Cerimônia de premiação acontece no dia 8 de novembro
O livro “Reinvenção da intimidade – políticas do sofrimento cotidiano“, do professor do IPUSP Christian Dunker, está entre os finalistas do Prêmio Jabuti 2018, na categoria “Humanidades” do eixo “Ensaios”.
Segundo Christian, trata-se de uma obra que é “uma investigação sobre as formas de amor, sobre suas interveniências políticas, sobre a possibilidade de ficar junto e separado”. Esse é o pano de fundo para um cuidadoso trabalho de reflexão psicanalítica sobre a experiência de sofrimento própria da vida contemporânea. Solidão, melancolia, luto, ciúme, paixão, ódio, ressentimento, depressão, compaixão, vergonha são alguns desses sofrimentos que se expressam através de figuras como mães neuróticas, jovens revolucionários, casais, ex-casais, amantes, pais separados, nem-nens, esquerdistas, neoliberais – enfim, papéis da subjetividade nos quais ora nos reconhecemos, ora reconhecemos outros à nossa volta. (…)” Para ler mais: clique aqui
Divulgada hoje, 4/10/2018, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), a lista traz os 10 livros indicados nas 18 categorias existentes. Os vencedores de cada categoria e o ganhador do Livro do Ano serão conhecidos em 8 de novembro próximo.
O Prêmio Jabuti passou por reformulação: as categorias foram reorganizadas em quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Entre outras novidades, está a premiação dos primeiros classificados de cada categoria, que receberão R$ 5 mil cada. Além disso, só haverá um grande vencedor do Jabuti, que poderá ser tanto de Ficção quanto Não Ficção. Concorrem ao prêmio de Livro do Ano, no valor de R$ 100 mil, os vencedores das categorias dos Eixos Ensaios e Literatura.
Nossos parabéns ao Professor Christian pelo reconhecimento editorial e pela indicação ao 60º Prêmio Jabuti!