Revista aborda os efeitos da música para a clínica do autismo

Publicação também apresenta artigo sobre a memória após eventos traumáticos e a relação do afeto com o planejamento acadêmico

Por  – Editorias: Ciências Humanas, 21/12/2017

Revista Psicologia USP lança nova edição (volume 28, número 3, 2017) e apresenta artigos sobre a memória histórica formada após eventos traumáticos, os efeitos da música para crianças autistas e a respeito da discussão do afeto no planejamento do ensino.

Foto: Harsh/Flickr

Em A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas investiga-se a relação da lalíngua com a música e suas contribuições para a clínica do autismo. Lalínguaé uma palavra inventada pelo psicanalista Jacques Lacan, que se refere ao papel fundamental da linguagem na estruturação do inconsciente.

Por meio de uma reflexão interdisciplinar, aliando história e psicanálise, no artigo (Im)possibilidades do sujeito testemunha: abordagens interdisciplinares à memória do traumático discute-se os discursos criados por testemunhas de eventos traumáticos ligados a regimes autoritários.

A necessidade de uma visão que relacione o desenvolvimento da cognição e do afeto para o planejamento acadêmico é abordada em Afeto e comportamento social no planejamento do ensino: a importância das consequências do comportamento.

Os artigos completos estão disponíveis no Portal de Revistas da USP.

Mais informações: e-mail revpsico@usp.br

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