DOCENTES

Ana Paula Soares da Silva
Coordenadora do LAPSAPE, professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9207972960390849
Regiane Sbroion de Carvalho
Professora do Departamento de Estudos da Subjetividade e Formação Humana, da UERJ. Psicóloga pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre e doutora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Estágio doutoral no Institut d’Études Politiques – SciencesPo em Grenoble, França. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0854241858722871
Luciana Pereira de Lima
Docente do curso de Psicologia da UFU. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2008 e 2012, respectivamente), realizados sob a orientação de Ana Paula Soares da Silva. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia – MAPSI (UNIR – Porto Velho) e no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM (USP – SP), junto ao Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar – LIEPPE (USP – SP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0461476961455932
Henrique Mesquita Pompermaier
Possui graduação (2010), mestrado (2013) e doutorado (2017) em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2010). Foi docente do curso de Psicologia da UFRN-FACISA (entre julho de 2017 e fevereiro de 2019). Atualmente é docente do curso de Psicologia da UFTM, atuando nos seguintes temas: história e filosofia da Psicologia, fundamentos teóricos e metodológicos da Análise do Comportamento e da psicologia experimental, fenomenologia-existencial e políticas públicas para primeira infância. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4203276503069124
PÓS-GRADUANDOS
Daylan Maykiele Denes
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) com bolsa CNPQ. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com bolsa CAPES (2022-2024). Membra do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) e coordenadora do núcleo Porto Velho da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Unifacimed (2021), onde atuou como vice-presidente da Liga Acadêmica de Temas Emergentes em Psicologia (LATEP) de 2019 a 2021. Possui interesse nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural, Psicologia Social, Psicologia e ruralidades, e comunidades Amazônicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2053328356965320
Eline Prado dos Santos Feitosa
Doutoranda em Psicologia (USP), Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFS), pós-graduação de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (IMEA), graduação em psicologia pela Universidade Tiradentes (2011). Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Socioambiental, Psicologia Histórico Cultural e do Desenvolvimento, processo de subjetivação e gestão de resíduos sólidos urbanos. Premiação de melhor painel no Congresso Latino Americano de Análise do Comportamento (ALAMOC – 2010). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6561489813507377
Fábio Rodrigues de Carvalho
Doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP), do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista CNPQ. Mestre em Psicologia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2022-2024). Bolsista de pós-graduação no mestrado pela CAPES. Graduado em Psicologia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIMED (2021). Graduado em Filosofia pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO (2022). Integrante do Núcleo da ABRAPSO de Porto Velho. Integrante do Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE). Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Social, Psicologia Comunitária, Psicologia política, Psicologia e questões relativas à terra, intolerância religiosa/preconceito religioso, questões étnico-raciais e comunidades tradicionais. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4441169139857860
Letícia Michele Stencel
Doutoranda em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FFCLRP-USP. É mestra em Ciências e formada em Psicologia pela FFCLRP – Universidade de São Paulo (Campus Ribeirão Preto), especialista em Psicologia Jurídica pela Faculdade Volpe Miele (FVP-IPEBJ). Fez estágios na área clínica, saúde coletiva e social/comunitária (Estratégia de Saúde da Família; atendimento clínico infantil e adulto; triagem infantil; ONG com atendimento de adolescentes em situação de rua; projeto em conjunto com o Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial do Ministério Público). Atuou em Centro de Atenção Psicossocial. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3888801874932401
Paula Neves Tannous Dib
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2022) e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da USP de Ribeirão Preto. Doutoranda e pesquisadora vinculada ao Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE – USP). Tem experiência em Psicologia Social e Psicologia Política, especialmente nas temáticas voltadas a gênero e sexualidade, políticas públicas e saúde em territórios rurais. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7046087953485017
Raul Gomes de Almeida
Doutorando e Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Orientado pelo Prof Bernardo Parodi Svartman e coorientado pela Profa Ana Paula Soares da Silva. Membro do Cultural-Historical Psychology and Education Research Virtual Lab (Monash University, Austrália). Entre 2022 e 2023, foi docente no curso de graduação em Psicologia da Universidade Nove de Julho, ministrando disciplinas e supervisionando estágios do módulo de Psicologia Social. Tem experiência com trabalhos grupais de natureza psicossocial em áreas de vulnerabilidade social. Tem interesse nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural, psicologia social e comunitária, desenvolvimento humano em territórios periféricos e vulnerabilizados, e luta por direitos. Currículo Latttes: http://lattes.cnpq.br/3686110443738554
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Clara Neiva Lazzareschi
Estudante em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de TT1 FAPESP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5985446651694736
Felipe dos Santos Sestari
Estudante de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista de iniciação Científica PIBIC. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8849048881603351
Letícia Costa Passos
Estudante em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7962065938494741
Maria Eduarda Camargo Mattos
Estudante em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). Bolsista PUB. http://lattes.cnpq.br/1139342879109155
Maurício dos Santos Moreira Júnior
Graduando em Psicologia na USP – Universidade de São Paulo, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Formado em Técnico de Informática (integrado ao Ensino Médio), pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Birigui. Desenvolveu projetos de extensão na Comissão Etno Birigui, com o intuito de promover o avanço do ensino Étnico-Racial na comunidade acadêmica. Autor da Pesquisa “Transtorno do Espectro Autista e a Família: Análise Inicial das Entrevistas a Partir da Intersetorialidade e Interseccionalidade entre Saúde e Educação”, financiada pelo CNPq. Medalhista de Bronze da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE), na categoria Ciências Humanas. Bolsista PUB. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0619236104492201
Rhuan Gabriel Silva Mendonça
Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento técnico e artístico, produções literárias. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2106442452336684
PESQUISADORES COLABORADORES
Bianca Oliveira de Macedo
Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ( FFCLRP-USP – 2014/2018). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Membra do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE/FFCLRP-USP). Tem experiência na área de Psicologia Socioambiental, Negócios de Impacto Socioambiental e Educação Empreendedora. Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9389234792139519
Fernanda Graña Kraft.
Mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membra do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE – USP). Atua em associações sociais e culturais. Atuou com projetos de educação, cultura e expressões artísticas. É conselheira consultiva do NAPRA (Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia). Sua experiência e interesse na Psicologia se delinearam a partir da Psicologia Social e Comunitária, principalmente na área socioambiental e em contextos rurais, se aproximando da Psicologia Ambiental com estudos da inter-relação sujeito-espaço/sujeito-território. Possui ainda interesse em estudos e práticas de arte, cultura, educação, participação social e políticas públicas. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3590412879492999
Juliana Bezzon da Silva
Possui graduação (2009), mestrado (2012) e doutorado (2021) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FFCLRP-USP. É psicóloga judiciária do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJSP. Área de pesquisa e atuação: Psicologia Jurídica; Metodologia em Psicologia; Psicologia Histórico-Cultural; Direitos da Criança e do Adolescente. Currículo Latttes: http://lattes.cnpq.br/7666705121187119
JungJa Park Cardoso
Possui graduação em Habitação e Design de Interiores (Housing and Interior Design) pela Yonsei University, mestrado em Design e Análise Ambiental (Design and Environmental Analysis) com Concentração em Planejamento e Gerenciamento de facilidades (Facility Planning and Management) pela Cornell University, e mestrado e doutorado em Psicologia Ambiental (Environmental Psychology) pela The Graduate Center of the City University of New York. É Pós-Doutora em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Tem experiência na área de Psicologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes alimentares, autismo, subjetividade e bem-estar. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7510798516092473
Karen Marabolí Radrigán
Possui licenciatura e graduação em Psicología pela Universidad de Talca (2011), Mestre em Gestão Educacional (2013), Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Professora de Psicologia na Universidad Autónoma de Chile, sede Talca. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4203744317305139
Karine Regina Jurado
Psicóloga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ( FFCLRP-USP – 2013/2017). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Membra do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Práticas Educativas (LAPSAPE/FFCLRP-USP). Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Psicologia Socioambiental com ênfase nas seguintes temáticas: relações sujeito-ambiente em contexto periurbano; relações sujeito-ambiente em situação de desastre, vinculação afetiva com o lugar de vida, vulnerabilidades Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7356404987265110
Natalliê Maçanário Neis
Psicológa pela Universidade de São Paulo – USP na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Participou do grupo de pesquisa do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LEPSIS) no ano de 2018 – 2019. Foi Bolsista TT-I (FAPESP). Desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica. Foi estagiária no LAPSAPE. Currículo Latttes: http://lattes.cnpq.br/1932627484534479
Ricardo Lana Pinheiro
Doutor. Mestre em Psicologia pela USP (2012). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2010). Durante o doutorado, realizou estágio doutoral no Centre de Recherche Sur l’Espace Sonore et l’Environnement Urbain, na École Nationale Supérieure d’Architecture de Grenoble, na França, junto ao professor Jean-Paul Thibaud. Atua como psicólogo clínico. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8051369925424118

