Disciplina-estágio Psicologia Ambiental: Sujeito, Espaço e Território

A disciplina-estágio Psicologia Ambiental: Sujeito, Espaço e Território teve início em fevereiro de 2018.

A disciplina busca formar o/a aluno/a para: analisar criticamente as relações sujeito-ambiente em instituições públicas ou comunitárias; avaliar espaços e programas; elaborar projeto de atuação orientado por referenciais teórico-metodológicos da Psicologia Socioambiental. A disciplina-estágio dialoga ainda com aportes da Psicologia Comunitária.

Em 2018, os/as aluno/as realizaram atividades em assentamento da reforma agrária, acompanhando o processo grupal de construção coletiva de fossas sépticas biodigestoras, mobilizado pelo Instituto Guarani, e também desenvolveram atividades lúdicas com crianças em um projeto coordenado por um assentado.

Além dessas ações, o estágio promoveu a atuação no Grupo de Atuação Especial de Educação do Ministério Público do Estado de São Paulo, Núcleo Ribeirão Preto (GEDUC/NRP MPSP) e com as assistentes sociais e a psicóloga do Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial (NAT) do MPSP. Foram avaliadas instituições de educação infantil nos municípios da região de Ribeirão Preto (SP), de forma a subsidiar as decisões do promotor nas ações administrativas para a garantia da qualidade da oferta educacional às crianças de 0 a 6 anos de idade.

Em 2019, foi dada continuidade às ações junto ao NAT e ao GEDUC/NRP MPSP.