Infraestrutura do Programa

– Laboratórios
A principal base operacional do Programa proposto é constituída pelo laboratório didático denominado Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária do Campus da USP – Pirassununga (UNICETEX) que é uma iniciativa de parte do grupo de Docentes da área de Ciências Sociais Aplicadas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo e constitui-se como um grande laboratório de empreendedorismo e gestão de negócios.
O UNICETEX, pela reunião de talentos e sua capacitação, é o lócus proponente dessas ações com o objetivo de ser, em seu objetivo final, o facilitador dos processos de capacitação, formação e engajamento dos recursos humanos com base no comportamento empreendedor e desenvolvimento de perfil voltado para a inovação e a gestão de empresas.
O grupo que forma o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX) busca atualmente a consolidação de um Centro de Educação Empreendedora, para ampliar o desenvolvimento de atividades para complementar e sistematizar o trabalho de educação empreendedora realizado na FZEA/USP. Também fará parte como laboratório de gestão e empreendedorismo para o novo Programa, a estrutura que funciona dentro do UNICETEX denominada Incubadora de Empresas do Agronegócio de Pirassununga (UNITec) que atende a demanda de estruturar uma “Incubadora de Empresas” de base tecnológica e de serviços especializados para o desenvolvimento de novas empresas e spin-offs locais.
Cabe ressaltar que as equipes de diversas empresas incubadas da UNITec demonstram interesse em participar do quadro de estudantes do novo Programa. Diversos setores produtivos do Campus de Pirassununga (laticínio, matadouro-escola, fábrica de ração entre outros) estarão à disposição do Programa como fontes de estudos de caso que possibilitem a capacitação dos estudantes.
Outros laboratórios serão utilizados dentro da proposta de apoio ao Programa, tais como:
a) Laboratório de Física Aplicada e Computacional (LAFAC) – Atua principalmente no paradigma cérebro-computador, realizando pesquisas em processamento digital provenientes da atividade elétrica cerebral em humanos e animais. Atua no desenvolvimento de instrumentação eletrônica inteligente e no estudo teórico e prático das redes neurais e artificiais. Conta com equipamentos de prototipação eletrônica; sistema digital de aquisição de sinais biológicos; sistema de gravação de microprocessadores e laboratório de desenvolvimento de softwares, além de analisador de espectro. Atua também, na área de rastreabilidade e monitoramento de animais, bem como na automatização de ambientes. Maiores detalhes podem ser observados em www.usp.br/lafac;
b) Laboratório de Qualidade e Estabilidade de Carnes e Produtos Cárneos com desenvolvimento de produtos cárneos, avaliação da qualidade e estabilidade de carnes e derivados. Conta com texturômetro Warner-Bratzler, espectrofotômetro, pHmetro, balança semi-analítica, destiladores para análises de TBARS, termopares, forno elétrico, estufa BOD, freezer vertical;
c) Laboratório de Tecnologia de Sistemas de Embalagem;
d) Laboratório de Análises Socioeconômicas e Ciência Animal (LAE) com linhas de atuação no estudo da relação entre as ciências humanas e a animal e objetiva-se o entendimento da influência dos seres humanos e suas sociedades sobre a evolução da ciência animal, e como esta última contribui para o desenvolvimento da humanidade. Ainda promove estudo dos sistemas agroindustriais com a adoção de métodos científicos para descrição e realização de diagnósticos das cadeias agroindustriais, visando principalmente à qualidade final dos produtos, o ganho de eficiência, a competitividade e o bem-estar animal. Tais métodos consideram a visão sistêmica das cadeias, desde o setor de insumos, agropecuário, agroindustrial, distribuidor, atacadista e varejista. Desenvolvem-se, também, estudos de comportamento e demandas do consumidor dos produtos e serviços de origem animal. Além disso, realiza avaliação socioeconômica de projetos agropecuários e agroindustriais com a utilização de métodos científicos para avaliar a viabilidade financeira e o impacto social dos diferentes sistemas de produção animal, a partir da comparação entre raças/linhagens, manejos sanitários, dietas nutricionais e níveis tecnológicos de forma geral, estudo das estratégias de administração da produção e dos projetos de saúde animal; dos métodos qualitativos e matemáticos visando a otimização dos recursos naturais, humanos e de capital disponíveis; da logística de insumos e dos produtos, bem como da comercialização dos mesmos.

– Recursos de Informática
Cada vez mais as organizações consideram a tecnologia da informação (TI) e seus serviços como meios essenciais para o sucesso de uma estratégia, e não como um fim em si mesmo. Também admitem a necessidade do alinhamento da tecnologia aos processos da organização e com as questões relativas às pessoas.
O papel principal da área de TI é dar suporte à gestão do conhecimento. Seu desafio é identificar e/ou desenvolver e implantar tecnologias e sistemas de informação que apoiem os processos organizacionais e de comunicação do conhecimento.
Os recursos de tecnologia da informação evoluem constantemente e a FZEA vive um momento de notório crescimento. Impulsionada por essa demanda, toda a infraestrutura que a cerca evolui em dimensão e serviço. Nesse cenário, nos últimos anos, a infraestrutura da unidade tem se adequado no sentido de atender às demandas iminentes.
A Faculdade disponibiliza, para realização de aulas que necessitam recursos de informática, um Laboratório Didático de Computação com 56 computadores, permitindo a utilização de programas como o SAS, STATISTICA, MATLAB, AUTOCAD, dentre outros.
Todas as salas de aulas utilizadas no ensino da graduação e pós graduação têm um projetor ligado a um microcomputador em rede, e o serviço de Pós-Graduação (Secretaria) tem um notebook e um projetor portátil disponível para qualquer docente da Pós-graduação. Um outro ponto que deve ser destacado é a disponibilização de rede sem fio (USPnet sem fio) para os alunos de pós-graduação em qualquer prédio da FZEA/USP (inclusive alojamento e restaurante) o que permite acesso a periódicos, materiais bibliográficos, dentre outros.
De uma maneira geral, em 2015, a FZEA/USP disponibilizou aos usuários um parque computacional (incluindo a sala Pró-aluno) com 837 microcomputadores, 17 servidores de rede, 56 impressoras, 98 switches de acesso à rede de dados, 69 pontos de acesso de rede sem fio, 269 ramais telefônicos e 3657 pontos de rede distribuídos em 47 armários de telecomunicações em 39 Edifícios espalhados pelo Campus da USP em Pirassununga, desconsiderando a Prefeitura e as instalações da FMVZ/USP.
Em números de usuários, a infraestrutura de informática da FZEA atende cerca de 115 docentes, 145 servidores técnico administrativos, 1320 alunos de graduação, 330 alunos de pós-graduação e mais de 30 alunos especiais, totalizando praticamente 2.000 usuários potenciais.
Considerando o meio físico de rede de comunicação de dados no campus de Pirassununga, a infraestrutura principal é composta por cabos de fibra óptica monomodo. As redes locais são assentadas através de cabos de par trançado não blindado. Os padrões utilizados são o Fast Ethernet, Giga Ethernet e 10 Giga Ethernet com topologia física em estrela estendida. A rede está microsegmentada por switching nível dois e o campus conta com uma conexão de longa distância de 100 Mbps (Ethernet) com resiliência por agregação de link.
Atualmente, a FZEA dispõe de vários servidores de rede estabelecidos para oferecer inúmeros serviços, tanto aos administradores de rede como aos usuários finais. Os principais serviços são:
• Autenticação na rede USPnet sem fio para usuários FZEA
• Listas de correio eletrônico
• Antivírus centralizado
• Impressão centralizada
• Servidores de arquivos (Administração e Departamentos)
• Sistema de administração do parque computacional e de chamados técnicos
• De configuração automática de interfaces de rede
• Terminal Windows (Sala de Informática da Pós-graduação, Lab. Didático de Computação 02, Biblioteca, Lab. de Ciências Agrárias, Lab. de Análise Sensorial)
• Gerenciamento centralizado de senhas (AD)

O serviço de listas de correio eletrônico mantém 4126 assinaturas distribuídas em 30 listas. O domínio Windows Active Directory e o sistema de gerenciamento de chamados técnicos possuem 196 e 172 contas de usuários, respectivamente.
Através do serviço de autenticação na rede USPnet sem fio no domínio @fzea.usp.br foram realizados 31648 acessos de usuários no período de 2012 a 2013, por meio de 189 contas.

– Biblioteca
A Biblioteca da FZEA/USP, criada em 1992, é considerada a Biblioteca mais importante da região. Destaca-se pelo excelente acervo científico nas áreas de Zootecnia, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Materiais e Medicina Veterinária. A Biblioteca da FZEA/USP, é parte integrante do SIBi – Sistema Integrado de Bibliotecas da USP, funciona de forma sistêmica e tem como missão a busca constante da informação para a satisfação de seus usuários.
Com o crescimento do acervo, concomitantemente com a expansão de vagas na Graduação e Pós Graduação, elaborou-se um plano de infraestrutura, com diagnóstico das condições atuais e futuras da infraestrutura da biblioteca da FZEA/USP, constatando-se a necessidade do investimento na ampliação da biblioteca. O atual prédio, com cerca de 1.453 m2, foi inaugurado em 2012.

Algumas Informações da Biblioteca da FZEA/USP em 2014:
– 117.606 usuários frequentaram a Biblioteca, com média diária de 588 usuários, alcançando cerca de 1.050 usuários/dia em épocas de provas;
– Atende cerca de 1.730 usuários em potencial (internos/externos);
– Disponibiliza 14.798 volumes de livros, 1.303 teses, 213 multimeios, 46.918 fascículos de periódicos e 4.203 trabalhos de eventos, totalizando um acervo de 67.435 volumes;
– Cadastrou no Dedalus 750 registros da Produção Científica Docente da FZEA, totalizando 7.605 trabalhos desde 1992;
– Foram consultados 23.680 volumes de livros, teses, eventos, trabalhos de graduação e multimeios do acervo e emprestados 14.531 volumes;
– Atendeu 139 pedidos e efetuou-se 410 solicitações de Empréstimos entre Bibliotecas;
– Disponibiliza 191 assentos para os usuários.

Disponibiliza aos usuários 20 microcomputadores e 1 scanner paraacesso à e-books e audiolivros, à revistas eletrônicas via Portal de Periódicos da CAPES e Assinaturas USP (www.usp.br/sibi), à teses e dissertações online e obras raras digitalizadas.
O prédio também disponibiliza acesso à rede via wireless, facilitando o acesso às plataformas de pesquisa citadas anteriormente além de acesso às bases de dados específicas de cada área e ao Banco de dados bibliográficos da USP – DEDALUS.
A Biblioteca possui convênios com a Academia da Força Aérea, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CEPTA-ICMBio), Centro Universitário Anhanguera, além de outras entidades de Ensino Superior, Públicas e Privadas da região.