Artigos científicos

SILVA, J. B. ; SILVA, A. P. S.. Práticas pedagógicas e condições estruturais da educação infantil em assentamentos rurais. Perspectiva (UFSC) (online), v. 37, p. 721-767, 2019. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e55375

RODRIGUES, D. J. S. ; SILVA, A. P. S. . Proteção e Segurança para a População, mas não ao todo?: Sentidos e Significados da Polícia Militar e suas Atribuições para Estudantes de Psicologia. PSICOLOGIA EM REVISTA (ONLINE) , v. 25, p. 820-837, 2019. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2019v25n2p820-837

CARVALHO, R. S.; SILVA, A. P. S.; TAHAN-FILHO, W.. A ciranda infantil a partir da visão de crianças de um assentamento rural vinculado ao MST. Psicologia em Revista (online), v. 24, p. 834-854, 2018. https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2018v24n3p834-854

BEZERRA, D. R. S.; SILVA, A. P. S.. Educação do Campo: apropriação pelas professoras de uma escola de assentamento. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 467-475, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392018032108.

PINHEIRO, R. L. ; SILVA, A.P.S. . Apropriação do espaço e psicologia histórico-cultural: reflexões e apontamentos para possíveis aproximações. Arquivos Brasileiros de Psicologia (Rio de Janeiro. 1979), v. 70, p. 259-273, 2018. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672018000300018

ARAÚJO, M. O.; SILVA, A.P.S.. O cuidado de bebês de 0 a 3 anos em uma comunidade de assentados da reforma agrária. Revista Zero-a-Seis, v. 19, n. 35 p. 29 – 45, 2017. http://dx.doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n35p29

SILVA, A.P.S.. Para romper a invisibilidade da educação infantil em territórios rurais: uma homenagem à Fúlvia Rosemberg. CADERNOS CEDES (IMPRESSO), v. 37, p. 295-300, 2017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622017000300295

CARVALHO, R.S.; SILVA, A.P.S. Seção Especial Entrevista – Participação Infantil em foco: uma entrevista com Natália Fernandes. Psicologia em Estudo, v. 21, n.1, 187-194. 2016. http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/28430/pdf

ROSA, L.A.; SILVA, A.P.S. Práxis política no MST: uma leitura a partir de Vigotski e Gramsci. Revista Psicologia: Teoria e Prática. v. 18, n.1, p. 75-86, 2016. http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/7933/5708

SILVA, A. P. S.; Silva, J.B.; Rosa, L. A.; Carvalho, R.S.; Silva, A.C.; Vieira, Th. Prática comunitária e o trabalho do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com crianças e adolescentes em Ribeirão Preto/SP – Brasil. Global Journal of Community Psychology Practice, v. 7, n. 1S, p. 1–22, fev. 2016. http://www.gjcpp.org/pdfs/Porto2_Artigo%20Pr__tica%20comunit__ria%20e%20o%20trabalho%20do%20Movimento%20dos%20Trabalhadores%20Rurais%20Sem%20Terra%2008%20012016%20Revisto-FORMATTED.pdf

LIMA, L.P.; SILVA, A.P.S.. Educação infantil no campo: o atendimento em um município em Minas Gerais – Brasil. Revista Nuances: Estudos sobre Educação. v. 26, n. 2, p. 132-148, 2015. http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/3468/3070

LIMA, L.P.; SILVA, A.P.S.. A relação entre a Educação Infantil e as famílias do campo. Revista Psicologia Escolar e Educacional ABRAPEE. v. 19, n.3, p. 475-482, 2015. http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00475.pdf

ROSA, L. A.; SILVA, A. P. S.. Sujeito político dramático: mudanças vivenciadas por uma militante do MST. Revista Psicologia & Sociedade. v. 27, n. 1, p. 47-57, 2915. http://www.ufrgs.br/seerpsicsoc/ojs2/index.php/seerpsicsoc/article/view/3848/2474

SILVA, A.P.S.; TASSARA, E.T.O. Sistemas agroflorestais: ressignificação de vivências em assentamento rural periurbano. Revista PSICO. Dossiê Psicologia Ambiental. v. 45, n. 3, p. 328-339, 2014. http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/17347

SILVA, A.P.S. ; Souza, T. N.. Educación de niños y niñas de 0 a 6 años en Brasil: retos para la política y práctica de la educación infantil en el medio rural. Revista Tabanque, .vo. 27, p. 65-82, 2014.

SILVA, A.P.S.. Comunas da terra: relações entre sujeitos na paisagem híbrida campo-cidade. Diálogos Possíveis, v. 14, n. 2. p. 147-169, 2013. http://revistas.faculdadesocial.edu.br/index.php/dialogospossiveis/article/view/69

GALLO, Bruna Calefi; SILVA, A.P.S.. Qualidade na educação infantil pública: concepções de famílias usuárias. Psicol. educ.,  São Paulo,  n. 36, n. 1, p.41-54,  2013 .   http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752013000100005&lng=pt&nrm=iso

Silva, Juliana Bezon ; SILVA, A.P.S.. Vivências de crianças no ambiente rural: aproximações e distanciamentos na educação infantil. Revista Latinoamericana de Psicologia, v. 45, p. 349-360, 2013. http://dx.doi.org/10.14349/rlp.v45i3.1478

SILVA, A.P.S ; PANTONI, Rosa Virgínia. Apresentação da Série Educação de Crianças em Creche. Salto para o Futuro (Online), v. 15, p. 5-16, 2009. http://www.tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/18165615-Educriancascreches.pdf

DARAHEM, Gabriela Campos; SILVA, A.P.S; BORGES, Nina Rosa Do Amaral Costa. Da Teoria do Apego à Rede de Significações: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira e a psicologia do desenvolvimento brasileira. Temas em Psicologia (Ribeirão Preto), v. 17, p. 191-207, 2009. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/tp/v17n1/v17n1a16.pdf 

ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, K. S.; SOARES-SILVA, A.P.; OLIVEIRA, Zilma M Ramos de. Desafios metodológicos na perspectiva da Rede de Significações. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 38, p. 147-170, 2008. http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n133/a07v38n133.pdf

MARTINEZ, Ana Laura Moraes ; SOARES-SILVA, A.P. . O momento de saída do abrigo por causa da maioridade: a voz dos adolescentes. Psicologia em Revista (Impressa), v. 14, p. 113-132, 2008. http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/336/350

BEZERRA, Delma; SOARES-SILVA, A.P.. Profissionalização do educador de creche: negociações identitárias no momento de formação em nível médio. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 9, p. 97-112, 2008. http://www.redalyc.org/pdf/2030/203014920009.pdf

OLIVEIRA, Zilma M Ramos de; SILVA, A.P.S; CARDOSO, Fernanda Moreno; AUGUSTO, S. O. . Construção da identidade docente: relatos de educadoras de educação infantil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v. 36, p. 547-571, 2006. http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a0336129.pdf

SILVA, A.P.S; ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde. Infrações Praticadas por Adolescentes em Ribeirão Preto (SP). Revista Brasileira de Ciências Criminais, São Paulo, v. 37, p. 169-190, 2002.

SILVA, A.P.S; ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde. Continuidade/Descontinuidade no Envolvimento com o Crime: Uma Discussão Crítica da Literatura na Psicologia do Desenvolvimento. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso), Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 573-585, 2002. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722002000300012 

ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde; RAMON, Fabíola; SILVA, A.P.S . Políticas de Atendimento à Criança Pequena nos Países em Desenvolvimento. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 115, p. 65-100, 2002. http://www.scielo.br/pdf/cp/n115/a03n115.pdf

ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, K. S.;  SILVA, A.P.S. Uma Perspectiva Teórico-Metodológica para Análise do Desenvolvimento Humano e do Processo de Investigação. Psicologia. Reflexão e Crítica, Porto Alegre (RS), v. 13, n. 2, p. 281-293, 2000. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000200008

KODATO, Sérgio; SILVA, A.P.S. Homicídios de Adolescentes em Ribeirão Preto: Refletindo sobre Possíveis Fatores Associados. Psicologia. Reflexão e Crítica, Porto Alegre (RS), v. 13, n. 3, p. 507-515, 2000. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722000000300018

ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, K. S. ; SILVA, A.P.S. The Network of Meanings which Structures and Canalizes Interactions, Interpretations and Coments. Culture & Psychology, London, Thousand Oaks, CA and, v. 5, n. 3, p. 337-349, 1999.

PIOTTO, D. ; CHAGURI, A. C.; MELLO, A. M. ; SILVA, A.P.S ; ELTINK, C.; YAZLLE, C.; CARNIEL, I. C. ; SORDI, G.; BALDIN, L. S. A. ; FREFERICK, M. I. B. . Promoção da Qualidade e Avaliação na Educação Infantil: Uma Experiência. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), São Paulo (SP), v. 105, p. 52-77, 1998. http://educa.fcc.org.br/pdf/cp/n105/n105a02.pdf