Integração com a Sociedade/Mercado de Trabalho

Para justificar o Programa de Pós-Graduação, do ponto de vista da demanda agregada por profissionais de nível superior que se alinham à proposta do mesmo, buscar-se-á caracterizar a região em que ele está inserido e seu potencial de ofertar este perfil. A cidade de Pirassununga possui localização privilegiada no estado de São Paulo, estando praticamente equidistante de cidades importantes do interior como Ribeirão Preto, Campinas, Piracicaba e São Carlos. Além disso, outras cidades que possuem Universidades ou Centros Universitários como Leme, Araras, Descalvado, Limeira, Rio Claro, São João da Boa Vista, Jaguariúna, entre outras, poderão se beneficiar do novo Programa de Pós-Graduação. Estima-se que pelo menos 150 grandes (entre elas a Nestlé, Danone, Ouro Fino, Perdigão, diversas fábricas de ração) e médias empresas (entre elas a VPJ, Agrindus, Cooperguaçu, Nutron) ligadas ao complexo de negócios com base nos produtos de origem animal têm sua sede a menos do que 150 quilômetros de distância do Campus de Pirassununga. O município de Pirassununga está situado entre duas grandes regiões metropolitanas (Campinas e Ribeirão Preto) e às margens da Rodovia Anhanguera, principal corredor de desenvolvimento do estado de São Paulo. Além disso, estão presentes diversas entidades de ensino e pesquisa no município, destacando-se o Campus sede da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo e a Academia de Força Aérea, instituições que trouxeram expressivo desenvolvimento para a cidade. O conjunto de potencialidades reunidos ao redor do Campus da USP de Pirassununga permite, ao longo do tempo, melhorar a competitividade das organizações locais no mercado. Portanto, investir em políticas públicas que visem à maior integração entre o âmbito acadêmico e o empresarial é de grande interesse para o progresso da região. O município de Pirassununga apresenta uma economia bastante diversificada, fundamentada na prestação de serviços, na indústria, na agropecuária e no turismo. Na agropecuária, os índices de produção e produtividade são considerados superiores às médias nacionais e paulistas. A oferta de espaços institucionais de CT&I e de apoio ao empreendedorismo nos municípios da região de Pirassununga tem elevado potencial com a infraestrutura instalada. Além disso, os Escritórios Regionais de São Carlos e de São João da Boa Vista, do SEBRAE/SP, atendem os municípios da região do projeto.
Muitas dessas Instituições de Ensino fazem parte do Fórum de Entidades de Ensino Superior que tem a coordenação da FZEA/USP e cujo Fórum tem o objetivo de integrar e potencializar ações de trabalho em conjunto. A relação de cursos localizados na região dá conta da quantidade de egressos (estimada em mais de 2.500/ano) em diferentes formações de nível superior que poderiam se beneficiar pela oferta do novo Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional oferecido pela FZEA/USP. Importante mencionar que esses municípios, ao todo, possuem população de 66.289 pessoas na faixa de 20 a 29 anos.