Capítulos de Livros

JungJa Park Cardoso; Ana Paula Soares da Silva . IDENTIDADE AUTISTA E DESAFIOS NO AMBIENTE ALIMENTAR: vozes de adultos brasileiros no espectro autista. Em: Sonia Regina Pasian, Ana Paula Soares da Silva, Clarissa Mendonça Corradi-Webster, Marina Greghi Sticca, Daniela Sacramento Zanini, Sonia Grubits. (Org.). IDENTIDADE E VULNERABILIDADE HUMANA EM DIFERENTES CONTEXTOS: contribuições da Psicologia. 1ed.Curitiba: Railson Moura, 2020, v. , p. 237-253.
RODRIGUES, D. J. S.; SILVA, A. P. S. . Sentidos e significados da violência policial produzidos com estudantes de Psicologia. Em: Sonia Regina Pasian; Ana Paula Soares da Silva; Clarissa Mendonça Corradi-Webster; Marina Greghi Sticca; Daniela Sacramento Zanini; Sonia Grubits.. (Org.). Identidade e vulnerabilidade humana em diferentes contextos: contribuições da Psicologia. 1ed.Curitiba: Editora CRV, 2020, v. 1, p. 127-141.
SILVA, A. P. S.; Carvalho, R. S. ; Silva, Juliana Bezon . Psicologia em território rural: formação de educadores e grupo de crianças em assentamento da reforma agrária. Em: Luciana Carla dos Santos Elias; Clarissa Mendonça Corradi-Webster; Sylvia Domingos Barrera; Érika Arantes de Oliveira-Cardoso; Manoel Antônioa dos Santos. (Org.). Formação profissional em Psicologia: práticas comprometidas com a comunidade. 1ed.Ribeirão Preto (SP): Sociedade Brasileira de Psicologia, 2018, v. , p. 570-589.

 

SILVA, A. P. S.; ALVES, A. M. ; MACEDO, B. O. ; PASSARO, G. M. ; JURADO, K. R. . “Valorizando o que é nosso”: promoção da apropriação do espaço em um núcleo da criança e do adolescente. Em: Luciana Carla dos Santos Elias; Clarissa Mendonça Corradi-Webster; Sylvia Domingos Barrera; Érika Arantes de Oliveira-Cardoso; Manoel Antônioa dos Santos. (Org.). Formação profissional em Psicologia: práticas comprometidas com a comunidade. 1ed.Ribeirão Preto (SP): Sociedade Brasileira de Psicologia, 2018, v. , p. 626-645.

SILVA, A. P. S.; DARAHEM, Gabriela Campos ; Costa, Nina Rosa do Amaral . Maria Clotilde Rossetti-Ferreira (1936): desenvolvimento e formação humana. Em: Teresa Cristina Rego. (Org.). Educadores Brasileiros: ideias e ações de nomes que marcaram a educação nacional. 1ed.Curitiba (PR): CRV, 2018, v. 1, p. 259-269.

SILVA, A.P.S.. Pesquisa e atuação da Psicologia na cidade e no campo: apontamentos e deslocamentos produzidos desde a categoria espaço. Em: Emerson Fernando Rasera; Maristela de Souza Pereira; Dolores Galindo. (Org.). Democracia Participativa, Estado e Laicidade: Psicologia Social e enfrentamentos em tempos de exceção. Porto Alegre: ABRAPSO Editora, 2017, p. 309-322.

LIMA, L.P.; SILVA, A.P.S.. A demanda das famílias do campo por Educação Infantil: uma questão ainda sem resposta. Em: Erineu Foerste; Valdete Côco; Gerda Margit Schütz-Foerste; Bernd Fichtner; Imbke Behnken. (Org.). Educação do campo e infâncias. 1ed.Curitiba: CRV, 2015, p. 247-264.

SILVA, A.P.S.; Madlum, Letícia Verardi ; ARAUJO, M. O. . Uma pergunta (im)pertinente: qual o lugar da criança de 0 a 3 anos nos assentamentos rurais. Em: Fabiana Cristina Severi; José Roberto Porto de Andrade Júnior; Ana Paula Soares da Silva. (Org.). O agrário e o ambiental no século XXI: estudos e reflexões sobre a reforma agrária. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v., p. 137-150.

SILVA, I.O.; SILVA, A.P.S.; MARTINS, A. A.. Infâncias no e do campo: como as crianças vivem, brincam, estudam e compartilham experiências?. Em: Isabel de Oliveira e Silva; Ana Paula Soares da Silva; Aracy Alves Martins. (Org.). Infâncias do campo. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2013, v., p. 13-24.

ARAUJO, M. O.; SILVA, A.P.S.. Crianças de 0 a 3 anos: um estudo etnográfico sobre o dia a dia no espaço rural. Em: Isabel Oliveira e Silva; Ana Paula Soares da Silva; Aracy Alves Martins. (Org.). Infâncias do campo. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2013, v., p. 41-56.

Carvalho, R. S.; SILVA, A.P.S.. Crianças assentadas: o que dizem sobre a participação na família e na escola?. Em: Isabel Oliveira e Silva; Ana Paula Soares da Silva; Aracy Alves Martins. (Org.). Infâncias do campo. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2013, v., p. 91-112.

Silva, Juliana Bezon; SILVA, A.P.S.. A criança e o ambiente natural: experiências da educação infantil em assentamento rural. Em: Isabel Oliveira e Silva; Ana Paula Soares da Silva; Aracy Alves Martins. (Org.). Infâncias do campo. 1ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2013, v., p. 165-181.

SILVA, A.P.S.; FELIPE, Eliana da Silva; RAMOS, Márcia Mara. Infância do campo. Em: Roseli Salete Caldart; Isabel Brasil Pereira; Paulo Alentejano; Gaudêncio Frigotto. (Org.). Dicionário da Educação do Campo. 1ed.Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012, v., p. 417-424.

SILVA, A.P.S.; Souza, T. N.; SILVA, Ana Cecília Oliveira; SILVA, F. L.; Silva, Juliana Bezon; LIMA, L.P.; Carvalho, R. S.; ARAÚJO, Thaise Vieira. Produção acadêmica nacional sobre Educação Infantil das crianças residentes em área rural. Em: Maria Carmen Silveira Barbosa; Ana Paula Soares da Silva; Jaqueline Pasuch; Fernanda de Lourdes Almeida Leal; Isabel de Oliveira e Silva; Maria Natalina Mendes Freitas; Simone Santos de Albuquerque. (Org.). Oferta e demanda de Educação Infantil no campo. 1ed.Porto Alegre: EVANGRAF, Ministério da Educação, UFRGS, 2012, v. 1, p. 291-331. O relatório que gerou o capítulo está disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=13623&Itemid=

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; SILVA, A.P.S.; Pasuch, J.. Apresentação. Em: Maria Carmen Silveira Barbosa; Ana Paula Soares da Silva; Jaqueline Pasuch; Fernanda de Lourdes Almeida Leal; Isabel de Oliveira e Silva; Maria Natalina Mendes Freitas; Simone Santos de Albuquerque. (Org.). Oferta e demanda de educação infantil no campo. 1ed.Porto Alegre: Evangraf, 2012, v., p. 7-11.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de; SOARES-SILVA, A.P.. Woman´s self construction and socio-cultural mediation. Em: BASTOS, A. C. S.; URIKO, K.; VALSINER J.. (Org.). Cultural Dynamics of Women s Lives. 1ed.Charllote, NC: Information Age Publishing, 2011, v., p. 159-173.

SILVA, A.P.S.; LIMA, L.P.; JABUR, Mariana. Violação de diretos da criança na educação infantil: o papel das instituições na revisão contínua de práticas e na construção de novas formas de relacionamento com a criança. Em: Catarina Moro; Evelcy Monteiro Machado; Lennita Oliveira Ruggi; Paulo Vinícius Baptista da Silva; Valéria Floriano Machado. (Org.). Escola que protege no Paraná: ampliando laços, consolidando vínculos. 1ed.Curitiba: Setor de Educação e Cátedra UNESCO de Cultura e Paz UFPR, 2011, v., p. 63-84.

Carvalho, R. S.; SILVA, A.P.S.. Asentamiento, familia y escuela: sentidos de participación infantil producidos con una niña del Movimiento de los Trabajadores Rurales sin Tierra. Em: Diana Milstein; Ángeles Clemente; Maria Dantas-Whitbey; Alba Lucy Guerrero; Michael Higgins. (Org.). Encuentros etnográficos con niñ@s y adolescentes: entre tiempos y espacios compartidos. Buenos Aires: Miño y Dávila; IDES, 2011, v., p. 169-192.

SILVA, A.P.S. Supervisão II Muitos olhares: A construção de identidades e de sujeitos na Educação Infantil. Em: Ana Maria Mello; Cristina Mara da Silva Corrêa; Flaviana Rodrigues Vieira; Natália Bortolaci; Rodrigo Humberto Flauzino; Vivian Cristina Davies Sobral. (Org.). O dia a dia das creches e pré-escolas – Crônicas brasileiras. 1ed.Porto Alegre: Artmed, 2010, v., p. 96-100.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de; SILVA, A.P.S. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Em: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Maria Cancella; VIEIRA, Lívia Maria Fraga.. (Org.). Dicionário de Trabalho, Profissão e Condição Docente. 1ed.Belo Horizonte – MG: Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais, 2010, v., p. 0-.

SILVA, A.P.S.; VITÓRIA, T.; PANTONI, Rosa Virgínia; BESANI, V. R. ; ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde . As Leis e as Normativas da Educação Infantil Brasileira. Em: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira; Ana Maria Mello; Telma Vitória; Ana Cecília Chaguri; Adriano Puntel Gosuen. (Org.). Os Fazeres na Educação Infantil. 11ed.São Paulo: Cortez, 2009, v., p. 184-196.

ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Katia Souza; SILVA, A.P.S. Network of meanings: A theoretical-methodological perspective for the investigation of human developmental processes. Em: J. Valsiner; A. Rosa. (Org.). Cambridge handbook of socio-cultural psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, v. 1, p. 277-290.

SILVA, A.P.S.; FRIEDMANN, A.. Violence. Em: M. Cochran; R. S. New. (Org.). Early childhood education: an international encyclopedia. 1ed.Westport: Praeder Publishers, 2006, v. 4, p. 934-938.

ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Katia S; SILVA, A.P.S. O ingresso do bebê e da família na creche: uma leitura a partir da perspectiva de Rede de Significações. Em: Ana Mercês Bahia Bock; Héctor Magaña Vargas; José Alberto Monroy Romero. (Org.). Psicología, Educación y Sociedad en México y Brasil: um compromisso social para a América Látina. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2005, v., p. 127-152.

ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Katia S,; SILVA, A.P.S.. Rede de Significações: alguns conceitos básicos. Em: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira; Katia de Souza Amorim; Ana Paula Soares da Silva; Ana Maria Almeida Carvalho. (Org.). Rede de Significações e o Estudo do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: ArtMed, 2004, v., p. 23-33.

SILVA, A.P.S.; ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Circunscritores: limites e possibilidades no desenvolvimento. Em: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira; Katia de Souza Amorim; Ana Paula Soares da Silva; Ana Maria Almeida Carvalho. (Org.). Rede de Significações e o Estudo do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: ArtMed, 2004, v., p. 81-91.

ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde; AMORIM, Katia S; SILVA, A.P.S; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Tecendo a Rede de Significações: fios e alinhavos. Em: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira; Katia de Souza Amorim; Ana Paula Soares da Silva; Ana Maria Almeida Carvalho. (Org.). Rede de Significações e o Estudo do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: ArtMed, 2004, v., p. 217-220.

SILVA, A.P.S; ROSSETTIFERREIRA, Maria Clotilde. Novos Ares para a Educação Infantil. Em: Maria Clotilde Rossetti-Ferreira; Ana Maria Mello; Telma Vitória; Ana Cecíclia Chaguri; Adriano Gosuen. (Org.). Os Fazeres na Educação Infantil. 2ed.São Paulo: Cortez, 1998, v., p. 179-182.

SILVA, A.P.S.; BALDIN, L. S. A.; SCOPINHO, R. A.; ALESSI, N. P.. O Transporte de Trabalhadores Rurais: A situação de um grupo após a ocorrência de um acidente de trajeto. Em: Neiry Primo Alessi; Antônio Palocci Filho; Rosemary Scopino; Sandra Azevedo; Graciette Borges. (Org.). Saúde e Trabalho no Sistema Único de Saúde. São Paulo: HUCITEC, 1994, v., p. 153-167.