- BIGAS, Barbara. Práticas de leitura e escrita ajudam a superar diferentes demandas de aprendizado dos alunos. AUN – Agência Universitária de Notícias, 12/12/2023. Disponível em: https://aun.webhostusp.sti.usp.br/index.php/2023/12/12/praticas-de-leitura-e-escrita-ajudam-a-superar-diferentes-demandas-de-aprendizado-dos-alunos/
- BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Apresentação e Tradução. CHOPPIN,Alain- Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial. Educação e Pesquisa. FEUSP: São Paulo vol. 46, 2020. ISNN 1678-463.
- BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Prefácio. In: FANELLI, Giovana. A Lei 11.645/2008: a história de como a temática indígena passou a ser obrigatória. Curitiba: Appris Editora, 2020.
- BITTENCOURT, Circe. Livros Didáticos e o Ensino de História: Percursos. Entrevista com Circe Maria Fernandes Bittencourt concedida à Reginaldo Paulo Giassi. Tempo e Argumento, FAED-UDESC, Florianópolis, v.15, n.38, e 0201, mar., 2023, p. 2-15. W2.
- BITTENCOURT, Circe. Prefácio de livro. Cavalcanti, Erinaldo; Martin, J.; Araujo, R.;Ávila, Sandra (orgs) – Enseñanza de la História y Formación Docente en la Región PanAmazônica: panorama de investigación, diálogo y reflexiones. Belem/Pa.EDUFMA, 2023.
- BITTENCOURT, Circe. Prefácio. In: CAVALCANTI, Erinaldo Vicente et al. (org.) Ensino de História e formação docente na região Transamazônica: personagens, pesquisa, diálogos e reflexões. São Luiz: EDUFMA; Associação Brasileira de Editores Unifversitários, 2024.
- BONTEMPI Jr., Bruno. Prefácio. In: SILVA, Carolina Mostaro Neves da; POLACHINI, Bruna; MOURÃO, Renata. (Org.). Saberes em circulação: histórias transnacionais da educação. A ser publicado no Portal de Livros USP, em 2024.
- BOTO, Carlota. A educação ao redor do mundo e um mundo novo a ser construído. Jornal da USP. 28 de março de 2022. https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-aoredor-do-mundo-e-um-mundo-novo-a-ser-construido/
- BOTO, Carlota. A educação e a escola em tempos de coronavírus. Jornal da USP. 8 de abril de 2020. https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/
- BOTO, Carlota. Alfabetização: entre o método fônico e o construtivismo, a necessidade de reconstruir o debate. Jornal da USP. 03 de maio de 2019. https://jornal.usp.br/artigos/alfabetizacao-entre-o-metodo-fonico-e-o-construtivismo-a-necessidade-de-reconstruir-o-debate/
- BOTO, Carlota. Apresentação (contracapa) do livro de PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei; ALMEIDA, Rogério, sob o título Introdução à Filosofia da Educação. São Paulo: EDUSP, 2022. ISBN: 978-65-5785-069-5. 2p.
- BOTO, Carlota. Apresentação (contracapa) do livro de ROCHA, Heloísa Helena Pimenta; DUSSEL, Inés; PAULILO, André Luiz (org.), sob o título Práticas culturais, práticas escolares: miradas históricas e novas problematizações. Belo Horizonte, Fino Traço, 2022. ISBN: 978-85-8054-514-2. 2p.
- BOTO, Carlota. Apresentação do livro de Renato Palumbo Dória, intitulado Entre o belo e o útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil, publicado em Campinas pela Editora da UNICAMP em 2021. ISBN: 9786586253771. 183p. p. 13-15.
- BOTO, Carlota. Apresentação do livro intitulado Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados, organizado por Carlota Boto. Uberlândia: EDUFU, 2019. ISBN: 978-85-7078-472-8. p.17-26.
- BOTO, Carlota. Apresentação do livro intitulado Ideologia e propaganda na educação: a Palestina nos livros didáticos israelenses, de Nurit Peled-Elhanan. São Paulo: Boitempo/Unifesp, 2019. ISBN: 978-85-7559-686-9 (Boitempo) e 978-85-5571-049-0 (Unifesp). p.9-11.
- BOTO, Carlota. Apresentação. In: DÓRIA, Renato Palumbo. Entre o belo e o útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2021. p. 13-15. ISBN: 9786586253771.
- BOTO, Carlota. Apresentação: por uma história que se faz com textos, contra os estragos do esquecimento. In: SILVA, Vivian Batista. Projetos e heranças da escola moderna nos manuais pedagógicos (1870-1970). Curitiba: Appris, 2020. p. 1-6. ISBN: 978-85-473-4395-8.
- BOTO, Carlota. Jorge Nagle: um credo pedagógico no entusiasmo pela educação. Pensar a educação em pauta. Ano 7. nº243. Quinta-Feira, 28 de junho de 2019.
- BOTO, Carlota. O desafio de Eduardo Lourenço à cultura brasileira. Jornal da USP. 3 de fevereiro de 2021. https://jornal.usp.br/ciencias/o-desafio-de-eduardo-lourencoa-cultura-brasileira/
- BOTO, Carlota. O desafio de Eduardo Lourenço à cultura brasileira. Jornal da USP. 3 de fevereiro de 2021.
- BOTO, Carlota. O polímata e a história da erudição: Peter Burke sob o signo da tradução cultural. Revista USP, São Paulo, nº129, p. 165-170, abril/maio/junho 2021. ISSN: 0103-9989.
- BOTO, Carlota. Prefácio – Da História da Educação à Política Educacional: intersecções – do livro intitulado História, política e educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista, de autoria de Géssica Priscila Ramos, publicado em Campinas, em 2024, pela Editora Alínea. 276 p. ISBN: 978-65-5755-060-1. p.7-9.
- BOTO, Carlota. Prefácio – Madalena Freire: uma vida dedicada à infância – do livro intitulado A pedagogia da paixão de Madalena Freire: registros de encontros, diálogos e parcerias, sob organização de Teresa Cristina Rego, publicado no Rio de Janeiro, em 2023, pela Editora Paz e Terra. 293 p. ISBN: 978-65-5548-099-3. p.9-12.
- BOTO, Carlota. Prefácio – Uma Autora e uma História Iluminista – do livro intitulado Educação e Iluminismo em Portugal: Luís António Verney e o seu verdadeiro método de estudar (1746), de autoria de Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, publicado em São Carlos pela Editora Pedro e João, em 2022. 297p. ISBN: 978-65-265-0157-3 [digital]. p.11-14.
- BOTO, Carlota. Prefácio – Uma história de encontros e confrontos em métodos de ensino da leitura – do livro intitulado Métodos de ensino de leitura no Império brasileiro, de autoria de Suzana Lopes de Albuquerque, publicado em São Paulo, em 2023, pela Editora UNESP/CBHE. 294 p. ISBN: 978-65-5711-191-8. p.7-12.
- BOTO, Carlota. Prefácio “Planos de curso como registro da civilização escolar”. In: ALVES, Eva Maria Siqueira. Planos de estudos do Atheneu Sergipense (1870-1931), de autoria de. Campinas: Mercado de Letras, 2020. p. 9-12. ISBN: 978-65-86089-27-1.
- BOTO, Carlota. Prefácio à segunda edição revista e ampliada. In: MORTATTI, Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização (São Paulo 1876-1994). São Paulo: Editora UNESP, 352p. ISBN: 9786557110300. p. 13-18.
- BOTO, Carlota. Prefácio do livro intitulado A instrução pública na utopia do progresso científico: o ensino de Física e Química na formação docente da Escola Normal de São Paulo (1880-1918), de autoria de Matheus Luiz de Souza Céfalo. Maringá: Viseu, 2022.365p. ISBN: 978-65-25432-54-0. p.31-32.
- BOTO, Carlota. Prefácio do livro intitulado Ensino secundário no Brasil: perspectivas históricas, organizado por Cesar Augusto CASTRO, sob o título Ensino secundário no Brasil: perspectivas históricas. São Luís: EDUFMA, 2019. ISBN: 978-85-7862-889-5. p.9-14.
- BOTO, Carlota. Prefácio. In: MESSIAS, Elvis Rezende; DINIZ, Cássio. (org.).Dignidade humana e educação: contribuições interdisciplinares. Porto Alegre: Editora FI, 2021. 277p. ISBN: 9786559171408 e DOI: 1022350/9786559171408. p.9-12.
- BOTO, Carlota. Prefácio. In: MESSIAS, Elvis Rezende; DINIZ, Cássio (org.). Dignidade humana e educação: contribuições interdisciplinares. Porto Alegre: Editora FI, 2021. p. 9-12. ISBN: 9786559171408 e DOI: 1022350/9786559171408.
- BOTO, Carlota. Prefácio. In: MORTATTI Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização (São Paulo 1876-1994). 2ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Editora UNESP, 2021. 552 p. ISBN: 9786557110300.
- BOTO, Carlota. Prefácio. In: NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do. John Locke e a formação moral da criança, de autoria de Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020. p. 17-20. ISBN: 978-65-87600-01-7
- BOTO, Carlota. Professores críticos e criativos versus o modelo educacional preconizado pelo novo governo. Jornal da USP. 23 de janeiro de 2019. https://jornal.usp.br/artigos/professores-criticos-e-criativos-versus-o-modelo-educacional-preconizado-pelo-novo-governo/
- BOTO, Carlota. Quarta capa do livro de ALVIM, Aline, FANTIN, Monica, ALVES, José Douglas, intitulado Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak. São Paulo: Contexto, 2024. ISBN: 978-65-5541-393-9. 127 p.
- BOTO, Carlota. Quarta capa do livro de NOGUEIRA, Marco Aurélio, intitulado A democracia desafiada: recompor a política para um futuro incerto. Rio de Janeiro: Atelier de Humanindades Editorial, 2023. ISBN: 978-65-86972-23-8. 425 p.
- BOTO, Carlota. Quarta capa do livro de OLIVATO, Laís, intitulado A educação nas independências da América: a circulação do Plano de Ensino Mútuo (1810-1830). Jundiaí: Paco Editorial, 2023. ISBN: 978-85-462-2325-1.
- BOTO, Carlota. Quarta capa. In: VASCONCELOS, Maria Celi Chaves (org.). Educação domiciliar no Brasil: mo(vi)mento em debate. Curitiba: CRV, 2021.
- BOTO, Carlota. Resenha – Algum repertório da filosofia da educação, entre a história e a literatura: um livro clássico – da obra de Marcos Sidney PAGOTTO-EUZEBIO e Rogério de ALMEIDA intitulada Introdução à Filosofia da Educação, publicado pela EDUSP em 2023. Revista USP. São Paulo. nº 137. p.179-186. Abril/Maio/Junho 2023
- BOTO, Carlota; AQUINO, Julio Groppa. Apresentação do livro intitulado Democracia, escola e infância (e-book), organizado por Carlota Boto e Julio Groppa Aquino. São Paulo: FEUSP, 2019. 210 p. ISBN: 978-85-60944-99-6 (e-book). https://doi.org/10.11606/9788560944996
- BOTO, Carlota; LIMA, Licínio. Apresentação do dossiê Democracia, escola e mudança digital: desafios da contemporaneidade. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 42, e254012, 2021. p. 15.
- CORREIA, António Carlos; GALLEGO, Rita de Cassia. Prefácio. In: PINHO, Ana Sueli Teixeira. O tempo escola-maré: do ritmo padrão à simultaneidade. Curitiba: CRV, 2022, p. 2-7.
- ECAR, A. L.; Souza, Rosa Fátima; SAVIANI, D.; MORAES, C. S. V. Uma nova organização para o ensino paulista, 2024. Home page: https://revistapesquisa.fapesp.br/uma-nova-organizacao-para-o-ensino-paulista/ Formato PDF https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2024/01/086-089_Memoria-Educacao_335.pdf
- ECAR, Ariadne L.; VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S.; SANTANA, Crisley; TARASIUK, Karina; GUERRA, Gabriel; Ciclo22 USP: projeto trouxe destaque às efemérides brasileiras, 2023. https://jornal.usp.br/universidade/ciclo22-usp-projeto-trouxe-destaque-as-efemerides-brasileiras/
- FRANÇA, Franciele F. Resenha. A Escola Nova e A New Education Fellowship sobuma nova perspectiva na História da Educação. Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-5, e095, 2022 ISSN: 1982-7806 (on-line). Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/65799
- MCCULLOCH, G. Fred Clarke. A Educação Nova e a Internacionalização de Estudos e Pesquisas em Educação nos anos 1930, integrante do livro Movimento Internacional da Educação Nova. (Tradução de capítulo por Rafaela Rabelo)
- MUNAKATA, Kazumi. Prefácio ao livro ALVES, Kelly Ludkiewicz. Entre as cartas e o rádio. Alfabetização de adultos e cultura popular nas escolas radiofônicas. Salvador: EDUFBA, 2022.
- MUNAKATA, Kazumi. Prefácio ao livro. BRAUNA, Diogo dos Santos. Lições da História ensinada: o livro didático e a História do Brasil entre práticas, representações e apropriações. São Paulo: Dialética, 2022.
- MUNAKATA, Kazumi. Prefácio ao livro. SEPULVEDA, Luis Dário. A disciplina de Física Escolar no Liceu de Curitiba. Ponta Grossa: Atena, 2022.
- OLIVEIRA, Marcus Aldenisson; VALDEMARIN, Vera Teresa. João Braz da Silveira Caldeira (1941-1898). Verbete. Dicionário de Intelectuais Brasileiros no ensino da Matemática.
- ORIANI, Angélica Pall. Sanear a sociedade a partir da escola. Blog Scielo em perspectiva. 2022. Press Release Ciências Humanas. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/04/04/sanear-a-sociedade-a-partir-daescola/#.ZHXlSnbMK3A
- ORIANI, Angelica. P. Sanear a sociedade a partir da escola [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed 24 May 2022]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/04/04/sanear-a-sociedade-a-partir-daescola/
- PAES, Brenda; DIAS, Fabiana. Artigo publicado sobre o Clube de Leitura e Escrita da EAFEUSP, no qual foram entrevistadas a pesquisadora Rita de Cassia Gallego e docentes coordenadoras à época do Projeto.
- RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. Verbete “Augusto Freire da Silva”, elaborado para o Dicionário de autores/as de livros e cartilhas para o ensino da leitura e da escrita, no Brasil. Volume I, Século XIX.
- SILVA, A. R. E. ; GUIMARAES, A. C. ; VIDAL, Diana . O transnacional na história da educação. São Paulo: Educação & Pesquisa, 2021. (Tradução/Artigo).
- SILVA, Alexandre R. e. “Intérpretes” da educação nacional no Brasil Império: apontamentos sobre um projeto de reforma da instrução pública no Município da Corte em 1847. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2023, João Pessoa. Anais […]. João Pessoa: Realize, 2023. p. 1-11.
- SILVA, Camila Fernandes da. Análise histórica da profissão docente: a educação infantil guarulhense (1958 – dias atuais). 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. Link: https://repositorio.unifesp.br/items/5c3bd49e-bbe1-4ac3-865d-ff70b11323e1
- VICENTINI, Paula Perin. O que nos mantém vivos? (Preâmbulo). PORTUGAL, Jussara Fraga; RIOS, Claudene Ferreira Mendes; SOUZA, Hanilton Ribeiro de; SOUZA, Patrícia Pires Queiroz; OLIVEIRA, Simone Santos de (orgs.) Isolar para viver: grafar, narrar e reinventar a vida. Rio de Janeiro, Consequência Editora, 2022, p.13-18.
- VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia. A experiência do Projeto Gênero e Sexualidade da EAFEUSP. Canal no Youtube Vozes da Escola Pública. São Paulo:
- FEUSP/FAPESP, 2023. Disponível em: https://youtu.be/MvUXVOYAMt8
- VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia. Como trabalhar o tema? Quem me ajuda? Canal no Youtube Vozes da Escola Pública. São Paulo: FEUSP/FAPESP, 2023. Disponível em: https://youtu.be/EaLNFFaXPao
- VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia. Gênero e sexualidade na escola.Uma conversa necessária. Canal no Youtube Vozes da Escola Pública. São Paulo: FEUSP/FAPESP, 2023. Disponível em: https://youtu.be/6P5zRY4DslQ
- VIDAL, Diana G. Apresentação. São Paulo, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).
- VIDAL, Diana G. Entrevista concedida à Gabriela Varão, para o Jornal da USP sobre o Evento Educação em Fronteiras, realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2024. Jornal da USP. 27/05/2024. https://jornal.usp.br/diversidade/evento-aborda-a-construcao-do-sistema-educacional-brasileiro-desde-o-seculo-19/
- VIDAL, Diana G. Políticas Públicas em Olhares Interdisciplinares. Taubaté: UNITAU, 2023. (Prefácio, Posfácio/Prefácio)
- VIDAL, Diana G.; GRAVES, K.; VELAZQUEZ, M.. LGBTQ+ HISTORIES OF EDUCATION INTRODUCTION. Madrid, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Introdução).
- VIDAL, Diana. Cinema educativo e internet: novas formas de ensinar e aprender. Jornal da USP. 11 de junho de 2020. https://jornal.usp.br/artigos/cinema-educativo-e-internet-novas-formas-de-ensinar-e-aprender/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cinema-educativo-e-internet-novas-formas-de-ensinar-e-aprender
- VIDAL, Diana. Open-air schools, écoles de plein air, escolas ao ar livre. Jornal da USP, 05 de agosto de 2020. https://jornal.usp.br/artigos/open-air-schools-ecoles-de-plein-air-escolas-ao-ar-livre/
- VIDAL, Diana. Zoom meeting e tempo escolar. Jornal da USP. 07 de maio de 2020. https://jornal.usp.br/artigos/zoom-meeting-e-tempo-escolar/
- VIDAL, Diana; SILVA, A. R. E. ; GUIMARAES, A. C. . Apresentação da tradução do artigo: O transnacional na história da educação. São Paulo: Educação & Pesquisa,2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).