Primeira Matrícula

Os alunos ingressantes devem efetuar sua primeira matrícula no prazo estabelecido no Edital do Processo Seletivo no qual obteve sua aprovação. Para tanto, devem contatar seus orientadores a fim de definirem as disciplinas a serem cursadas e apresentarem, no Serviço de Pós-Graduação da FZEA/USP, a seguinte documentação:

Formulário de primeira matrícula.

Informacoes matricula alunos ingressantes GIIA

O formulário deverá ser preenchido com base na GRADE HORÁRIA DO SEMESTRE.

– Cópia do Diploma de Graduação devidamente registrado (frente e verso) ou do certificado de conclusão do curso de Graduação contendo a data em que foi efetuada a colação de grau, obtido em curso oficialmente reconhecido (de acordo com o artigo 40, do Regimento de Pós-Graduação da USP) – para alunos ingressantes no Mestrado, no Doutorado e no Doutorado Direto.

 

Orientações Gerais

 

1) 1) O Sistema de Pós-Graduação da USP é o Janus. Todos os alunos devem se cadastrar no referido Sistema para terem acesso aos seus dados. Para tanto, faz-se necessário o acesso ao site www.sistemas.usp.br e, na guia da Pós-Graduação, o acesso ao Sistema Janus. Com o seu número USP em seu primeiro acesso será gerada uma senha provisória será que será encaminhada ao seu e-mail (aquele informado no formulário de matrícula), bastando, apenas, seguir as instruções que serão apresentadas.

2) Após o efetivo cadastro no Sistema, torna-se possível a emissão de Declaração de Matrícula. Informamos que tal declaração possui autenticidade que pode ser comprovada por um código de controle, dispensando carimbo e assinatura deste Serviço de Pós-Graduação.

3) Solicitamos aos alunos que não possuem e-mail USP que façam o pedido do e-mail, uma vez que as mensagens automáticas provenientes do Sistema Janus e do Serviço de Pós-Graduação serão encaminhadas apenas a esses e-mails.

Para solicitar e-mail USP basta acessar: Solicitar e-mail @usp.br para pessoas vinculadas à  USP. Neste link você terá todas as informaçõesA senha para acesso ao e-mail USP é a senha utilizada para o acesso ao Sistema Janus.

Após o cadastro do e-mail, favor repassar o endereço para ericrist@usp.br, com o assunto “E-mail USP”, para inclusão em nosso sistema. Os alunos que já possuem e-mail USP favor nos repassar também.

Informamos que o e-mail USP deverá ser acessado periodicamente, uma vez que é a maneira que este Serviço de Pós-Graduação se comunica com seus alunos. Outros endereços de e-mails anteriormente informados serão “descartados” após o cadastro do e-mail USP.

4) O aluno ingressante deverá solicitar sua carteirinha da USP no Sistema Janus (www.sistemas.usp.br – Sistema Janus – Cartão USP), onde irá preencher a solicitação e anexar uma foto 3×4 digitalizada. Após cadastrar a solicitação no Sistema Janus, favor repassar tal informação para ericrist@usp.br, com o assunto “Solicitação de Carteirinha USP”, uma vez que o Serviço de Pós-Graduação precisará aprovar a confecção do cartão.

Enquanto a carteirinha USP não é expedida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, o aluno deverá retirar, no Serviço de Pós-Graduação, um cartão provisório para utilização no Restaurante do Campus. O cartão provisório é emitido pelos funcionários do Restaurante do Campus, portanto, deverá ser retirado no Serviço de Pós-Graduação a partir do mês de fevereiro/2017 ou no prazo de 8 (oito) dias úteis após a efetivação da matrícula (quando for efetivada após o início do mês de fevereiro/17).

O referido cartão deverá ser carregado com créditos para as refeições (no guichê próximo ao Restaurante).

Quando a carteirinha USP chegar na FZEA, o aluno receberá a informação via e-mail. Após a retirada da carteirinha USP, o aluno deverá acessar o Sistema Janus (www.sistemas.usp.br) para ativá-la, onde deverá completar, na respectiva tela do Sistema, os espaços em branco com o código contido no verso da carteirinha USP.

Somente após a devida ativação da carteirinha USP no Sistema Janus e a efetiva inclusão de créditos é que o aluno deverá devolver, no Restaurante da FZEA, o seu cartão provisório.

5) O aluno de Pós-Graduação deverá ter uma frequência mínima de 75% nas disciplinas para não ser reprovado por falta.

6) O aluno poderá requerer, com a anuência do respectivo orientador, o cancelamento de matrícula em disciplina, através do Sistema Janus, dentro do prazo previsto para cada disciplina em particular (consultar a data no Sistema Janus – www.sistemas.usp.br – Sistema Janus – Acesso Público – Disciplinas oferecidas – Código da disciplina – Confirmar – Turma).

7) O Serviço de Pós-Graduação exige um prazo de 7 dias para emitir outros tipos de documentos que não seja a declaração de matrícula. Para tanto, o interessado deverá se dirigir à Secretaria e efetivar a solicitação no livro preto que encontra-se em nosso balcão de atendimento.

8) Em nossa home page (www.usp.br/fzea – Guia Pós-Graduação), encontram-se demais informações sobre nossa Pós-Graduação, principalmente na Guia Informações aos alunosSolicitamos que acessem nosso site para sanarem possíveis dúvidas.

9) Lembramos que o horário de atendimento do Serviço de Pós-Graduação é das 10h às 16h30, de segundas a quintas-feiras, e das 10h às 17h30 às sextas-feiras.

Este Serviço de Pós-Graduação lhe deseja boas-vindas!