PRIP-USP/Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Local: Faculdade de Direito de Ribeirão Preto
Coordenação: Antonio Rodrigues de Freitas Jr. e Célia Zaparolli
Horário: sextas-feiras, das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00
Período: 2 de agosto a 25 de outubro de 2024(módulo expositivo)
Objetivo
Formar mediadores de conflitos e conciliadores com repertório para atuar em meio universitário, habilitados para mediar conflitos na USP e em outras universidades.
Conteúdo Programático
Módulo Expositivo: 70 horas em 10 Sessões – comparecimento presencial obrigatório a 80% dos encontros do módulo expositivo como requisito para a certificação como conciliador/mediador privado para atuação junto à Universidade. Alunos que cumpriram o módulo teórico, com frequência mínima de 80% e aprovação em avaliação individual terão direito a cursar o módulo prático. Módulo Prático: 60 horas de estágio supervisionado, em projetos e programas a serem indicados pela coordenação do curso.
I. Módulo Teórico-Expositivo – 70 Horas, 10 Encontros, 7 horas por encontro
Encontro 1 – 2 de agosto
9h às 11h
– Abertura – Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP e demais autoridade representantes de entidades parceiras;
– Apresentação do escopo do Curso de Formação.
11h às 12h
– A experiência de mediação de conflitos na Unicamp.
Intervalo Almoço
13h às 17h
– Origens e Antecedentes das ADRs e dos programas de Design de Gestão de Conflitos;
– Teoria do Conflito e Cultura da Paz– Conceito, Elementos, Propedêutica e Figuras.
Afins
Encontro 2 – 9 de agosto
9h às 12 h
– Conflito e convívio em Educação.
Intervalo Almoço
13h às 17 h
– Teoria e Pragmática da Comunicação: Axiomas, Estratégias Comunicacionais, Técnicas Narrativas, Comunicação Verbal e Não Verbal, Escuta Ativa. Comunicação Não Violenta. Comunicação nas Pautas de Interação e no Inter-relacionamento Humano: aspectos sociológicos e psicológicos. Premissas conceituais da autocomposição.
Encontro 3, 23 de agosto
9h às12 h
– “Eu e o atendimento”. Aportes da Psicologia na Mediação.
Intervalo Almoço
13h às 17h
– Mudanças e Negociação. Conceito: Integração e distribuição do valor das negociações. Técnicas básicas de negociação (posições, separação de pessoas e problemas, foco em interesses, criação de opções, padrões, critérios objetivos, melhor alternativa para a ausência de acordo, técnicas alternativas de negociação- rapport, transformação de adversários em parceiros; comunicação efetiva)- Modelo de Harvard, Dados do “Modelo Britânico”, etapas, exercícios.
Encontro 4, 30 de agosto
9h às 12h
– Escolhas Trágicas e Critérios de Justiça. Justiça local em Jon Elster.
Intervalo Almoço
13h às 17h
– Conciliação. Conceito e filosofia, judicial e extrajudicial, técnicas (recontextualização, identificação de propostas implícitas, escuta ativam, espelhamento, produção de opção, acondicionamento de questões e interesses das partes, teste de realidade; dado de realidade; monitoramento de pactos). Etapas da Conciliação. Finalização da conciliação. Formalização do Acordo. Dados essenciais do termo de conciliação (qualificação das partes, natureza do conflito, conteúdo do negócio jurídico, prazos, cláusulas penais). Registro de dados e estatísticas. Conciliação em distintos contextos na prática, áreas de utilização da conciliação. Exercício.
Encontro 5, 13 de setembro
9h às 12h
– Mediação. Definição, conceituação e filosofia. Interdisciplinaridade. Mediação judicial e extrajudicial, prévia e incidental, em Política Pública – Exercício /Filme. Modelo Facilitativo, Modelo Transformativo, Modelo Avaliativo, Modelo Circular Narrativo, Etapas da Mediação: Pré-mediação, Técnicas e ferramentas – co-mediação; recontextualização; identificação de propostas implícitas; retomadas de técnicas de comunicação (perguntas, escuta ativa); produção de opções; teste de realidade; dado de realidade, acondicionamento de questões e interesses das partes; Monitoramento de Pactos.
Intervalo Almoço
13h às 17h
– Qualidade no Processo de Mediação e de Conciliação. Autoridade, Poder, Emoção; Luto; Adições; Acrasia; Superação de Barreiras na Mediação: Falta de Informação; Violências na Sessão. Exercício. Filme. Mediação em Distintos Contextos.
Encontro 6, 20 de setembro
9h às 12h
– Advogado na Mediação. Cultura da Litigância. A presença do advogado nas sessões. Parâmetros e problemas éticos na atuação do advogado. Ética na Mediação.
Intervalo Almoço
13h às 17h
– On-Line Dispute Resolution. Mediação Comunitária, Rede. Outros Instrumentais de Gestão de Conflitos – Facilitação Assistida. Gestão de Crises.
Encontro 7, 27 de setembro
9h às 12h
– Mediação em Relações de Trabalho – Código de Boas Práticas.
Intervalo Almoço
13h às 17h
– Processo Ético Disciplinar USP;
– Mediação na Administração Pública e Processo Disciplinar: Design de Sistema de Solução de Conflitos e Crises.
Encontro 8, 4 de outubro
9h às 12h
– Gênero & Identidades;
– Mediação e violência de Gênero.
Intervalo Almoço
13h às 17h
– Racismo & Racismo Recreativo. Dimensões da Diversidade e Conflitualidade – Um Diálogo.
Encontro 9, 18 de outubro
9h às 12h
– Métodos Híbridos. Justiça Restaurativa e Mediação Multicultural e em Diversidade: Gênero, LGBTQIA+, Origem Étnica, Fé Religiosa. Mediação Multipolos. Exercício.
Intervalo Almoço
13h às 17h
– ADRs, Meios Adequados ou Meios Consensuais– Aspectos Diferenciais. Áreas de utilização da Mediação/Conciliação: empresarial; familiar, consumerista; responsabilidade civil; previdenciária; trabalhista; penal; justiça restaurativa; envolvimento com outras áreas do conhecimento Mediação e Programas de Ouvidoria. Elementos para um design de sistemas integrados.
Encontro 10, dia 25.10
9h às 12h
– Oficina de Projeto – design.
Intervalo Almoço
13h às 17h
– Modelo proposto de estágio supervisionado;
– Avaliação dos alunos.
Após a realização do modulo expositivo, os alunos realizarão o Módulo Prático, com 60 horas de estágio supervisionado, em projetos e programas a serem indicados pela coordenação do curso. O módulo prático deverá ser realizado em seis meses após a conclusão do módulo expositivo.
Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores da USP (1 download )