GEMDIT

O Grupo de Estudos em Migração e Direito Internacional do Trabalho (GEMDIT), grupo de pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), com seu objetivo de promover reflexões e debates interdisciplinares de Atividade de Cultura e Extensão em torno de uma região temática bastante heterogênea e sensível: os grupos sociais vulneráveis em um ambiente internacional de trabalho, com especial atenção às condições dos imigrantes – documentados ou não – e aos seus impactos nos países receptores.

A dinâmica das atividades consistem, em seu âmbito acadêmico, na proposta de leitura prévia de materiais – envolvendo pesquisa bibliográfica, pesquisa empírica e estudo comparado – e na sua discussão em reuniões. Pretende-se utilizar normas e decisões de diversos órgãos, como: (i) em nível internacional, da Organização Internacional do Trabalho (OIT); (ii) em nível regional, das Cortes Interamericana e Europeia de Direitos Humanos; e (iii) em nível nacional, do Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE).

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

A Coordenação da Atividade poderá convidar especialistas em determinadas áreas para participar das reuniões. Em seu âmbito de extensão, a Atividade oferecerá trabalhos à sociedade, assessorando organizações não governamentais (ONGs), bem como associações que tenham como objetivo a inclusão e a ajuda a grupos vulneráveis de imigrantes, isoladamente ou em parceria com outras iniciativas já constituídas no âmbito da Universidade de São Paulo (USP).