Outras publicações

30/09/2021

 

  1. BIGAS, Barbara. Práticas de leitura e escrita ajudam a superar diferentes demandas de aprendizado dos alunos. AUN – Agência Universitária de Notícias, 12/12/2023. Disponível em: https://aun.webhostusp.sti.usp.br/index.php/2023/12/12/praticas-de-leitura-e-escrita-ajudam-a-superar-diferentes-demandas-de-aprendizado-dos-alunos/

 

  1. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Apresentação e Tradução. CHOPPIN,Alain- Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial. Educação e Pesquisa. FEUSP: São Paulo vol. 46, 2020. ISNN 1678-463.

 

  1. BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Prefácio. In: FANELLI, Giovana. A Lei 11.645/2008: a história de como a temática indígena passou a ser obrigatória. Curitiba: Appris Editora, 2020.

 

  1. BITTENCOURT, Circe. Livros Didáticos e o Ensino de História: Percursos. Entrevista com Circe Maria Fernandes Bittencourt concedida à Reginaldo Paulo Giassi. Tempo e Argumento, FAED-UDESC, Florianópolis, v.15, n.38, e 0201, mar., 2023, p. 2-15. W2.

 

  1. BITTENCOURT, Circe. Prefácio de livro. Cavalcanti, Erinaldo; Martin, J.; Araujo, R.;Ávila, Sandra (orgs) – Enseñanza de la História y Formación Docente en la Región PanAmazônica: panorama de investigación, diálogo y reflexiones. Belem/Pa.EDUFMA, 2023.

 

  1. BITTENCOURT, Circe. Prefácio. In: CAVALCANTI, Erinaldo Vicente et al. (org.) Ensino de História e formação docente na região Transamazônica: personagens, pesquisa, diálogos e reflexões. São Luiz: EDUFMA; Associação Brasileira de Editores Unifversitários, 2024.

 

  1. BONTEMPI Jr., Bruno. Prefácio. In: SILVA, Carolina Mostaro Neves da; POLACHINI, Bruna; MOURÃO, Renata. (Org.). Saberes em circulação: histórias transnacionais da educação. A ser publicado no Portal de Livros USP, em 2024.

 

  1. BOTO, Carlota. A educação ao redor do mundo e um mundo novo a ser construído. Jornal da USP. 28 de março de 2022. https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-aoredor-do-mundo-e-um-mundo-novo-a-ser-construido/

 

  1. BOTO, Carlota. A educação e a escola em tempos de coronavírus. Jornal da USP. 8 de abril de 2020. https://jornal.usp.br/artigos/a-educacao-e-a-escola-em-tempos-de-coronavirus/

 

  1. BOTO, Carlota. Alfabetização: entre o método fônico e o construtivismo, a necessidade de reconstruir o debate. Jornal da USP. 03 de maio de 2019. https://jornal.usp.br/artigos/alfabetizacao-entre-o-metodo-fonico-e-o-construtivismo-a-necessidade-de-reconstruir-o-debate/

 

  1. BOTO, Carlota. Apresentação (contracapa) do livro de PAGOTTO-EUZEBIO, Marcos Sidnei; ALMEIDA, Rogério, sob o título Introdução à Filosofia da Educação. São Paulo: EDUSP, 2022. ISBN: 978-65-5785-069-5. 2p.

 

  1. BOTO, Carlota. Apresentação (contracapa) do livro de ROCHA, Heloísa Helena Pimenta; DUSSEL, Inés; PAULILO, André Luiz (org.), sob o título Práticas culturais, práticas escolares: miradas históricas e novas problematizações. Belo Horizonte, Fino Traço, 2022. ISBN: 978-85-8054-514-2. 2p.

 

  1. BOTO, Carlota. Apresentação do livro de Renato Palumbo Dória, intitulado Entre o belo e o útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil, publicado em Campinas pela Editora da UNICAMP em 2021. ISBN: 9786586253771. 183p. p. 13-15.

 

  1. BOTO, Carlota. Apresentação do livro intitulado Clássicos do pensamento pedagógico: olhares entrecruzados, organizado por Carlota Boto. Uberlândia: EDUFU, 2019. ISBN: 978-85-7078-472-8. p.17-26.

 

  1. BOTO, Carlota. Apresentação do livro intitulado Ideologia e propaganda na educação: a Palestina nos livros didáticos israelenses, de Nurit Peled-Elhanan. São Paulo: Boitempo/Unifesp, 2019. ISBN: 978-85-7559-686-9 (Boitempo) e 978-85-5571-049-0 (Unifesp). p.9-11.

 

  1. BOTO, Carlota. Apresentação. In: DÓRIA, Renato Palumbo. Entre o belo e o útil: manuais e práticas do ensino do desenho no Brasil. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2021. p. 13-15. ISBN: 9786586253771.

 

  1. BOTO, Carlota. Apresentação: por uma história que se faz com textos, contra os estragos do esquecimento. In: SILVA, Vivian Batista. Projetos e heranças da escola moderna nos manuais pedagógicos (1870-1970). Curitiba: Appris, 2020. p. 1-6. ISBN: 978-85-473-4395-8.

 

  1. BOTO, Carlota. Jorge Nagle: um credo pedagógico no entusiasmo pela educação. Pensar a educação em pauta. Ano 7. nº243. Quinta-Feira, 28 de junho de 2019.

 

 

  1. BOTO, Carlota. O desafio de Eduardo Lourenço à cultura brasileira. Jornal da USP. 3 de fevereiro de 2021. https://jornal.usp.br/ciencias/o-desafio-de-eduardo-lourencoa-cultura-brasileira/

 

  1. BOTO, Carlota. O desafio de Eduardo Lourenço à cultura brasileira. Jornal da USP. 3 de fevereiro de 2021.

 

  1. BOTO, Carlota. O polímata e a história da erudição: Peter Burke sob o signo da tradução cultural. Revista USP, São Paulo, nº129, p. 165-170, abril/maio/junho 2021. ISSN: 0103-9989.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio – Da História da Educação à Política Educacional: intersecções – do livro intitulado História, política e educação: da construção à desconstrução da Escola Primária Paulista, de autoria de Géssica Priscila Ramos, publicado em Campinas, em 2024, pela Editora Alínea. 276 p. ISBN: 978-65-5755-060-1. p.7-9.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio – Madalena Freire: uma vida dedicada à infância – do livro intitulado A pedagogia da paixão de Madalena Freire: registros de encontros, diálogos e parcerias, sob organização de Teresa Cristina Rego, publicado no Rio de Janeiro, em 2023, pela Editora Paz e Terra. 293 p. ISBN: 978-65-5548-099-3. p.9-12.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio – Uma Autora e uma História Iluminista – do livro intitulado Educação e Iluminismo em Portugal: Luís António Verney e o seu verdadeiro método de estudar (1746), de autoria de Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, publicado em São Carlos pela Editora Pedro e João, em 2022. 297p. ISBN: 978-65-265-0157-3 [digital]. p.11-14.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio – Uma história de encontros e confrontos em métodos de ensino da leitura – do livro intitulado Métodos de ensino de leitura no Império brasileiro, de autoria de Suzana Lopes de Albuquerque, publicado em São Paulo, em 2023, pela Editora UNESP/CBHE. 294 p. ISBN: 978-65-5711-191-8. p.7-12.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio “Planos de curso como registro da civilização escolar”. In: ALVES, Eva Maria Siqueira. Planos de estudos do Atheneu Sergipense (1870-1931), de autoria de. Campinas: Mercado de Letras, 2020. p. 9-12. ISBN: 978-65-86089-27-1.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio à segunda edição revista e ampliada. In: MORTATTI, Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização (São Paulo 1876-1994). São Paulo: Editora UNESP, 352p. ISBN: 9786557110300. p. 13-18.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio do livro intitulado A instrução pública na utopia do progresso científico: o ensino de Física e Química na formação docente da Escola Normal de São Paulo (1880-1918), de autoria de Matheus Luiz de Souza Céfalo. Maringá: Viseu, 2022.365p. ISBN: 978-65-25432-54-0. p.31-32.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio do livro intitulado Ensino secundário no Brasil: perspectivas históricas, organizado por Cesar Augusto CASTRO, sob o título Ensino secundário no Brasil: perspectivas históricas. São Luís: EDUFMA, 2019. ISBN: 978-85-7862-889-5. p.9-14.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio. In: MESSIAS, Elvis Rezende; DINIZ, Cássio. (org.).Dignidade humana e educação: contribuições interdisciplinares. Porto Alegre: Editora FI, 2021. 277p. ISBN: 9786559171408 e DOI: 1022350/9786559171408. p.9-12.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio. In: MESSIAS, Elvis Rezende; DINIZ, Cássio (org.). Dignidade humana e educação: contribuições interdisciplinares. Porto Alegre: Editora FI, 2021. p. 9-12. ISBN: 9786559171408 e DOI: 1022350/9786559171408.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio. In: MORTATTI Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização (São Paulo 1876-1994). 2ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Editora UNESP, 2021. 552 p. ISBN: 9786557110300.

 

  1. BOTO, Carlota. Prefácio. In: NASCIMENTO, Christian Lindberg Lopes do. John Locke e a formação moral da criança, de autoria de Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020. p. 17-20. ISBN: 978-65-87600-01-7

 

  1. BOTO, Carlota. Professores críticos e criativos versus o modelo educacional preconizado pelo novo governo. Jornal da USP. 23 de janeiro de 2019. https://jornal.usp.br/artigos/professores-criticos-e-criativos-versus-o-modelo-educacional-preconizado-pelo-novo-governo/

 

  1. BOTO, Carlota. Quarta capa do livro de ALVIM, Aline, FANTIN, Monica, ALVES, José Douglas, intitulado Por uma educação transformadora: ideias e práticas de Janusz Korczak. São Paulo: Contexto, 2024. ISBN: 978-65-5541-393-9. 127 p.

 

  1. BOTO, Carlota. Quarta capa do livro de NOGUEIRA, Marco Aurélio, intitulado A democracia desafiada: recompor a política para um futuro incerto. Rio de Janeiro: Atelier de Humanindades Editorial, 2023. ISBN: 978-65-86972-23-8. 425 p.

 

  1. BOTO, Carlota. Quarta capa do livro de OLIVATO, Laís, intitulado A educação nas independências da América: a circulação do Plano de Ensino Mútuo (1810-1830). Jundiaí: Paco Editorial, 2023. ISBN: 978-85-462-2325-1.

 

  1. BOTO, Carlota. Quarta capa. In: VASCONCELOS, Maria Celi Chaves (org.). Educação domiciliar no Brasil: mo(vi)mento em debate. Curitiba: CRV, 2021.

 

  1. BOTO, Carlota. Resenha – Algum repertório da filosofia da educação, entre a história e a literatura: um livro clássico – da obra de Marcos Sidney PAGOTTO-EUZEBIO e Rogério de ALMEIDA intitulada Introdução à Filosofia da Educação, publicado pela EDUSP em 2023. Revista USP. São Paulo. nº 137. p.179-186. Abril/Maio/Junho 2023

 

  1. BOTO, Carlota; AQUINO, Julio Groppa. Apresentação do livro intitulado Democracia, escola e infância (e-book), organizado por Carlota Boto e Julio Groppa Aquino. São Paulo: FEUSP, 2019. 210 p. ISBN: 978-85-60944-99-6 (e-book). https://doi.org/10.11606/9788560944996

 

  1. BOTO, Carlota; LIMA, Licínio. Apresentação do dossiê Democracia, escola e mudança digital: desafios da contemporaneidade. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 42, e254012, 2021. p. 15.

 

  1. CORREIA, António Carlos; GALLEGO, Rita de Cassia. Prefácio. In: PINHO, Ana Sueli Teixeira. O tempo escola-maré: do ritmo padrão à simultaneidade. Curitiba: CRV, 2022, p. 2-7.

 

  1. ECAR, A. L.; Souza, Rosa Fátima; SAVIANI, D.; MORAES, C. S. V. Uma nova organização para o ensino paulista, 2024. Home page: https://revistapesquisa.fapesp.br/uma-nova-organizacao-para-o-ensino-paulista/ Formato PDF https://revistapesquisa.fapesp.br/wp-content/uploads/2024/01/086-089_Memoria-Educacao_335.pdf

 

  1. ECAR, Ariadne L.; VIDAL, Diana G.; RABELO, Rafaela S.; SANTANA, Crisley; TARASIUK, Karina; GUERRA, Gabriel; Ciclo22 USP: projeto trouxe destaque às efemérides brasileiras, 2023. https://jornal.usp.br/universidade/ciclo22-usp-projeto-trouxe-destaque-as-efemerides-brasileiras/

 

  1. FRANÇA, Franciele F. Resenha. A Escola Nova e A New Education Fellowship sobuma nova perspectiva na História da Educação. Cadernos de História da Educação, v.21, p.1-5, e095, 2022 ISSN: 1982-7806 (on-line). Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/65799

 

  1. MCCULLOCH, G. Fred Clarke. A Educação Nova e a Internacionalização de Estudos e Pesquisas em Educação nos anos 1930, integrante do livro Movimento Internacional da Educação Nova. (Tradução de capítulo por Rafaela Rabelo)

 

  1. MUNAKATA, Kazumi. Prefácio ao livro ALVES, Kelly Ludkiewicz. Entre as cartas e o rádio. Alfabetização de adultos e cultura popular nas escolas radiofônicas. Salvador: EDUFBA, 2022.

 

  1. MUNAKATA, Kazumi. Prefácio ao livro. BRAUNA, Diogo dos Santos. Lições da História ensinada: o livro didático e a História do Brasil entre práticas, representações e apropriações. São Paulo: Dialética, 2022.

 

  1. MUNAKATA, Kazumi. Prefácio ao livro. SEPULVEDA, Luis Dário. A disciplina de Física Escolar no Liceu de Curitiba. Ponta Grossa: Atena, 2022.

 

  1. OLIVEIRA, Marcus Aldenisson; VALDEMARIN, Vera Teresa. João Braz da Silveira Caldeira (1941-1898). Verbete. Dicionário de Intelectuais Brasileiros no ensino da Matemática.

 

  1. ORIANI, Angélica Pall. Sanear a sociedade a partir da escola. Blog Scielo em perspectiva. 2022. Press Release Ciências Humanas. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/04/04/sanear-a-sociedade-a-partir-daescola/#.ZHXlSnbMK3A

 

  1. ORIANI, Angelica. P. Sanear a sociedade a partir da escola [online]. SciELO em Perspectiva: Humanas, 2022 [viewed 24 May 2022]. Available from: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2022/04/04/sanear-a-sociedade-a-partir-daescola/

 

  1. PAES, Brenda; DIAS, Fabiana. Artigo publicado sobre o Clube de Leitura e Escrita da EAFEUSP, no qual foram entrevistadas a pesquisadora Rita de Cassia Gallego e docentes coordenadoras à época do Projeto.

 

  1. RAZZINI, Marcia de Paula Gregorio. Verbete “Augusto Freire da Silva”, elaborado para o Dicionário de autores/as de livros e cartilhas para o ensino da leitura e da escrita, no Brasil. Volume I, Século XIX.

 

  1. SILVA, A. R. E. ; GUIMARAES, A. C. ; VIDAL, Diana . O transnacional na história da educação. São Paulo: Educação & Pesquisa, 2021. (Tradução/Artigo).

 

  1. SILVA, Alexandre R. e. “Intérpretes” da educação nacional no Brasil Império: apontamentos sobre um projeto de reforma da instrução pública no Município da Corte em 1847. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2023, João Pessoa. Anais […]. João Pessoa: Realize, 2023. p. 1-11.

 

  1. SILVA, Camila Fernandes da. Análise histórica da profissão docente: a educação infantil guarulhense (1958 – dias atuais). 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. Link: https://repositorio.unifesp.br/items/5c3bd49e-bbe1-4ac3-865d-ff70b11323e1

 

  1. VICENTINI, Paula Perin. O que nos mantém vivos? (Preâmbulo). PORTUGAL, Jussara Fraga; RIOS, Claudene Ferreira Mendes; SOUZA, Hanilton Ribeiro de; SOUZA, Patrícia Pires Queiroz; OLIVEIRA, Simone Santos de (orgs.) Isolar para viver: grafar, narrar e reinventar a vida. Rio de Janeiro, Consequência Editora, 2022, p.13-18.

 

  1. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia. A experiência do Projeto Gênero e Sexualidade da EAFEUSP. Canal no Youtube Vozes da Escola Pública. São Paulo:

 

  1. FEUSP/FAPESP, 2023. Disponível em: https://youtu.be/MvUXVOYAMt8

 

  1. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia. Como trabalhar o tema? Quem me ajuda? Canal no Youtube Vozes da Escola Pública. São Paulo: FEUSP/FAPESP, 2023. Disponível em: https://youtu.be/EaLNFFaXPao

 

  1. VICENTINI, Paula Perin; GALLEGO, Rita de Cassia. Gênero e sexualidade na escola.Uma conversa necessária. Canal no Youtube Vozes da Escola Pública. São Paulo: FEUSP/FAPESP, 2023. Disponível em: https://youtu.be/6P5zRY4DslQ

 

  1. VIDAL, Diana G. Apresentação. São Paulo, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).

 

  1. VIDAL, Diana G. Entrevista concedida à Gabriela Varão, para o Jornal da USP sobre o Evento Educação em Fronteiras, realizado nos dias 27 e 28 de maio de 2024. Jornal da USP. 27/05/2024. https://jornal.usp.br/diversidade/evento-aborda-a-construcao-do-sistema-educacional-brasileiro-desde-o-seculo-19/

 

  1. VIDAL, Diana G. Políticas Públicas em Olhares Interdisciplinares. Taubaté: UNITAU, 2023. (Prefácio, Posfácio/Prefácio)

 

  1. VIDAL, Diana G.; GRAVES, K.; VELAZQUEZ, M.. LGBTQ+ HISTORIES OF EDUCATION INTRODUCTION. Madrid, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Introdução).

 

  1. VIDAL, Diana. Cinema educativo e internet: novas formas de ensinar e aprender. Jornal da USP. 11 de junho de 2020. https://jornal.usp.br/artigos/cinema-educativo-e-internet-novas-formas-de-ensinar-e-aprender/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=cinema-educativo-e-internet-novas-formas-de-ensinar-e-aprender

 

  1. VIDAL, Diana. Open-air schools, écoles de plein air, escolas ao ar livre. Jornal da USP, 05 de agosto de 2020. https://jornal.usp.br/artigos/open-air-schools-ecoles-de-plein-air-escolas-ao-ar-livre/

 

  1. VIDAL, Diana. Zoom meeting e tempo escolar. Jornal da USP. 07 de maio de 2020. https://jornal.usp.br/artigos/zoom-meeting-e-tempo-escolar/

 

  1. VIDAL, Diana; SILVA, A. R. E. ; GUIMARAES, A. C. . Apresentação da tradução do artigo: O transnacional na história da educação. São Paulo: Educação & Pesquisa,2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação).