e-Aulas da USP: Do Estresse à Boa Saúde Mental na Universidade – Apresentação Geral da Disciplina

Abertura e apresentação geral da Disciplina PRG0006-1 – Do Estresse à Boa Saúde Mental na Universidade, apresentada pelo Prof. Andrés Aguirre Antunes, coordenador da disciplina e coordenador do Escritório de Saúde Mental – PRG USP.

Para acessar o ambiente do aluno onde estão disponíveis todas as informações e atividades da disciplina, copie e cole esta URL em seu navegador: https://edisciplinas.usp.br/course/view.php?id=71876§ion=1

EMENTA

Parte Teórica: serão apresentados conceitos tradicionais e atuais sobre saúde mental, especificamente de psicopatologia e terapêutica, enfatizando o papel da pessoa no desenvolvimento de sua formação universitária na graduação e/ou pós-graduação. A introdução abordará as transformações dos modelos de saúde mental ao longo do tempo e os modelos contemporâneos de psicopatologia: Psicopatologia fenomenológica; psicopatologia tradicional; psicoterapias: psicanálise(s), psicoterapias, terapia cognitivo-comportamental, terapia comportamental, consultas terapêuticas, psicoterapia de grupo, avaliações neuropsicológicas, avaliações de personalidade, avaliações cognitivas.

Parte Prática: o aluno deverá observar a si e/ou outras pessoas e propor novas modalidades de cuidado à saúde mental dos estudantes. (

Conteúdo da parte teórica
O que é estresse e como lidar com ele
Fatores de estresse na vida do estudante universitário
Depressão: Como identificar e lidar
Ansiedade: Como identificar e lidar
Exigir muito de si e perfeccionismo
Estudar para aprender
O sono adequado
Atividade Física e Saúde Mental
Estudantes e o uso de álcool e drogas
Estudantes e as dificuldades sócio-econômicas
O que a psicologia tem a dizer sobre a felicidade
Conhecer a si mesmo
Cuidando do espírito
O que é Resiliência
Com vontade de morrer e/ou viver
Tutoria e Mentoria

Conteúdo teórico-prático
Reflexão sobre os fatores de estresse e de resiliência em sua vida e sobre o que pode ser aprimorado na universidade para promover saúde.

As atividades presenciais serão as observações realizadas pelo próprio aluno do comportamento de estudantes em sua Unidade ou Campus.

Objetivo

Sensibilizar os alunos para a importância de cuidarem da própria Saúde Mental e a dos colegas;
Oferecer ferramentas e orientações para que os alunos reflitam sobre a própria saúde mental e a dos colegas;
Contribuir para o autoconhecimento necessário para enfrentar situações difíceis da vida e desenvolver resiliência.
Saber quando e como pedir ajuda.