Destaque celebra o impacto nacional e internacional da trajetória do docente, referência em psicanálise e comunicação científica
O professor Christian Ingo Lenz Dunker foi citado na mais recente edição da Revista Forbes Brasil, integrando a lista anual “50 Over 50”, elaborada juntamente com a empresa Know Your Value. A seleção reconhece 50 personalidades brasileiras com mais de 50 anos cuja trajetória profissional tem gerado impacto no país e conquistado projeção internacional.
A lista Forbes 50 Over 50 contempla grandes personagens do país em dez categorias, celebrando sua maturidade e sua relevante atuação na sociedade e no mercado. São pessoas que dedicam a vida inteira a uma causa, como o cardiologista Roberto Kalil Filho, ou que se reinventam depois da virada do meio século. Além de inspirar, a lista tem a missão de lançar luz sobre a crescente importância da chamada geração prateada na produção, no consumo e na dinâmica econômica do país. “A curva de envelhecimento da população está acentuada – até 2030, o Brasil vai ter a quinta população mais idosa do mundo”, afirma Cléa Klouri, sócia-fundadora do Data 8, hub de pesquisa e tendências focado no público 50+, que atende empresas como Itaú, Nestlé e Pfizer.
À Revista Forbes, o jornalista Mauro Figa relata que o professor do IPUSP se tornou um fenômeno nas redes sociais — algo que ele jamais imaginou que poderia acontecer quando começou suas leituras de Jacques Lacan. No início dos anos 2000, quando, após concluir seu pós-doutorado na Inglaterra, retornou a São Paulo e decidiu expandir sua atuação para além dos muros da universidade. Vieram as colunas em jornais, revistas e plataformas on-line, além da publicação de seus livros – esse movimento resultou na criação de seus próprios canais nas redes sociais e em participações na TV, onde encontrou uma nova forma de dialogar com o grande público e alcançar milhões de pessoas.
“Isso foi mudando a minha prática, tanto como docente quanto como psicanalista. Quando a gente sai dos lugares em que está acostumado, encontramos outras línguas, outras formas de sofrimento, outras maneiras de praticar a escuta”, relata Dunker.
Na categoria “Ciências, Educação e Terceiro Setor”, Dunker aparece ao lado de nomes de grande relevância, como o cardiologista Roberto Kalil Filho (InCOR), o professor do Instituto de Física da USP/São Carlos Vanderleu Bagnato e a diretora executiva da Anistia Internacional Brasil, Jurema Werneck.
A lista completa pode ser acessada no link: https://forbes.com.br/listas/2025/07/lista-forbes-50-over-50-2025-veja-todos-os-homenageados/
Fonte: Revista Forbes