COTIDIANO, CULTURA E PARTICIPAÇÃO NA INFÂNCIA E JUVENTUDE
Esta linha de pesquisa tem por objetivo o estudo dos processos de inclusão e exclusão social na infância e juventude bem como de métodos, estratégias e técnicas na terapia ocupacional que favoreçam e apoiem a inclusão e a participação social desde/para/com crianças, adolescentes e jovens com deficiência, em sofrimento psíquico, adoecimento e vulnerabilidade ou risco social, tendo em vista o universo de atividades, relações sociais e contextos que compõem sua vida cotidiana, como as atividades que se desenvolvem no âmbito da família, da escola, de espaços comunitários, e de seus grupos sociais de pertencimento. Aborda os desafios de natureza prática relacionados à inserção precária ou a falta de acesso à educação, à formação profissional, saúde e a todas as condições essenciais de proteção social e para o desenvolvimento integral, a circulação social, a convivência e a participação. Nesse sentido, aborda também questões de preconceito e discriminação por gênero, etnia, cor, raça, capacidade funcional ou renda, bem como aquelas centradas na insuficiência de cuidados e atenção, no isolamento domiciliar e na exclusão da vida cultural. Abrange o estudo de práticas que promovem o desenvolvimento integral da infância e da juventude, o direito ao brincar, a inclusão escolar, a desinstitucionalização, a educação para o trabalho, o protagonismo juvenil, o acesso e produção da cultura e das artes, bem como a criação e desenvolvimento de recursos materiais e tecnológicos para apoiar a realização de atividades da vida cotidiana de crianças, jovens e suas famílias, como também a produção e fortalecimento de linguagens e expressões culturais e artísticas próprias. Estudos realizados nesta linha qualificam ações profissionais que se desenvolvem na esfera das políticas públicas em diferentes serviços e projetos que incorporam e valorizam contextos comunitários e territoriais na atenção a crianças, adolescentes e jovens, suas famílias e comunidades. Docentes permanentes e orientadoras |
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PARTICIPAÇÃO SOCIAL, TRABALHO, CONVIVÊNCIA E CUIDADO COM ADULTOS E IDOSOS
Esta linha de pesquisa tem por objetivo o estudo, desenvolvimento e qualificação de ações profissionais em terapia ocupacional, incluindo métodos, estratégias e técnicas, realizadas em contextos comunitários e territoriais orientados a resgatar, manter ou ampliar a autonomia para a realização de atividades da vida cotidiana e a participação social de adultos e idosos, que se encontram em situações de vulnerabilidade, com limitações permanentes ou temporárias, ou ainda vivenciam processos de ruptura das redes sociais e de suporte, no sentido da promoção da inclusão social e da garantia de direitos. As ações profissionais têm enfoque sobre diferentes dimensões da vida cotidiana como o cuidado de si e de outros, a convivência, a vida comunitária e social, as experiências culturais e o trabalho, na perspectiva da participação social, como orientado por diferentes programas e políticas inclusivas. Busca-se ir ao encontro de perspectivas éticas e políticas no sentido de ampliar o acesso e exercício de direitos e as condições de existência em um espectro cada vez mais diversos de formas de viver. Nesse sentido, aborda problemas relacionados à inclusão social tais como:
Abrange práticas que promovam, para adultos e idosos:
Estudos realizados nesta linha qualificam ações profissionais que se desenvolvem na esfera das políticas públicas inclusivas em diferentes serviços e projetos em contextos comunitários e territoriais de apoio a adultos e idosos, suas famílias e comunidades. Docentes permanentes e orientadora |
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ATUALIZADO EM 12 de junho de 2024