e83321, 2022. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/83321/46339. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.83321
  64. VALDEMARIN, Vera T. A circulação das ideias de Johann Friedrich Herbart em manuais didáticos norte-americanos (1893-19120). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 48, e244750, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/ZrpH6KWHKJB6qBZLPk39Cnx/?lang=pt. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202248244750por
  65. VALDEMARIN, Vera Teresa. Circulação de modelos para o ensino de Ciências Naturais: o método de ensino intuitivo na transição entre Império e República. Cadernos de História da Educação, v. 19, n. 3, p. 1033-1050, set./dez. 2020. DOI: https://doi.org/10/14393/che-v19n3-2020-22.
  66. VASCONCELOS, Maria Celi Chaves; BOTO, Carlota. A educação domiciliar como alternativa a ser interrogada: problemas e propostas. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.15, e2014654, p.1-21, 2020. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.14654.019 eISSN: 1809-4309. Disponível em revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
  67. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; LUGLI, Rosario Genta; SILVA, Vivian B. Vivências iniciais no magistério e formação para a sensibilidade na sala de aula. Práxis Educacional (Online), v. 17, p. 1-29, 2021. Disponível em:  https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8023
  68. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita C.; SILVA, Vivia B. da. Histoire de vie d’enseignantes, mémoires, genre et innovation (Brésil, 1870-1985). Penser l’éducation, n° 49, p. 105-124, 2021
  69. VICENTINI, P.; GALLEGO, R.; SILVA, V. Trajetórias de professoras e histórias improváveis de sucesso na escola sob o olhar da memória (1870-1985). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. n. 8, v. 3, 2018, p. 462-485.
  70. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia; LUGLI, Rosario Genta e SILVA, Vivian Batista. Vivências iniciais no magistério e formação para a sensibilidade na sala de aula. Revista práxis educacional, v. 17, n. 44, p. 1-29, jan./mar, 2021.
  71. VIDAL, Diana G. Comentários sobre o painel III, intitulado a plataforma brasil: sua estrutura, sua lógica e abertura para acolher pesquisas das ciências humanas. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 9, p. 609-612, 2021. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/512.
  72. VIDAL, Diana G.; ALCÂNTARA, Wiara. The material turn in the History of Education. Educació i Història: Revista D’història de L’educació, v. 38, p. 11-32, 2021. Disponível em : http://revistes.iec.cat/index.php/EduH/article/view/149231/146921
  73. VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S. Fórmula e utopia: o movimento internacional da educação nova. Sarmiento (Vigo), v. 25, p. 23-50, 2021. Disponível em: https://revistas.udc.es/index.php/sarmiento/article/view/srgphe.2021.25.0.8600
  74. VIDAL, Diana Gonçalves  e  BONTEMPI JR, Bruno. Um intelectual cosmopolita: trajetórias de Noah Sobe na (história da) educação. Educ. Pesqui. [online]. 2020, vol.46 [citado  2020-10-03], e201946002002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022020000100201&lng=pt&nrm=iso>.  Epub 30-Set-2020. ISSN 1678-4634.  https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046002002.
  75. VIDAL, Diana; PAULILO, Andre L. Arquivos e Educação: Prática de arquivamento e memória. Revista de Educação Pública, v. 29, p. 1-17, 2020. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/9329
  76. VIDAL, Diana; RABELO, Rafaela S. A criação de Institutos de Educação no Brasil como parte de uma história conectada da formação de professores. Cadernos de História da Educação (online), v. 18, p. 208-220, 2019. https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-12
  77. VIDAL, Diana; SILVA, José Cláudio S. Interpretes do passado e do presente: a arte de historiadores da educação e arquivistas. History of Education in Latin America – HistELA3, e20951, 2020. https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/20951
  78. VIDAL, Diana. Cultura materiale della scuola e scolarizzazione. History of education & children’s literature (online), XIV, p. 765-778, 2019 http://eum.unimc.it/it/catalogo/640-hecl-xiv-1-2019

 

  1. ALCÂNTARA, Wiara. Eduardo Waller & Comp: a emergência da indústria de mobiliário escolar em São Paulo (1895-1924). Cadernos de História da Educação,21(Contínua), e138. Disponível em: https://doi.org/10.14393/che-v21-2022-1382.
  2. BARBOSA, Raquel Lazzari Leite; SILVA, Mariana Montanhini da. O romance canção de ninar e a relação entre as mulheres, a educação e o trabalho. Cadernos de História da Educação, v. 21, p. 1-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/64753
  3. BARRETO, R. A. Dias Navarro; SOUZA-CHALOBA, Rosa F. 200 años de Independencia de Brasil: el balance de una Historia con muchas caras. Araucaria, 24(51), (2022). https://doi.org/10.12795.araucaria.2022.i51.10
  4. BARRETO, R. A. Dias Navarro; SOUZA-CHALOBA, Rosa F.; (2022). Public Education in Brazil: an incomplete democratization: Educação Pública no Brasil: a democratização inconclusa. Araucaria, 24(51). https://doi.org/10.12795.araucaria.2022.i51.17. Disponivel em: Public Education in Brazil: an incomplete democratization | Araucaria (us.es)
  5. BONTEMPI Jr., Bruno. Laerte Ramos de Carvalho: além do homem petrificado. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, 2023, v. 08, n. 23, p. 01-11, e1118. Disponível em: https://doi.org/10.31892/rbpab2525426X.2023.v8.n23.e1118
  6. BONTEMPI Jr., Bruno. Uma nova-velha História das Ideias: “Pensamento Educacional” no 1º Congresso Brasileiro de História da Educação (2000). SciELO Preprints, 15 de março de 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.5586
  7. BOTO, Carlota. A universidade e os intelectuais em dias de desencanto. Revista Portuguesa de Pedagogia. Ano 56. Universidade de Coimbra. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. 2022. pp.1-22. https//doi.org/10.14195/1647-8614_56_07.  ISSN: 0870-418X. https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/10023
  8. BOTO, Carlota. Liberdade bem regrada: uma leitura pedagógica da filosofia do Emílio. Cadernos de Pesqisa. São Paulo, v.52, e9284, 2022, p.1-6. https://doi.org/10.1590/198053149284
  9. CASTRO, César Augusto; BOTO, Carlota; MAGALHÃES, Justino. O espaço escolar  e as “alfaias” para o ensino inicial da leitura pelo Método Português de António Feliciano de Castilho. Revista Brasileira de Alfabetização. ISSN-e: 2446-8584. nº 18, p.1-17, 2022. https://revistaabalf.com.br/index.html/index.php/rabalf
  10. ECAR, Ariadne L.; CAMARA, S. The Spanish flu epidemic in the press: health and education in the cities of Rio de Janeiro and São Paulo (Brazil) in the years 1918-1919. Paedagogica Historica, p. 1-16, 2022. Disponível em: http://https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00309230.2022.2069472.
  11. ECAR, Ariadne Lopes.; FRANCHINI, Fernanda.; RABELO, Rafaela Silva. Práticas cotidianas do jardim de infância nas fotografias de Alice Meirelles Reis (1920-1930).
  12. Revista HISTEDBR On-line, v. 22, p. 1-16, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8663410/30779
  13. FARIAS, Bruno da Mata; CAZETTA, Valéria; LIMA, Ana Laura Godinho. The Dematerialization of School in the Yet to Come Education. Educação em Revista, vol. 38, e34836, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/Z7ct7qPJRLtQ6xJfPC5FhLR/abstract/?lang=en
  14. KAWACHI, E.; ECAR, Ariadne L. Saúde, fake news e a docência na formação profissional e tecnológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, p. 1327-1340, 2022. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15312
  15. LOPES, B. P.; VIDAL, Diana G. Os usos e usuários de arquivos literários femininos: uma análise a partir dos acervos custodiados pelo Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Revista CPC, 17(34), p. 54-78, 2022. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v17i34p54-78. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/186697
  16. MANO, Amanda de Mattos Pereira; CARVALHO, Nathália Gabriela de Souza; ORIANI, Angélica Pall. A cultura escolar em aulas de Ciências e Biologia: reflexões a partir do estágio supervisionado. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 137–150, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp. v14i30.617. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/617.
  17. MENEZES, Roni Cleber; SILVA, Vivian Batista da. Ensinar longe da escola: ensaio sobre as representações em E. Durkheim e R. Chartier. Estudos Avançados, v. 36, p. 321-335, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/198604/182713
  18. MONTENEGRO, N. R; SOARES, C. L; PAULILO, André L. Festa da Árvore (décadas de 1920-1930). Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, p. e233, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/qFmrppDpfXtzrGrtV7dznGj/?format=pdf&amp;lang=pt
  19. 18. MOREIRA, Vinícius dos Santos; BOTO, Carlota; FREIRE, Elisabete dos Santos. A renovação da educação brasileira à luz das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira. Revista de História e Historiografia da Educação. v. 5, nº 11, p. 230-250agosto/dezembro de 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v5i11.86461. https://revistas.ufpr.br/rhhe/article/view/86461/48014
  20. ORIANI, Angélica Pall. Higiene para as escolas primárias: a produção escrita de Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939). Educação e Pesquisa (São Paulo), v. 48, e238999, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Yp8tRbGZXJtch6yVg5mDP8L/
  21. ORIANI, Angélica Pall. Hygiene in Primary Schools: Perspectives on The Writings of Antonio Ferreira de Almeida Júnior (1922-1939). Encounters on Education (Canadá), v. 23, p. 223-240, 2022. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters/article/view/15699
  22. PAULILO, André L; TREVISAN, A. R. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de História da Educação, vol. 22, p. e-165, 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/68199
  23. RAMOS do Ó, Jorge; BOTO, Carlota. Organização e editorial de Dossiê dos Cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa. Cadernos do Arquivo Municipal: Câmara Municipal de Lisboa. Lisboa, 2ª série, nº 18, p. 1-3, julho/dezembro 2022, e202210. ISSN: 2183-3176. https//doi.org/10.48751/CAM-2022-1870. Disponível em: https://journals.openedition.org/arquivomunicipal/
  24. RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. “Imagens de escola nos livros didáticos e fotografias do começo do século XX”. revista History of Education & Children’s Literature, da Università di Macerata (Itália), p. 233-255, 2023. DOI: 10.48219/1176 Disponível em: in: https://www.torrossa.com/en/resources/an/5496820?digital=true
  25. SILVA, Alexandre Ribeiro e. O julgamento de si no outro: a viagem de Victor Cousin da França a países alemães e suas implicações pedagógicas. Cadernos do Arquivo Municipal, Lisboa, n. 18, p. 1-12, jul./dez. 2022. Disponível em: https://journals.openedition.org/arquivomunicipal/304
  26. SILVA, Carolina M.; POLACHINI, Bruna. Apropriações da pedagogia moderna na Escola Normal de São Paulo: convergências e divergências em Silva Jardim e Camillo Passalacqua (1884 a 1887). Cadernos de História da Educação, v. 22, p. 1-18, e189, 2023. – Artigo Bilíngue: Português e Inglês. Link: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/69448/36105
  27. SILVA, Carolina Mostaro Neves da. A biblioteca da Escola Normal de São Paulo: organização do acervo e do espaço. Revista História da Educação, 26, 2022. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/113976
  28. SOUZA-CHALOBA, Rosa F. A efêmera trajetória das escolas normais rurais no Brasil (1930-1970). Educar em Revista, v. 38, 2022. Available from: https://doi.org/10.1590/1984-0411.84533. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/4fTRXs39nytW6yYktHhTFPs/
  29. SOUZA-CHALOBA, Rosa F.; MORAES, Agnes Iara Domingos. 200 anos de Educação Rural no Brasil: histórias de exclusão, abandono e discriminação. Educação em Foco, ano 25, n. 46 – Mai./Ago. 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/6627
  30. VENTURA, Raíssa Wihby; BOTO, Carlota. Imaginações políticas para o século XXI. Lua Nova: revista de cultura e política, Dossiê Imaginações políticas para o século XXI, ISSN: 0102-6445, CEDEC, nº 117, p. 13-54, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/F8Qsww7ssFqDBZM9hFNKrvm/abstract/?lang=pt
  31. VERZOLLA, B.; ECAR, Ariadne L. Os conceitos de “normal” e “anormal” em publicações científicas e educacionais da década de 1930. Revista Educação Especial, v. 35, p. 1-18, 2022. Disponível em http://https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/69253
  32. VIDAL, Diana G. Humanidades digitais e cultura material (escolar). History of education in Latin America HistELA, v. 5, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/histela/article/view/30136/16081
  33. VIDAL, Diana G. Musei e patrimonio storico-didattico per l’internazionalizzazione della ricerca: un caso di studio che intreccia Brasile ed Europa nell’Ottocento. History of Education & Children’s Literature (Online), v. 17, p. 689-699, 2022. Disponível em: https://www.torrossa.com/it/authors/goncalves-vidal-diana.html
  34. VIDAL, Diana G. Teachers’ Practices and Teacher Models: Anísio Teixeira and Initial Teacher Training (Rio de Janeiro, 1932-1935). Encounters on Education, v. 23, p. 24-47, 2022. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters/article/view/15662
  35. VIDAL, Diana G. ALMEIDA-FILHO, Naomar. Guest Editors’ Introduction to The Thematic Section. Encounters on Education, v. 23, p. 1-4, 2022. Disponível em: https://ojs.library.queensu.ca/index.php/encounters/article/view/16152