Brasil deve escapar da armadilha da baixa e média tecnologia

Uma notícia da Folha de São Paulo, escrita por Glauco Arbix, destaca o desafio do Brasil em superar sua dependência de setores de baixa e média tecnologia para impulsionar a economia e reduzir desigualdades. O país enfrenta obstáculos como alto custo de financiamento, carga tributária elevada e infraestrutura defasada, dificultando a inovação.

Apesar de avanços em startups e empreendedorismo, a inovação brasileira ainda se concentra em setores pouco tecnológicos, enquanto o mundo avança em inteligência artificial e digitalização. Para reverter esse cenário, uma proposta de criação de uma Iniciativa de Projetos Tecnológicos de Alto Impacto nasceu no Conselhão (CDESS) no início de 2023 e foi aprovada pelo presidente da República em 2024. Embora ainda não tenha se tornado realidade, esse programa pode apresentar resultados no médio prazo e alavancar a criação de uma agência de inovação de alto desempenho.

O Brasil tem competência para dar esse salto, mas precisa de políticas inovadoras e direcionadas para garantir crescimento sustentável e maior competitividade.

Fonte: Folha de São Paulo

Data da Publicação: 14/03/25

Autor: Glauco Arbix – Professor titular do Departamento de Sociologia da USP e pesquisador do Centro de Inteligência Artificial (USP/Fapesp/IBM)

Para ler a notícia na íntegra, acesse o link: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2025/03/brasil-deve-escapar-da-armadilha-da-baixa-e-media-tecnologia.shtml