Egressos

 

Amanda Martins Alves
Psicóloga. Como estudante do curso de Psicologia, foi bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB – USP), em Projeto de Extensão.

 

 

Ana Cecília Oliveira Silva

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui doutorado em Psicologia pela FFCLRP/ Universidade de São Paulo (2016), no LAPSAPE – Laboratório de Psicologia Ambiental e Práticas Educativas, com o tema educação compartilhada em acampamentos e asentamentos rurais. Desenvolveu estágio doutoral com tema mulheres rurais, na Cátedra de Gênero da Universidade de Valladolid/Espanha (2014-2015). Mestrado em Educação pela FACED/Universidade Federal de Uberlândia (2011), pesquisando “projetos político-pedagógicos de escolas rurais” e graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Tem atuação nas áreas de políticas públicas e movimentos sociais, gêneros e infâncias e atualmente desenvolve projetos de pesquisa e extensão com o foco no mapeamento e fortalecimento de redes de apoio à gestação, parto e puerpério. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0413108713541718

Carmem Virgínia Moraes da Silva
Professora do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (DFCH-UESB). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com estágio doutoral no LAPSAPE/FFCLR-USP. Membro do grupo de pesquisa Infância e Educação Infantil (UESB). Colaboradora vinculada ao LAPSAPE. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0139351935811805

 

Caio César Carvalho
Psicólogo, com experiência em História da Psicologia e Psicologia Ambiental pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP. Mestre em Ciências pela mesma instituição. Atualmente é graduando de Medicina da Faculdade de Odontologia de Bauru da USP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7682045605991466

 

Delma dos Santos Bezerra
Doutora. Graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre e doutoranda em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É educadora na Universidade de São Paulo. Atua na área de estágios curriculares no curso de Pedagogia da FFCLRP-USP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4064425304338554

 

Divino de Jesus da Silva Rodrigues. Desenvolveu Projeto de Pós-Doutorado. Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Pós-Graduação em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo, pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE/MG). Mestre e Doutor pela PUC Goiás. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP). Docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás da Escola de Ciências Sociais e da Saúde (Curso de Psicologia) e Escola de Formação de Professores e Humanidades (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação). Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Gabriel Mendes Pássaro.  Psicólogo. Como estudante do curso de Psicologia, foi bolsista do Programa Unificado de Bolsas (PUB – USP), em Projeto de Extensão.

 

 

Gabriel Augusto Ospedal

É bacharel em Psicologia e psicólogo pela Universidade de São Paulo – USP, campus Ribeirão Preto (2023). Foi bolsista treinamento técnico 1 no LAPSAPE, em projeto de psicologia social comunitária com bolsa FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Também realizou estágios em diversas áreas, destacando interesse nas áreas de: psicologia clínica, psicologia social, psicanálise.

 

Hariff Eleonora Barbosa. Psicóloga. Foi bolsista de Iniciação Científica do Programa Unificado de Bolsas (PUB – USP).

 

 

 

Jefté Moraes Souza
Psicólogo, doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação no Serviço Público de Saúde Mental, Psicologia Escolar e Psicologia do Trabalho. Atualmente é psicólogo da Prefeitura Municipal de Ubá e professor do Centro Universitário UNIFAGOC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7719390313514968

Jusele Souza Matos  

Mestre em Psicologia pela FCCLR-USP (2023), Neuropsicóloga pela Faculdade Metropolitana (2021). Com especialização em Psicologia do Trânsito(UNIP-2013), Saúde Mental (UNIfAP-2014). Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade(IBEPX).  Atualmente é psicóloga – Departamento de Trânsito do Amapá, professora de Geografia – Secretaria de Educação do Estado do Amapá e psicóloga do Hospital Estadual de Santana- AP. Atua ainda como psicóloga clínica com Avaliação psicológica para Trânsito, Cirurgias e Psicossocial e Admissional.  Currículo Latttes: http://lattes.cnpq.br/9242158803305826

 

Laura Resende Gual
Psicóloga pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Tem experiência de pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Realizou serviços na área de psicologia organizacional do trabalho pela Empresa Junior Irhis Consultoria. Realizou estágio no Núcleo de Assessoria Técnica do Ministério Público de Ribeirão Preto e também um estágio no Centro Médico Social Comunitário Vila Lobato no ano de 2019. Morou em Milão por 8 meses em 2020, onde está fazendo 1 ano de intercâmbio na Universidade Cattolica de Milão. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2595655059750061

Leonardo Ricieri Mantoani
Graduado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP). Possui Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) – CAPES 6. A linha de pesquisa (Iniciação Científica e Mestrado) enfoca as áreas de Psicologia do Desenvolvimento e Educação, estudando a Psicogenética Walloniana e o Desenvolvimento Integral. Hoje, atua como especialista em Educação Socioemocional, focado na área de produto/conteúdo/editorial.  Currículo Latttes: http://lattes.cnpq.br/1819871935331616

 

Leandro Amorim Rosa
Professor da Universidade Federal do Acre (UFAC). Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Psicólogo pela  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto – USP. Realizou Mestrado e foi estagiário no LAPSAPE.  Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1740739616502957

 

Letícia Verardi Madlum

Psicóloga graduada pela Universidade de São Paulo (USP-RP), especialista em saúde mental e saúde coletiva pelo Programa de Residência Multiprofissional da UNICAMP. Atualmente atuo como psicóloga em CAPS III e consultório particular. Experiência em psicologia social, clínica, saúde mental e coletiva. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8834749596446100

 

Marcella Oliveira Araujo
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2013). Formação continuada em Neuropsicologia pelo Instituto Simone Marangoni. Formação em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Psicologia Histórico-Cultural do Ceará. Formação em andamento em terapia de casais pelo Instituto Aripe. Membro do Laboratório de Psicologia SocioAmbiental e Práticas Educacionais (LAPSAPE-USP). Membro do Laboratório de Psicologia Escolar Educacional (LAPEE-UFSC). Psicóloga clínica e educacional com atuação principalmente voltada para a desenvolvimento infantil, maternidade e puerpério. Psicóloga comunitária com orientação de família acolhedoras em tempos de pandemia. Orienta grupos de mulheres e educadoras infantis sobre como o bebê aprende. Professora universitária entre 2016 a 2021, na Universidade Federal de Santa Catarina e Faculdade CESUSC nos cursos de Psicologia, Administração, Direito, Pedagogia, Nutrição e Licenciaturas. Foi membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Pedagogia da Faculdade CESUSC. Leciona as disciplinas Psicologia: Ciência e Profissão; Pesquisa em Psicologia II; Ética profissional da psicóloga e Desenvolvimento de Pessoas, Comportamento Organizacional, Psicologia da Educação, Psicologia Histórico-cultural. Atua principalmente nos seguintes temas: cotidiano, família, bebê, educação e psicologia histórico cultural. Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4446728486018482

Pedro Henrique da Silva Borsari

Psicólogo pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo (2019). Atuou na empresa júnior Irhis Consultoria como assessor de mercado, Participou do projeto Acolhe entre Pares em 2021. Foi bolsista PUB. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0665564102023028

 

Silmara Ribeiro Moreira Gonçalves

Mestre em Psicologia (FFCLRP/USP), Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas – LAPSAPE, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2015.1). No curso de Mestrado, estudou sobre significações da formação e práticas de professores que atuam em escolas do campo. Tem experiência em sala de aula da educação infantil, assim como, no Ensino Fundamental I.  Participa de um grupo de estudos vinculados a UESB – campus de Vitória da Conquista, Grupo de Estudos e Pesquisas, Infância e Educação Infantil e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial: formação de professores, políticas e práticas pedagógicas – USP. Trabalhou como professora de Educação Básica no município de Ribeirão Preto-SP. Atualmente, é professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Uberaba-MG. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5993184867049221

 

Taisa de Fatima Rodrigues
Psicóloga. Desenvolveu Projeto de Iniciação Científica e foi estagiário no LAPSAPE.

 

 

Thaís Rossi Moda

Graduada em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP – USP). Foi bolsista TT1 no LAPSAPE, em projeto financiado pela FAPESP.

 

Thaise Vieira de Araújo 
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Ciências (2015) e Pedagoga (2010) pela Universidade de São Paulo (2010). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Núcleo de Educação Infantil Paulistinha – Universidade Federal de São Paulo, desde 2016. Integrante do Grupo de pesquisas a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância (CRIEI) e do Núcleo de Educação e Estudos da Infância da UFSCar – campus Sorocaba, colaboradora do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE) da FFCLRP – USP. Atua na área de estudos e pesquisas sobre Educação Infantil e Educação Infantil do Campo, das Águas e das Florestas; Gestão Educacional; Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7417720580937774