2017

Participação de Ana Paula Soares da Silva na Mesa sobre a Importância da Educação Infantil para as famílias e o desenvolvimento da crianças, organizada pela Ciranda em Defesa da Educação Infantil Pública, Gratuita e de Qualidade, ocorrida no Ministério Público, no dia 09 de dezembro de 2017.

Lançamento do Pneu Fundamental da Escola Sustentável – Assentamentos de Ribeirão Preto 25.11.2017, que contou com representantes da Prefeitura Municipal, entidades e movimentos sociais.

Participação de Ana Paula Soares da Silva, na Mesa O habitar e as margens: a potência do território e a produção de subjetividade, coordenada por Raquel Diniz (UFRN), no XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), ocorrido de 01 a 04 de novembro de 02017, na UFU (Uberlândia – MG).  Participaram também da mesa, como expositores, Marcelo Gustavo Aguilar Calegare (UFAM) e Danichi Hausen Mizoguchi (UFF).

Bianca Oliveira de Macedo e Gabriel Mendes Pássaro apresentaram o trabalho Promoção da apropriação do espaço pelas novas gerações no distrito de Bonfim Paulista (SP), que foi premiado no Eixo Territorialidades e modos de vida: atuação e pesquisa em Psicologia Social na cidade e no campo, do XIX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), ocorrido de 01 a 04 de novembro de 02017, na UFU (Uberlândia – MG)

Participação de Ana Paula Soares da Silva no conjunto de eventos denominado Políticas Públicas: educação e diversidade em foco, ocorrido de 25  a 27 e outubro de 2017, na UNEMAT-Sinop. Ana Paula proferiu palestra na Mesa A Educação Infantil no/do campo e seus principais desafios.

Participação Ana Paula Soares da Silva  e Delma Rosa dos Santos Bezerra no Seminário de Educação do Campo de Araraquara, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Araraquara (SP), em 10/10/2017, na Mesa Educação Infantil do Campo.

O XIII Seminários de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP ocorreu em 02 e 03 de outubro de 2017. Nele, ocorreu a apresentação de trabalho por Delma Rosa dos Santos Bezerra, Ricardo Lana Pinheiro, Juliana Bezzon da Silva.

A pesquisadora de iniciação científica Letícia Michele Stencel apresentou seu trabalho, intitulado “Apropriação do espaço escolar urbano por crianças residentes em área rural” na segunda etapa do SIICUSP, em 25 de outubro de 2017, na cidade de São Paulo-SP.

Participação Ana Paula Soares da Silva na Mesa Judicialização e Justicialização da Educação: impactos na Educação Infantil, no XXXIII Encontro Nacional do MIEIB, ocorrido na UFMG, Belo Horizonte (MG). Setembro de 2017.

O trabalho do Pós-doutorando Divino de Jesus da Silva Rodrigues, intitulado Sentidos e Significados da Violência policial para Estudantes de Psicologia, foi debatido emreunião do LAPSPE, em setembro de 2017.

Ana Paula Soares da Silva participou como palestrante na Mesa Redonda: Educação, Escola e Povos do Campo, no EDUCERE – XIII Congresso Nacional de Educação – PUCPR, IV Seminário Inter. de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e VI Seminário Internacional Profissionalização Docente (Cátedra Unesco), de 28 a 31 de agosto de 2017.

Karine Regina Jurado e Silmara Moreira apresentaram trabalho no Congresso Internacional de Política Social e Serviço Social; III Seminário Nacional de Território e Gestão de Políticas Sociais; II Congresso de Direito à Cidade e Justiça Ambiental, 04 a 07 de julho de 2017.

Silmara Ribeiro Moreira apresentou seu projeto de Pesquisa Educação do Campo: significações sobre a formação e a atuação de professores nos assentamentos de Barra do Choça-BA, financiado pela CAPES, no 1º Seminário em Educação do Campo do Programa de Pós-graduação em Ensino, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, campus de Vitória da Conquista. O evento ocorreu em julho de 2017.

XIV Congresso de Psicologia Ambiental, de 21 a 24 de junho, em Évora (Portugal). Ricardo Lana Pinheiro apresentou trabalho (nas fotos, Ricardo com os Professores Enric Pol e Tomeu Vidal, da Universitat de Barcelona).

Participação no processo de escolha dos membros do Conselho Escolar da Escola do Assentamento Sepé Tiaraju, em Serra Azul (SP).

Seminário Internacional Infâncias Sul-Americanas: Crianças nas Cidades, Políticas e Participação, ocorrido na FEUSP, 07 a 10 de março de 2017. Ana Paula Soares da Silva, na Mesa Infância, Estado e Movimentos Sociais, com a apresentação O que aprendemos com as crianças de movimentos de luta pela terra, em áreas periurbanas.