Como lidar com a queixa escolar? Serviço da USP orienta psicólogos e oferece dicas on-line

Todo o conteúdo do site produzido por laboratório do Instituto de Psicologia da USP agora pode ser acessado também nas páginas do Instagram e Facebook; são mais de 25 anos de produções, com vídeos, textos, relatórios ligados à temática

Serviço do Instituto de Psicologia da USP orienta sobre queixas escolares – Foto: Arquivo/Agência Brasil

Desde 1998, o serviço de Orientação à Queixa Escolar (OQE) tem contribuído para a produção de conhecimentos e o desenvolvimento de estratégias de intervenção voltadas às dificuldades e aos sofrimentos vivenciados por estudantes no ambiente escolar. Vinculado ao Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (Lieppe), do Instituto de Psicologia (IP) da USP, a proposta está inserida no campo da psicologia escolar crítica, com foco nos contextos sociais e nas condições históricas que influenciam a demanda por atendimento psicológico entre os estudantes. Agora lança, além do portal eletrônico, o serviço lança suas redes sociais, com perfis no Instagram e no Facebook. Nos perfis é possível encontrar textos, vídeos, roteiros, materiais de trabalhos e documentos ligados à área.

A OQE se tornou uma referência nacional na formação de profissionais, especialmente na área da Psicologia Escolar. O trabalho também contribuiu para a criação de serviços e estágios curriculares voltados ao tema. Com o aumento da procura por formação vinda de fora da Grande São Paulo, foi lançado, em 2020, um portal eletrônico que funciona como um repositório de conteúdos e ferramentas da OQE, reunindo vídeos, materiais técnicos, bibliografia, o programa do curso de formação e outros recursos. Mais tarde, a plataforma passou a contar também com a principal obra de referência da área: a coletânea Orientação à Queixa Escolar.

O portal tem ampliado o acesso a conhecimentos e ferramentas teóricas e práticas diante das dificuldades e sofrimentos vividos nas escolas A ideia é ser um recurso de apoio e formação, especialmente para novos psicólogos. Com mais de 25 anos de produção acumulada, o projeto nas redes sociais vai buscar divulgar ainda mais esse acervo e se aproximar do público.

Orientação à queixa escolar

É uma abordagem de atendimento psicológico realizada no IP desde 1998 para quem passa por dificuldades ou sofrimento na vida escolar e que leva em consideração a história e outros aspectos de todos os envolvidos no processo da educação (criança ou adolescente, família e escola), evitando a medicalização e buscando encontrar soluções na rede de relações e no cotidiano da sala de aula.

Acesse o portal de orientação à queixa escolar: https://orientacaoaqueixaescolar.ip.usp.br. Confira também o canal no YouTube neste link e as redes sociais Instagram e Facebook.

Com informações do Instituto de Psicologia da USP