E-book mostra trajetória de professor da USP pioneiro da etologia no Brasil

Textos de Walter Hugo Cunha mostram introdução da etologia no País – Foto: Reprodução/IP

Os estudos sobre psicologia animal e etologia foram introduzidos no Brasil a partir das pesquisas de Walter Hugo de Andrade Cunha, Professor Emérito do Instituto de Psicologia (IP) da USP que é tema de um e-book lançado no Portal de Livros Abertos da USP. A publicação é bilíngue (português-inglês) e está disponível gratuitamente neste link.

Foto: Reprodução/IP

A obra Lições da Alameda Glete: Coletânea de Textos de Walter Hugo Cunha, Pioneiro da Etologia no Brasil celebra a trajetória do pesquisador brasileiro, apresentando três textos que são referência sobre o tema. “A retomada destes ensinamentos, na atual fase de crescimento da etologia, representa, mais do que uma homenagem, uma volta à fonte da sabedoria que pode guiar nossos próximos passos”, escrevem os organizadores na introdução do livro.

O primeiro texto, A originalidade de Walter Hugo de Andrade Cunha: geração espontânea, trata do estudo naturalístico do comportamento e se tornou um verdadeiro manifesto da etologia no Brasil. O segundo texto, Convite-justificativa para o estudo naturalístico do comportamento animal, traz considerações sobre os princípios básicos da etologia e suas conexões com a psicologia. E o terceiro texto, Introdução ao desenvolvimento e aos princípios básicos da etologia, aborda a criação maior de uma psicoetologia, extraída da menor das trilhas de formigas.

A publicação mostra como a trajetória de Walter Hugo se confunde com o da etologia brasileira e como, na psicologia, encontrou a “reflexão inicial de um pesquisador filósofo, que nunca se furtou à reflexão crítica nem à lida com contradições”.

O livro tem como organizadores os professores Emma Otta, Fernando Leite Ribeiro e Vera Silvia Raad Bussab, todos do Departamento de Psicologia Experimental do IP. Os textos do livro foram revisados pelo próprio homenageado.

Confira o e-book neste link.

Publicado originalmente em Jornal da USP