Eixos de Pesquisa

Eixo 1. Subjetividade, Educação e Infância em Ambientes Rurais (SEITERRA)

Procura compreender as relações dos sujeitos com o ambiente rural, mediadas pelos projetos de ocupação desse espaço pelos sujeitos e pelas relações geracionais entre adultos e crianças, que se dão por meio das práticas educativas formais e não formais. São investigadas as práticas de sustentabilidade de sujeitos territorializados em assentamentos rurais e da reforma agrária agrária, assim como os modos de subjetivação e os processos de desenvolvimento que essas práticas produzem nos diferentes momentos do ciclo vital.  A participação sociopolítica dos sujeitos é também investigada a fim de conhecer como os participantes se percebem, enquanto sujeitos ativos, na construção de si mesmos em relação a seus próprios espaços.  São investigadas as modalidades de educação e cuidado efetuadas pelas famílias, pela escola e pela comunidade, assim como os sentidos e significados dessas modalidades, em consideração aos espaços sociofísicos e às condições materiais em que se produzem. As relações rural-urbano e seus efeitos nas dinâmicas psicossociais são considerados como contextos de produção das subjetividades e das práticas educativas que se concretizam nos espaços rurais na contemporaneidade.

Eixo 2. Apropriação do espaço e constituição dos sujeitos na cidade (ApropriaCidade)

Este eixo começa a se estruturar e tem como intenção articular os projetos  que tem, como foco principal, a investigação da relação dos sujeitos com a produção de seus lugares na cidade. A produção material e simbólica do espaço urbano é compreendida como parte das determinações no processo de constituição dos sujeitos na contemporaneidade.  O conceito de apropriação do espaço é central nesse eixo, onde são pesquisadas as relações de identidade topológica, as transformações dos espaços produzidas por dinâmicas contemporâneas de ocupação e seus efeitos identitários e afetivo-cognitivos, a construção de alternativas aos modos hegemônicos da urbanidade, comportamentos e ativismo pró-ambientais e práticas de sustentabilidade. Propõe-se a utilizar métodos próprios da Psicologia Ambiental e a diversificar as faixas etárias investigadas, com vistas a compreender como as dinâmicas socioespaciais impactam diferentemente as gerações nos espaços urbanos e periurbanos.  A dimensão política do sujeito na apropriação da cidade é um elemento considerado na relação sujeito-ambiente e nos conflitos sociambientais dela derivados.