O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino, mais conhecido por sua sigla PAE, tem por objetivo aprimorar a formação dos Pós-graduandos para atuarem no ensino de graduação. A partir do primeiro semestre de 2011, inclusive, foi permitido ao aluno da Pós-graduação da USP (em estágio PAE) ministrar até 10% da carga horária didática total da disciplina, com a presença obrigatória do docente supervisor, responsável pela disciplina, propiciando a experiência de atuação como docente com uma classe real da graduação. Vários Docentes do Programa de Mestrado Profissional contribuem, historicamente, para receber alunos de outros Programas de Pós-Graduação em estágio PAE. Ao iniciar suas atividades no 2º. Semestre de 2013, os alunos do Mestrado Profissional da FZEA, assim como de todos os Programas de Mestrado Profissional da USP, constataram que, por equívoco histórico do Regimento da Pós-Graduação de nossa Instituição, não estavam autorizados a participar do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE). A partir deste diagnóstico e em função de demanda específica (OF. CCPGIIA.007/2014/FZEA, de 30 de abril de 2014) da Comissão Coordenadora do Programa de Gestão e Inovação na Indústria Animal (CCP-GIIA) junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, este cerceamento dos direitos de qualificação de parte dos alunos oriundos dos Mestrados Profissionais foi corrigido pela Pró-Reitora Profa. Bernadette D. G. M. Franco, no 2º. Semestre de 2014.
Consideramos este fato, uma conquista importante, uma vez que a retirada da vedação da participação dos Programas de Mestrado Profissional junto ao Programa de Aperfeiçoamento de Ensino na Universidade de São Paulo, deve contribuir para equilibrar o tratamento entre as duas modalidades existentes de Mestrado stricto sensu, em nossa Instituição, além de oportunizar o atingimento de todos os objetivos de qualificação profissional que se propõe esta modalidade de Pós-Graduação, com reflexos inequívocos para a sociedade. A partir do ano corrente, esta integração entre Pós-graduandos, Graduandos e Professores da graduação poderá ser bastante produtiva. Entre as atividades a serem realizadas pelos Pós-graduandos destacam-se: montagem de meios multimídia para utilização em sala de aula, atualização de bibliografia, atualização e elaboração de aulas práticas e Resolução de Listas de exercícios, e realização de plantão de dúvidas. Além disso, os alunos do PAE também têm atuado como auxiliares dos Docentes em aulas práticas e teóricas dos cursos de graduação da Unidade. É preciso esclarecer que o Programa de Gestão e Inovação na Indústria Animal possui, entre os seus estudantes regulares, pelo menos 20% que se dedicam profissionalmente para instituições públicas e privadas na área do ensino superior e ou profissionalizante. Ainda, que mesmo com o regime de dedicação profissional que os estudantes regulares apresentam, em sua maioria empregados com dedicação exclusiva às suas organizações (majoritariamente privadas), o Programa possui demanda interna para oferecer candidatos para o Programa de Aperfeiçoamento de Ensino da Universidade de São Paulo.