Inserção Social

O Mestrado Profissional apresenta o trinômio: pesquisa, ensino e extensão, de forma articulada mais fortemente que as experiências anteriores na esfera acadêmica, onde mais se integram o ensino e a pesquisa em detrimento da inserção e da inovação social. Este aspecto é o grande elemento diferenciador e principal em seu objetivo de formar recursos humanos Pós-graduados para atuar no mundo do trabalho e transformá-lo (FOPROF, 2011).
Dentro deste espírito, a Circular Normativa 02, de 16 de junho de 2011, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo estimulou a implantação de novos Programas de Pós-Graduação, que oferecessem cursos de Mestrado Profissional. Essa ação decorreu do reconhecimento do Conselho de Pós-Graduação de que essa modalidade de curso é de grande relevância para o desenvolvimento da nossa Universidade e para a sociedade do entorno dos Programas, constituindo-se um importante espaço para a participação na Pós-Graduação de colegas professores com atuação e experiência no campo profissional. A referida Portaria ressaltou que esse tipo de curso recebeu estímulo do Governo Federal, coordenada pela CAPES, que passou a demandar, de maneira prioritária, para a implantação de novos cursos de Mestrado Profissional.
São claros os sinais para que a Universidade pública de excelência passe a oferecer opções de cursos de Pós-Graduação voltados para um público alvo muito bem definido e que atua diretamente nas empresas e organizações (públicas e privadas) buscando o aumento da eficiência das mesmas dentro do mercado. Este público alvo é formado por profissionais que podem contribuir para o fortalecimento dos setores governamentais, empresariais e da sociedade civil trazendo, para a universidade, a percepção do ambiente externo, em relação às necessidades desta sociedade.
No âmbito do Mestrado Profissional da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), a qualificação de capital humano está centrada no sinergismo local existente entre os docentes que atuam na área de Ciências Sociais Aplicadas em conjunto com colegas que trabalham aspectos de Inovação Tecnológica da cadeia produtiva de alimentos de origem animal. Concorrem para o sucesso do Programa, as potencialidades físicas e de pesquisa integrada na área da cadeia de produtos de origem animal, em composição com os demais cursos de graduação e de pós-graduação integrantes desta área, que interagem no Campus de Pirassununga.
Quanto à formação superior destes alunos, encontram-se profissionais ligados às ciências agrárias (Zootecnistas e Veterinários), Biólogo, Administradores, Engenheiros (de alimentos, mecânico, elétrico, de materiais), Tecnologia e Processamento de Dados e da área de Ciência de Alimentos.
Como condição de seleção, todos possuem vínculo empregatício e são vinculados a empresas que atuam no setor, tais como: Monsanto, Ajinomoto, Danone, Solinova, Agroinova, Aviagen, SPF Palatability, DRF Consultoria e SEBRAE/SP, ou instituições de ensino superior como o Centro Universitário Anhanguera, Academia da Força Aérea e Centro Internacional de Formación Agropecuária.
Essa dispersão de perfis dos ingressantes, por si só já aponta para uma interessante inserção social, com 82% dos estudantes oriundos de outras instituições de ensino superior e de outras regiões do Estado de São Paulo que não àquela do Programa. Entre os primeiros alunos, QUATRO são estrangeiros: três colombianos e uma venezuelana.
Outro indicador de inserção social, do ponto de vista prático, decorre da possibilidade do Programa atender importante qualificação aos empreendedores vinculados à Incubadora de Empresas do Agronegócio (UNITec) inserida no Laboratório de Gestão, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX) da FZEA/USP, que tem desempenhado um importante papel na alavancagem de novos negócios sustentáveis na região. Seis alunos das primeiras turmas são empreendedores na UNITec.
Os docentes do Programa participam em parcerias, propiciando o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de inovação tecnológica, financiados por várias Instituições Públicas (CAPES, CNPq, FAPESP, FINEP, FUNPEC/BNDES e FUSP) e Privadas (Ajinomoto, Alltech, Aviangen, etc.).
Além dessas atividades, os docentes também atuaram como Consultores Técnicos de Instituições Públicas (CAPES, CNPq, FAPESP, FINEP, Fundação Banco do Brasil) e Privadas.