Como o comportamento brasileiro atrapalha o combate à COVID-19

Miriam Debieux, à esq., e Roberto DaMatta, à dir.

visão que o brasileiro tem de si é colocada à prova quando, apesar da classificação de grupos prioritários, políticos e membros das classes mais altas protagonizam cenas de fura-fila na vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a Ouvidoria Nacional do Ministério Público, foram mais de 1 mil denúncias do tipo em todo o país. Afinal, o que o comportamento na pandemia revela sobre o “jeitinho” brasileiro?

Para refletir sobre o comportamento brasileiro, recebemos, no Olhar da Cidadania de 24/02, o antropólogo Roberto DaMatta e a psicanalista Miriam Debieux.

Roberto DaMatta é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre e doutor pela Universidade de Harvard. Autor dos livros Você sabe com quem está falando? (2020); Fila e Democracia (2017) e Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro (1979).

Miriam Debieux é psicanalista e Professora Titular de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Coordena o Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) e o Grupo Veredas: psicanálise e imigração. É Presidente da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL).

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre as consequências dos ataques à ciência, e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o ensino online no espaço universitário.

O programa Olhar da Cidadania na Rádio USP* foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Originalmente disponível em: https://observatorio3setor.org.br/podcast/como-o-comportamento-brasileiro-atrapalha-o-combate-a-covid-19/

*O Olhar da Cidadania na Rádio USP é um programa de entrevistas que apresenta temas da atualidade com enfoque nos direitos humanos e na democracia, pautados pelo Observatório do Terceiro Setor, grupo de comunicação que trabalha para promover a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável.

VOCÊ PODE GOSTAR ...