Pesquisa do IPUSP investiga relação entre estilos de apego e o término da psicoterapia

O Instituto de Psicologia da USP (IPUSP) está conduzindo a pesquisa “A interação da díade terapeuta-cliente no término de psicoterapia: uma análise à luz da Teoria do Apego” e convida terapeutas e clientes a participarem voluntariamente do estudo.

O objetivo da pesquisa é investigar a possível relação entre os estilos de apego e o término da psicoterapia, analisando tanto a perspectiva do cliente quanto a do terapeuta. Para isso, os participantes responderão a um questionário online, que busca identificar o estilo de apego e explorar a experiência da relação psicólogo-cliente. O formulário contém 26 perguntas para terapeutas e 30 para clientes, sendo a maioria em escala de 1 a 7, e leva de 5 a 15 minutos para ser preenchido.

A participação é voluntária e sigilosa, garantindo o anonimato dos respondentes. Os dados coletados serão utilizados exclusivamente para fins científicos e divulgados apenas em eventos ou publicações acadêmicas. O estudo está sob a responsabilidade das alunas Ana Carolina Ferreira Santos e Karla Suuti Amancio, do IPUSP, e conta com a supervisão da professora Briseida Dôgo Resende.

Os interessados podem entrar em contato com as pesquisadoras para esclarecer dúvidas pelos telefones (11) 97441-5075 (Ana Carolina) ou (12) 99629-8694 (Karla), ou pelos e-mails ana_carolina@usp.br e karlas.amancio@usp.br.

A pesquisa pretende contribuir para o aprimoramento da prática clínica, auxiliando profissionais da Psicologia no manejo do término da terapia, além de fomentar novos estudos sobre a Teoria do Apego no contexto brasileiro.