Extensão

O LAPSAPE colabora com instituições públicas e movimento sociais, por meio de palestras, pareceres, oficinas e cursos, em temas relativos à práticas educativas em contextos rurais e urbanos, às problemáticas socioambientais na atualidade e às práticas sociais comunitárias. Também colabora no debate e na elaboração de políticas públicas.

Algumas destas atividades contam com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão. Abaixo, ações de extensão organizadas em torno de projetos:

 

Projetos  em andamento:

  • Participação como membros da comunidade científica na Câmara de Autocomposição criada pelo Ministério Público de Campinas/SP para mediação de demandas do Acampamento Marielle Vive!

    A Câmara de Autocomposição foi criada pelo Ministério Público de Campinas/SP com o objetivo de formar um grupo multidisciplinar para realizar conciliações e construir soluções de conflitos entre o município de Valinhos/SP e o Acampamento Marielle Vive!, organizado pelo Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a fim de garantir o compromisso com os direitos humanos. O Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE) foi convidado a compor o rol de pesquisadores para orientações técnicas nessa Câmara. O objetivo é que possamos colaborar com as discussões sobre Educação do Campo, atendimento da educação para as crianças que vivem no acampamento e temas adjacentes.
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    Imagem de reunião virtual realizada em 15/12/2020, organizada pelo NUIPA – Núcleo de Incentivo em Autocomposição do MPSP, Promotoria de Campinas/SP
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  • Assessoria ao Grupo Especial de Atuação na Educação Núcleo Ribeirão Preto (GEDUC-NRP) do Ministério Púbico do Estado de São Paulo (MPSP) e também ao Núcleo de Assessoria Técnica (NAT), desde 2016

A finalidade da assessoria ao GEDUC-RP é colaborar na tomada de decisão do Promotor de Justiça, responsável pelos procedimentos administrativos e judiciais relativos à defesa do direito ao acesso e à qualidade da educação, de crianças residentes em áreas rurais e urbanas, em 22 municípios da região de Ribeirão Preto (SP).

São assessoradas ações que busquem a adequação da oferta de serviços educacionais às necessidades educacionais e desenvolvimentais das crianças, relativas à: relação família escola; qualidade das instituições; oferta de equipamentos culturais e bibliotecas; superlotação de salas; educação para populações dos territórios rurais.

As ações objetivam ainda criar espaço para escuta das demandas das profissionais do NAT, relativas ao diálogo com as instituições, secretarias municipais e os promotores, a qualificação dos relatórios técnicos e as estratégias de avaliação das políticas públicas.

A atuação da Psicologia no Ministério Público é recente, em especial no âmbito do controle das políticas públicas e direitos difusos. A assessoria age na construção de um campo que exige repensar práticas, instrumentos, procedimentos e linguagens.

 

  • Participação no coletivo Frente Nordeste Criança, desde maio de 2019

O LAPSAPE participa do Coletivo Frente Nordeste Criança, formado por representantes de todos os Estados do Nordeste, das Redes Estaduais e Primeira Infância, dos Fóruns de Educação que integram o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEI), por do Conselho Federal de Psicologia,  das ONGs Avante e Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Participam ainda pesquisadores de Universidades Federais (UFAL, UFBA, UFMA, UFCG, UFPB, UFPE, UFPI, UFS, UFRN, UFERSA) e Estaduais (FEUSP, FFCLRP-USP, UERN).

O coletivo se uniu para colaborar com o Projeto Mandacaru, no Círculo Temático de Violência e Direitos Humanos, por meio da elaboração de material que subsidie as decisões de enfrentamento a pandemia de COVID-19.

Uma Nota Técnica foi produzida, além do Caderno de Direitos Retorno à Creche e à Escola: Direitos das Crianças, suas Famílias e suas/seus Educadoras/es – gestoras/es, professoras/es e funcionárias/os.

 

Projetos finalizados:

  • Grupo de apoio ao processo de auto construção de fossas biodigestoras no Assentamento Luiza Mahin (Ribeirão Preto-SP) , agosto de 2018  a dezembro de 2019. O projeto foi desenvolvido por Bianca de Oliveira Macedo e Raul Gomes em parceria com a OnG Aquífero Guarani.

 

  • Projeto Belezura: um encontro criativo entre crianças de um assentamento de Ribeirão Preto- SP com seu espaço, agosto a dezembro de 2018. O projeto foi desenvolvido por Letícia Michele Stencel, no assentamento Santos-Dias.

 

  • Formação de educadores sociais no Núcleo da Criança e do Adolescente, do SCFV de Bonfim Paulista (SP), agosto de 2017 a agosto de 2018. O projeto foi desenvolvido por três bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da USP (PUB).

 

  • Promoção da apropriação do espaço pelas novas gerações no distrito de Bonfim Paulista (SP): encontro de saberes e identidades (agosto de 2016 a agosto de 2017).

 

O projeto foi desenvolvido por dois bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da USP (PUB) e contou com a participação voluntária de uma estudante de Psicologia.

 

  • Atividades destinadas a crianças e educadores leigos no Assentamento Rural Mário Lago, Ribeirão Preto (SP) (agosto de 2007 a dezembro de 2012).

Página LAPSAPE para Extensão Universitária

A partir de aportes da Psicologia Socioambiental, Psicologia do Desenvolvimento e da Psicologia Social Comunitária, o grupo desenvolveu, de 2007 a 2013. Além de bolsistas de extensão e pós-graduandos, também foram integrados ao grupo estudantes de graduação por meio de estágio ofertado nas disciplinas Infância e Práticas Educativas I e II, destinadas à profissionalização dos alunos do quarto ano do curso de Psicologia.

 

  • Curso de Aperfeiçoamento Educação do Campo: construindo propostas pedagógicas transformadoras (2012 e 2013).

Foto Curso Aperfeiçoamneto Escolas do Campo

 

Oferecido às professoras de escolas rurais das regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e São Carlos, em coordenação conjunta com o Prof. Dr. José Marcelino de Rezende Pinto (DEDIC, FFCLRP-USP).