Procura por curso de psicologia nas faculdades explode no Brasil

A procura de estudantes brasileiros por faculdades de psicologia explodiu nos últimos anos. De 2010 para 2021, o número de matrículas nessa graduação mais do que dobrou no país, indo de 136,4 mil para 289,8 mil, um crescimento de 112,4%.

Como comparação, no mesmo período, as matrículas em todo o ensino superior brasileiro apresentaram um aumento de 41%, somando cursos presenciais e a distância. Consideradas as matrículas no ensino superior presencial, houve uma queda nesse mesmo período no país, em torno de 3%.

Na Fuvest, o vestibular mais concorrido do país, que selecionam candidatos para a USP, a carreira em psicologia tornou-se a segunda disputada, perdendo apenas para medicina. A concorrência deste ano para o curso de psicologia do campus de São Paulo foi de 70,6% candidatos por vaga.

[…]

Para ter uma ideia do crescimento nos últimos anos, em 2010, a concorrência por psicologia na USP era de 25,7% candidatos por vaga em São Paulo e de 16,4 em Ribeirão.

“É uma procura surpreendente, bem diferente da minha geração”, afirma à Folha Ana Maria Loffredo, diretora do Instituto de Psicologia da USP, onde se graduou em 1971 e fez o doutorado em 1992. “O curso de psicologia passou a ocupar um espaço de proeminência, adquiriu uma notoriedade que não tinha antes”, avalia.

Leia mais…

Por: Laura Mattos e Cleiton Rocha, para Folha de São Paulo, 11/03/2023