IPUSP firma novo convênio

 IPUSP e Departamento de Investigaciones Educativas del Centro de Investigación (México) discutem novo convênio

A Profa. Dra. Ruth Mercado Maldonado, do Departamento de Investigaciones Educativas del Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (DIE-CINVESTAV) del Instituto Politécnico Nacional do México, veio ao Brasil para realizar atividades acadêmicas entre setembro e outubro de 2017.

No Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, uma das instituições visitadas, Maldonado realizou oficialmente um Encontro com a Comissão de Internacionalização e com a Direção do IPUSP, em que foi discutida a elaboração de um novo Convênio Acadêmico Internacional a ser firmado entre o Instituto de Psicologia da USP e o Departamento de Investigaciones Educativas del Centro de Investigación y de Estudios Avanzados (DIE-CINVESTAV) del Instituto Politécnico Nacional do México, do qual a professora convidada faz parte.

Como o convênio existente entre as instituições brasileira e mexicana se encerrará em 2018,  esse novo encontro foi realizado com o intuito de se apresentar os termos para o novo convênio de cooperação acadêmica, que terá duração de 5 anos.

A funcionária Dalva Paes, a Profa. Dra. Ruth Mercado Maldonado e a diretora do IPUSP, a Profa. Dra. Marilene Proença

Além disso, durante sua estada, a professora, juntamente com o Programa de Pós-Graduação Integração da América Latina, integrou a mesa da Conferência “La Educación Pública en Riesgo”, ocorrida no IPUSP; e ministrou a Disciplina sobre pesquisa Etnográfica e Formação de Professores dos programas de Pós-Graduação em Integração da América Latina e em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP.

Maldonado também participou do Encontro com pesquisadores do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar (LIEPPE), no qual foi apresentada a pesquisa desenvolvida no IPUSP “Políticas Públicas e Prática Docente em Países da Latino-América: Brasil, Cuba e México: Concepções de Aprendizagem e Desenvolvimento nos Primeiros Anos da Escolarização”.

Por Anátale Garcia

VOCÊ PODE GOSTAR ...