Iniciação Científica Júnior e o Painel USP de Gêmeos

Alunos do Colégio Divina Providência, professores e pesquisadores do IPUSP | Foto: Aline Geraldi

O Painel USP de Gêmeos promoveu no dia 23 de abril de 2018 uma visita técnica dos alunos do Colégio Divina Providência, de Jundiaí, ao Instituto de Psicologia da USP. Vieram alunos do nono e sétimo anos que fazem parte do Programa Iniciação Científica Júnior promovido pela escola.

O projeto da escola tem por objetivo despertar o interesse dos alunos pela pesquisa científica. O curso funciona como uma matéria eletiva no contraturno dos estudantes a partir do ensino fundamental II que apresentam algum tema de interesse para pesquisa. No fim do ano os grupos apresentam um pôster na amostra científica da própria escola. Além disso, a partir do oitavo ano, eles também inscrevem seus trabalhos em feiras externas.

A demanda por parcerias com faculdades e centros de pesquisa surgem a partir dos temas propostos pelos próprios alunos. As visitas são guiadas pela Profa. coordenadora do projeto, Aline Geraldi, e pelo professor de ciências do 6º e 7º ano, Pedro Canale. No caso do Instituto de Psicologia da USP, dois grupos de alunas manifestaram interesse no estudo de gêmeos. O primeiro deles, formado por Isabela Dias, Luiza Mamone e Beatriz Villela está investigando o reconhecimento da personalidade e das características físicas entre irmãos gêmeos e seus pais em relação aos filhos. Já a dupla Marina Borba e Gabriela Lourenção está investigando sobre a separação ou não dos gêmeos na sala de aula na visão dos próprios irmãos, seus pais e professores.

Com o objeto de estudo definido a Profa. Aline Geraldi, entrou em contato com a Profa. Emma, que é coordenadora do Painel USP de Gêmeos, para propor uma parceria de pesquisa.

O encontro foi marcado com o intuito de apresentar às alunas o grupo de pesquisa sobre gêmeos da USP, suas pesquisas e o método utilizado para realizá-las. Depois foi aberta uma roda de conversa em que as alunas puderam tirar suas dúvidas.

A parceria continuará durante todo o processo. O IPUSP auxiliará durante a pesquisa das alunas, por exemplo, com o fornecimento de questionários para o levantamento de dados. E o colégio compartilhará os dados descobertos, já que a pesquisa de campo é feita com os próprios alunos da escola. “Esta troca será produtiva para os alunos do IPUSP que terão a oportunidade de transmitir o conhecimento gerado por suas pesquisas e aprender com as experiências a partir das pesquisas feitas pelos alunos do colégio.” relata a Profa. Emma.

Alunas do colégio e Profa. Emma | Foto: Aline Geraldi

Aline Geraldi, que também é professora de Física e Biologia na escola, conta que um dos aspectos mais positivo desse projeto é o protagonismo do alunos. Todo o processo incentiva a autonomia acadêmica e cria a oportunidade de ir além dos conteúdos abordados em sala de aula. “Eles aprendem como é o trabalho do pesquisador de fato, conhecem o processo de construção do pensamento científico e acabam tomando gosto pela pesquisa”.

Por: Mariana Navarro

Revisão: Islaine Maciel