O LAPSAPE é um grupo de pesquisa, ensino e extensão que se utiliza de conceitos da Psicologia Ambiental, em articulação com a perspectiva histórico-cultural, particularmente da vertente vigotskiana.
As temáticas e os ambientes investigados procuram compreender o caráter situado dos sujeitos, no espaço e no tempo que os produzem e são por eles produzidos.
As problemáticas de pesquisa são abordadas de modo a compreender: as relações intergeracionais mediadas pelos processos de produção do espaço; as diferenciações geracionais e etárias nas vivências de processos socioambientais; a construção da identidade e dos afetos dos sujeitos espacializados; o papel dos sujeitos na produção do lugar e do espaço material e simbólico e destes na constituição dos sujeitos; a construção de alternativas críticas às formas hegemônicas de vida na atualidade e, consequentemente, as práticas de sustentabilidade.
Do ponto de vista metodológico, o laboratório faz uso de diferentes instrumentos, a depender dos objetivos das pesquisas, com vistas a uma apreensão holística dos processos investigados. Como um desenho geral, procura-se conhecer: a história dos territórios, a história dos grupos e as histórias individuais dos seus habitantes, e o entrelaçamento dessas histórias em um espaço determinado, implicadas em diferentes escalas ambientais.
Os processos psicossociais são compreendidos como constituídos nas e pelas dinâmicas globais em tensão com as localidades, a produzir homogeneidades e singularidades nos sujeitos, nos grupos territorializados e nas relações entre eles.
As pesquisas são financiadas por agências de fomento, sendo a maioria delas pela FAPESP e CAPES, além de programas da USP destinados a alunos de iniciação científica e de extensão universitária.
O laboratório procura construir possibilidades conceituais e metodológicas no diálogo com grupos que procuram enfrentar, de forma institucionalizada, a inserção da Psicologia em temas relativos aos graves problemas socioambientais que a forma de vida atual produz.
O objetivo do LAPSAPE é promover:
- a criação de uma identidade local da Psicologia com as demandas socioambientais contemporâneas;
- a visibilidade dessas ações em escala local, nacional e internacional;
- o aprofundamento das relações interinstitucionais já iniciadas e a sua ampliação a partir do diálogo com novos grupos.