2018

Letícia Michele Stencel apresentou o trabalho Apropriação do espaço escolar urbano por crianças residentes em área rural no V Congresso Brasileiro de Psicologia, em 16/11/2018. São Paulo (SP).

Regiane Sbroion de Carvalho apresentou dados da sua pesquisa de doutorado desenvolvida  no V Congresso Brasileiro de Psicologia, com o título Onde sou escutado: a participação infantil a partir das significações de crianças de movimento social, em 16/11/2018. São Paulo (SP).

Ricardo Lana Pinheiro apresentou resultados de sua pesquisa do doutorado no V Congresso Brasileiro de Psicologia. Título do trabalho: Apropriação do espaço por professores iniciantes em escolas localizadas no campo, em 16/11/2018. São Paulo (SP).

A Profa. Ana Paula Soares da Silva coordenou a Sessão Especial em Homenagem à Profa. Maria Clotilde Therezinha Rossetti-Ferreira, em 24/10/2018, na 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP, Unisinos, São Leopoldo (RS). Participaram da Sessão as Profas. Carmem Craidy (UFRGS) e Maria Isabel Pedrosa (UFPE).

A Profa. Ana Paula Soares da Silva e a Profa. Zenith Nara Costa Delabrida (UFS) ministraram o curso Psicologia Ambiental: conceitos, pesquisa e aplicação, em 23/10/2018. 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia – SBP, na Unisinos, São Leopoldo (RS).

Juliana Bezzon da Silva apresentou trabalho no  XIV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, em 09/10/2018. Título do trabalho:  Revisão sistemática sobre a relação entre infâncias e espaços urbanos. FFCLPR-USP, Ribeirão Preto (SP).

A mestranda Silmara Ribeiro Moreira apresentou dados de sua pesquisa  no  XIV Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, em 09/10/2018. Título do trabalho:  Formação e prática de professores do campo. FFCLPR-USP, Ribeirão Preto (SP).

Leonardo Ricieri Mantoani apresentou seu trabalho de iniciação científica no 28º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP – SIICUSP, em 24/09/2018. Título do trabalho: O movimento na Educação Infantil: práticas docentes e o uso do espaço na sala de referência. FDRP-USP, Ribeirão Preto (SP).

A Profa. Ana Paula Soares da Silva ministrou a  Conferência de Abertura no IV Seminário Nacional de Educação Infantil da UFCG, 40 anos da UAEI, 40 anos do Curso de Pedagogia. O tema foi Creches e Pré-escolas como espaço e política: o resgate da função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil, em 19/09/2018. UFCG, Campina Grande (PB).

Ana Paula Soares da Silva participou do GT Psicologia Ambiental, no XVII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP), nos dias 15 a 18/07/2018. UNICEUB, Brasília (DF).

O Centro Voluntariado Universitário – CVU do Campus da USP de Ribeirão Preto (SP) convidou a Profa. Ana Paula Soares da Silva para a atividade Conversa sobre empreendedorismo social baseada no documentário “Quem se importa”, em 26/04/2018. FFCLRP-USP, Ribeirão Preto (SP).

Participação de Delma Rosados Santos Bezerra e de Ana Paula Soares da Silva na Mesa Educação no/do campo , promovida como parte das atividades do Planejamento para o Ano Letivo do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de São Simão (SP), em 29/01/2018. Teatro Municipal, São Simão (SP).