Nota de Repúdio

Nota de Repúdio – Declarações feitas pelo líder religioso Felippe Valadão no município de Itaboraí (RJ)

25 de maio de 2022

É com extrema preocupação que o Centro de Estudos em Proteção Internacional de Minorias da Universidade de São Paulo repudia as declarações feitas por Felippe Valadão, líder religioso, em evento organizado em comemoração aos 189 anos do município de Itaboraí (RJ). Na ocasião o líder teria afirmado que “De ontem pra hoje tinha quatro despachos aqui na frente do palco. Avisa aí para estes endemoniados de Itaboraí: O tempo da bagunça espiritual acabou, meu filho” para em seguida afirmar que “prepara para ver muito centro de umbanda sendo fechado na cidade”.

Povos de terreiro de diferentes denominações são um exemplo de nossa diversidade religiosa. São comunidades que se reúnem através de um sentido de solidariedade, permeado por sua religião. Como explica Alexandre Cumino (2015), a Umbanda “tem uma estrutura sacerdotal, uma doutrina própria, uma teologia própria, uma organização própria, uma dinâmica própria, uma metodologia própria para que as coisas aconteçam. Então isto define a Umbanda como religião”. O fechamento de centros de Umbanda, deste modo significa a destruição de uma religião, não havendo espaço no Brasil para a intolerância religiosa, muito menos em evento organizado pelo Poder Público.

A República Federativa do Brasil tem como direito individual fundamental a liberdade religiosa, além do direito coletivo de proteção aos locais de culto. Do mesmo modo, uma série de tratados e costumes de direito internacional dos quais o Brasil é parte obrigam o país a proteger a liberdade religiosa e minorias religiosas. O CEPIM espera, deste modo, que providências sejam tomadas não só para que declarações como estas não se repitam em eventos públicos, mas uma atuação do poder público para proteger os centros de umbanda no Brasil que estejam sob ameaça de fechamento.

 

Referências:

PORTAL G1. Pastor Felippe Valadão ataca religiões afro em evento oficial no RJ: ‘Prepara para ver muito centro de umbanda sendo fechado’. Disponível Online em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/05/20/pastor-felippe-valadao-ataca-religioes-afro-em-evento-oficial-de-itaborai.ghtml

UMINO, Alexandre. Umbanda e sua História. São Paulo: Colégio de Umbanda Sagrada Pena Branca. Primeiro Simpósio de Umbanda Online, 2015. Disponível online em: https://www.youtube.com/watch?v=tNQFv_h_fdE

Scroll to top