O LAPSAPE/FFCLRP-USP desenvolveu algumas ações durante a Pandemia de COVID-19 com parceiros. A seguir apresentamos algumas delas:
- Referências para o Trabalho na Educação Infantil durante a pandemia de COVID-19
Em colaboração com o Núcleo de Assessoria Técnica Psicossocial do Ministério Público do Estado de São Paulo (Regional Ribeirão Preto) e o Grupo de Atuação Especial de Educação do Ministério Público de São Paulo – Núcleo Ribeirão Preto (GEDUC-NRP/MPSP), apresentamos as Referências para o Trabalho na Educação Infantil durante a pandemia de COVID-19 (21/07/2020).
As Referências foram escolhidas dentre um conjunto sites e lives realizadas de março a julho e 2020, disponíveis na internet e de domínio público, que abordam diferentes aspectos dos desafios postos à Educação Infantil no momento da pandemia.
Esperamos que a disponibilização desse material contribua para o trabalho de gestoras/es e professoras/es de creches e pré-escolas.
- A perspectiva da família sobre a relação com a creche e a pré-escola em tempos de Pandemia de COVID-19
Em colaboração com as pesquisadoras Luciana Pereira de Lima (Universidade Federal de Uberlândia – UFU) e Regiane Sbroion de Carvalho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ) realizamos a pesquisa “A perspectiva da família sobre a relação com a creche e a pré-escola em tempos de Pandemia de COVID-19”, que ouviu 880 familiares e/ou responsáveis por crianças de 0 a 6 anos matriculadas em creche ou pré-escola, durante o período de 14 de julho a 01 de agosto de 2020, para compreender as vivências familiares e educacionais das crianças, as atividades remotas e as relações entre creche, pré-escola e família.
Compartilhamos a seguir o documento: Informe de Pesquisa n° 1: Dados quantitativos sobre o Retorno das atividades presenciais que traz alguns dados preliminares sobre o estudo.
- Publicação da Frente Nordeste Criança
A Profa. Ana Paula Soares da Silva colaborou na revisão do Caderno de Direitos (2020) – Retorno à creche e à escola: Direitos das crianças, de suas famílias e suas/seus educadoras/es – gestoras/es, professoras/es e funcionárias/os, organizado por Ana Mello, no contexto de trabalho da Frente Nordeste Criança. A obra busca contribuir para o momento de planejamento dos sistemas de ensino e das unidades educacionais para que o retorno às atividades presenciais das creches e pré-escolas possa ser preparado e escalonado, antecipando desafios a serem enfrentados. O material elenca um conjunto de princípios e ações orientadas pelos direitos das crianças, das famílias e dos profissionais. O coletivo Frente Nordeste Criança é formado por representantes de todos os Estados do Nordeste, das Redes Estaduais e Primeira Infância, dos Fóruns de Educação que integram o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEI), por do Conselho Federal de Psicologia, das ONGs Avante e Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Participam ainda pesquisadores de Universidades Federais (UFAL, UFBA, UFMA, UFCG, UFPB, UFPE, UFPI, UFS, UFRN, UFERSA) e Estaduais (FEUSP, FFCLRP-USP, UERN.